Formação docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada de professores de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vania Fernandes e [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102044
Resumo: A Educação em Ciências enfrenta um desafio contemporâneo voltado para a construção de conhecimentos que contribuam para a formação de cidadãos críticos. Para tanto, torna-se necessário o desenvolvimento profissional dos professores, a fim de que os conhecimentos científicos sejam discutidos e que o Ensino de Ciências realize-se com qualidade. Para o professor desempenhar essa tarefa, a formação inicial é insuficiente, pois, em seu processo formativo, esta é uma das frases do desenvolvimento profissional e, por isso, possui algumas limitações cujos impactos têm imposto a necessidade da criação de novos espaços que ofereçam formação continuada, como por exemplo, os Centros de Ciências. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo investigar as contribuições e as limitações de um desses Centros para o processo formativo de docentes, tornando como amostra o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG, o qual realizou um curso de formação continuada, intitulado: O uso do experimento no Ensino de Química, com vinte e cinco docentes do Ensino Médio de escolas públicas dessa cidade. Para tanto, foram percorridas as seguintes etapas: (a) Análise sobre a constituição dos Centros de Ciências, no Brasil, enfocando os seus objetivos e as suas finalidades. (b) Reflexão sobre a formação continuada de professores de Ciências, abordando aspectos da legislação vigente e das políticas de formação continuada de docentes da Educação Básica. (c) Coleta de dados, através de entrevistas semiesetruturadas e observação participante. (d) Análise dos dados coletados à luz do referencial teórico, utilizando o conjunto de técnicas da análise de conteúdo. Através dos resultados obtidos, percebeu-se que os docentes reconheceram como o diferencial desse curso do Centro de Ciências as seguintes contribuições: disponibilidade de recursos...
id UNSP_6925b0324730e7cfe955ab88db2ca21e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102044
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada de professores de químicaProfessoresQuímica - Formação de professoresEducação permanenteQuímica (Segundo grau) - Estudo e ensinoTeachersA Educação em Ciências enfrenta um desafio contemporâneo voltado para a construção de conhecimentos que contribuam para a formação de cidadãos críticos. Para tanto, torna-se necessário o desenvolvimento profissional dos professores, a fim de que os conhecimentos científicos sejam discutidos e que o Ensino de Ciências realize-se com qualidade. Para o professor desempenhar essa tarefa, a formação inicial é insuficiente, pois, em seu processo formativo, esta é uma das frases do desenvolvimento profissional e, por isso, possui algumas limitações cujos impactos têm imposto a necessidade da criação de novos espaços que ofereçam formação continuada, como por exemplo, os Centros de Ciências. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo investigar as contribuições e as limitações de um desses Centros para o processo formativo de docentes, tornando como amostra o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG, o qual realizou um curso de formação continuada, intitulado: O uso do experimento no Ensino de Química, com vinte e cinco docentes do Ensino Médio de escolas públicas dessa cidade. Para tanto, foram percorridas as seguintes etapas: (a) Análise sobre a constituição dos Centros de Ciências, no Brasil, enfocando os seus objetivos e as suas finalidades. (b) Reflexão sobre a formação continuada de professores de Ciências, abordando aspectos da legislação vigente e das políticas de formação continuada de docentes da Educação Básica. (c) Coleta de dados, através de entrevistas semiesetruturadas e observação participante. (d) Análise dos dados coletados à luz do referencial teórico, utilizando o conjunto de técnicas da análise de conteúdo. Através dos resultados obtidos, percebeu-se que os docentes reconheceram como o diferencial desse curso do Centro de Ciências as seguintes contribuições: disponibilidade de recursos...The Science Education faces a contemporary challenge related to the construction of knowledge that contributes to the formation of critical citizens. For that, it becomes necessary the professional development of teachers, so that scientific acquirements are discussed and the quality of the Science Teaching can be taken place. To perform this task the initial training is insufficient because, in teachers' formation process, this is only one of the stages of professional development with some specific limitations whose impacts have imposed the need of creating new spaces that offer continuing education, such as the Science Centers. Therefore, this study aimed to investigate the contributions and limitations of these centers for the training of teachers, taking as sample the Federal University of Juiz de For Science Center (UFJF), MG, which held a continuing education course entitled: The use of experiment in the Teaching of Chemistry, with twenty-five High School teachers of public schools. For that, we performed the following steps: (a) Analysis of the constitution of the Science Centers in Brazil, focusing on their objectives and purposes; (b) Reflection about continuing education of Science teachers, adressing aspects of current legislation and policies for continuing education of Basic Education teachers; (c) Data collection through semi-structured interviews and participant observation; (d) Analysis of data collected in the light of the theoretical framework, using a set of techniques of content analysis. Through the results, it was found that teachers recognized as the differential of this course of the Science Center the following contributions: availability of material resources for practical teaching and free accesss to its infrastructure, and advice about the pedagogical content knowledge, facing the high shool, with encouraging reflection on practice... