A formação de professores de Química na proposta de estruturação curricular modular na UEPA – Campus VII - Conceição do Araguaia/PA, na perspectiva de formadores e licenciandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Milta Mariane da Mata
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192249
Resumo: Esta tese se propõe a analisar, a partir da perspectiva de formadores e licenciandos, a formação inicial em licenciatura no curso de Ciências Naturais-Química, da Universidade do Estado do Pará-UEPA, bem como os limites e possibilidades no contexto dessa formação, num campus localizado na microrregião de integração do Araguaia, no sul do Pará, local onde estão inseridos os atores sociais. A pesquisa ancora-se em uma base qualitativa e entre as diferentes abordagens escolheu-se o Estudo de Caso. Como principal instrumento de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada cujos dados foram tratados à luz da análise temática de conteúdo. Os resultados oriundos desse trabalho de campo foram confrontados com os aportes suscitados na discussão através do embasamento da literatura nas teorizações do currículo e os possíveis fatores que podem estar contribuindo para as atuais políticas de currículo, além de adentrar na teoria de Pierre Bourdieu especificamente quanto ao habitus e à violência simbólica. Os resultados obtidos refletem que a estrutura curricular e as condições de funcionamento do curso ainda estão longe de serem suficientes para a formação desejada por licenciandos e formadores. Notou-se um grande desafio tendo em vista as inúmeras limitações que a universidade enfrenta na tentativa de consolidar o curso de Licenciatura em Química, apresentando fragilidades como: infraestrutura, falta de laboratórios, bibliotecas dotadas de literatura específica, a prática ativa de projetos que contemplem Ensino, Pesquisa e Extensão, descentralização dos campi do interior e, principalmente, a dificuldade em manter um corpo docente atuante e efetivo que tenha um olhar especial para a formação de professores de Química no interior do estado. Houve a necessidade de recorrermos à teoria de Bourdieu, isso porque, ao longo da análise de dados e categorização, emergidas das respostas de todos os participantes, foram observadas a existência e prevalência de habitus e violência simbólica, vinculados, assim, dos problemas apontados pelos participantes à questão sociológica, em consequência à maneira como é organizada a formação nos campi do interior. Além disso, percebe-se que o estado parece se manter “neutro” em sua responsabilidade para com o ensino superior. Por outro lado, reconhece-se a importância da presença da Universidade para atender o público do interior, levando em consideração a grandeza territorial do estado.
id UNSP_698ae03f3adf8d55deb50b417609144a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192249
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação de professores de Química na proposta de estruturação curricular modular na UEPA – Campus VII - Conceição do Araguaia/PA, na perspectiva de formadores e licenciandosThe formation of chemistry teachers in the proposal of modular curricular structure in UEPA - campus VII - Conceição do Araguaia / PA, from the perspective of trainers and graduatesFormação de ProfessoresEstruturação CurricularLimites e possibilidadesFormação de professoresEstruturação curricularLimites e possibilidadesLimits and possibilitiesTeacher trainingCurriculum structureEsta tese se propõe a analisar, a partir da perspectiva de formadores e licenciandos, a formação inicial em licenciatura no curso de Ciências Naturais-Química, da Universidade do Estado do Pará-UEPA, bem como os limites e possibilidades no contexto dessa formação, num campus localizado na microrregião de integração do Araguaia, no sul do Pará, local onde estão inseridos os atores sociais. A pesquisa ancora-se em uma base qualitativa e entre as diferentes abordagens escolheu-se o Estudo de Caso. Como principal instrumento de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada cujos dados foram tratados à luz da análise temática de conteúdo. Os resultados oriundos desse trabalho de campo foram confrontados com os aportes suscitados na discussão através do embasamento da literatura nas teorizações do currículo e os possíveis fatores que podem estar contribuindo para as atuais políticas de currículo, além de adentrar na teoria de Pierre Bourdieu especificamente quanto ao habitus e à violência simbólica. Os resultados obtidos refletem que a estrutura curricular e as condições de funcionamento do curso ainda estão longe de serem suficientes para a formação desejada por licenciandos e formadores. Notou-se um grande desafio tendo em vista as inúmeras limitações