Resgatando a cidadania: ação conjunta de universitários da UNESP e comunidade na busca da qualidade em saúde, biopsicossocial, mental, espiritual e ecológica, e do resgate da cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/229 http://hdl.handle.net/11449/143156 |
Resumo: | Introdução: O papel da Universidade, em contribuir diretamente para que a sociedade tenha perspectivas melhores de vida e saúde, é de fundamental importância. Nos propusemos a atuar com o Jd Sta Elisa, bairro bastante carente em Botucatu-SP. Objetivos: Interação multiprofissional Universitários–Comunidade para: 1) estudantes vivenciarem a realidade, e o desenvolvimento dos mecanismos do processo saúde-doença-qualidade de vida, 2) promover educação escolar, social, cultural, ambiental, lazer/esportes e de saúde, com visão integral, biopsicossocial, mental, espiritual e ecológica, 3) incentivar cidadania para todos, 4) formar futuros profissionais mais voltados às necessidades da população, 5) dar oportunidade de treinamento, capacitação, transformação, qualidade de vida, inclusão social e no mercado de trabalho, 6) fortalecer a auto-estima e a reestruturação da organização familiar. Métodos: Há quatro anos, ações no bairro aos sábados, conteúdos em função das demandas, planejamento e preparo, com práticas pedagógicas especiais por faixa etária, utilizando os conhecimentos buscados, a “visão de mundo” e habilidades inatas, alunos-comunidade. Resultados: realizamos até hoje 76 oficinas sócio-educativas, com temas variados: higiene, prevenção de verminoses, zoonoses, prevenção e tratamento de hipertensão, diabetes, e conseqüentemente doenças cardiovasculares, educação ambiental, alimentar, curiosidades, atualidades, atividades de desenvolvimento de habilidades e inteligências múltiplas etc. Outras atividades em parcerias: Projeto jovem cidadão (cursos de artesanato em pintura em tecidos, pequeno marcineiro e culinária para crianças), informática, bordado, costura, confeitaria, panificação, pintura em madeira, pintura de parede, alfabetização de adultos, reforço escolar para crianças, escotismo, atividades de geração de renda: padaria, confeitaria, costura e horta. Realizamos cadastro anual da Comunidade e trabalhos de pesquisa em saúde integral. Os participantes, bilateralmente, mostram habilidades, criatividade, e, aprendizado crescente. Conclusão: universitários compreendem o processo saúde-doença-qualidade de vida. As atividades sócio-educativas, de formação e geração de renda contribuem com a educação, a auto-estima nas pessoas da comunidade, e abrem caminhos para uma vida melhor, e mais saúde. |
id |
UNSP_67a8adb65b00cd9baba301905cf0e706 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143156 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Resgatando a cidadania: ação conjunta de universitários da UNESP e comunidade na busca da qualidade em saúde, biopsicossocial, mental, espiritual e ecológica, e do resgate da cidadaniaHumanasDireitos humanosIntrodução: O papel da Universidade, em contribuir diretamente para que a sociedade tenha perspectivas melhores de vida e saúde, é de fundamental importância. Nos propusemos a atuar com o Jd Sta Elisa, bairro bastante carente em Botucatu-SP. Objetivos: Interação multiprofissional Universitários–Comunidade para: 1) estudantes vivenciarem a realidade, e o desenvolvimento dos mecanismos do processo saúde-doença-qualidade de vida, 2) promover educação escolar, social, cultural, ambiental, lazer/esportes e de saúde, com visão integral, biopsicossocial, mental, espiritual e ecológica, 3) incentivar cidadania para todos, 4) formar futuros profissionais mais voltados às necessidades da população, 5) dar oportunidade de treinamento, capacitação, transformação, qualidade de vida, inclusão social e no mercado de trabalho, 6) fortalecer a auto-estima e a reestruturação da organização familiar. Métodos: Há quatro anos, ações no bairro aos sábados, conteúdos em função das demandas, planejamento e preparo, com práticas pedagógicas especiais por faixa etária, utilizando os conhecimentos