O ensino de filosofia na proposta curricular do Estado de São Paulo: espaço para experiências formativas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Juliana Carla Fleiria [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/115884
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi o de investigar a proposta curricular de Filosofia para o Ensino Médio do Estado de São Paulo. Para tanto, começamos pela análise de outros documentos – tais como a LDB, as OCNEM e os Parâmetros (PCN) que delineiam um determinado papel para a educação, pois seguramente influenciam na elaboração da proposta de filosofia do Estado de São Paulo. Acreditamos que a volta dessa disciplina representou um grande salto rumo a um ensino de qualidade. Porém, torna-se necessário refletirmos sobre o papel que ela representa na formação educacional do estudante de ensino básico. Para isso estudamos os principais documentos que nortearam a elaboração dessa proposta e realizamos uma análise crítica dos objetivos neles apontados. A proposta é priorizada, já que é o documento que norteia a elaboração dos Cadernos do Professor e do Aluno, materiais que vão direcionar a formação filosófica do estudante. Um dos focos centrais da proposta é uma educação que se volta para as exigências da sociedade tecnológica. Todavia, vários pensadores, em especial Benjamin e Adorno, colocaram em xeque os benefícios que os avanços tecnológicos e científicos proporcionaram na sociedade atual. Sendo assim, também refletimos sobre alguns escritos desses pensadores da Teoria crítica da Sociedade. O ensino de Filosofia é imprescindível no processo de formação de sujeitos que estão conquistando a sua autonomia, visando à garantia das experiências formativas. Porém, é necessário que saibamos se realmente essa disciplina, na forma como foi pensada no Estado de São Paulo, contribui para uma formação emancipatória ou se serve apenas para manter os sujeitos em estado de barbarização, fazendo com que o quadro de alienação na sociedade capitalista se mantenha e se intensifique
id UNSP_69ca8cea3bc4900de5efb6ee38f26a56
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115884
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de filosofia na proposta curricular do Estado de São Paulo: espaço para experiências formativas?EducaçãoFilosofiaEnsino médioEducationSão Paulo (Estado)O objetivo dessa pesquisa foi o de investigar a proposta curricular de Filosofia para o Ensino Médio do Estado de São Paulo. Para tanto, começamos pela análise de outros documentos – tais como a LDB, as OCNEM e os Parâmetros (PCN) que delineiam um determinado papel para a educação, pois seguramente influenciam na elaboração da proposta de filosofia do Estado de São Paulo. Acreditamos que a volta dessa disciplina representou um grande salto rumo a um ensino de qualidade. Porém, torna-se necessário refletirmos sobre o papel que ela representa na formação educacional do estudante de ensino básico. Para isso estudamos os principais documentos que nortearam a elaboração dessa proposta e realizamos uma análise crítica dos objetivos neles apontados. A proposta é priorizada, já que é o documento que norteia a elaboração dos Cadernos do Professor e do Aluno, materiais que vão direcionar a formação filosófica do estudante. Um dos focos centrais da proposta é uma educação que se volta para as exigências da sociedade tecnológica. Todavia, vários pensadores, em especial Benjamin e Adorno, colocaram em xeque os benefícios que os avanços tecnológicos e científicos proporcionaram na sociedade atual. Sendo assim, também refletimos sobre alguns escritos desses pensadores da Teoria crítica da Sociedade. O ensino de Filosofia é imprescindível no processo de formação de sujeitos que estão conquistando a sua autonomia, visando à garantia das experiências formativas. Porém, é necessário que saibamos se realmente essa disciplina, na forma como foi pensada no Estado de São Paulo, contribui para uma formação emancipatória ou se serve apenas para manter os sujeitos em estado de barbarização, fazendo com que o quadro de alienação na sociedade capitalista se mantenha e se intensifiqueThe objective of this research was to investigate the curriculum in Philosophy for High School of the State of São Paulo. We begin by examining other documents - such as the LDB, the OCNEM and Parameters (PCN) that delineate a role for education, for surely influence the preparation of the proposed philosophy of the state of São Paulo. We believe that the return of the discipline represented a great leap towards quality education. However, it is necessary to consider the role it plays in student educational training of elementary education. For this study the main documents that guided the development of this proposal and present a critical analysis of the objectives indicated in them. The proposal is prioritized, as it is the document that guides the development of Notebooks Teacher and Student materials that will direct the philosophical background of the student. A central focus of the proposal is an education that turns to the demands of the technological society. However, many thinkers, especially Benjamin and Adorno, put into question the benefits of technological and scientific advances promoted in today's society. Thus, also reflect on some of the critical writings of these thinkers Theory of Society. The teaching philosophy is essential in the process of formation of subjects who are conquering their autonomy, in order to guarantee the training experiences. However, it is necessary to know whether this discipline, the way it was meant in the State of São Paulo, actually contributes to an emancipatory education or serves only to keep the subject in a state of barbarization, causing the box alienation in capitalist society be maintained and intensifiedUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pimenta, Juliana Carla Fleiria [UNESP]2015-03-03T11:52:40Z2015-03-03T11:52:40Z2014-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis108 f.application/pdfPIMENTA, Juliana Carla Fleiria. O ensino de filosofia na proposta curricular do Estado de São Paulo: espaço para experiências formativas?. 2014. 108 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.http://hdl.handle.net/11449/115884000809651000809651.pdf33004030079P217880635512472540000-0001-9620-5964Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115884Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:30:31.937751Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de filosofia na proposta curricular do Estado de São Paulo: espaço para experiências formativas?
