Os diários reflexivos como meio de agência docente para professores de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campanatti, Ana Helena Dotti [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193567
Resumo: No âmbito de Linguística Aplicada, especialmente na era do pós-método (KUMARAVADIVELU, 2006), o professor de língua estrangeira atua como facilitador do conhecimento (VIEIRA-ABRAHÃO, 2006, 2000), agindo de maneira reflexiva (PERRENOUD, 2002; SCHÖN, 1983) e como construtor de suas competências profissionais (UR, 2002). Estudos recentes (TENG, 2019; RIVEROS; NEWTON; BURGESS, 2012; DAY et al., 2006) apontam a necessidade do professor de língua estrangeira ser agente em seu contexto educacional, sendo peça chave para um bom desenvolvimento de competências linguísticas de aprendizes de língua estrangeira. Neste trabalho, buscamos relacionar o caráter introspectivo de diários reflexivos (SOARES, 2005) com o conceito central de agência docente (PRIESTLY; BIESTA; ROBINSON, 2015), analisando que indícios de agência docente podem ser encontrados nos diários reflexivos de professores de língua estrangeira no processo de ensino e aprendizagem em que estão inseridos. Pautadas numa perspectiva qualitativa, analisamos, primeiro, se os conceitos de profissional reflexivo (PERRENOUD, 2002) e agência docente eram conhecidos pelas participantes da pesquisa e, depois, que indícios de agência docente haviam nos diários reflexivos gerados pelas professoras. Para analisarmos se as professoras de língua estrangeira, atuando em cursos online para a comunidade interna, eram familiares com os conceitos, aplicamos um questionário inicial e elas nos entregaram autobiografias (BAILEY, 1996). Em seguida, elas produziram os diários reflexivos referentes aos cursos de língua estrangeira dos quais eram professoras responsáveis. Esses diários foram analisados em contraste com as gravações das aulas ministradas e, por fim, uma entrevista final foi conduzida de modo a confirmar ou refutar os dados obtidos por meio dos diários reflexivos. Notamos que os diários serviram como uma ferramenta para que as participantes pudessem refletir sobre suas ações em sala de aula e fazer uma autoavaliação de sua prática docente. Suas visões sobre os conceitos de profissional reflexivo e agência docente discutidas em dois momentos distintos (ao início e final desta pesquisa), nos permitem afirmar que foram, de certo modo, alteradas no nível discursivo. Esperamos que os resultados contribuam para a formação contínua das docentes, como uma alternativa para que consigam refletir sobre sua própria prática, assim como Kumaravadivelu (2006) prevê na pedagogia do pós-método.
id UNSP_6755b4354b66b34fe97b10bdf0a84ce7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193567
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os diários reflexivos como meio de agência docente para professores de língua estrangeiraReflective diaries as a means of teacher agency for foreign language teachersFormação de professoresAgência docenteDiários reflexivosPrograma Língua Inglesa na UNESPTeacher educationTeacher agencyReflective diariesEnglish Language at UNESP ProgramNo âmbito de Linguística Aplicada, especialmente na era do pós-método (KUMARAVADIVELU, 2006), o professor de língua estrangeira atua como facilitador do conhecimento (VIEIRA-ABRAHÃO, 2006, 2000), agindo de maneira reflexiva (PERRENOUD, 2002; SCHÖN, 1983) e como construtor de suas competências profissionais (UR, 2002). Estudos recentes (TENG, 2019; RIVEROS; NEWTON; BURGESS, 2012; DAY et al., 2006) apontam a necessidade do professor de língua estrangeira ser agente em seu contexto educacional, sendo peça chave para um bom desenvolvimento de competências linguísticas de aprendizes de língua estrangeira. Neste trabalho, buscamos relacionar o caráter introspectivo de diários reflexivos (SOARES, 2005) com o conceito central de agência docente (PRIESTLY; BIESTA; ROBINSON, 2015), analisando que indícios de agência docente podem ser encontrados nos diários reflexivos de professores de língua estrangeira no processo de ensino e aprendizagem em que estão inseridos. Pautadas numa perspectiva qualitativa, analisamos, primeiro, se os conceitos de profissional reflexivo (PERRENOUD, 2002) e agência docente eram conhecidos pelas participantes da pesquisa