Desempenho de escolares com dislexia, transtornos e dificuldades de aprendizagem em provas de habilidades metafonológicas (PROHFON)
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000200010 http://hdl.handle.net/11449/10774 |
Resumo: | OBJETIVO: Elaborar um procedimento de avaliação de habilidades metafonológicas e caracterizar o desempenho de escolares com dislexia do desenvolvimento, transtornos e dificuldades de aprendizagem, e bom desempenho acadêmico. MÉTODOS: Foram elaboradas provas de habilidades metafonológicas baseadas em habilidades necessárias para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Participaram 134 escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, de ambos os gêneros, com faixa etária entre 7 e 13 anos de idade, divididos em GI (20 escolares com dislexia do desenvolvimento), GII (20 escolares com transtornos de aprendizagem), GIII (20 escolares com dificuldades de aprendizagem) e GIV (74 escolares com bom desempenho acadêmico). Foi aplicada a avaliação das habilidades metafonológicas - PROHFON. RESULTADOS: GI e GII diferenciaram-se de GIV na maior parte das provas; GI diferenciou-se de GII apenas na prova de síntese e análise fonêmica e de GIII em habilidades de deleção e combinação de fonemas. GIII diferenciou-se de GIV nas habilidades de contagem, identificação, rima, deleção e combinação. CONCLUSÃO: Escolares com dislexia do desenvolvimento, transtornos e dificuldades de aprendizagem, e bom desempenho acadêmico apresentam desempenhos semelhantes nas habilidades de identificação, contagem e combinação de fonemas, rima e aliteração. Os grupos diferenciam-se em relação às habilidades silábicas (contagem, identificação, síntese e análise, deleção, combinação) e fonêmicas (deleção, síntese e análise). O PROHFON contribuiu para a caracterização do perfil metafonológico de escolares com diferentes comprometimentos em aprendizagem. |
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Desempenho de escolares com dislexia, transtornos e dificuldades de aprendizagem em provas de habilidades metafonológicas (PROHFON)Performance of students with dyslexia, learning disabilities and learning difficulties in metaphonological abilities tests (PROHFON)AvaliaçãoAprendizagemDislexiaTranstornos de aprendizagemEducaçãoEvaluationLearningDyslexiaLearning disabilitiesEducationOBJETIVO: Elaborar um procedimento de avaliação de habilidades metafonológicas e caracterizar o desempenho de escolares com dislexia do desenvolvimento, transtornos e dificuldades de aprendizagem, e bom desempenho acadêmico. MÉTODOS: Foram elaboradas provas de habilidades metafonológicas baseadas em habilidades necessárias para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Participaram 134 escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, de ambos os gêneros, com faixa etária entre 7 e 13 anos de idade, divididos em GI (20 escolares com dislexia do desenvolvimento), GII (20 escolares com transtornos de aprendizagem), GIII (20 escolares com dificuldades de aprendizagem) e GIV (74 escolares com bom desempenho acadêmico). Foi aplicada a avaliação das habilidades metafonológicas - PROHFON. RESULTADOS: GI e GII diferenciaram-se de GIV na maior parte das provas; GI diferenciou-se de GII apenas na prova de síntese e análise fonêmica e de GIII em habilidades de deleção e combinação de fonemas. GIII diferenciou-se de GIV nas habilidades de contagem, identificação, rima, deleção e combinação. CONCLUSÃO: Escolares com dislexia do desenvolvimento, transtornos e dificuldades de aprendizagem, e bom desempenho acadêmico apresentam desempenhos semelhantes nas habilidades de identificação, contagem e combinação de fonemas, rima e aliteração. Os grupos diferenciam-se em relação às habilidades silábicas (contagem, identificação, síntese e análise, deleção, combinação) e fonêmicas (deleção, síntese e análise). O PROHFON contribuiu para a caracterização do perfil metafonológico de escolares com diferentes comprometimentos em aprendizagem.PURPOSE: To elaborate a procedure of metaphonological evaluation, and to characterize the performance of students with developmental dyslexia, learning disabilities and learning difficulties and good readers in this evaluation. METHODS: Metaphonological abilities tests were elaborated based on the necessary skills for reading and writing development. Participants were 134 students from 3rd to 5th grades of elementary school of both genders, with ages between 7 and 13 years, divided into GI (20 students with developmental dyslexia), GII (20 students with learning disabilities), GIII (20 students with learning difficulties) and GIV (74 good readers). The assessment of metaphonological abilities - PROHFON - was applied. RESULTS: Students from GI and GII differed from GIV in most of the tests; GI differed from GII only in the phonemic synthesis and analysis test, and from GIII in abilities of deletion and combination of phonemes. GIII differed from GIV in counting, identification, rhyming, deletion, and combination abilities. CONCLUSION: Students with developmental dyslexia, learning disabilities and learning difficulties, and good readers showed similar performances in identification, counting and combining phonemes, rhyme and alliteration abilities. The groups differed from each other regarding syllabic (counting, identification, synthesis and analysis, deletion, combination) and phonemic (deletion, synthesis and analysis) abilities. The PROHFON contributed to characterize the metaphonological profile of students with different learning deficits.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaSociedade Brasileira de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Germano, Giseli Donadon [UNESP]Capellini, Simone Aparecida [UNESP]2014-05-20T13:31:37Z2014-05-20T13:31:37Z2011-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article135-141application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000200010Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 2, p. 135-141, 2011.2179-6491http://hdl.handle.net/11449/1077410.1590/S2179-64912011000200010S2179-64912011000200010S2179-64912011000200010.pdf9057316530389548SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporJornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10774Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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OBJETIVO: Elaborar um procedimento de avaliação de habilidades metafonológicas e caracterizar o desempenho de escolares com dislexia do desenvolvimento, transtornos e dificuldades de aprendizagem, e bom desempenho acadêmico. MÉTODOS: Foram elaboradas provas de habilidades metafonológicas baseadas em habilidades necessárias para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Participaram 134 escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, de ambos os gêneros, com faixa etária entre 7 e 13 anos de idade, divididos em GI (20 escolares com dislexia do desenvolvimento), GII (20 escolares com transtornos de aprendizagem), GIII (20 escolares com dificuldades de aprendizagem) e GIV (74 escolares com bom desempenho acadêmico). Foi aplicada a avaliação das habilidades metafonológicas - PROHFON. RESULTADOS: GI e GII diferenciaram-se de GIV na maior parte das provas; GI diferenciou-se de GII apenas na prova de síntese e análise fonêmica e de GIII em habilidades de deleção e combinação de fonemas. GIII diferenciou-se de GIV nas habilidades de contagem, identificação, rima, deleção e combinação. CONCLUSÃO: Escolares com dislexia do desenvolvimento, transtornos e dificuldades de aprendizagem, e bom desempenho acadêmico apresentam desempenhos semelhantes nas habilidades de identificação, contagem e combinação de fonemas, rima e aliteração. Os grupos diferenciam-se em relação às habilidades silábicas (contagem, identificação, síntese e análise, deleção, combinação) e fonêmicas (deleção, síntese e análise). O PROHFON contribuiu para a caracterização do perfil metafonológico de escolares com diferentes comprometimentos em aprendizagem. |
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