title O ensino de filosofia na proposta curricular do Estado de São Paulo: espaço para experiências formativas?
spellingShingle O ensino de filosofia na proposta curricular do Estado de São Paulo: espaço para experiências formativas?
Pimenta, Juliana Carla Fleiria [UNESP]
Educação
Filosofia
Ensino médio
Education
São Paulo (Estado)
title_short O ensino de filosofia na proposta curricular do Estado de São Paulo: espaço para experiências formativas?
title_full O ensino de filosofia na proposta curricular do Estado de São Paulo: espaço para experiências formativas?
title_fullStr O ensino de filosofia na proposta curricular do Estado de São Paulo: espaço para experiências formativas?
title_full_unstemmed O ensino de filosofia na proposta curricular do Estado de São Paulo: espaço para experiências formativas?
title_sort O ensino de filosofia na proposta curricular do Estado de São Paulo: espaço para experiências formativas?
author Pimenta, Juliana Carla Fleiria [UNESP]
author_facet Pimenta, Juliana Carla Fleiria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Juliana Carla Fleiria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofia
Ensino médio
Education
São Paulo (Estado)
topic Educação
Filosofia
Ensino médio
Education
São Paulo (Estado)
description O objetivo dessa pesquisa foi o de investigar a proposta curricular de Filosofia para o Ensino Médio do Estado de São Paulo. Para tanto, começamos pela análise de outros documentos – tais como a LDB, as OCNEM e os Parâmetros (PCN) que delineiam um determinado papel para a educação, pois seguramente influenciam na elaboração da proposta de filosofia do Estado de São Paulo. Acreditamos que a volta dessa disciplina representou um grande salto rumo a um ensino de qualidade. Porém, torna-se necessário refletirmos sobre o papel que ela representa na formação educacional do estudante de ensino básico. Para isso estudamos os principais documentos que nortearam a elaboração dessa proposta e realizamos uma análise crítica dos objetivos neles apontados. A proposta é priorizada, já que é o documento que norteia a elaboração dos Cadernos do Professor e do Aluno, materiais que vão direcionar a formação filosófica do estudante. Um dos focos centrais da proposta é uma educação que se volta para as exigências da sociedade tecnológica. Todavia, vários pensadores, em especial Benjamin e Adorno, colocaram em xeque os benefícios que os avanços tecnológicos e científicos proporcionaram na sociedade atual. Sendo assim, também refletimos sobre alguns escritos desses pensadores da Teoria crítica da Sociedade. O ensino de Filosofia é imprescindível no processo de formação de sujeitos que estão conquistando a sua autonomia, visando à garantia das experiências formativas. Porém, é necessário que saibamos se realmente essa disciplina, na forma como foi pensada no Estado de São Paulo, contribui para uma formação emancipatória ou se serve apenas para manter os sujeitos em estado de barbarização, fazendo com que o quadro de alienação na sociedade capitalista se mantenha e se intensifique
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-26
2015-03-03T11:52:40Z
2015-03-03T11:52:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIMENTA, Juliana Carla Fleiria. O ensino de filosofia na proposta curricular do Estado de São Paulo: espaço para experiências formativas?. 2014. 108 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
http://hdl.handle.net/11449/115884
000809651
000809651.pdf
33004030079P2
1788063551247254
0000-0001-9620-5964
identifier_str_mv PIMENTA, Juliana Carla Fleiria. O ensino de filosofia na proposta curricular do Estado de São Paulo: espaço para experiências formativas?. 2014. 108 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
000809651
000809651.pdf
33004030079P2
1788063551247254
0000-0001-9620-5964
url http://hdl.handle.net/11449/115884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 108 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129078668034048