Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11436 |
Resumo: | Neste artigo, apresentam-se alguns resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado referente ao desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos sob a perspectiva do Programa Etnomatemática. Para tanto, discute-se a conexão entre a Cultura Surda e o Programa Etnomatemática e se descreve um panorama sobre a Educação Matemática e Financeira para alunos Surdos que se comunicam em Libras. Em seguida, delineia-se o perfil dos participantes, bem como é realizada uma breve descrição da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), que foi o design metodológico utilizado para conduzir este estudo. Por fim, discute-se a importância de se trabalhar a Educação Financeira com esse grupo cultural de alunos em uma perspectiva Etnomatemática. Os resultados obtidos neste estudo mostram que uma contribuição importante do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da educação financeira dos alunos Surdos foi evidenciar o respeito e a atenção à sua cultura e, também, às suas vivências cotidianas. |
id |
UFOP_7fe40150a59f2f23ec4984b099c1b281 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/11436 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática.Financial education to deaf students using an ethnomathematical perspective.Programa etnomatemáticaEthnomathematics programNeste artigo, apresentam-se alguns resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado referente ao desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos sob a perspectiva do Programa Etnomatemática. Para tanto, discute-se a conexão entre a Cultura Surda e o Programa Etnomatemática e se descreve um panorama sobre a Educação Matemática e Financeira para alunos Surdos que se comunicam em Libras. Em seguida, delineia-se o perfil dos participantes, bem como é realizada uma breve descrição da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), que foi o design metodológico utilizado para conduzir este estudo. Por fim, discute-se a importância de se trabalhar a Educação Financeira com esse grupo cultural de alunos em uma perspectiva Etnomatemática. Os resultados obtidos neste estudo mostram que uma contribuição importante do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da educação financeira dos alunos Surdos foi evidenciar o respeito e a atenção à sua cultura e, também, às suas vivências cotidianas.In this article, we present results obtained in research concerning the development of Financial Education for Deaf students under the perspective of the Ethnomathematics Program. Here, we discuss the connection between Deaf Culture and an Ethnomathematics Program where we describe the general picture about Mathematical and Financial Education for Deaf students who communicate in Libras99brazilianlibras (Brazilian sign language). Next, we outline participants' profile, as well as a brief description of Grounded Theory, the methodological design used to conduct this study. Finally, we discuss the importance of working in Financial Education with this cultural group of students in an ethnomathematical perspective. The results obtained in this study show that an important contribution of the Ethnomathematics Program to the development of the financial education of the Deaf students was to show respect and attention to their culture and also to their everyday experiences.2019-06-05T17:27:43Z2019-06-05T17:27:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINHEIRO, R. C.;ROSA, M. Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática. Educação Matemática em Revista, v. 23, p. 229-245, 2018. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1115>. Acesso em: 19 mar. 2019.2317-904Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11436Todo o conteúdo do periódico Educação Matemática em Revista, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação Matemática em Revista <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4698&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 09 fev. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Rodrigo CarlosRosa, Miltonporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-05T17:27:43Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11436Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-05T17:27:43Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática. Financial education to deaf students using an ethnomathematical perspective. |
title |
Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática. |
spellingShingle |
Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática. Pinheiro, Rodrigo Carlos Programa etnomatemática Ethnomathematics program |
title_short |
Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática. |
title_full |
Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática. |
title_fullStr |
Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática. |
title_full_unstemmed |
Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática. |
title_sort |
Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática. |
author |
Pinheiro, Rodrigo Carlos |
author_facet |
Pinheiro, Rodrigo Carlos Rosa, Milton |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Milton |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Rodrigo Carlos Rosa, Milton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa etnomatemática Ethnomathematics program |
topic |
Programa etnomatemática Ethnomathematics program |
description |
Neste artigo, apresentam-se alguns resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado referente ao desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos sob a perspectiva do Programa Etnomatemática. Para tanto, discute-se a conexão entre a Cultura Surda e o Programa Etnomatemática e se descreve um panorama sobre a Educação Matemática e Financeira para alunos Surdos que se comunicam em Libras. Em seguida, delineia-se o perfil dos participantes, bem como é realizada uma breve descrição da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), que foi o design metodológico utilizado para conduzir este estudo. Por fim, discute-se a importância de se trabalhar a Educação Financeira com esse grupo cultural de alunos em uma perspectiva Etnomatemática. Os resultados obtidos neste estudo mostram que uma contribuição importante do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da educação financeira dos alunos Surdos foi evidenciar o respeito e a atenção à sua cultura e, também, às suas vivências cotidianas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-06-05T17:27:43Z 2019-06-05T17:27:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINHEIRO, R. C.;ROSA, M. Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática. Educação Matemática em Revista, v. 23, p. 229-245, 2018. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1115>. Acesso em: 19 mar. 2019. 2317-904X http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11436 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, R. C.;ROSA, M. Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática. Educação Matemática em Revista, v. 23, p. 229-245, 2018. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1115>. Acesso em: 19 mar. 2019. 2317-904X |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002824632500224 |