buscados, a “visão de mundo” e habilidades inatas, alunos-comunidade. Resultados: realizamos até hoje 76 oficinas sócio-educativas, com temas variados: higiene, prevenção de verminoses, zoonoses, prevenção e tratamento de hipertensão, diabetes, e conseqüentemente doenças cardiovasculares, educação ambiental, alimentar, curiosidades, atualidades, atividades de desenvolvimento de habilidades e inteligências múltiplas etc. Outras atividades em parcerias: Projeto jovem cidadão (cursos de artesanato em pintura em tecidos, pequeno marcineiro e culinária para crianças), informática, bordado, costura, confeitaria, panificação, pintura em madeira, pintura de parede, alfabetização de adultos, reforço escolar para crianças, escotismo, atividades de geração de renda: padaria, confeitaria, costura e horta. Realizamos cadastro anual da Comunidade e trabalhos de pesquisa em saúde integral. Os participantes, bilateralmente, mostram habilidades, criatividade, e, aprendizado crescente. Conclusão: universitários compreendem o processo saúde-doença-qualidade de vida. As atividades sócio-educativas, de formação e geração de renda contribuem com a educação, a auto-estima nas pessoas da comunidade, e abrem caminhos para uma vida melhor, e mais saúde.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina de BotucatuUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de BotucatuUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Ciência Florestal, Faculdade de Ciências Agronômicas de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Daher, Solange Ramires [UNESP]Locatelli, Ana Flávia [UNESP]Langoni, Luís Gustavo [UNESP]Curval, Raquel Soares [UNESP]Martins, Andréa Ulisses [UNESP]Donato, Patricia Moreira [UNESP]Langoni, Hélio [UNESP]Silva, Magali Ribeiro da [UNESP]2016-08-24T12:43:38Z2016-08-24T12:43:38Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject36application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/229Revista Ciência em Extensão, v. 3, suplemento, p. 36, 2007.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143156ISSN1679-4605-2007-03-36.pdf532607211851806793275047776060614406895171226827PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-03T13:47:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143156Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-03T13:47:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resgatando a cidadania: ação conjunta de universitários da UNESP e comunidade na busca da qualidade em saúde, biopsicossocial, mental, espiritual e ecológica, e do resgate da cidadania |
title |
Resgatando a cidadania: ação conjunta de universitários da UNESP e comunidade na busca da qualidade em saúde, biopsicossocial, mental, espiritual e ecológica, e do resgate da cidadania |
spellingShingle |
Resgatando a cidadania: ação conjunta de universitários da UNESP e comunidade na busca da qualidade em saúde, biopsicossocial, mental, espiritual e ecológica, e do resgate da cidadania Daher, Solange Ramires [UNESP] Humanas Direitos humanos |
title_short |
Resgatando a cidadania: ação conjunta de universitários da UNESP e comunidade na busca da qualidade em saúde, biopsicossocial, mental, espiritual e ecológica, e do resgate da cidadania |
title_full |
Resgatando a cidadania: ação conjunta de universitários da UNESP e comunidade na busca da qualidade em saúde, biopsicossocial, mental, espiritual e ecológica, e do resgate da cidadania |
title_fullStr |
Resgatando a cidadania: ação conjunta de universitários da UNESP e comunidade na busca da qualidade em saúde, biopsicossocial, mental, espiritual e ecológica, e do resgate da cidadania |
title_full_unstemmed |
Resgatando a cidadania: ação conjunta de universitários da UNESP e comunidade na busca da qualidade em saúde, biopsicossocial, mental, espiritual e ecológica, e do resgate da cidadania |
title_sort |
Resgatando a cidadania: ação conjunta de universitários da UNESP e comunidade na busca da qualidade em saúde, biopsicossocial, mental, espiritual e ecológica, e do resgate da cidadania |
author |
Daher, Solange Ramires [UNESP] |
