Informática para a terceira idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilche Pena, Angel Fidel [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143630
Resumo: Começou apenas como resposta ao chamado da UNATI da FCT para propostas de atividades para a terceira idade. No inicio utilizando as instalações do pólo computacional e com o auxilio de monitores voluntários. Após inscrição deste trabalho voluntário como projeto PROEX, passamos a uma segunda etapa, onde com a entrada de bolsistas e recursos da PROEX, pudemos passar de uma fase amadora até hoje, com uma estrutura montada, monitores, materiais e apostilas a disposição dos alunos. Esta sendo uma grande fonte de inclusão social para os nossos publico alvo e também uma preparação para as atividades docentes de nossos alunos do curso de Licenciatura em Física e matemática. Neste momento temos uma infra-estrutura montada para atender até 12 alunos cada um com seu computador com acesso a internet. Os computadores utilizados são modelos bem antigos, que vão desde 486 DX até Pentium 200, os que para os objetivos do curso cumprem bem seu papel, já que não utilizamos programas pesados de jogos. Promover a integração social através do uso da computação assim como com a interação entre alunos, docente e entre eles mesmos. Mesmo indiretamente, um objetivo secundário esta sendo atingido, isto é, a preparação de nossos alunos da FCT para sua atividade docente. Tivemos que desenvolver uma tecnologia própria para ser utilizada com nossos alunos da terceira idade, para levantar dificuldades inerentes à idade, como, tremores nas mãos, falta de habilidade motora fina, problemas de visão, etc. Os programas trabalhados são: programas gráficos, editor de texto, Excel, e-mail, internet e Messenger com comunicação visual. Cada instrução é passada na louça para aplicação dos alunos, depois o professor e os monitores acompanhavam sua utilização por todos os alunos. Especial atenção é dada à comunicação via e-mail, cada um dos alunos abre um e-mail e começa seu aprendizado em comunicação eletrônica, na primeira vez ao professor e depois entre eles e entre eles e seus parentes. A finalização do curso, com uma pequena festa de preparada em conjunto, professor alunos, é uma oportunidade a mais para estreitar os laços de amizade entre eles e a equipe de trabalho do curso, reforçando mais ainda sua integração não somente digital senão também, social. Cada aluno recebe um diskette onde vai guardando seus trabalhos, feitos em sala de aulas ou na sua própria casa, pois muitos deles possuem computador mão não o utilizam, principalmente por medo de estragar algum componente devido ao mau uso. Uma série de cursos de informática foi realizado preparando até agora mais de 100 alunos da terceira idade e pelo menos 10 monitores, entre voluntários e bolsistas PAE ou PROEX.
id UNSP_66ccd2ea2401fc1a592a63ee77bdf2d2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143630
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Informática para a terceira idadeComeçou apenas como resposta ao chamado da UNATI da FCT para propostas de atividades para a terceira idade. No inicio utilizando as instalações do pólo computacional e com o auxilio de monitores voluntários. Após inscrição deste trabalho voluntário como projeto PROEX, passamos a uma segunda etapa, onde com a entrada de bolsistas e recursos da PROEX, pudemos passar de uma fase amadora até hoje, com uma estrutura montada, monitores, materiais e apostilas a disposição dos alunos. Esta sendo uma grande fonte de inclusão social para os nossos publico alvo e também uma preparação para as atividades docentes de nossos alunos do curso de Licenciatura em Física e matemática. Neste momento temos uma infra-estrutura montada para atender até 12 alunos cada um com seu computador com acesso a internet. Os computadores utilizados são modelos bem antigos, que vão desde 486 DX até Pentium 200, os que para os objetivos do curso cumprem bem seu papel, já que não utilizamos programas pesados de jogos. Promover a integração social através do uso da computação assim como com a interação entre alunos, docente e entre eles mesmos. Mesmo indiretamente, um objetivo secundário esta sendo atingido, isto é, a preparação de nossos alunos da FCT para sua atividade docente. Tivemos que desenvolver uma tecnologia própria para ser utilizada com nossos alunos da terceira idade, para levantar dificuldades inerentes à idade, como, tremores nas mãos, falta de habilidade motora fina, problemas de visão, etc. Os programas trabalhados são: programas gráficos, editor de texto, Excel, e-mail, internet e Messenger com comunicação visual. Cada instrução é passada na louça para aplicação dos alunos, depois o professor e os monitores acompanhavam sua utilização por todos os alunos. Especial atenção é dada à comunicação via e-mail, cada um dos alunos abre um e-mail e começa seu aprendizado em comunicação eletrônica, na primeira vez ao professor e depois entre eles e entre eles e seus parentes. A finalização do curso, com uma pequena festa de preparada em conjunto, professor alunos, é uma oportunidade a mais para estreitar os laços de amizade entre eles e a equipe de trabalho do curso, reforçando mais ainda sua integração não somente digital senão também, social. Cada aluno recebe um diskette onde vai guardando seus trabalhos, feitos em sala de aulas ou na sua própria casa, pois muitos deles possuem computador mão não o utilizam, principalmente por medo de estragar algum componente devido ao mau uso. Uma série de cursos de informática foi realizado preparando até agora mais de 100 alunos da terceira idade e pelo menos 10 monitores, entre voluntários e bolsistas PAE ou PROEX.