Informática para a terceira idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Aledir Silveira [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ13.htm
http://hdl.handle.net/11449/148325
Resumo: Introdução: Historicamente o ensino para idosos é focalizado em sua alfabetização. Neste sentido inúmeros métodos têm sido utilizados com grande sucesso. Porém, com o surgimento de entidades preocupadas com a ocupação dos idosos, diversos cursos têm sido oferecidos para esta faixa etária. Centros comunitários, igrejas e serviços sociais têm oferecido cursos de interesse dos idosos e tem criado vários grupos de terceira idade. A universidade também vem participando deste processo através de projetos como UNATI. A comunidade universitária estende seus braços até a comunidade externa para oportunizar aos cidadãos de terceira idade a aquisição de conhecimentos acadêmicos e melhorar seu sentimento de cidadania. Objetivos: Propiciar: a integração do idoso no núcleo familiar através de uma nova linguagem (computês), integrar o idoso no mundo cada vez mais globalizado através do uso da internet, retornar o idoso ao núcleo de aprendizado, fazer o idoso sentir-se na universidade e integrá-lo a um ambiente cheio de perspectivas de um novo amanhã. Métodos: Teve-se sempre uma preocupação pedagógica e didática na elaboração de material que foi constituída por três módulos semestrais e seus conteúdos programáticos abordaram desde o ensino do que é o computador, desmistificando-o, até o ensino Windows, word, excel, power point, internet e como navegar nela. Conclusão: A transmissão de informações, para a compreensão por todos alunos idosos, deve ser feita de forma mais lenta do que a realizada para alunos adolescentes e pós adolescentes, e revisada várias vezes. Pois a fixação de conhecimentos é mais morosa de ocorrer em função das próprias condições orgânicas dos alunos desta faixa etária. A matéria a ser ensinada quando transmitida primeiro mecanicamente, através do exercício prático, e só depois explicada a sua fundamentação teórica, propicia o melhor aproveitamento de compreensão por parte dos idosos. Tendo em vista que os alunos após a primeira etapa (prática) sentem que dominam o conteúdo, então só depois tornam-se sensíveis a fundamentação teórica. Ficou muito marcado que a relação professor-aluno é muito rica, pois existe uma troca muito grande de ensinamento e aprendizado, pois eles são pessoas que tiveram, criaram e educaram seus filhos, isto é, ensinaram seus filhos e isto lhes credenciam como professores também. Mas não podemos deixar de mencionar que o respeito, o carinho e a gratidão, tão esquecidos ultimamente, está presente nesta relação.
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