Educação inclusiva: acompanhando as vivências de uma estudante com paralisia cerebral no ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Bruna Fernanda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243436
Resumo: Essa pesquisa é um estudo de caso que visa analisar o processo de inclusão de uma estudante com paralisia cerebral matriculada no ensino regular. Refletindo que mesmo com a legislação brasileira abrangendo a Educação Especial se há de fato a inclusão na escolarização e em como a educação inclusiva faz parte do processo de socialização e do desenvolvimento pleno dos alunos. Este trabalho foi realizado através da observação do cotidiano escolar em que a aluna está inserida, a relação com seus professores, colegas e demais colaboradores da unidade escolar. Juntamente com a coleta de dados, por meio de entrevistas com os familiares, professores e da própria estudante acerca desse processo de inclusão escolar. Com a exposição de informações expressivas sobre a convivência de Maria (nome fictício) com os demais colegas. A adaptação de conteúdos pedagógicos, a inclusão na rotina e a acessibilidade arquitetônica da escola. Através desses discursos foi possível analisar que a participante do estudo conta com uma rede de apoio familiar que busca estimular o seu desenvolvimento. Propiciando acesso à educação, e a todo um conjunto de terapias complementares, como também, uma escola com professores e colaboradores, que buscam incluir Maria nas atividades do cotidiano escolar e a incentivam na interação com os colegas de turma. Conclui-se que a participante se mostra satisfeita com seu ambiente escolar, sendo um reflexo da Educação Inclusiva.
id UNSP_6795a7282b146e7c3dbe9735c5dfb009
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243436
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação inclusiva: acompanhando as vivências de uma estudante com paralisia cerebral no ensino regularInclusive education: followning the experiences of a student with cerebral palsy in regular educationEducaçãoEducação especialAtendimento educacional especializadoEstudo de casoEducationSpecial educationSpecialized educational assistanceCase studyEssa pesquisa é um estudo de caso que visa analisar o processo de inclusão de uma estudante com paralisia cerebral matriculada no ensino regular. Refletindo que mesmo com a legislação brasileira abrangendo a Educação Especial se há de fato a inclusão na escolarização e em como a educação inclusiva faz parte do processo de socialização e do desenvolvimento pleno dos alunos. Este trabalho foi realizado através da observação do cotidiano escolar em que a aluna está inserida, a relação com seus professores, colegas e demais colaboradores da unidade escolar. Juntamente com a coleta de dados, por meio de entrevistas com os familiares, professores e da própria estudante acerca desse processo de inclusão escolar. Com a exposição de informações expressivas sobre a convivência de Maria (nome fictício) com os demais colegas. A adaptação de conteúdos pedagógicos, a inclusão na rotina e a acessibilidade arquitetônica da escola. Através desses discursos foi possível analisar que a participante do estudo conta com uma rede de apoio familiar que busca estimular o seu desenvolvimento. Propiciando acesso à educação, e a todo um conjunto de terapias complementares, como também, uma escola com professores e colaboradores, que buscam incluir Maria nas atividades do cotidiano escolar e a incentivam na interação com os colegas de turma. Conclui-se que a participante se mostra satisfeita com seu ambiente escolar, sendo um reflexo da Educação Inclusiva.This research is a case study that aims to analyze the process of inclusion of a student with cerebral palsy enrolled in regular education. Reflecting that even with the Brazilian laws covering Special Education, there is indeed inclusion in schooling and how inclusive education is part of the process of socialization and the full development of students. This work was conducted through the observation of the school routine in which the student is inserted, the relationship with her teachers, colleagues and other collaborators of the school unit. Along with data collection, through interviews with family members, teachers, and the student herself about this process of school inclusion. With the exposition of expressive information about the living of Maria (fictitious name) with the other colleagues. The adaptation of pedagogical contents, inclusion in the school's routine and architectural accessibility. Through these speeches, it was possible to analyze that the study participant has a family support network that seeks to stimulate her development. Providing access to education, and a whole set of complementary therapies, as well as a school with teachers and collaborators, who seek to include Maria in daily school activities and encourage her to interact with her classmates. It is concluded that the participant is satisfied with her school environment, which reflects Inclusive EducationNão recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Vera Lucia Messias Fialho [UNESP]Lopes, Súsel Fernanda [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Bruna Fernanda2023-05-16T12:07:49Z2023-05-16T12:07:49Z2023-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/243436porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-21T18:55:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243436Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:10:54.533416Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: acompanhando as vivências de uma estudante com paralisia cerebral no ensino regular
Inclusive education: followning the experiences of a student with cerebral palsy in regular education
title Educação inclusiva: acompanhando as vivências de uma estudante com paralisia cerebral no ensino regular
spellingShingle Educação inclusiva: acompanhando as vivências de uma estudante com paralisia cerebral no ensino regular
Lopes, Bruna Fernanda
Educação
Educação especial
Atendimento educacional especializado
Estudo de caso
Education
Special education
Specialized educational assistance
Case study
title_short Educação inclusiva: acompanhando as vivências de uma estudante com paralisia cerebral no ensino regular
title_full Educação inclusiva: acompanhando as vivências de uma estudante com paralisia cerebral no ensino regular
title_fullStr Educação inclusiva: acompanhando as vivências de uma estudante com paralisia cerebral no ensino regular
title_full_unstemmed Educação inclusiva: acompanhando as vivências de uma estudante com paralisia cerebral no ensino regular
title_sort Educação inclusiva: acompanhando as vivências de uma estudante com paralisia cerebral no ensino regular
author Lopes, Bruna Fernanda
author_facet Lopes, Bruna Fernanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capellini, Vera Lucia Messias Fialho [UNESP]
Lopes, Súsel Fernanda [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Bruna Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação especial
Atendimento educacional especializado
Estudo de caso
Education
Special education
Specialized educational assistance
Case study
topic Educação
Educação especial
Atendimento educacional especializado
Estudo de caso
Education
Special education
Specialized educational assistance
Case study
description Essa pesquisa é um estudo de caso que visa analisar o processo de inclusão de uma estudante com paralisia cerebral matriculada no ensino regular. Refletindo que mesmo com a legislação brasileira abrangendo a Educação Especial se há de fato a inclusão na escolarização e em como a educação inclusiva faz parte do processo de socialização e do desenvolvimento pleno dos alunos. Este trabalho foi realizado através da observação do cotidiano escolar em que a aluna está inserida, a relação com seus professores, colegas e demais colaboradores da unidade escolar. Juntamente com a coleta de dados, por meio de entrevistas com os familiares, professores e da própria estudante acerca desse processo de inclusão escolar. Com a exposição de informações expressivas sobre a convivência de Maria (nome fictício) com os demais colegas. A adaptação de conteúdos pedagógicos, a inclusão na rotina e a acessibilidade arquitetônica da escola. Através desses discursos foi possível analisar que a participante do estudo conta com uma rede de apoio familiar que busca estimular o seu desenvolvimento. Propiciando acesso à educação, e a todo um conjunto de terapias complementares, como também, uma escola com professores e colaboradores, que buscam incluir Maria nas atividades do cotidiano escolar e a incentivam na interação com os colegas de turma. Conclui-se que a participante se mostra satisfeita com seu ambiente escolar, sendo um reflexo da Educação Inclusiva.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-16T12:07:49Z
2023-05-16T12:07:49Z
2023-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243436
url http://hdl.handle.net/11449/243436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128767813484544