Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Rodrigo Carlos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rosa, Milton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11436
Resumo: Neste artigo, apresentam-se alguns resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado referente ao desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos sob a perspectiva do Programa Etnomatemática. Para tanto, discute-se a conexão entre a Cultura Surda e o Programa Etnomatemática e se descreve um panorama sobre a Educação Matemática e Financeira para alunos Surdos que se comunicam em Libras. Em seguida, delineia-se o perfil dos participantes, bem como é realizada uma breve descrição da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), que foi o design metodológico utilizado para conduzir este estudo. Por fim, discute-se a importância de se trabalhar a Educação Financeira com esse grupo cultural de alunos em uma perspectiva Etnomatemática. Os resultados obtidos neste estudo mostram que uma contribuição importante do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da educação financeira dos alunos Surdos foi evidenciar o respeito e a atenção à sua cultura e, também, às suas vivências cotidianas.
id UFOP_7fe40150a59f2f23ec4984b099c1b281
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11436
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática.Financial education to deaf students using an ethnomathematical perspective.Programa etnomatemáticaEthnomathematics programNeste artigo, apresentam-se alguns resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado referente ao desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos sob a perspectiva do Programa Etnomatemática. Para tanto, discute-se a conexão entre a Cultura Surda e o Programa Etnomatemática e se descreve um panorama sobre a Educação Matemática e Financeira para alunos Surdos que se comunicam em Libras. Em seguida, delineia-se o perfil dos participantes, bem como é realizada uma breve descrição da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), que foi o design metodológico utilizado para conduzir este estudo. Por fim, discute-se a importância de se trabalhar a Educação Financeira com esse grupo cultural de alunos em uma perspectiva Etnomatemática. Os resultados obtidos neste estudo mostram que uma contribuição importante do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da educação financeira dos alunos Surdos foi evidenciar o respeito e a atenção à sua cultura e, também, às suas vivências cotidianas.In this article, we present results obtained in research concerning the development of Financial Education for Deaf students under the perspective of the Ethnomathematics Program. Here, we discuss the connection between Deaf Culture and an Ethnomathematics Program where we describe the general picture about Mathematical and Financial Education for Deaf students who communicate in Libras99brazilianlibras (Brazilian sign language). Next, we outline participants' profile, as well as a brief description of Grounded Theory, the methodological design used to conduct this study. Finally, we discuss the importance of working in Financial Education with this cultural group of students in an ethnomathematical perspective. The results obtained in this study show that an important contribution of the Ethnomathematics Program to the development of the financial education of the Deaf students was to show respect and attention to their culture and also to their everyday experiences.2019-06-05T17:27:43Z2019-06-05T17:27:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINHEIRO, R. C.;ROSA, M. Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática. Educação Matemática em Revista, v. 23, p. 229-245, 2018. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1115>. Acesso em: 19 mar. 2019.2317-904Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11436Todo o conteúdo do periódico Educação Matemática em Revista, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação Matemática em Revista <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4698&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 09 fev. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Rodrigo CarlosRosa, Miltonporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-05T17:27:43Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11436Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-05T17:27:43Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática.
Financial education to deaf students using an ethnomathematical perspective.
title Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática.
spellingShingle Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática.
Pinheiro, Rodrigo Carlos
Programa etnomatemática
Ethnomathematics program
title_short Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática.
title_full Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática.
title_fullStr Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática.
title_full_unstemmed Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática.
title_sort Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática.
author Pinheiro, Rodrigo Carlos
author_facet Pinheiro, Rodrigo Carlos
Rosa, Milton
author_role author
author2 Rosa, Milton
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Rodrigo Carlos
Rosa, Milton
dc.subject.por.fl_str_mv Programa etnomatemática
Ethnomathematics program
topic Programa etnomatemática
Ethnomathematics program
description Neste artigo, apresentam-se alguns resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado referente ao desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos sob a perspectiva do Programa Etnomatemática. Para tanto, discute-se a conexão entre a Cultura Surda e o Programa Etnomatemática e se descreve um panorama sobre a Educação Matemática e Financeira para alunos Surdos que se comunicam em Libras. Em seguida, delineia-se o perfil dos participantes, bem como é realizada uma breve descrição da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), que foi o design metodológico utilizado para conduzir este estudo. Por fim, discute-se a importância de se trabalhar a Educação Financeira com esse grupo cultural de alunos em uma perspectiva Etnomatemática. Os resultados obtidos neste estudo mostram que uma contribuição importante do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da educação financeira dos alunos Surdos foi evidenciar o respeito e a atenção à sua cultura e, também, às suas vivências cotidianas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-05T17:27:43Z
2019-06-05T17:27:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, R. C.;ROSA, M. Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática. Educação Matemática em Revista, v. 23, p. 229-245, 2018. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1115>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2317-904X
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11436
identifier_str_mv PINHEIRO, R. C.;ROSA, M. Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática. Educação Matemática em Revista, v. 23, p. 229-245, 2018. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1115>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2317-904X
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002824632500224