que a universidade enfrenta na tentativa de consolidar o curso de Licenciatura em Química, apresentando fragilidades como: infraestrutura, falta de laboratórios, bibliotecas dotadas de literatura específica, a prática ativa de projetos que contemplem Ensino, Pesquisa e Extensão, descentralização dos campi do interior e, principalmente, a dificuldade em manter um corpo docente atuante e efetivo que tenha um olhar especial para a formação de professores de Química no interior do estado. Houve a necessidade de recorrermos à teoria de Bourdieu, isso porque, ao longo da análise de dados e categorização, emergidas das respostas de todos os participantes, foram observadas a existência e prevalência de habitus e violência simbólica, vinculados, assim, dos problemas apontados pelos participantes à questão sociológica, em consequência à maneira como é organizada a formação nos campi do interior. Além disso, percebe-se que o estado parece se manter “neutro” em sua responsabilidade para com o ensino superior. Por outro lado, reconhece-se a importância da presença da Universidade para atender o público do interior, levando em consideração a grandeza territorial do estado.This thesis proposes to analyze the initial education in the undergraduate course in Natural Sciences -Chemistry, from the perspective of teachers and undergraduates of Pará State University -UEPA, as well as the limits and possibilities in the context of such education, in a campus located in the Araguaia integration micro-region, in southern Pará, where the social actors are located. The research is anchored on a qualitative basis and among the different approaches was chosen the Case Study. As the main data collection instrument, the semi-structured interview was chosen, in which data were treated in the light of thematic content analysis. The results from this fieldwork were confronted withthe inputs raised in the discussion, by using literature-based theorizations of the curriculum and the possible factors that may be contributing to current curriculum policies, and also by entering Pierre Bourdieu's theory specifically about Habitusand symbolic violence. The results obtained reflect that the curriculum structure and operating conditions of the course are still far from sufficient for the desired education by undergraduates and teachers. A great challenge was noticed in view of thenumerous limitations that the university faces in trying to consolidate the Chemistry Graduation Course, presenting weaknesses such as: infrastructure, lack of laboratories, libraries with specific literature, the active practice of projects that contemplate Education, Research and Extension, decentralization of campuses in the inland areas and especially the difficulty in maintaining an active and effective teaching staff that has a special look at the training of chemistry teachers in the inland areas ofthe state. There was the need to refer to Bourdieu's theory because, throughout data analysis and categorization, there were lines from the participants responses that pointed to the existence and prevalence of habitusand symbolic violence, that associated to the problems brought out by the participants aboutthe sociological matter, as a consequence of the way in which the teacher's training is organized in the inland campuses. Moreover, it seems that the state remains “neutral” in its responsibility towards higher education. On the other hand, it is recognized the importance of the presence of the University to serve the inland population, considering the territorial grandeur of the state.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zuliani, Silvia Regina Quijdas Aro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Milta Mariane da Mata2020-04-20T14:14:13Z2020-04-20T14:14:13Z2020-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19224900093012133004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-23T06:22:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192249Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-23T06:22:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores de Química na proposta de estruturação curricular modular na UEPA – Campus VII - Conceição do Araguaia/PA, na perspectiva de formadores e licenciandos
The formation of chemistry teachers in the proposal of modular curricular structure in UEPA - campus VII - Conceição do Araguaia / PA, from the perspective of trainers and graduates
title A formação de professores de Química na proposta de estruturação curricular modular na UEPA – Campus VII - Conceição do Araguaia/PA, na perspectiva de formadores e licenciandos
spellingShingle A formação de professores de Química na proposta de estruturação curricular modular na UEPA – Campus VII - Conceição do Araguaia/PA, na perspectiva de formadores e licenciandos
