Estudo da usabilidade de software telemático em dispositivos móveis com interface háptica e acústica para deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castadelli, Gilson Aparecido [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/149842
Resumo: Imaginar aplicativos para dispositivos móveis que contemplem simultaneamente requisitos de grandes áreas do conhecimento como Educação e Saúde, e tenham a Tecnologia Assistiva como elemento de integração que aponta caminhos para aderência a projetos voltados à Educação Especial, representam um grande desafio para a sociedade acadêmica interessada neste assunto. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar o aplicativo WebSonora, sob aspectos da ergonomia e da usabilidade, que é executado em dispositivos móveis (celulares e tablets) e interage com a pessoa com deficiência visual pelo tato e por comandos de voz. O aplicativo foi projetado inicialmente para ser utilizado sob a plataforma Android e o acesso ao mesmo é feito por meio de comandos hápticos e sonoros que levam o usuário a interagir com três vertentes distintas: a) uma enciclopédia colaborativa que possibilita a pesquisa de termos e artigos desejados; b) uma rede de sites sonoros que possibilita a publicação e a pesquisa de conteúdo exclusivo administrado pelos usuários da aplicação; c) acesso à uma rede social que permite ao usuário a realização de postagens e recepção das mensagens por áudio. A pesquisa contou com a participação de dez pessoas cegas, sendo três pessoas com deficiência visual congênita e sete pessoas com deficiência visual adquirida. Para alcançar o objetivo proposto, foram realizados três estudos. O primeiro deles intitulado: "Análise de percurso de tarefas do aplicativo realizado pelas pessoas com deficiência visual baseado no método Think Aloud", levantou informações sobre as dificuldades encontradas pelos participantes com deficiência visual ao executarem as atividades de navegação propostas, sendo possível identificar as barreiras, obstáculos e ruídos existentes durante o uso do aplicativo. O estudo 02, intitulado: “Avaliação da usabilidade do aplicativo com base nos princípios de Nielsen”, procurou demonstrar o percentual de usabilidade encontrado no aplicativo após avaliação realizada pelos participantes com deficiência visual valendo-se dos critérios estabelecidos pelas dez heurísticas propostas por Nielsen. Por fim, o estudo 03, intitulado: "Opinião dos usuários quanto aos aspectos ergonômicos e de usabilidade do aplicativo", teve como objetivo identificar características relevantes para a melhoria de aspectos ergonômicos e de usabilidade do aplicativo utilizado na pesquisa a partir da realização de um Grupo Focal com os participantes. O aplicativo demonstrou atender as expectativas dos participantes da pesquisa perante o percentual global de usabilidade alcançado de 86,03% e os relatos obtidos em grupo focal apontaram para um parecer favorável quanto à satisfação de uso pelos usuários. Por fim, os resultados encontrados ajudaram a identificar os pontos fracos do aplicativo, fato este que trouxe subsídios para a realização de melhorias no aplicativo utilizado.
id UNSP_69a5e9227ea7669a642f6b531a3c3a7f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/149842
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estudo da usabilidade de software telemático em dispositivos móveis com interface háptica e acústica para deficientes visuaisStudy of telematic software usage in mobile gadgets with haptic and acoustic interface for visual impaired peopleUsabilidadeTecnologia assistivaErgonomiaEducação especialDeficiência visualAplicativoAcessibilidadeImaginar aplicativos para dispositivos móveis que contemplem simultaneamente requisitos de grandes áreas do conhecimento como Educação e Saúde, e tenham a Tecnologia Assistiva como elemento de integração que aponta caminhos para aderência a projetos voltados à Educação Especial, representam um grande desafio para a sociedade acadêmica interessada neste assunto. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar o aplicativo WebSonora, sob aspectos da ergonomia e da usabilidade, que é executado em dispositivos móveis (celulares e tablets) e interage com a pessoa com deficiência visual pelo tato e por comandos de voz. O aplicativo foi projetado inicialmente para ser utilizado sob a plataforma Android e o acesso ao mesmo é feito por meio de comandos hápticos e sonoros que levam o usuário a interagir com três vertentes distintas: a) uma enciclopédia colaborativa que possibilita a pesquisa de termos e artigos desejados; b) uma rede de sites sonoros que possibilita a publicação e a pesquisa de conteúdo exclusivo administrado pelos usuários da aplicação; c) acesso à uma rede social que permite ao usuário a realização de postagens e recepção das mensagens por áudio. A pesquisa contou com a participação de dez pessoas cegas, sendo três pessoas com