e, depois, que indícios de agência docente haviam nos diários reflexivos gerados pelas professoras. Para analisarmos se as professoras de língua estrangeira, atuando em cursos online para a comunidade interna, eram familiares com os conceitos, aplicamos um questionário inicial e elas nos entregaram autobiografias (BAILEY, 1996). Em seguida, elas produziram os diários reflexivos referentes aos cursos de língua estrangeira dos quais eram professoras responsáveis. Esses diários foram analisados em contraste com as gravações das aulas ministradas e, por fim, uma entrevista final foi conduzida de modo a confirmar ou refutar os dados obtidos por meio dos diários reflexivos. Notamos que os diários serviram como uma ferramenta para que as participantes pudessem refletir sobre suas ações em sala de aula e fazer uma autoavaliação de sua prática docente. Suas visões sobre os conceitos de profissional reflexivo e agência docente discutidas em dois momentos distintos (ao início e final desta pesquisa), nos permitem afirmar que foram, de certo modo, alteradas no nível discursivo. Esperamos que os resultados contribuam para a formação contínua das docentes, como uma alternativa para que consigam refletir sobre sua própria prática, assim como Kumaravadivelu (2006) prevê na pedagogia do pós-método.In the field of Applied Linguistics, especially in the post-method era (KUMARAVADIVELU, 2006), the foreign language teacher acts as a knowledge facilitator (VIEIRA-ABRAHÃO, 2006, 2000), acting reflexively (PERRENOUD, 2002; SCHÖN, 1983) and as a builder of their professional skills (UR, 2002). Recent studies (TENG, 2019; RIVEROS; NEWTON; BURGESS, 2012; DAY et al., 2006) point out the need for the foreign language teacher to be an agent in his educational context, being a key piece for a good development of language skills of learners of a foreign language. In this work, we seek to relate the introspective character of reflective diaries (SOARES, 2005) with the central concept of teacher agency (PRIESTLY; BIESTA; ROBINSON, 2015), analysing what evidence of teacher agency can be found in reflective diaries of foreign language teachers in the teaching and learning process in which they are inserted. Based on a qualitative perspective, we analysed, first, if the research participants knew the concepts of reflective professional (PERRENOUD, 2002) and teacher agency, and then, what evidence of teacher agency there were in the reflective diaries produced by the teachers. To analyse whether foreign language teachers, working in online courses for the internal community, were familiar with the concepts, we applied an initial questionnaire and they handed us autobiographies (BAILEY, 1996). Then they produced the reflective diaries for the foreign language courses for which they were responsible teachers. These diaries were analysed in contrast to the recordings of the classes taught and, finally, a final interview was conducted to confirm or refute the data obtained through the reflective diaries. The diaries served as a tool for the participants to reflect upon their actions in the classroom and to engage in their teaching practice self-assessment. Their views on the concepts of reflective professional and teacher agency, before and after this research, have shown that, somehow, they changed, at least, in a discoursive level. We hope that the results will contribute to the continuous training of teachers, as an alternative for them to be able to reflect on their practice, as Kumaravadivelu (2006) predicts in post-method pedagogy.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)133515/2019-2Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kaneko-Marques, Sandra Mari [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campanatti, Ana Helena Dotti [UNESP]2020-09-23T16:35:21Z2020-09-23T16:35:21Z2020-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19356733004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:06:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193567Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:10:39.402508Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os diários reflexivos como meio de agência docente para professores de língua estrangeira
Reflective diaries as a means of teacher agency for foreign language teachers
