Influência do design de cadeira de rodas manual nos aspectos biomecânicos, perceptivos e de desempenho na mobilidade de usuários e não usuários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/153573 |
Resumo: | A mobilidade é um aspecto essencial para a existência humana, e está diretamente relacionada ao desempenho ocupacional nas atividades de vida diária (AVD). Promover a locomoção em uma cadeira de rodas manual, exige que a função dos membros superiores seja aprimorada para uma tarefa da qual não foram preparados para executar. Diferentes aspectos do usuário, e do ambiente da tarefa podem influenciar no desempenho, esforço percebido, conforto e na satisfação da mobilidade em cadeira de rodas. A relação entre o design de cadeira de rodas manual e suas implicações à mobilidade, tem sido explorada de maneira insuficiente, em contextos nos quais as tarefas diárias de mobilidade dos usuários são pouco representativas. A maioria dos estudos realizados nesta abordagem, ocorrem em situações controladas de movimento retilíneo e velocidade constante. Esse estudo teve como objetivo principal avaliar de que forma diferentes designs de cadeira de rodas influenciam aspectos biomecânicos, perceptivos e o desempenho do usuário durante a execução de diferentes manobras básicas utilizando três modelos de cadeira de rodas diferentes e também a percepção de não usuários sobre aspectos práticos, estéticos e simbólicos do produto. Para registro dos dados biomecânicos foi utilizado o equipamento de Eletromiografia de superfície, a escala visual analógica e a escala de esforço percebido para o registro da percepção da dificuldade e de esforço. O teste de agilidade modificado foi utilizado para mensurar o desempenho dos participantes, e para o registro da percepção de não usuários sobre os dispositivos, foi utilizado a escala de Diferencial Semântico sobre dois modelos diferentes de cadeira de rodas. Dos resultados, destaca-se o padrão encontrado nas variáveis estudadas dos diferentes designs de cadeira de rodas, tanto na dificuldade relatada na execução de cada tarefa, no esforço percebido, no desempenho e na medição de atividade elétrica muscular, a cadeira de rodas monobloco garante o primeiro lugar, apresentando os melhores resultados, seguido da cadeira dobrável em X e por último a cadeira de rodas hospitalar. No que diz respeito ao estudo perceptivo de não usuários a cadeira de rodas motorizada ocupou o primeiro lugar nos aspectos de conforto, praticidade, beleza, mobilidade, segurança e inclusão, com exceção do aspecto prático referente a massa do produto. A análise da influência do Design dos dispositivos realizados nesse estudo propicia melhores condições de mobilidade para o usuário contribui para o desenvolvimento de produtos mais adequados a necessidades e expectativas dos usuários. |
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Influência do design de cadeira de rodas manual nos aspectos biomecânicos, perceptivos e de desempenho na mobilidade de usuários e não usuáriosInfluence of manual wheelchair design on biomechanical, perceptual and performance aspects in the mobility of users and non-users.Tecnologia AssistivaCadeiras de rodasDesignMobilidadeBiomecânicaAssistive TechnologyWheelchairsMobilityBiomechanicsA mobilidade é um aspecto essencial para a existência humana, e está diretamente relacionada ao desempenho ocupacional nas atividades de vida diária (AVD). Promover a locomoção em uma cadeira de rodas manual, exige que a função dos membros superiores seja aprimorada para uma tarefa da qual não foram preparados para executar. Diferentes aspectos do usuário, e do ambiente da tarefa podem influenciar no desempenho, esforço percebido, conforto e na satisfação da mobilidade em cadeira de rodas. A relação entre o design de cadeira de rodas manual e suas implicações à mobilidade, tem sido explorada de maneira insuficiente, em contextos nos quais as tarefas diárias de mobilidade dos usuários são pouco representativas. A maioria dos estudos realizados nesta abordagem, ocorrem em situações controladas de movimento retilíneo e velocidade constante. Esse estudo teve como objetivo principal avaliar de que forma diferentes designs de cadeira de rodas influenciam aspectos biomecânicos, perceptivos e o desempenho do usuário durante a execução de diferentes manobras básicas utilizando três modelos de cadeira de rodas diferentes e também a percepção de não usuários sobre aspectos práticos, estéticos e simbólicos do produto. Para registro dos dados biomecânicos foi utilizado o equipamento de Eletromiografia de superfície, a escala visual analógica e a escala de esforço percebido para o registro da percepção da dificuldade e de esforço. O teste de agilidade modificado foi utilizado para mensurar o desempenho dos participantes, e para o registro da percepção de não usuários sobre os dispositivos, foi utilizado a escala de Diferencial Semântico sobre dois modelos diferentes de cadeira de rodas. Dos resultados, destaca-se o padrão encontrado nas variáveis estudadas dos diferentes designs de cadeira de rodas, tanto na dificuldade relatada na execução de cada tarefa, no esforço percebido, no desempenho e na medição de atividade elétrica muscular, a cadeira de rodas monobloco garante o primeiro lugar, apresentando os melhores resultados, seguido da cadeira dobrável em X e por último a cadeira de rodas hospitalar. No que diz respeito ao estudo perceptivo de não usuários a cadeira de rodas motorizada ocupou o primeiro lugar nos aspectos de conforto, praticidade, beleza, mobilidade, segurança e inclusão, com exceção do aspecto prático referente a massa do produto. A análise da influência do Design dos dispositivos realizados nesse estudo propicia melhores condições de mobilidade para o usuário contribui para o desenvolvimento de produtos mais adequados a necessidades e expectativas dos usuários.Mobility is an essential aspect of human existence, and it is directly related to occupational performance in activities of daily living (ADL). Promoting locomotion in a manual wheelchair requires the function of the upper limbs to be enhanced for a task they have not been prepared to perform. Different aspects of the user and the task environment can influence performance, perceived effort, comfort and the satisfaction of mobility in a wheelchair. The relationship between manual wheelchair design and its implications for mobility has been insufficiently exploited in contexts in which users' daily mobility tasks are poorly representative. Most of the studies performed in this approach occur in controlled situations of rectilinear motion and constant velocity. This study aimed to evaluate how different wheelchair designs influence biomechanical, perceptual and user performance during the execution of different basic maneuvers using three different wheelchair models and also the perception of non-users about aspects practical, aesthetic and symbolic of the product. In order to record the biomechanical data, we used the surface electromyography equipment, the visual analogue scale and the perceived exertion scale for recording the perception of difficulty and effort. The modified agility test was used to measure participants' performance, and to record the perception of non-users about the devices, the Semantic Differential scale was used on two different models of wheelchairs. The results highlight the pattern found in the studied variables of the different wheelchair designs, both in the difficulty reported in the execution of each task, in the perceived exertion, in the performance and in the measurement of muscular electric activity, the monobloc wheelchair guarantees the first place, presenting the best results, followed by the folding chair in X and finally the hospital wheelchair. Regarding the perceptive study of non-users, the motorized wheelchair occupied the first place in the aspects of comfort, practicality, beauty, mobility, safety and inclusion, with the exception of the practical aspect concerning the mass of the product. The analysis of the influence of the Design of the devices carried out in this study provides better mobility conditions for the user and can contribute to the development of products more suited to users' needs and expectations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 16/05026-6CAPES: 458740/2013-6Universidade Estadual Paulista (Unesp)Medola, Fausto Orsi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Sara Raquel Martins da2018-04-17T18:23:01Z2018-04-17T18:23:01Z2018-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15357300090014933004056082P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:39:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153573Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:44:48.341077Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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