deficiência visual congênita e sete pessoas com deficiência visual adquirida. Para alcançar o objetivo proposto, foram realizados três estudos. O primeiro deles intitulado: "Análise de percurso de tarefas do aplicativo realizado pelas pessoas com deficiência visual baseado no método Think Aloud", levantou informações sobre as dificuldades encontradas pelos participantes com deficiência visual ao executarem as atividades de navegação propostas, sendo possível identificar as barreiras, obstáculos e ruídos existentes durante o uso do aplicativo. O estudo 02, intitulado: “Avaliação da usabilidade do aplicativo com base nos princípios de Nielsen”, procurou demonstrar o percentual de usabilidade encontrado no aplicativo após avaliação realizada pelos participantes com deficiência visual valendo-se dos critérios estabelecidos pelas dez heurísticas propostas por Nielsen. Por fim, o estudo 03, intitulado: "Opinião dos usuários quanto aos aspectos ergonômicos e de usabilidade do aplicativo", teve como objetivo identificar características relevantes para a melhoria de aspectos ergonômicos e de usabilidade do aplicativo utilizado na pesquisa a partir da realização de um Grupo Focal com os participantes. O aplicativo demonstrou atender as expectativas dos participantes da pesquisa perante o percentual global de usabilidade alcançado de 86,03% e os relatos obtidos em grupo focal apontaram para um parecer favorável quanto à satisfação de uso pelos usuários. Por fim, os resultados encontrados ajudaram a identificar os pontos fracos do aplicativo, fato este que trouxe subsídios para a realização de melhorias no aplicativo utilizado.Thinking about APPS for mobile gadgets that includes simultaneously requirements of important areas of knowledge such as Education and Health and also have Assistive Technology as an element of integration that suggest ways to adherence to projects aimed to Special Education , represent a profound challenge to the academy society interested in that issue. The aim of this present research was to evaluate the APP WebSonora under aspects of ergonomy and the usability that are performed in mobile gadgets (cell phones and tablets) and interact with the vision impaired person by touch and by voice command. The APP was initially designed to be used under the Android platform and its access is done by touch and sound commands that take the user to interact with three distinct aspects: a) a collaborative encyclopedia that enables the research of terms and articles searched; b) a network of sound sites that enables the publishing and researching of the exclusive content managed by the APP user; c) access to a network the allows the user to perform postages and receive messages by audio. The research had the participation of ten blind people, three who were congenital vision impaired and seven people who were acquired vision impaired. To achieve the suggested objective, three studies were carried. The first one called " Route Analyses of the Task Paths of the APP performed by the visual impaired people based in the Think Aloud method", it raised information about the difficulties found by the participants who were visual impaired when performing the proposed navigation activities, and it was possible to identify the barriers, obstacles, and existents noises during the usage of the APP. The second study called: "Usage of the APP Analyses Based on the Nielsen Principles", it attempted to demonstrate the percentage of the usage found in the APP after analyses performed by the visual impaired participants using the established criterion by the ten heuristics proposed by Nielsen. Finally, the third study called: "Users Opinion About the Ergonomic Aspects and the Usability of the APP", had as an objective to identify the relevant characteristics to the improvement of the ergonomic aspects and the usability of the APP used in the research performed with a Focal Group with the participants. The APP demonstrated to meet the research participants expectations during the global percentage of the usability which was reached 86,03% and the statements acquired in Focal Group pointed to a positive evaluation regarding to the satisfaction of the usage by the users. Concluding, the found results helped to identify the weaknesses of the APP, a fact that brought us subsidies to perform the improvements of the APP used.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castadelli, Gilson Aparecido [UNESP]2017-03-22T12:25:39Z2017-03-22T12:25:39Z2017-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14984200088249533004110040P551976199680364800000-0002-2540-3725porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/149842Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da usabilidade de software telemático em dispositivos móveis com interface háptica e acústica para deficientes visuais
Study of telematic software usage in mobile gadgets with haptic and acoustic interface for visual impaired people
