Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEDROSO, LEDA APARECIDA [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622001000200006
http://hdl.handle.net/11449/28251
Resumo: Este artigo analisa a persistência da marginalização e da exclusão social apesar da pretensa democratização da informação que estaria sendo viabilizada pela introdução de novas tecnologias nos meios de comunicação de massa, nas escolas e nos currículos escolares. Essas novas tecnologias (TV, vídeos, computadores conectados à Internet), tendo sido apropriadas pela Indústria Cultural, continuam produzindo analfabetos e os chamados analfabetos funcionais bem como, mais recentemente, os analfabetos ponto com. Tais recursos não vêm resultando em maior conhecimento e participação dos indivíduos nas decisões políticas e nos bens socio-culturais que ficam restritos a uma pequena minoria, a qual se poderia chamar pelo substantivo cidadão. A tentativa de superação dos modismos pedagógicos, buscando uma educação crítica e criativa em direção a objetivos emancipadores, é tarefa ainda a ser realizada.
id UNSP_699cc04e0e7b9358d109a57a965e5d2d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28251
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educaçãoCultural industry: some politics, cultural and social determinations in the educationIndústria CulturalTecnologias e Exclusão SocialEducação e TecnologiasCultural IndustryTechnology and Social ExclusionEducation and TechnologiesEste artigo analisa a persistência da marginalização e da exclusão social apesar da pretensa democratização da informação que estaria sendo viabilizada pela introdução de novas tecnologias nos meios de comunicação de massa, nas escolas e nos currículos escolares. Essas novas tecnologias (TV, vídeos, computadores conectados à Internet), tendo sido apropriadas pela Indústria Cultural, continuam produzindo analfabetos e os chamados analfabetos funcionais bem como, mais recentemente, os analfabetos ponto com. Tais recursos não vêm resultando em maior conhecimento e participação dos indivíduos nas decisões políticas e nos bens socio-culturais que ficam restritos a uma pequena minoria, a qual se poderia chamar pelo substantivo cidadão. A tentativa de superação dos modismos pedagógicos, buscando uma educação crítica e criativa em direção a objetivos emancipadores, é tarefa ainda a ser realizada.This paper analyzes the persistence of both the apartheid and social exclusion despite the supposed information democratization that would be made possible by the introdution of new technologies in the communication means at educational and institutions curricula. Such new technologies (TVs, VCRs, computers connected to the Internet), having been adopted by the cultural industry, continue producing illiterate people and known as functional illeterate as well as, lately, the illeterate dot com. These resources have generated neither greater knowledge nor individual participation in the political decisions and in the socio-cultural goods restricted to a minority of people who could be called citizens. The overcome of fashion pedagogic aiming critical and creative education driven to emancipating objectives is still a task to be accomplished.Universidade Estadual Paulista FCL Departamento de Ciências da EducaçãoGrupo de Estudos e Pesquisas: Indústria Cultural e EducaçãoUniversidade Estadual Paulista FCL Departamento de Ciências da EducaçãoCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grupo de Estudos e Pesquisas: Indústria Cultural e EducaçãoPEDROSO, LEDA APARECIDA [UNESP]2014-05-20T15:12:03Z2014-05-20T15:12:03Z2001-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article54-68application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622001000200006Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 21, n. 54, p. 54-68, 2001.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2825110.1590/S0101-32622001000200006S0101-32622001000200006S0101-32622001000200006.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28251Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:48:54.493391Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educação
Cultural industry: some politics, cultural and social determinations in the education
title Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educação
spellingShingle Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educação
PEDROSO, LEDA APARECIDA [UNESP]
Indústria Cultural
Tecnologias e Exclusão Social
Educação e Tecnologias
Cultural Industry
Technology and Social Exclusion
Education and Technologies
title_short Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educação
title_full Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educação
title_fullStr Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educação
title_full_unstemmed Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educação
title_sort Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educação
author PEDROSO, LEDA APARECIDA [UNESP]
author_facet PEDROSO, LEDA APARECIDA [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Grupo de Estudos e Pesquisas: Indústria Cultural e Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv PEDROSO, LEDA APARECIDA [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria Cultural
Tecnologias e Exclusão Social
Educação e Tecnologias
Cultural Industry
Technology and Social Exclusion
Education and Technologies
topic Indústria Cultural
Tecnologias e Exclusão Social
Educação e Tecnologias
Cultural Industry
Technology and Social Exclusion
Education and Technologies
description Este artigo analisa a persistência da marginalização e da exclusão social apesar da pretensa democratização da informação que estaria sendo viabilizada pela introdução de novas tecnologias nos meios de comunicação de massa, nas escolas e nos currículos escolares. Essas novas tecnologias (TV, vídeos, computadores conectados à Internet), tendo sido apropriadas pela Indústria Cultural, continuam produzindo analfabetos e os chamados analfabetos funcionais bem como, mais recentemente, os analfabetos ponto com. Tais recursos não vêm resultando em maior conhecimento e participação dos indivíduos nas decisões políticas e nos bens socio-culturais que ficam restritos a uma pequena minoria, a qual se poderia chamar pelo substantivo cidadão. A tentativa de superação dos modismos pedagógicos, buscando uma educação crítica e criativa em direção a objetivos emancipadores, é tarefa ainda a ser realizada.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-08-01
2014-05-20T15:12:03Z
2014-05-20T15:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622001000200006
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 21, n. 54, p. 54-68, 2001.
0101-3262
http://hdl.handle.net/11449/28251
10.1590/S0101-32622001000200006
S0101-32622001000200006
S0101-32622001000200006.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622001000200006
http://hdl.handle.net/11449/28251
identifier_str_mv Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 21, n. 54, p. 54-68, 2001.
0101-3262
10.1590/S0101-32622001000200006
S0101-32622001000200006
S0101-32622001000200006.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos CEDES
0,119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 54-68
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129554131189760