author_facet |
Daher, Solange Ramires [UNESP] Locatelli, Ana Flávia [UNESP] Langoni, Luís Gustavo [UNESP] Curval, Raquel Soares [UNESP] Martins, Andréa Ulisses [UNESP] Donato, Patricia Moreira [UNESP] Langoni, Hélio [UNESP] Silva, Magali Ribeiro da [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Locatelli, Ana Flávia [UNESP] Langoni, Luís Gustavo [UNESP] Curval, Raquel Soares [UNESP] Martins, Andréa Ulisses [UNESP] Donato, Patricia Moreira [UNESP] Langoni, Hélio [UNESP] Silva, Magali Ribeiro da [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daher, Solange Ramires [UNESP] Locatelli, Ana Flávia [UNESP] Langoni, Luís Gustavo [UNESP] Curval, Raquel Soares [UNESP] Martins, Andréa Ulisses [UNESP] Donato, Patricia Moreira [UNESP] Langoni, Hélio [UNESP] Silva, Magali Ribeiro da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humanas Direitos humanos |
topic |
Humanas Direitos humanos |
description |
Introdução: O papel da Universidade, em contribuir diretamente para que a sociedade tenha perspectivas melhores de vida e saúde, é de fundamental importância. Nos propusemos a atuar com o Jd Sta Elisa, bairro bastante carente em Botucatu-SP. Objetivos: Interação multiprofissional Universitários–Comunidade para: 1) estudantes vivenciarem a realidade, e o desenvolvimento dos mecanismos do processo saúde-doença-qualidade de vida, 2) promover educação escolar, social, cultural, ambiental, lazer/esportes e de saúde, com visão integral, biopsicossocial, mental, espiritual e ecológica, 3) incentivar cidadania para todos, 4) formar futuros profissionais mais voltados às necessidades da população, 5) dar oportunidade de treinamento, capacitação, transformação, qualidade de vida, inclusão social e no mercado de trabalho, 6) fortalecer a auto-estima e a reestruturação da organização familiar. Métodos: Há quatro anos, ações no bairro aos sábados, conteúdos em função das demandas, planejamento e preparo, com práticas pedagógicas especiais por faixa etária, utilizando os conhecimentos buscados, a “visão de mundo” e habilidades inatas, alunos-comunidade. Resultados: realizamos até hoje 76 oficinas sócio-educativas, com temas variados: higiene, prevenção de verminoses, zoonoses, prevenção e tratamento de hipertensão, diabetes, e conseqüentemente doenças cardiovasculares, educação ambiental, alimentar, curiosidades, atualidades, atividades de desenvolvimento de habilidades e inteligências múltiplas etc. Outras atividades em parcerias: Projeto jovem cidadão (cursos de artesanato em pintura em tecidos, pequeno marcineiro e culinária para crianças), informática, bordado, costura, confeitaria, panificação, pintura em madeira, pintura de parede, alfabetização de adultos, reforço escolar para crianças, escotismo, atividades de geração de renda: padaria, confeitaria, costura e horta. Realizamos cadastro anual da Comunidade e trabalhos de pesquisa em saúde integral. Os participantes, bilateralmente, mostram habilidades, criatividade, e, aprendizado crescente. Conclusão: universitários compreendem o processo saúde-doença-qualidade de vida. As atividades sócio-educativas, de formação e geração de renda contribuem com a educação, a auto-estima nas pessoas da comunidade, e abrem caminhos para uma vida melhor, e mais saúde. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2016-08-24T12:43:38Z 2016-08-24T12:43:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/229 Revista Ciência em Extensão, v. 3, suplemento, p. 36, 2007. 1679-4605 http://hdl.handle.net/11449/143156 ISSN1679-4605-2007-03-36.pdf 5326072118518067 9327504777606061 4406895171226827 |
url |
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/229 http://hdl.handle.net/11449/143156 |
identifier_str_mv |
Revista Ciência em Extensão, v. 3, suplemento, p. 36, 2007. 1679-4605 ISSN1679-4605-2007-03-36.pdf 5326072118518067 9327504777606061 4406895171226827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Ciência em Extensão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
36 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1810021392671834112 |