Etnomatemática quilombola: unidades de medidas utilizadas em comunidades do Vale do Ribeira no ensino dos alunos EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Josiene Xavier
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255354
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos passou por várias políticas públicas e metodologias diferenciadas para acabar com o analfabetismo ao longo de sua história, sempre na tentativa de uma reparação para uma parte da população que infelizmente por diversos motivos tiveram que abandonar os estudos. No decorrer dos anos aconteceram muitas mudanças positivas, mas a EJA é uma modalidade de ensino que ainda necessita de um olhar diferenciado dos governantes, investimentos financeiros e materiais para a melhoria da qualidade de ensino. Os professores que trabalham na EJA também necessitam de cursos e um preparo melhor. Essa pesquisa teve como objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma proposta didática para alunos da EJA, relacionada com a Etnomatemática existente nas atividades realizadas em Comunidades Quilombolas situadas no Vale do Ribeira, SP. A metodologia da pesquisa foi quanti-qualitativa e realizada no CEEJA- Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos em um município do Vale do Ribeira. Participaram ativamente da pesquisa um total de 12 estudantes maiores de 18 anos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, todos já estão matriculados e cursando a disciplina de matemática. Uma Oficina foi realizada na sala de matemática com a utilização do objeto de aprendizagem elaborado de acordo com a pesquisa. Os dados foram coletados e organizados da seguinte maneira: pesquisa bibliográfica sobre o tema, a pesquisa para produção do objeto de aprendizagem e foi realizada fazendo uma entrevista com um professor de matemática que ministrou aulas numa escola estadual que fica próximo do quilombo, e registro descritivo. Após organização dos dados foi produzido um objeto de aprendizagem, utilizado na Oficina. A análise foi centrada nos conteúdos pedagógicos de matemática sobre Unidades de Medidas utilizadas pelos quilombolas do Vale do Ribeira e os resultados da pesquisa apontaram sobre a necessidade de utilizar metodologias diferenciadas com os alunos da EJA, principalmente com a utilização da tecnologia.
id UNSP_6838b1645a1624f28d26152ac3a118c1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255354
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Etnomatemática quilombola: unidades de medidas utilizadas em comunidades do Vale do Ribeira no ensino dos alunos EJAQuilombola ethnomathematics: units of measurement used in communities in Vale do Ribeira in teaching EJA studentsEJAEtnomatemáticaQuilombolasUnidades de medidasEthnomathematicsMeasurement unitsA Educação de Jovens e Adultos passou por várias políticas públicas e metodologias diferenciadas para acabar com o analfabetismo ao longo de sua história, sempre na tentativa de uma reparação para uma parte da população que infelizmente por diversos motivos tiveram que abandonar os estudos. No decorrer dos anos aconteceram muitas mudanças positivas, mas a EJA é uma modalidade de ensino que ainda necessita de um olhar diferenciado dos governantes, investimentos financeiros e materiais para a melhoria da qualidade de ensino. Os professores que trabalham na EJA também necessitam de cursos e um preparo melhor. Essa pesquisa teve como objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma proposta didática para alunos da EJA, relacionada com a Etnomatemática existente nas atividades realizadas em Comunidades Quilombolas situadas no Vale do Ribeira, SP. A metodologia da pesquisa foi quanti-qualitativa e realizada no CEEJA- Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos em um município do Vale do Ribeira. Participaram ativamente da pesquisa um total de 12 estudantes maiores de 18 anos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, todos já estão matriculados e cursando a disciplina de matemática. Uma Oficina foi realizada na sala de matemática com a utilização do objeto de aprendizagem elaborado de acordo com a pesquisa. Os dados foram coletados e organizados da seguinte maneira: pesquisa bibliográfica sobre o tema, a pesquisa para produção do objeto de aprendizagem e foi realizada fazendo uma entrevista com um professor de matemática que ministrou aulas numa escola estadual que fica próximo do quilombo, e registro descritivo. Após organização dos dados foi produzido um objeto de aprendizagem, utilizado na Oficina. A análise foi centrada nos conteúdos pedagógicos de matemática sobre Unidades de Medidas utilizadas pelos quilombolas do Vale do Ribeira e os resultados da pesquisa apontaram sobre a necessidade de utilizar metodologias diferenciadas com os alunos da EJA, principalmente com a utilização da tecnologia.Adult and Youth Education (EJA) has undergone several public policies and differentiated methodologies to eradicate illiteracy throughout its history, always attempting to provide reparation for a segment of the population that unfortunately had to abandon their studies due to various reasons. Over the years, many positive changes have occurred, but EJA is still a modality of education that requires a differentiated approach from policymakers, financial investments, and materials for improving the quality of education. Teachers working in EJA also require better training and preparation. This research aimed to develop, apply, and evaluate a didactic proposal for EJA students, related to Ethnomathematics present in activities carried out in Quilombola Communities located in the Vale do Ribeira, SP. The research methodology was quantitative and qualitative and conducted at the CEEJA - State Center for Youth and Adult Education in a municipality in the Vale do Ribeira. A total of 12 students over 18 years old from High School and Elementary School actively participated in the research, all of whom are enrolled and taking mathematics classes. A workshop was held in the mathematics classroom using the learning object developed according to the research. Data were collected and organized as follows: bibliographical research on the topic, research for the production of the learning object, and an interview with a mathematics teacher who taught classes at a state school near the quilombo, along with descriptive records. After organizing the data, a learning object was produced and used in the workshop. The analysis focused on the pedagogical content of mathematics regarding the measurement units used by the quilombolas of Vale do Ribeira, and the research results indicated the need to use differentiated methodologies with EJA students, especially with the use of technology.