Informática para a terceira idade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143630 |
Resumo: | Começou apenas como resposta ao chamado da UNATI da FCT para propostas de atividades para a terceira idade. No inicio utilizando as instalações do pólo computacional e com o auxilio de monitores voluntários. Após inscrição deste trabalho voluntário como projeto PROEX, passamos a uma segunda etapa, onde com a entrada de bolsistas e recursos da PROEX, pudemos passar de uma fase amadora até hoje, com uma estrutura montada, monitores, materiais e apostilas a disposição dos alunos. Esta sendo uma grande fonte de inclusão social para os nossos publico alvo e também uma preparação para as atividades docentes de nossos alunos do curso de Licenciatura em Física e matemática. Neste momento temos uma infra-estrutura montada para atender até 12 alunos cada um com seu computador com acesso a internet. Os computadores utilizados são modelos bem antigos, que vão desde 486 DX até Pentium 200, os que para os objetivos do curso cumprem bem seu papel, já que não utilizamos programas pesados de jogos. Promover a integração social através do uso da computação assim como com a interação entre alunos, docente e entre eles mesmos. Mesmo indiretamente, um objetivo secundário esta sendo atingido, isto é, a preparação de nossos alunos da FCT para sua atividade docente. Tivemos que desenvolver uma tecnologia própria para ser utilizada com nossos alunos da terceira idade, para levantar dificuldades inerentes à idade, como, tremores nas mãos, falta de habilidade motora fina, problemas de visão, etc. Os programas trabalhados são: programas gráficos, editor de texto, Excel, e-mail, internet e Messenger com comunicação visual. Cada instrução é passada na louça para aplicação dos alunos, depois o professor e os monitores acompanhavam sua utilização por todos os alunos. Especial atenção é dada à comunicação via e-mail, cada um dos alunos abre um e-mail e começa seu aprendizado em comunicação eletrônica, na primeira vez ao professor e depois entre eles e entre eles e seus parentes. A finalização do curso, com uma pequena festa de preparada em conjunto, professor alunos, é uma oportunidade a mais para estreitar os laços de amizade entre eles e a equipe de trabalho do curso, reforçando mais ainda sua integração não somente digital senão também, social. Cada aluno recebe um diskette onde vai guardando seus trabalhos, feitos em sala de aulas ou na sua própria casa, pois muitos deles possuem computador mão não o utilizam, principalmente por medo de estragar algum componente devido ao mau uso. Uma série de cursos de informática foi realizado preparando até agora mais de 100 alunos da terceira idade e pelo menos 10 monitores, entre voluntários e bolsistas PAE ou PROEX. |
id |
UNSP_66ccd2ea2401fc1a592a63ee77bdf2d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143630 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Informática para a terceira idadeComeçou apenas como resposta ao chamado da UNATI da FCT para propostas de atividades para a terceira idade. No inicio utilizando as instalações do pólo computacional e com o auxilio de monitores voluntários. Após inscrição deste trabalho voluntário como projeto PROEX, passamos a uma segunda etapa, onde com a entrada de bolsistas e recursos da PROEX, pudemos passar de uma fase amadora até hoje, com uma estrutura montada, monitores, materiais e apostilas a disposição dos alunos. Esta sendo uma grande fonte de inclusão social para os nossos publico alvo e também uma preparação para as atividades docentes de nossos alunos do curso de Licenciatura em Física e matemática. Neste momento temos uma infra-estrutura montada para atender até 12 alunos cada um com seu computador com acesso a internet. Os computadores utilizados são modelos bem antigos, que vão desde 486 DX até Pentium 200, os que para os objetivos do curso cumprem bem seu papel, já que não utilizamos programas pesados de jogos. Promover a integração social através do uso da computação assim como com a interação entre alunos, docente e entre eles mesmos. Mesmo indiretamente, um objetivo secundário esta sendo atingido, isto é, a preparação de nossos alunos da FCT para sua atividade docente. Tivemos que desenvolver uma tecnologia própria para ser utilizada com nossos alunos da terceira idade, para levantar dificuldades inerentes à idade, como, tremores nas mãos, falta de habilidade motora fina, problemas de visão, etc. Os programas trabalhados são: programas gráficos, editor de texto, Excel, e-mail, internet e Messenger com comunicação visual. Cada instrução é passada na louça para aplicação dos alunos, depois o professor e os monitores acompanhavam sua utilização por todos os alunos. Especial atenção é dada à comunicação via e-mail, cada um dos alunos abre um e-mail e começa seu aprendizado em comunicação eletrônica, na primeira vez ao professor e depois entre eles e entre eles e seus parentes. A finalização do curso, com uma pequena festa de preparada em conjunto, professor alunos, é uma oportunidade a mais para estreitar os laços de amizade entre eles e a equipe de trabalho do curso, reforçando mais ainda sua integração não somente digital senão também, social. Cada aluno recebe um diskette onde vai guardando seus trabalhos, feitos em sala de aulas ou na sua própria casa, pois muitos deles possuem computador mão não o utilizam, principalmente por medo de estragar algum componente devido ao mau uso. Uma série de cursos de informática foi realizado preparando até agora mais de 100 alunos da terceira idade e pelo menos 10 monitores, entre voluntários e bolsistas PAE ou PROEX.