A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertazzo, Alzeir Martins [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252203
http://lattes.cnpq.br/3548813607020809
https://orcid.org/0009-0009-7677-4479
Resumo: Esta pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa 03 - Processos Formativos, Infância e Juventude da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente/SP. É vinculada ao Grupo de Pesquisa Formação de Professores em Educação Infantil – PROFEI e tem por problema de pesquisa: Como a escola pode se configurar, do ponto de vista protetivo, junto a crianças em vulnerabilidade social? O objetivo geral consistiu em analisar, do ponto de vista teórico, como a escola se constitui enquanto fator protetivo junto a crianças em situação de vulnerabilidade social. A partir deste objetivo buscou-se compreender o conceito de vulnerabilidade social e a ideia da escola como fator protetivo, identificando as possíveis dimensões que envolvem este fator na escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa de natureza bibliográfica, analisando aspectos conceituais e contextuais de materiais científicos relacionados à temática da pesquisa. Os dados foram levantados e analisados conforme as seguintes categorias: educação e vulnerabilidade social; escola, vulnerabilidade e proteção. Os resultados poderão subsidiar ações junto a crianças expostas à situações de risco, visando seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional, com pensamento autônomo para melhor compreensão do mundo e de sua realidade.
id UNSP_6ab24772522a42ae7814cbe788f634d0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252203
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade socialThe public school as a protective factor for children in social vulnerability situationsEducaçãoVulnerabilidade socialCriançasProteçãoEducationSocial vulnerabilityChildrenProtectionEsta pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa 03 - Processos Formativos, Infância e Juventude da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente/SP. É vinculada ao Grupo de Pesquisa Formação de Professores em Educação Infantil – PROFEI e tem por problema de pesquisa: Como a escola pode se configurar, do ponto de vista protetivo, junto a crianças em vulnerabilidade social? O objetivo geral consistiu em analisar, do ponto de vista teórico, como a escola se constitui enquanto fator protetivo junto a crianças em situação de vulnerabilidade social. A partir deste objetivo buscou-se compreender o conceito de vulnerabilidade social e a ideia da escola como fator protetivo, identificando as possíveis dimensões que envolvem este fator na escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa de natureza bibliográfica, analisando aspectos conceituais e contextuais de materiais científicos relacionados à temática da pesquisa. Os dados foram levantados e analisados conforme as seguintes categorias: educação e vulnerabilidade social; escola, vulnerabilidade e proteção. Os resultados poderão subsidiar ações junto a crianças expostas à situações de risco, visando seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional, com pensamento autônomo para melhor compreensão do mundo e de sua realidade.This research is linked to the Graduate Program in Education, in research line 03 - Formative Processes, Childhood, and Youth of the São Paulo State University (UNESP) - Faculty of Science and Technology - Presidente Prudente/SP Campus. It is affiliated with the Research Group on Teacher Training in Early Childhood Education - PROFEI, and its research problem is: How can the school establish itself, from a protective perspective, in relation to children in situations of social vulnerability? The general objective consisted of theoretically analyzing how the school constitutes itself as a protective factor for children in situations of social vulnerability. From this objective, the aim was to understand the concept of social vulnerability and the idea of the school as a protective factor, identifying the possible dimensions that involve this factor in the school context. The methodology used was a bibliographic research, analyzing conceptual and contextual aspects of scientific materials related to the research topic. Data were collected and analyzed according to the following categories: education and social vulnerability; school, vulnerability, and protection. The results may support actions for children exposed to situations of risk, aiming at their cognitive, social, and emotional development, fostering autonomous thinking for a better understanding of the world and their reality.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Wiezzel, Andreia Cristiane SilvaBertazzo, Alzeir Martins [UNESP]2023-12-20T16:35:04Z2023-12-20T16:35:04Z2023-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBERTAZZO, Alzeir Martins. A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social. Andreia Cristiane Silva Wiezzel. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252203http://lattes.cnpq.br/3548813607020809https://orcid.org/0009-0009-7677-4479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-28T06:14:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252203Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:29:07.386526Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social
The public school as a protective factor for children in social vulnerability situations
title A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social
spellingShingle A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social
Bertazzo, Alzeir Martins [UNESP]
Educação
Vulnerabilidade social
Crianças
Proteção
Education
Social vulnerability
Children
Protection
title_short A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social
title_full A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social
title_fullStr A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social
title_full_unstemmed A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social
title_sort A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social
author Bertazzo, Alzeir Martins [UNESP]
author_facet Bertazzo, Alzeir Martins [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wiezzel, Andreia Cristiane Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertazzo, Alzeir Martins [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Vulnerabilidade social
Crianças
Proteção
Education
Social vulnerability
Children
Protection
topic Educação
Vulnerabilidade social
Crianças
Proteção
Education
Social vulnerability
Children
Protection
description Esta pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa 03 - Processos Formativos, Infância e Juventude da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente/SP. É vinculada ao Grupo de Pesquisa Formação de Professores em Educação Infantil – PROFEI e tem por problema de pesquisa: Como a escola pode se configurar, do ponto de vista protetivo, junto a crianças em vulnerabilidade social? O objetivo geral consistiu em analisar, do ponto de vista teórico, como a escola se constitui enquanto fator protetivo junto a crianças em situação de vulnerabilidade social. A partir deste objetivo buscou-se compreender o conceito de vulnerabilidade social e a ideia da escola como fator protetivo, identificando as possíveis dimensões que envolvem este fator na escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa de natureza bibliográfica, analisando aspectos conceituais e contextuais de materiais científicos relacionados à temática da pesquisa. Os dados foram levantados e analisados conforme as seguintes categorias: educação e vulnerabilidade social; escola, vulnerabilidade e proteção. Os resultados poderão subsidiar ações junto a crianças expostas à situações de risco, visando seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional, com pensamento autônomo para melhor compreensão do mundo e de sua realidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20T16:35:04Z
2023-12-20T16:35:04Z
2023-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERTAZZO, Alzeir Martins. A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social. Andreia Cristiane Silva Wiezzel. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252203
http://lattes.cnpq.br/3548813607020809
https://orcid.org/0009-0009-7677-4479
identifier_str_mv BERTAZZO, Alzeir Martins. A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social. Andreia Cristiane Silva Wiezzel. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252203
http://lattes.cnpq.br/3548813607020809
https://orcid.org/0009-0009-7677-4479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129325114851328