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Villela, Fábio Fernandes [UNESP]Antunes, Josiene Xavier2024-04-26T16:29:06Z2024-04-26T16:29:06Z2024-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANTUNES, Josiane Xavier. Etnomatemática quilombola: unidades de medidas utilizadas em comunidades do Vale do Ribeira no ensino dos alunos EJA. Orientador: Fábio Fernandes Villela. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado profissional em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/2553548278443473986832porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-22T13:41:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255354Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:22:34.428342Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnomatemática quilombola: unidades de medidas utilizadas em comunidades do Vale do Ribeira no ensino dos alunos EJA
Quilombola ethnomathematics: units of measurement used in communities in Vale do Ribeira in teaching EJA students
title Etnomatemática quilombola: unidades de medidas utilizadas em comunidades do Vale do Ribeira no ensino dos alunos EJA
spellingShingle Etnomatemática quilombola: unidades de medidas utilizadas em comunidades do Vale do Ribeira no ensino dos alunos EJA
Antunes, Josiene Xavier
EJA
Etnomatemática
Quilombolas
Unidades de medidas
Ethnomathematics
Measurement units
title_short Etnomatemática quilombola: unidades de medidas utilizadas em comunidades do Vale do Ribeira no ensino dos alunos EJA
title_full Etnomatemática quilombola: unidades de medidas utilizadas em comunidades do Vale do Ribeira no ensino dos alunos EJA
title_fullStr Etnomatemática quilombola: unidades de medidas utilizadas em comunidades do Vale do Ribeira no ensino dos alunos EJA
title_full_unstemmed Etnomatemática quilombola: unidades de medidas utilizadas em comunidades do Vale do Ribeira no ensino dos alunos EJA
title_sort Etnomatemática quilombola: unidades de medidas utilizadas em comunidades do Vale do Ribeira no ensino dos alunos EJA
author Antunes, Josiene Xavier
author_facet Antunes, Josiene Xavier
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Villela, Fábio Fernandes [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Josiene Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Etnomatemática
Quilombolas
Unidades de medidas
Ethnomathematics
Measurement units
topic EJA
Etnomatemática
Quilombolas
Unidades de medidas
Ethnomathematics
Measurement units
description A Educação de Jovens e Adultos passou por várias políticas públicas e metodologias diferenciadas para acabar com o analfabetismo ao longo de sua história, sempre na tentativa de uma reparação para uma parte da população que infelizmente por diversos motivos tiveram que abandonar os estudos. No decorrer dos anos aconteceram muitas mudanças positivas, mas a EJA é uma modalidade de ensino que ainda necessita de um olhar diferenciado dos governantes, investimentos financeiros e materiais para a melhoria da qualidade de ensino. Os professores que trabalham na EJA também necessitam de cursos e um preparo melhor. Essa pesquisa teve como objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma proposta didática para alunos da EJA, relacionada com a Etnomatemática existente nas atividades realizadas em Comunidades Quilombolas situadas no Vale do Ribeira, SP. A metodologia da pesquisa foi quanti-qualitativa e realizada no CEEJA- Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos em um município do Vale do Ribeira. Participaram ativamente da pesquisa um total de 12 estudantes maiores de 18 anos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, todos já estão matriculados e cursando a disciplina de matemática. Uma Oficina foi realizada na sala de matemática com a utilização do objeto de aprendizagem elaborado de acordo com a pesquisa. Os dados foram coletados e organizados da seguinte maneira: pesquisa bibliográfica sobre o tema, a pesquisa para produção do objeto de aprendizagem e foi realizada fazendo uma entrevista com um professor de matemática que ministrou aulas numa escola estadual que fica próximo do quilombo, e registro descritivo. Após organização dos dados foi produzido um objeto de aprendizagem, utilizado na Oficina. A análise foi centrada nos conteúdos pedagógicos de matemática sobre Unidades de Medidas utilizadas pelos quilombolas do Vale do Ribeira e os resultados da pesquisa apontaram sobre a necessidade de utilizar metodologias diferenciadas com os alunos da EJA, principalmente com a utilização da tecnologia.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-26T16:29:06Z
2024-04-26T16:29:06Z
2024-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANTUNES, Josiane Xavier. Etnomatemática quilombola: unidades de medidas utilizadas em comunidades do Vale do Ribeira no ensino dos alunos EJA. Orientador: Fábio Fernandes Villela. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado profissional em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255354
8278443473986832
identifier_str_mv ANTUNES, Josiane Xavier. Etnomatemática quilombola: unidades de medidas utilizadas em comunidades do Vale do Ribeira no ensino dos alunos EJA. Orientador: Fábio Fernandes Villela. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado profissional em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
8278443473986832
url https://hdl.handle.net/11449/255354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128640178716672