A Concepção de Ensino Médio e de Currículo Expressa na Proposta de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco e Zan, Dirce Djanira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/61
Resumo: Recentemente a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo promoveu mudanças no currículo para o Ensino Médio das escolas da rede pública. Esse processo teve início no ano de 2008 com a publicação dos primeiros documentos voltados para os ensinos Fundamental (II Ciclo) e Médio. Neste texto apresento - a partir de retomada histórica do debate acerca da identidade do Ensino Médio no país e dos documentoscurriculares do governo federal divulgados desde os anos de 1990 - uma análise inicial dos documentos curriculares de São Paulo no que se refere à concepção deste nível de ensino e de currículo focando, em especial, as disciplinas de Ciências Humanas. Palavras-chave: Currículo, Ensino Médio, Estado de São Paulo. High School and curriculum conceptions in the official document of São Paulo State AbstractRecently the Department of Education of São Paulo promoted changes in the curriculum for high school public level. This process began in 2008 with publication of the first documents to basic education (period II) and high school. This paper point out – from a historical perspective about the discussion about the school identity in the country and the federal government curriculum documents published since 1990´s – an initial analysis of the curriculum documents of São Paulo State, focusing this scholar level, particularly, thedisciplines of Humanities. Key-words: curriculum, high school, São Paulo State.
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