Ressignificação de saberes na formação continuada : a responsividade docente no estudo das marcas linguístico-enunciativas dos gêneros notícia e reportagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13859 |
Resumo: | Resumo: À luz da Linguística Aplicada, esta pesquisa consiste em um estudo teórico-metodológico, em contexto de formação continuada com professores do Ensino Médio, sobre os gêneros notícia e reportagem, com enfoque na análise das marcas linguístico-enunciativas, via relações dialógicas entre vozes anteriores e posteriores, presentes no enunciado O trabalho parte da hipótese de que, se os docentes obtiverem embasamento teórico-metodológico a respeito do trabalho com os gêneros discursivos, tomando-os como objeto de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, poderão realizar um trabalho mais significativo, a partir de propostas pedagógicas produtivas, que visem à formação de leitores críticos e produtores competentes de textos Desse modo, a investigação tem como objetivo geral compreender a responsividade de professoras de Língua Portuguesa do Ensino Médio, da rede pública, proveniente do estudo, em contexto de formação continuada, para a elaboração e aplicação de um Plano de Trabalho Docente, com os gêneros discursivos notícia e reportagem A pesquisa, vinculada ao Projeto de Pesquisa Análise linguística: contextualização às práticas de leitura e de produção textual (UEL), o qual integra o Grupo de Pesquisa FELIP – Formação e Ensino em Língua Portuguesa (UEL-CNPq), pauta-se na perspectiva sócio-histórica da linguagem, embasada nos pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin e de pesquisadores que seguem esta vertente Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de caráter etnográfico-colaborativo, em que foram realizados encontros de formação continuada, para discussões teóricas, estudo sobre os gêneros notícia e reportagem, seleção e análise de textos-enunciados pertencentes a esses gêneros, elaboração de proposta pedagógica, orientação, via e-mail, durante a aplicação da proposta em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio Os resultados demonstram que, no processo de formação continuada, houve manifestações da responsividade ativa, sobretudo da Professora A, expansiva ao questionamento, comentário, exemplificação, explicação, discordância, crítica, sugestão e opinião Também houve grande recorrência da responsividade silenciosa de dúvida e de compreensão, demonstrando que as docentes encontravam-se em momento de internalização do conhecimento As Professoras B e C evidenciaram responsividade ativa sem expansão, quando apenas concordavam para que a discussão prosseguisse, e responsividade passiva sem expansão de desconsideração, quando não realizaram algumas atividades, impossibilitando a manutenção do diálogo Com relação aos enunciados analisados, observou-se a predominância da relação dialógica com elos posteriores, destacando-se os movimentos de direcionamento e interpelação, comprovando que não há discurso neutro |
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Ressignificação de saberes na formação continuada : a responsividade docente no estudo das marcas linguístico-enunciativas dos gêneros notícia e reportagemLinguística aplicadaProfessores de ensino de segundo grauFormaçãoEducação permanenteApplied LinguisticsTraining ofHigh school teachersResumo: À luz da Linguística Aplicada, esta pesquisa consiste em um estudo teórico-metodológico, em contexto de formação continuada com professores do Ensino Médio, sobre os gêneros notícia e reportagem, com enfoque na análise das marcas linguístico-enunciativas, via relações dialógicas entre vozes anteriores e posteriores, presentes no enunciado O trabalho parte da hipótese de que, se os docentes obtiverem embasamento teórico-metodológico a respeito do trabalho com os gêneros discursivos, tomando-os como objeto de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, poderão realizar um trabalho mais significativo, a partir de propostas pedagógicas produtivas, que visem à formação de leitores críticos e produtores competentes de textos Desse modo, a investigação tem como objetivo geral compreender a responsividade de professoras de Língua Portuguesa do Ensino Médio, da rede pública, proveniente do estudo, em contexto de formação continuada, para a elaboração e aplicação de um Plano de Trabalho Docente, com os gêneros discursivos notícia e reportagem A pesquisa, vinculada ao Projeto de Pesquisa Análise linguística: contextualização às práticas de leitura e de produção textual (UEL), o qual integra o Grupo de Pesquisa FELIP – Formação e Ensino em Língua Portuguesa (UEL-CNPq), pauta-se na perspectiva sócio-histórica da linguagem, embasada nos pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin e de pesquisadores que seguem esta vertente Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de caráter etnográfico-colaborativo, em que foram realizados encontros de formação continuada, para discussões teóricas, estudo sobre os gêneros notícia e reportagem, seleção e análise de textos-enunciados pertencentes a esses gêneros, elaboração de proposta pedagógica, orientação, via e-mail, durante a aplicação da proposta em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio Os resultados demonstram que, no processo de formação continuada, houve manifestações da responsividade ativa, sobretudo da Professora A, expansiva ao questionamento, comentário, exemplificação, explicação, discordância, crítica, sugestão e opinião Também houve grande recorrência da responsividade silenciosa de dúvida e de compreensão, demonstrando que as docentes encontravam-se em momento de internalização do conhecimento As Professoras B e C evidenciaram responsividade ativa sem expansão, quando apenas concordavam para que a discussão prosseguisse, e responsividade passiva sem expansão de desconsideração, quando não realizaram algumas atividades, impossibilitando a manutenção do diálogo Com relação aos enunciados analisados, observou-se a predominância da relação dialógica com elos posteriores, destacando-se os movimentos de direcionamento e interpelação, comprovando que não há discurso neutroTese (Doutorado em Estudo da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Situated within the Applied Linguistics field, this research consists of a theoretical-methodological study about the news and the reporting genres which is carried out with Ensino Médio (High School) teachers in a continuous education context It analyses the linguistic-enunciative marks present in the utterances by means of the dialogical relations between previous voices and those uttered afterwards It is assumed that, having in mind the education of critical readers and competent writers, teachers can develop more significant activities based on productive pedagogical proposals if they have theoretical and methodological knowledge about the speech genres and if they take them as an obejct of learning and teaching the Portuguese language The main objective here is to understand public school Portuguese language teachers’ responsivity resulting from their experience in designing and developing a Teaching Plan with the news and the reporting genres in a Ensino Médio continuous education context The research is part of the Projeto de Pesquisa Análise linguística: contextualização às práticas de leitura e de produção textual (UEL), which includes the Research Group FELIP – Formação e Ensino em Língua Portuguesa (UEL-CNPq) and is grounded on the socio-historical perspective of language according to the theoretical assumptions of the Bakhtinian Circle and other researchers within this perspective It is a qualitative-interpretive research of the ethnographic-colaborative type and its methodological procedures include continuous education meetings for theoretical discussion, the study of the news and the reporting genres, text selection and analysis belonging to the genres under study, the design of the pedagogical proposal, supervision via e-mail during the development of the proposal in an Ensino Médio first year class Data demonstrate that events of active responsivity have been observed in the continuous education process of the participants, mainly Teacher A’s, and they were categorized as questioning, comments, exemplification, explanation, disagreement, criticism, suggestion and opinion Silent responsivity of doubt and understanding was also highly recurrent, indicating that the participants were in their process of knowledge internalyzation The Teachers B and C, in turn, actively responded without expansion when they simply showed agreement so that the discussion proceeded Passive responsivity without expansion of disregard was observed when they did not do some activities, hindering the dialogue as a result With regard to the texts analysed, the dialogical relation with links coming afterwards was predominant with emphasis being laid on the guiding and interpelling movements which shows that there is not such a thing as a neutral discoursePerfeito, Alba Maria [Orientador]Furlanetto, Maria MartaMenegassi, Renilson JoséMafra, Núbio Delanne FerrazJoanilho, Mariângela Peccioli GalliOhuschi, Márcia Cristina Greco2024-05-01T14:19:56Z2024-05-01T14:19:56Z2013.0004.03.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13859porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13859Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - 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