title Estudo da usabilidade de software telemático em dispositivos móveis com interface háptica e acústica para deficientes visuais
spellingShingle Estudo da usabilidade de software telemático em dispositivos móveis com interface háptica e acústica para deficientes visuais
Castadelli, Gilson Aparecido [UNESP]
Usabilidade
Tecnologia assistiva
Ergonomia
Educação especial
Deficiência visual
Aplicativo
Acessibilidade
title_short Estudo da usabilidade de software telemático em dispositivos móveis com interface háptica e acústica para deficientes visuais
title_full Estudo da usabilidade de software telemático em dispositivos móveis com interface háptica e acústica para deficientes visuais
title_fullStr Estudo da usabilidade de software telemático em dispositivos móveis com interface háptica e acústica para deficientes visuais
title_full_unstemmed Estudo da usabilidade de software telemático em dispositivos móveis com interface háptica e acústica para deficientes visuais
title_sort Estudo da usabilidade de software telemático em dispositivos móveis com interface háptica e acústica para deficientes visuais
author Castadelli, Gilson Aparecido [UNESP]
author_facet Castadelli, Gilson Aparecido [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Castadelli, Gilson Aparecido [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Usabilidade
Tecnologia assistiva
Ergonomia
Educação especial
Deficiência visual
Aplicativo
Acessibilidade
topic Usabilidade
Tecnologia assistiva
Ergonomia
Educação especial
Deficiência visual
Aplicativo
Acessibilidade
description Imaginar aplicativos para dispositivos móveis que contemplem simultaneamente requisitos de grandes áreas do conhecimento como Educação e Saúde, e tenham a Tecnologia Assistiva como elemento de integração que aponta caminhos para aderência a projetos voltados à Educação Especial, representam um grande desafio para a sociedade acadêmica interessada neste assunto. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar o aplicativo WebSonora, sob aspectos da ergonomia e da usabilidade, que é executado em dispositivos móveis (celulares e tablets) e interage com a pessoa com deficiência visual pelo tato e por comandos de voz. O aplicativo foi projetado inicialmente para ser utilizado sob a plataforma Android e o acesso ao mesmo é feito por meio de comandos hápticos e sonoros que levam o usuário a interagir com três vertentes distintas: a) uma enciclopédia colaborativa que possibilita a pesquisa de termos e artigos desejados; b) uma rede de sites sonoros que possibilita a publicação e a pesquisa de conteúdo exclusivo administrado pelos usuários da aplicação; c) acesso à uma rede social que permite ao usuário a realização de postagens e recepção das mensagens por áudio. A pesquisa contou com a participação de dez pessoas cegas, sendo três pessoas com deficiência visual congênita e sete pessoas com deficiência visual adquirida. Para alcançar o objetivo proposto, foram realizados três estudos. O primeiro deles intitulado: "Análise de percurso de tarefas do aplicativo realizado pelas pessoas com deficiência visual baseado no método Think Aloud", levantou informações sobre as dificuldades encontradas pelos participantes com deficiência visual ao executarem as atividades de navegação propostas, sendo possível identificar as barreiras, obstáculos e ruídos existentes durante o uso do aplicativo. O estudo 02, intitulado: “Avaliação da usabilidade do aplicativo com base nos princípios de Nielsen”, procurou demonstrar o percentual de usabilidade encontrado no aplicativo após avaliação realizada pelos participantes com deficiência visual valendo-se dos critérios estabelecidos pelas dez heurísticas propostas por Nielsen. Por fim, o estudo 03, intitulado: "Opinião dos usuários quanto aos aspectos ergonômicos e de usabilidade do aplicativo", teve como objetivo identificar características relevantes para a melhoria de aspectos ergonômicos e de usabilidade do aplicativo utilizado na pesquisa a partir da realização de um Grupo Focal com os participantes. O aplicativo demonstrou atender as expectativas dos participantes da pesquisa perante o percentual global de usabilidade alcançado de 86,03% e os relatos obtidos em grupo focal apontaram para um parecer favorável quanto à satisfação de uso pelos usuários. Por fim, os resultados encontrados ajudaram a identificar os pontos fracos do aplicativo, fato este que trouxe subsídios para a realização de melhorias no aplicativo utilizado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-22T12:25:39Z
2017-03-22T12:25:39Z
2017-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/149842
000882495
33004110040P5
5197619968036480
0000-0002-2540-3725
url http://hdl.handle.net/11449/149842
identifier_str_mv 000882495
33004110040P5
5197619968036480
0000-0002-2540-3725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128159179079680