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física, Química e Biologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vilche Pena, Angel Fidel [UNESP]2016-09-01T13:58:18Z2016-09-01T13:58:18Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject093application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 093http://hdl.handle.net/11449/1436302005-093-pena.pdf0746570277957079PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T12:45:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143630Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:45:46.492921Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informática para a terceira idade |
title |
Informática para a terceira idade |
spellingShingle |
Informática para a terceira idade Vilche Pena, Angel Fidel [UNESP] |
title_short |
Informática para a terceira idade |
title_full |
Informática para a terceira idade |
title_fullStr |
Informática para a terceira idade |
title_full_unstemmed |
Informática para a terceira idade |
title_sort |
Informática para a terceira idade |
author |
Vilche Pena, Angel Fidel [UNESP] |
author_facet |
Vilche Pena, Angel Fidel [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilche Pena, Angel Fidel [UNESP] |
description |
Começou apenas como resposta ao chamado da UNATI da FCT para propostas de atividades para a terceira idade. No inicio utilizando as instalações do pólo computacional e com o auxilio de monitores voluntários. Após inscrição deste trabalho voluntário como projeto PROEX, passamos a uma segunda etapa, onde com a entrada de bolsistas e recursos da PROEX, pudemos passar de uma fase amadora até hoje, com uma estrutura montada, monitores, materiais e apostilas a disposição dos alunos. Esta sendo uma grande fonte de inclusão social para os nossos publico alvo e também uma preparação para as atividades docentes de nossos alunos do curso de Licenciatura em Física e matemática. Neste momento temos uma infra-estrutura montada para atender até 12 alunos cada um com seu computador com acesso a internet. Os computadores utilizados são modelos bem antigos, que vão desde 486 DX até Pentium 200, os que para os objetivos do curso cumprem bem seu papel, já que não utilizamos programas pesados de jogos. Promover a integração social através do uso da computação assim como com a interação entre alunos, docente e entre eles mesmos. Mesmo indiretamente, um objetivo secundário esta sendo atingido, isto é, a preparação de nossos alunos da FCT para sua atividade docente. Tivemos que desenvolver uma tecnologia própria para ser utilizada com nossos alunos da terceira idade, para levantar dificuldades inerentes à idade, como, tremores nas mãos, falta de habilidade motora fina, problemas de visão, etc. Os programas trabalhados são: programas gráficos, editor de texto, Excel, e-mail, internet e Messenger com comunicação visual. Cada instrução é passada na louça para aplicação dos alunos, depois o professor e os monitores acompanhavam sua utilização por todos os alunos. Especial atenção é dada à comunicação via e-mail, cada um dos alunos abre um e-mail e começa seu aprendizado em comunicação eletrônica, na primeira vez ao professor e depois entre eles e entre eles e seus parentes. A finalização do curso, com uma pequena festa de preparada em conjunto, professor alunos, é uma oportunidade a mais para estreitar os laços de amizade entre eles e a equipe de trabalho do curso, reforçando mais ainda sua integração não somente digital senão também, social. Cada aluno recebe um diskette onde vai guardando seus trabalhos, feitos em sala de aulas ou na sua própria casa, pois muitos deles possuem computador mão não o utilizam, principalmente por medo de estragar algum componente devido ao mau uso. Uma série de cursos de informática foi realizado preparando até agora mais de 100 alunos da terceira idade e pelo menos 10 monitores, entre voluntários e bolsistas PAE ou PROEX. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:18Z 2016-09-01T13:58:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 093 http://hdl.handle.net/11449/143630 2005-093-pena.pdf 0746570277957079 |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143630 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 093 2005-093-pena.pdf 0746570277957079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
093 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129115703738368 |