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Vania Fernandes e [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2013-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis219 f. : il.application/pdfSILVA, Vania Fernandes e. Formação docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada de professores de química. 2013. 219 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.http://hdl.handle.net/11449/102044000707233silva_vf_dr_bauru.pdf33004056079P095814680589219520000-0003-1626-7298Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-28T06:21:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102044Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:32:54.831651Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada de professores de química
title Formação docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada de professores de química
spellingShingle Formação docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada de professores de química
Silva, Vania Fernandes e [UNESP]
Professores
Química - Formação de professores
Educação permanente
Química (Segundo grau) - Estudo e ensino
Teachers
title_short Formação docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada de professores de química
title_full Formação docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada de professores de química
title_fullStr Formação docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada de professores de química
title_full_unstemmed Formação docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada de professores de química
title_sort Formação docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada de professores de química
author Silva, Vania Fernandes e [UNESP]
author_facet Silva, Vania Fernandes e [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Fernando [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vania Fernandes e [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Química - Formação de professores
Educação permanente
Química (Segundo grau) - Estudo e ensino
Teachers
topic Professores
Química - Formação de professores
Educação permanente
Química (Segundo grau) - Estudo e ensino
Teachers
description A Educação em Ciências enfrenta um desafio contemporâneo voltado para a construção de conhecimentos que contribuam para a formação de cidadãos críticos. Para tanto, torna-se necessário o desenvolvimento profissional dos professores, a fim de que os conhecimentos científicos sejam discutidos e que o Ensino de Ciências realize-se com qualidade. Para o professor desempenhar essa tarefa, a formação inicial é insuficiente, pois, em seu processo formativo, esta é uma das frases do desenvolvimento profissional e, por isso, possui algumas limitações cujos impactos têm imposto a necessidade da criação de novos espaços que ofereçam formação continuada, como por exemplo, os Centros de Ciências. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo investigar as contribuições e as limitações de um desses Centros para o processo formativo de docentes, tornando como amostra o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG, o qual realizou um curso de formação continuada, intitulado: O uso do experimento no Ensino de Química, com vinte e cinco docentes do Ensino Médio de escolas públicas dessa cidade. Para tanto, foram percorridas as seguintes etapas: (a) Análise sobre a constituição dos Centros de Ciências, no Brasil, enfocando os seus objetivos e as suas finalidades. (b) Reflexão sobre a formação continuada de professores de Ciências, abordando aspectos da legislação vigente e das políticas de formação continuada de docentes da Educação Básica. (c) Coleta de dados, através de entrevistas semiesetruturadas e observação participante. (d) Análise dos dados coletados à luz do referencial teórico, utilizando o conjunto de técnicas da análise de conteúdo. Através dos resultados obtidos, percebeu-se que os docentes reconheceram como o diferencial desse curso do Centro de Ciências as seguintes contribuições: disponibilidade de recursos...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-19
2014-06-11T19:31:41Z
2014-06-11T19:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Vania Fernandes e. Formação docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada de professores de química. 2013. 219 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/102044
000707233
silva_vf_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9581468058921952
0000-0003-1626-7298
identifier_str_mv SILVA, Vania Fernandes e. Formação docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada de professores de química. 2013. 219 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.
000707233
silva_vf_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9581468058921952
0000-0003-1626-7298
url http://hdl.handle.net/11449/102044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 219 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129333317861376