Martins, Milta Mariane da Mata
Formação de Professores
Estruturação Curricular
Limites e possibilidades
Formação de professores
Estruturação curricular
Limites e possibilidades
Limits and possibilities
Teacher training
Curriculum structure
title_short A formação de professores de Química na proposta de estruturação curricular modular na UEPA – Campus VII - Conceição do Araguaia/PA, na perspectiva de formadores e licenciandos
title_full A formação de professores de Química na proposta de estruturação curricular modular na UEPA – Campus VII - Conceição do Araguaia/PA, na perspectiva de formadores e licenciandos
title_fullStr A formação de professores de Química na proposta de estruturação curricular modular na UEPA – Campus VII - Conceição do Araguaia/PA, na perspectiva de formadores e licenciandos
title_full_unstemmed A formação de professores de Química na proposta de estruturação curricular modular na UEPA – Campus VII - Conceição do Araguaia/PA, na perspectiva de formadores e licenciandos
title_sort A formação de professores de Química na proposta de estruturação curricular modular na UEPA – Campus VII - Conceição do Araguaia/PA, na perspectiva de formadores e licenciandos
author Martins, Milta Mariane da Mata
author_facet Martins, Milta Mariane da Mata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zuliani, Silvia Regina Quijdas Aro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Milta Mariane da Mata
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Estruturação Curricular
Limites e possibilidades
Formação de professores
Estruturação curricular
Limites e possibilidades
Limits and possibilities
Teacher training
Curriculum structure
topic Formação de Professores
Estruturação Curricular
Limites e possibilidades
Formação de professores
Estruturação curricular
Limites e possibilidades
Limits and possibilities
Teacher training
Curriculum structure
description Esta tese se propõe a analisar, a partir da perspectiva de formadores e licenciandos, a formação inicial em licenciatura no curso de Ciências Naturais-Química, da Universidade do Estado do Pará-UEPA, bem como os limites e possibilidades no contexto dessa formação, num campus localizado na microrregião de integração do Araguaia, no sul do Pará, local onde estão inseridos os atores sociais. A pesquisa ancora-se em uma base qualitativa e entre as diferentes abordagens escolheu-se o Estudo de Caso. Como principal instrumento de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada cujos dados foram tratados à luz da análise temática de conteúdo. Os resultados oriundos desse trabalho de campo foram confrontados com os aportes suscitados na discussão através do embasamento da literatura nas teorizações do currículo e os possíveis fatores que podem estar contribuindo para as atuais políticas de currículo, além de adentrar na teoria de Pierre Bourdieu especificamente quanto ao habitus e à violência simbólica. Os resultados obtidos refletem que a estrutura curricular e as condições de funcionamento do curso ainda estão longe de serem suficientes para a formação desejada por licenciandos e formadores. Notou-se um grande desafio tendo em vista as inúmeras limitações que a universidade enfrenta na tentativa de consolidar o curso de Licenciatura em Química, apresentando fragilidades como: infraestrutura, falta de laboratórios, bibliotecas dotadas de literatura específica, a prática ativa de projetos que contemplem Ensino, Pesquisa e Extensão, descentralização dos campi do interior e, principalmente, a dificuldade em manter um corpo docente atuante e efetivo que tenha um olhar especial para a formação de professores de Química no interior do estado. Houve a necessidade de recorrermos à teoria de Bourdieu, isso porque, ao longo da análise de dados e categorização, emergidas das respostas de todos os participantes, foram observadas a existência e prevalência de habitus e violência simbólica, vinculados, assim, dos problemas apontados pelos participantes à questão sociológica, em consequência à maneira como é organizada a formação nos campi do interior. Além disso, percebe-se que o estado parece se manter “neutro” em sua responsabilidade para com o ensino superior. Por outro lado, reconhece-se a importância da presença da Universidade para atender o público do interior, levando em consideração a grandeza territorial do estado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-20T14:14:13Z
2020-04-20T14:14:13Z
2020-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192249
000930121
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/192249
identifier_str_mv 000930121
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047083872092160