title Os diários reflexivos como meio de agência docente para professores de língua estrangeira
spellingShingle Os diários reflexivos como meio de agência docente para professores de língua estrangeira
Campanatti, Ana Helena Dotti [UNESP]
Formação de professores
Agência docente
Diários reflexivos
Programa Língua Inglesa na UNESP
Teacher education
Teacher agency
Reflective diaries
English Language at UNESP Program
title_short Os diários reflexivos como meio de agência docente para professores de língua estrangeira
title_full Os diários reflexivos como meio de agência docente para professores de língua estrangeira
title_fullStr Os diários reflexivos como meio de agência docente para professores de língua estrangeira
title_full_unstemmed Os diários reflexivos como meio de agência docente para professores de língua estrangeira
title_sort Os diários reflexivos como meio de agência docente para professores de língua estrangeira
author Campanatti, Ana Helena Dotti [UNESP]
author_facet Campanatti, Ana Helena Dotti [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kaneko-Marques, Sandra Mari [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Campanatti, Ana Helena Dotti [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Agência docente
Diários reflexivos
Programa Língua Inglesa na UNESP
Teacher education
Teacher agency
Reflective diaries
English Language at UNESP Program
topic Formação de professores
Agência docente
Diários reflexivos
Programa Língua Inglesa na UNESP
Teacher education
Teacher agency
Reflective diaries
English Language at UNESP Program
description No âmbito de Linguística Aplicada, especialmente na era do pós-método (KUMARAVADIVELU, 2006), o professor de língua estrangeira atua como facilitador do conhecimento (VIEIRA-ABRAHÃO, 2006, 2000), agindo de maneira reflexiva (PERRENOUD, 2002; SCHÖN, 1983) e como construtor de suas competências profissionais (UR, 2002). Estudos recentes (TENG, 2019; RIVEROS; NEWTON; BURGESS, 2012; DAY et al., 2006) apontam a necessidade do professor de língua estrangeira ser agente em seu contexto educacional, sendo peça chave para um bom desenvolvimento de competências linguísticas de aprendizes de língua estrangeira. Neste trabalho, buscamos relacionar o caráter introspectivo de diários reflexivos (SOARES, 2005) com o conceito central de agência docente (PRIESTLY; BIESTA; ROBINSON, 2015), analisando que indícios de agência docente podem ser encontrados nos diários reflexivos de professores de língua estrangeira no processo de ensino e aprendizagem em que estão inseridos. Pautadas numa perspectiva qualitativa, analisamos, primeiro, se os conceitos de profissional reflexivo (PERRENOUD, 2002) e agência docente eram conhecidos pelas participantes da pesquisa e, depois, que indícios de agência docente haviam nos diários reflexivos gerados pelas professoras. Para analisarmos se as professoras de língua estrangeira, atuando em cursos online para a comunidade interna, eram familiares com os conceitos, aplicamos um questionário inicial e elas nos entregaram autobiografias (BAILEY, 1996). Em seguida, elas produziram os diários reflexivos referentes aos cursos de língua estrangeira dos quais eram professoras responsáveis. Esses diários foram analisados em contraste com as gravações das aulas ministradas e, por fim, uma entrevista final foi conduzida de modo a confirmar ou refutar os dados obtidos por meio dos diários reflexivos. Notamos que os diários serviram como uma ferramenta para que as participantes pudessem refletir sobre suas ações em sala de aula e fazer uma autoavaliação de sua prática docente. Suas visões sobre os conceitos de profissional reflexivo e agência docente discutidas em dois momentos distintos (ao início e final desta pesquisa), nos permitem afirmar que foram, de certo modo, alteradas no nível discursivo. Esperamos que os resultados contribuam para a formação contínua das docentes, como uma alternativa para que consigam refletir sobre sua própria prática, assim como Kumaravadivelu (2006) prevê na pedagogia do pós-método.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-23T16:35:21Z
2020-09-23T16:35:21Z
2020-07-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193567
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/193567
identifier_str_mv 33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128474579206144