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física, Química e Biologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vilche Pena, Angel Fidel [UNESP]2016-09-01T13:58:18Z2016-09-01T13:58:18Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject093application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 093http://hdl.handle.net/11449/1436302005-093-pena.pdf0746570277957079PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T12:45:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143630Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:45:46.492921Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Informática para a terceira idade
title Informática para a terceira idade
spellingShingle Informática para a terceira idade
Vilche Pena, Angel Fidel [UNESP]
title_short Informática para a terceira idade
title_full Informática para a terceira idade
title_fullStr Informática para a terceira idade
title_full_unstemmed Informática para a terceira idade
title_sort Informática para a terceira idade
author Vilche Pena, Angel Fidel [UNESP]
author_facet Vilche Pena, Angel Fidel [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilche Pena, Angel Fidel [UNESP]
description Começou apenas como resposta ao chamado da UNATI da FCT para propostas de atividades para a terceira idade. No inicio utilizando as instalações do pólo computacional e com o auxilio de monitores voluntários. Após inscrição deste trabalho voluntário como projeto PROEX, passamos a uma segunda etapa, onde com a entrada de bolsistas e recursos da PROEX, pudemos passar de uma fase amadora até hoje, com uma estrutura montada, monitores, materiais e apostilas a disposição dos alunos. Esta sendo uma grande fonte de inclusão social para os nossos publico alvo e também uma preparação para as atividades docentes de nossos alunos do curso de Licenciatura em Física e matemática. Neste momento temos uma infra-estrutura montada para atender até 12 alunos cada um com seu computador com acesso a internet. Os computadores utilizados são modelos bem antigos, que vão desde 486 DX até Pentium 200, os que para os objetivos do curso cumprem bem seu papel, já que não utilizamos programas pesados de jogos. Promover a integração social através do uso da computação assim como com a interação entre alunos, docente e entre eles mesmos. Mesmo indiretamente, um objetivo secundário esta sendo atingido, isto é, a preparação de nossos alunos da FCT para sua atividade docente. Tivemos que desenvolver uma tecnologia própria para ser utilizada com nossos alunos da terceira idade, para levantar dificuldades inerentes à idade, como, tremores nas mãos, falta de habilidade motora fina, problemas de visão, etc. Os programas trabalhados são: programas gráficos, editor de texto, Excel, e-mail, internet e Messenger com comunicação visual. Cada instrução é passada na louça para aplicação dos alunos, depois o professor e os monitores acompanhavam sua utilização por todos os alunos. Especial atenção é dada à comunicação via e-mail, cada um dos alunos abre um e-mail e começa seu aprendizado em comunicação eletrônica, na primeira vez ao professor e depois entre eles e entre eles e seus parentes. A finalização do curso, com uma pequena festa de preparada em conjunto, professor alunos, é uma oportunidade a mais para estreitar os laços de amizade entre eles e a equipe de trabalho do curso, reforçando mais ainda sua integração não somente digital senão também, social. Cada aluno recebe um diskette onde vai guardando seus trabalhos, feitos em sala de aulas ou na sua própria casa, pois muitos deles possuem computador mão não o utilizam, principalmente por medo de estragar algum componente devido ao mau uso. Uma série de cursos de informática foi realizado preparando até agora mais de 100 alunos da terceira idade e pelo menos 10 monitores, entre voluntários e bolsistas PAE ou PROEX.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:18Z
2016-09-01T13:58:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 093
http://hdl.handle.net/11449/143630
2005-093-pena.pdf
0746570277957079
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143630
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 093
2005-093-pena.pdf
0746570277957079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 093
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129115703738368