Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622001000200006 http://hdl.handle.net/11449/28251 |
Resumo: | Este artigo analisa a persistência da marginalização e da exclusão social apesar da pretensa democratização da informação que estaria sendo viabilizada pela introdução de novas tecnologias nos meios de comunicação de massa, nas escolas e nos currículos escolares. Essas novas tecnologias (TV, vídeos, computadores conectados à Internet), tendo sido apropriadas pela Indústria Cultural, continuam produzindo analfabetos e os chamados analfabetos funcionais bem como, mais recentemente, os analfabetos ponto com. Tais recursos não vêm resultando em maior conhecimento e participação dos indivíduos nas decisões políticas e nos bens socio-culturais que ficam restritos a uma pequena minoria, a qual se poderia chamar pelo substantivo cidadão. A tentativa de superação dos modismos pedagógicos, buscando uma educação crítica e criativa em direção a objetivos emancipadores, é tarefa ainda a ser realizada. |
id |
UNSP_699cc04e0e7b9358d109a57a965e5d2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28251 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educaçãoCultural industry: some politics, cultural and social determinations in the educationIndústria CulturalTecnologias e Exclusão SocialEducação e TecnologiasCultural IndustryTechnology and Social ExclusionEducation and TechnologiesEste artigo analisa a persistência da marginalização e da exclusão social apesar da pretensa democratização da informação que estaria sendo viabilizada pela introdução de novas tecnologias nos meios de comunicação de massa, nas escolas e nos currículos escolares. Essas novas tecnologias (TV, vídeos, computadores conectados à Internet), tendo sido apropriadas pela Indústria Cultural, continuam produzindo analfabetos e os chamados analfabetos funcionais bem como, mais recentemente, os analfabetos ponto com. Tais recursos não vêm resultando em maior conhecimento e participação dos indivíduos nas decisões políticas e nos bens socio-culturais que ficam restritos a uma pequena minoria, a qual se poderia chamar pelo substantivo cidadão. A tentativa de superação dos modismos pedagógicos, buscando uma educação crítica e criativa em direção a objetivos emancipadores, é tarefa ainda a ser realizada.This paper analyzes the persistence of both the apartheid and social exclusion despite the supposed information democratization that would be made possible by the introdution of new technologies in the communication means at educational and institutions curricula. Such new technologies (TVs, VCRs, computers connected to the Internet), having been adopted by the cultural industry, continue producing illiterate people and known as functional illeterate as well as, lately, the illeterate dot com. These resources have generated neither greater knowledge nor individual participation in the political decisions and in the socio-cultural goods restricted to a minority of people who could be called citizens. The overcome of fashion pedagogic aiming critical and creative education driven to emancipating objectives is still a task to be accomplished.Universidade Estadual Paulista FCL Departamento de Ciências da EducaçãoGrupo de Estudos e Pesquisas: Indústria Cultural e EducaçãoUniversidade Estadual Paulista FCL Departamento de Ciências da EducaçãoCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grupo de Estudos e Pesquisas: Indústria Cultural e EducaçãoPEDROSO, LEDA APARECIDA [UNESP]2014-05-20T15:12:03Z2014-05-20T15:12:03Z2001-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article54-68application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622001000200006Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 21, n. 54, p. 54-68, 2001.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2825110.1590/S0101-32622001000200006S0101-32622001000200006S0101-32622001000200006.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28251Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:48:54.493391Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educação Cultural industry: some politics, cultural and social determinations in the education |
title |
Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educação |
spellingShingle |
Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educação PEDROSO, LEDA APARECIDA [UNESP] Indústria Cultural Tecnologias e Exclusão Social Educação e Tecnologias Cultural Industry Technology and Social Exclusion Education and Technologies |
title_short |
Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educação |
title_full |
Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educação |
title_fullStr |
Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educação |
title_full_unstemmed |
Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educação |
title_sort |
Indústria cultural: algumas determinações políticas, culturais e sociais na educação |
author |
PEDROSO, LEDA APARECIDA [UNESP] |
author_facet |
PEDROSO, LEDA APARECIDA [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Grupo de Estudos e Pesquisas: Indústria Cultural e Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEDROSO, LEDA APARECIDA [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria Cultural Tecnologias e Exclusão Social Educação e Tecnologias Cultural Industry Technology and Social Exclusion Education and Technologies |
topic |
Indústria Cultural Tecnologias e Exclusão Social Educação e Tecnologias Cultural Industry Technology and Social Exclusion Education and Technologies |
description |
Este artigo analisa a persistência da marginalização e da exclusão social apesar da pretensa democratização da informação que estaria sendo viabilizada pela introdução de novas tecnologias nos meios de comunicação de massa, nas escolas e nos currículos escolares. Essas novas tecnologias (TV, vídeos, computadores conectados à Internet), tendo sido apropriadas pela Indústria Cultural, continuam produzindo analfabetos e os chamados analfabetos funcionais bem como, mais recentemente, os analfabetos ponto com. Tais recursos não vêm resultando em maior conhecimento e participação dos indivíduos nas decisões políticas e nos bens socio-culturais que ficam restritos a uma pequena minoria, a qual se poderia chamar pelo substantivo cidadão. A tentativa de superação dos modismos pedagógicos, buscando uma educação crítica e criativa em direção a objetivos emancipadores, é tarefa ainda a ser realizada. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-08-01 2014-05-20T15:12:03Z 2014-05-20T15:12:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622001000200006 Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 21, n. 54, p. 54-68, 2001. 0101-3262 http://hdl.handle.net/11449/28251 10.1590/S0101-32622001000200006 S0101-32622001000200006 S0101-32622001000200006.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622001000200006 http://hdl.handle.net/11449/28251 |
identifier_str_mv |
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 21, n. 54, p. 54-68, 2001. 0101-3262 10.1590/S0101-32622001000200006 S0101-32622001000200006 S0101-32622001000200006.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES 0,119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
54-68 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129554131189760 |