Caracterização e percepção ambiental de projetos pró-conservação costeira e marinha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/256162 |
Resumo: | Os ecossistemas costeiros e marinhos têm sido modificados intensamente ao longo dos processos de atividades antrópicas no litoral brasileiro. Suas áreas são transformadas por atividades exploratórias, tornando-se cada vez mais necessário o uso de ferramentas para conservar estes ambientes vulneráveis. Sabendo que a Educação Ambiental é um instrumento essencial para o desenvolvimento de ações mais efetivas em prol da conservação desses ambientes, o objetivo do estudo foi gerar um panorama referente à atuação das entidades ambientais quanto à conservação marinha e costeira, elencando as ações desenvolvidas com as realidades ao entorno. Para isso, selecionou-se aleatoriamente 44 entidades ambientais com atuação no litoral brasileiro a fim de aplicar virtualmente um questionário semi estruturado. O mesmo é composto por questões fechadas e abertas, sendo agrupadas em três seções de acordo com eixos temáticos: caracterização social, Educação Ambiental e interações com comunidades tradicionais. A investigação foi realizada a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977) e Franco (2008), sendo esta uma técnica de análise qualitativa que busca identificar e interpretar os significados presentes em um conjunto de dados textuais. Assim, das 44 entidades contatadas por e-mail, 17 participaram da pesquisa respondendo ao questionário virtual. Verificou-se que 60% dos respondentes identificam-se sendo do sexo feminino e 40% do sexo masculino, desses, 82% possuem pós-graduação e 29% possui especialização em Educação Ambiental. Quanto aos locais de atuação das entidades, em 14 dos 17 estados costeiros existe a atuação de alguma das entidades ambientais. Dessas, 75% indicaram ser Organizações Não Governamentais (ONGs), 19% são Organizações Sociais de Interesse Público (OSCIPs) e 6% não especificaram. Além disso, 100% afirmaram desenvolver trabalhos com educação ambiental e pesquisa, sendo indicado como público-alvo principalmente as instituições de ensino básico e ensino superior, comunidades tradicionais e turistas. Especificamente quanto às interações com as comunidades tradicionais, 94,11% das entidades envolvem o engajamento direto através por exemplo da inclusão da comunidade em suas equipes, da valorização da cultura e do conhecimento local e das trocas de informações através de capacitações e retornando à comunidade as pesquisas desenvolvidas na região. As práticas de educação ambiental descritas caracterizam-se tanto como formais quanto não formais, havendo mais ações pontuais do que contínuas, porém são as ações de longo prazo as principais motivadoras pela continuidade da maioria dos projetos. |
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Caracterização e percepção ambiental de projetos pró-conservação costeira e marinhaCharacterization and environmental perception of coastal and marine conservation projectsConservação costeira e marinhaEntidades ambientaisAções ambientaisCrise socioambientalCoastal and marine conservationEnvironmental entitiesEnvironmental actionsSocio-environmental crisisOs ecossistemas costeiros e marinhos têm sido modificados intensamente ao longo dos processos de atividades antrópicas no litoral brasileiro. Suas áreas são transformadas por atividades exploratórias, tornando-se cada vez mais necessário o uso de ferramentas para conservar estes ambientes vulneráveis. Sabendo que a Educação Ambiental é um instrumento essencial para o desenvolvimento de ações mais efetivas em prol da conservação desses ambientes, o objetivo do estudo foi gerar um panorama referente à atuação das entidades ambientais quanto à conservação marinha e costeira, elencando as ações desenvolvidas com as realidades ao entorno. Para isso, selecionou-se aleatoriamente 44 entidades ambientais com atuação no litoral brasileiro a fim de aplicar virtualmente um questionário semi estruturado. O mesmo é composto por questões fechadas e abertas, sendo agrupadas em três seções de acordo com eixos temáticos: caracterização social, Educação Ambiental e interações com comunidades tradicionais. A investigação foi realizada a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977) e Franco (2008), sendo esta uma técnica de análise qualitativa que busca identificar e interpretar os significados presentes em um conjunto de dados textuais. Assim, das 44 entidades contatadas por e-mail, 17 participaram da pesquisa respondendo ao questionário virtual. Verificou-se que 60% dos respondentes identificam-se sendo do sexo feminino e 40% do sexo masculino, desses, 82% possuem pós-graduação e 29% possui especialização em Educação Ambiental. Quanto aos locais de atuação das entidades, em 14 dos 17 estados costeiros existe a atuação de alguma das entidades ambientais. Dessas, 75% indicaram ser Organizações Não Governamentais (ONGs), 19% são Organizações Sociais de Interesse Público (OSCIPs) e 6% não especificaram. Além disso, 100% afirmaram desenvolver trabalhos com educação ambiental e pesquisa, sendo indicado como público-alvo principalmente as instituições de ensino básico e ensino superior, comunidades tradicionais e turistas. Especificamente quanto às interações com as comunidades tradicionais, 94,11% das entidades envolvem o engajamento direto através por exemplo da inclusão da comunidade em suas equipes, da valorização da cultura e do conhecimento local e das trocas de informações através de capacitações e retornando à comunidade as pesquisas desenvolvidas na região. As práticas de educação ambiental descritas caracterizam-se tanto como formais quanto não formais, havendo mais ações pontuais do que contínuas, porém são as ações de longo prazo as principais motivadoras pela continuidade da maioria dos projetos.Coastal and marine ecosystems have been intensely modified by anthropogenic activities along the Brazilian coast. Their areas have been transformed by exploitative activities, making it increasingly necessary to use tools to conserve these vulnerable environments. Knowing that Environmental Education is an essential tool for developing more effective actions in favor of conserving these environments, the aim of the study was to generate an overview of the actions of environmental entities in terms of marine and coastal conservation, listing the actions developed with the surrounding realities. To this end, 44 environmental organizations operating on the Brazilian coast were randomly selected to apply a semi-structured questionnaire virtually. The questionnaire is made up of closed and open questions, grouped into three sections according to thematic axes: social characterization, environmental education and interactions with traditional communities. The investigation was based on the Content Analysis proposed by Bardin (1977) and Franco (2008), which is a qualitative analysis technique that seeks to identify and interpret the meanings present in a set of textual data. Of the 44 organizations contacted by e-mail, 17 took part in the survey by answering the virtual questionnaire. It was found that 60% of the respondents identified themselves as female and 40% as male, of whom 82% had a postgraduate degree and 29% had a specialization in Environmental Education. As for where the organizations operate, 14 of the 17 coastal states have some form of environmental organization. Of these, 75% indicated that they were Non-Governmental Organizations (NGOs), 19% were Social Organizations of Public Interest (OSCIPs) and 6% did not specify. In addition, 100% said they work in environmental education and research, with the main target audience being basic and higher education institutions, traditional communities and tourists. Specifically with regard to interactions with traditional communities, 94.11% of the organizations involve direct engagement through, for example, including the community in their teams, valuing local culture and knowledge, and exchanging information through training and returning research carried out in the region to the community. The environmental education practices described are characterized as both formal and non-formal, with more one-off actions than ongoing ones, but it is the long-term actions that are the main motivators for the continuity of most of the projects.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Juliana Bento deRibeiro, Milton Cezar [UNESP]Almeida, Juliana Coura de2024-06-28T14:09:29Z2024-06-28T14:09:29Z2024-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/256162porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-29T06:17:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256162Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:58:44.011168Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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