A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252203 http://lattes.cnpq.br/3548813607020809 https://orcid.org/0009-0009-7677-4479 |
Resumo: | Esta pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa 03 - Processos Formativos, Infância e Juventude da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente/SP. É vinculada ao Grupo de Pesquisa Formação de Professores em Educação Infantil – PROFEI e tem por problema de pesquisa: Como a escola pode se configurar, do ponto de vista protetivo, junto a crianças em vulnerabilidade social? O objetivo geral consistiu em analisar, do ponto de vista teórico, como a escola se constitui enquanto fator protetivo junto a crianças em situação de vulnerabilidade social. A partir deste objetivo buscou-se compreender o conceito de vulnerabilidade social e a ideia da escola como fator protetivo, identificando as possíveis dimensões que envolvem este fator na escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa de natureza bibliográfica, analisando aspectos conceituais e contextuais de materiais científicos relacionados à temática da pesquisa. Os dados foram levantados e analisados conforme as seguintes categorias: educação e vulnerabilidade social; escola, vulnerabilidade e proteção. Os resultados poderão subsidiar ações junto a crianças expostas à situações de risco, visando seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional, com pensamento autônomo para melhor compreensão do mundo e de sua realidade. |
id |
UNSP_6ab24772522a42ae7814cbe788f634d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/252203 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade socialThe public school as a protective factor for children in social vulnerability situationsEducaçãoVulnerabilidade socialCriançasProteçãoEducationSocial vulnerabilityChildrenProtectionEsta pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa 03 - Processos Formativos, Infância e Juventude da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente/SP. É vinculada ao Grupo de Pesquisa Formação de Professores em Educação Infantil – PROFEI e tem por problema de pesquisa: Como a escola pode se configurar, do ponto de vista protetivo, junto a crianças em vulnerabilidade social? O objetivo geral consistiu em analisar, do ponto de vista teórico, como a escola se constitui enquanto fator protetivo junto a crianças em situação de vulnerabilidade social. A partir deste objetivo buscou-se compreender o conceito de vulnerabilidade social e a ideia da escola como fator protetivo, identificando as possíveis dimensões que envolvem este fator na escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa de natureza bibliográfica, analisando aspectos conceituais e contextuais de materiais científicos relacionados à temática da pesquisa. Os dados foram levantados e analisados conforme as seguintes categorias: educação e vulnerabilidade social; escola, vulnerabilidade e proteção. Os resultados poderão subsidiar ações junto a crianças expostas à situações de risco, visando seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional, com pensamento autônomo para melhor compreensão do mundo e de sua realidade.This research is linked to the Graduate Program in Education, in research line 03 - Formative Processes, Childhood, and Youth of the São Paulo State University (UNESP) - Faculty of Science and Technology - Presidente Prudente/SP Campus. It is affiliated with the Research Group on Teacher Training in Early Childhood Education - PROFEI, and its research problem is: How can the school establish itself, from a protective perspective, in relation to children in situations of social vulnerability? The general objective consisted of theoretically analyzing how the school constitutes itself as a protective factor for children in situations of social vulnerability. From this objective, the aim was to understand the concept of social vulnerability and the idea of the school as a protective factor, identifying the possible dimensions that involve this factor in the school context. The methodology used was a bibliographic research, analyzing conceptual and contextual aspects of scientific materials related to the research topic. Data were collected and analyzed according to the following categories: education and social vulnerability; school, vulnerability, and protection. The results may support actions for children exposed to situations of risk, aiming at their cognitive, social, and emotional development, fostering autonomous thinking for a better understanding of the world and their reality.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Wiezzel, Andreia Cristiane SilvaBertazzo, Alzeir Martins [UNESP]2023-12-20T16:35:04Z2023-12-20T16:35:04Z2023-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBERTAZZO, Alzeir Martins. A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social. Andreia Cristiane Silva Wiezzel. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252203http://lattes.cnpq.br/3548813607020809https://orcid.org/0009-0009-7677-4479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-28T06:14:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252203Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:29:07.386526Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social The public school as a protective factor for children in social vulnerability situations |
title |
A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social |
spellingShingle |
A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social Bertazzo, Alzeir Martins [UNESP] Educação Vulnerabilidade social Crianças Proteção Education Social vulnerability Children Protection |
title_short |
A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social |
title_full |
A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social |
title_fullStr |
A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social |
title_full_unstemmed |
A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social |
title_sort |
A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social |
author |
Bertazzo, Alzeir Martins [UNESP] |
author_facet |
Bertazzo, Alzeir Martins [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Wiezzel, Andreia Cristiane Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertazzo, Alzeir Martins [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Vulnerabilidade social Crianças Proteção Education Social vulnerability Children Protection |
topic |
Educação Vulnerabilidade social Crianças Proteção Education Social vulnerability Children Protection |
description |
Esta pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa 03 - Processos Formativos, Infância e Juventude da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente/SP. É vinculada ao Grupo de Pesquisa Formação de Professores em Educação Infantil – PROFEI e tem por problema de pesquisa: Como a escola pode se configurar, do ponto de vista protetivo, junto a crianças em vulnerabilidade social? O objetivo geral consistiu em analisar, do ponto de vista teórico, como a escola se constitui enquanto fator protetivo junto a crianças em situação de vulnerabilidade social. A partir deste objetivo buscou-se compreender o conceito de vulnerabilidade social e a ideia da escola como fator protetivo, identificando as possíveis dimensões que envolvem este fator na escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa de natureza bibliográfica, analisando aspectos conceituais e contextuais de materiais científicos relacionados à temática da pesquisa. Os dados foram levantados e analisados conforme as seguintes categorias: educação e vulnerabilidade social; escola, vulnerabilidade e proteção. Os resultados poderão subsidiar ações junto a crianças expostas à situações de risco, visando seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional, com pensamento autônomo para melhor compreensão do mundo e de sua realidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-20T16:35:04Z 2023-12-20T16:35:04Z 2023-10-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BERTAZZO, Alzeir Martins. A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social. Andreia Cristiane Silva Wiezzel. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023. https://hdl.handle.net/11449/252203 http://lattes.cnpq.br/3548813607020809 https://orcid.org/0009-0009-7677-4479 |
identifier_str_mv |
BERTAZZO, Alzeir Martins. A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social. Andreia Cristiane Silva Wiezzel. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/252203 http://lattes.cnpq.br/3548813607020809 https://orcid.org/0009-0009-7677-4479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129325114851328 |