O ensino do conceito de função e conceitos relacionados a partir da resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botta, Eliane Saliba [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91063
Resumo: Este trabalho de pesquisa se refere ao ensino e à aprendizagem do conceito de função, no Ensino Fundamental e Médio, fazendo uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas e, também, fazendo uso de análise de erros e concepções errôneas. Duas questões básicas que podem resumir o propósito deste trabalho são as seguintes: (1) É possível antecipar a introdução do conceito de função para as diversas séries do Ensino Fundamental II, com o uso da metodologia acima mencionada? (2) Como o estudo dos erros cometidos pelos alunos pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem? Procuramos respostas para essas questões ao analisarmos trabalhos de alunos das diferentes séries dos ensinos Fundamental e Médio, realizados em sala de aula, sob nossa orientação como professora-pesquisadora. As respostas a essas questões se apoiaram em pontos-chave desta pesquisa, referentes a diferentes concepções da álgebra, a princípios da aprendizagem, e a estudo de erros. A análise desses trabalhos nos leva a pensar que é possível antecipar o ensino do conceito de função para a 5a série /6° ano do Ensino Fundamental, de forma intuitiva, ao invés de, como o usual, introduzi-lo formalmente na 1ª série do Ensino Médio. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizamos a Metodologia de Pesquisa de Thomas A. Romberg
id UNSP_685321e2307ab9f250b776a8bec24261
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91063
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino do conceito de função e conceitos relacionados a partir da resolução de problemasÁlgebraCurriculosAprendizagemEnsinoEstudo de errosConcepções errôneasEstudo de funçõesConceito de funçãoResolução de problemasMisconceptionsStudy of functionsConcept of function in the school curriculumProblem solvingEste trabalho de pesquisa se refere ao ensino e à aprendizagem do conceito de função, no Ensino Fundamental e Médio, fazendo uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas e, também, fazendo uso de análise de erros e concepções errôneas. Duas questões básicas que podem resumir o propósito deste trabalho são as seguintes: (1) É possível antecipar a introdução do conceito de função para as diversas séries do Ensino Fundamental II, com o uso da metodologia acima mencionada? (2) Como o estudo dos erros cometidos pelos alunos pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem? Procuramos respostas para essas questões ao analisarmos trabalhos de alunos das diferentes séries dos ensinos Fundamental e Médio, realizados em sala de aula, sob nossa orientação como professora-pesquisadora. As respostas a essas questões se apoiaram em pontos-chave desta pesquisa, referentes a diferentes concepções da álgebra, a princípios da aprendizagem, e a estudo de erros. A análise desses trabalhos nos leva a pensar que é possível antecipar o ensino do conceito de função para a 5a série /6° ano do Ensino Fundamental, de forma intuitiva, ao invés de, como o usual, introduzi-lo formalmente na 1ª série do Ensino Médio. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizamos a Metodologia de Pesquisa de Thomas A. RombergThis research refers to the teaching and learning of the function concept in elementary school and school, making use of the Mathematics Teaching - Learning - Assessment through Problem Solving Methodology and also making use of error analysis and misconceptions. Two basic questions that can summarize the purpose of this study are: (1) Is it possible to anticipate the introduction of the concept of function for the various grades, II, using the methodology mentioned above? (2) How to study the mistakes made by students can help in the teaching-learning process? We seek answers to these questions by analyzing the works of students of different grades of elementary and high schools, conducted in the classroom, under our guidance as a teacher-researcher. The answers to these questions were supported by key points of this research, referring to different concepts of algebra, to principles of learning and study of errors. The analysis of these students works leads us to think that we can anticipate the teaching of the concept of function to the 5th grade / 6th grade of elementary school, intuitively, rather than, as usual, introduce it formally in first grade of High School. This research was developed following the Research Methodology presented by Thomas A. RombergSee-SpUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Botta, Eliane Saliba [UNESP]2014-06-11T19:24:52Z2014-06-11T19:24:52Z2010-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis426 f. : il.application/pdfBOTTA, Eliane Saliba. O ensino do conceito de função e conceitos relacionados a partir da resolução de problemas. 2010. 426 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.http://hdl.handle.net/11449/91063000631313botta_es_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T06:13:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91063Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:15:13.346973Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do conceito de função e conceitos relacionados a partir da resolução de problemas
title O ensino do conceito de função e conceitos relacionados a partir da resolução de problemas
spellingShingle O ensino do conceito de função e conceitos relacionados a partir da resolução de problemas
Botta, Eliane Saliba [UNESP]
Álgebra
Curriculos
Aprendizagem
Ensino
Estudo de erros
Concepções errôneas
Estudo de funções
Conceito de função
Resolução de problemas
Misconceptions
Study of functions
Concept of function in the school curriculum
Problem solving
title_short O ensino do conceito de função e conceitos relacionados a partir da resolução de problemas
title_full O ensino do conceito de função e conceitos relacionados a partir da resolução de problemas
title_fullStr O ensino do conceito de função e conceitos relacionados a partir da resolução de problemas
title_full_unstemmed O ensino do conceito de função e conceitos relacionados a partir da resolução de problemas
title_sort O ensino do conceito de função e conceitos relacionados a partir da resolução de problemas
author Botta, Eliane Saliba [UNESP]
author_facet Botta, Eliane Saliba [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Botta, Eliane Saliba [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra
Curriculos
Aprendizagem
Ensino
Estudo de erros
Concepções errôneas
Estudo de funções
Conceito de função
Resolução de problemas
Misconceptions
Study of functions
Concept of function in the school curriculum
Problem solving
topic Álgebra
Curriculos
Aprendizagem
Ensino
Estudo de erros
Concepções errôneas
Estudo de funções
Conceito de função
Resolução de problemas
Misconceptions
Study of functions
Concept of function in the school curriculum
Problem solving
description Este trabalho de pesquisa se refere ao ensino e à aprendizagem do conceito de função, no Ensino Fundamental e Médio, fazendo uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas e, também, fazendo uso de análise de erros e concepções errôneas. Duas questões básicas que podem resumir o propósito deste trabalho são as seguintes: (1) É possível antecipar a introdução do conceito de função para as diversas séries do Ensino Fundamental II, com o uso da metodologia acima mencionada? (2) Como o estudo dos erros cometidos pelos alunos pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem? Procuramos respostas para essas questões ao analisarmos trabalhos de alunos das diferentes séries dos ensinos Fundamental e Médio, realizados em sala de aula, sob nossa orientação como professora-pesquisadora. As respostas a essas questões se apoiaram em pontos-chave desta pesquisa, referentes a diferentes concepções da álgebra, a princípios da aprendizagem, e a estudo de erros. A análise desses trabalhos nos leva a pensar que é possível antecipar o ensino do conceito de função para a 5a série /6° ano do Ensino Fundamental, de forma intuitiva, ao invés de, como o usual, introduzi-lo formalmente na 1ª série do Ensino Médio. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizamos a Metodologia de Pesquisa de Thomas A. Romberg
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-31
2014-06-11T19:24:52Z
2014-06-11T19:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOTTA, Eliane Saliba. O ensino do conceito de função e conceitos relacionados a partir da resolução de problemas. 2010. 426 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/91063
000631313
botta_es_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv BOTTA, Eliane Saliba. O ensino do conceito de função e conceitos relacionados a partir da resolução de problemas. 2010. 426 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.
000631313
botta_es_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 426 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128779792416768