Planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática de caráter sociocientífico numa perspectiva da educação matemática crítica: consumo, endividamento e qualidade de vida.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luchetta, Marco Aurélio Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217905
Resumo: Neste trabalho, o tema “consumo, endividamento e qualidade vida”, abordado em aulas de matemática do nono ano do ensino fundamental, é considerado sob duas perspectivas teóricas diferentes: a Educação Matemática Crítica, proposta por Ole Skovsmose, que advoga por uma consideração crítica de estruturas matemáticas identificadas na sociedade e pela valorização de múltiplos conhecimentos matemáticos existentes; e a abordagem das questões sociocientíficas que, segundo Leonardo Fábio Perez-Martinez e Washington Luiz Pacheco de Carvalho, é uma “forma de tratar, na prática dos professores, temas como natureza da ciência e da tecnologia, raciocínio ético moral, reconstrução sociocrítica, ação responsável e sustentabilidade”. A justificativa da pesquisa assenta-se na necessidade de se promover maior articulação entre a matemática financeira e aspectos significativos recorrentes na vida dos indivíduos no tempo atual. No plano filosófico, o par de conceitos, formação e semiformação, de Theodor Adorno, acabaram ganhando o lugar de balizadores teóricos mais gerais. Nesse enquadramento, o trabalho teve como objetivo compreender o processo de planejamento e desenvolvimento, no ensino remoto, de uma sequência didática de caráter sociocientífico, numa perspectiva da Educação Matemática Crítica, por um professor pesquisador da sua própria prática, o qual buscava promover um cenário formativo aos envolvidos. A constituição dos dados ocorreu a partir de transcrições das gravações de aulas remotas que compuseram a sequência didática, do diário de campo do professor pesquisador e do diário de aprendizagem dos alunos, cuja análise tomou como aporte teórico a Análise de Conteúdo, na perspectiva de Laurence Bardin. Os resultados revelaram que a sequência didática se caracterizou por um esforço permanente da construção de um cenário dialógico, por parte do professor, pelo papel crucial de um dos alunos da sala, devido à sua grande disposição de “pronunciar o mundo” (Paulo Freire) no viés matemático, científico e tecnológico, e pela identificação de elementos de aproximação entre a matemática financeira e as questões sociocientíficas. Do ponto de vista das temáticas emergidas do diálogo, são destacadas: a constatação da onipresença do celular na vida dos alunos; a extrema eficiência da indústria, suas relações com o comércio e o esforço de cooptação de consumidores; a dissonância entre a prática e as justificativas da Apple, baseada no argumento falacioso da proteção do meio ambiente; a honestidade discutível dos comerciais. Por fim, foram revelados alguns aspectos que devem ser cuidados por todo professor que assume essa abordagem.
id UNSP_6ab5a3e0b20824e3c32056c38f5676c3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217905
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática de caráter sociocientífico numa perspectiva da educação matemática crítica: consumo, endividamento e qualidade de vida.Planning and development of a didactic sequence of a socio-scientific nature in a critical mathematics education perspective: consumption, indebtedness and quality of life.Educação financeiraMatemática financeiraCrianças - formaçãoFormaçãoSemiformaçãoIndústria culturalFormationSemiformationCultural industryCritical mathematics educationNeste trabalho, o tema “consumo, endividamento e qualidade vida”, abordado em aulas de matemática do nono ano do ensino fundamental, é considerado sob duas perspectivas teóricas diferentes: a Educação Matemática Crítica, proposta por Ole Skovsmose, que advoga por uma consideração crítica de estruturas matemáticas identificadas na sociedade e pela valorização de múltiplos conhecimentos matemáticos existentes; e a abordagem das questões sociocientíficas que, segundo Leonardo Fábio Perez-Martinez e Washington Luiz Pacheco de Carvalho, é uma “forma de tratar, na prática dos professores, temas como natureza da ciência e da tecnologia, raciocínio ético moral, reconstrução sociocrítica, ação responsável e sustentabilidade”. A justificativa da pesquisa assenta-se na necessidade de se promover maior articulação entre a matemática financeira e aspectos significativos recorrentes na vida dos indivíduos no tempo atual. No plano filosófico, o par de conceitos, formação e semiformação, de Theodor Adorno, acabaram ganhando o lugar de balizadores teóricos mais gerais. Nesse enquadramento, o trabalho teve como objetivo compreender o processo de planejamento e desenvolvimento, no ensino remoto, de uma sequência didática de caráter sociocientífico, numa perspectiva da Educação Matemática Crítica, por um professor pesquisador da sua própria prática, o qual buscava promover um cenário formativo aos envolvidos. A constituição dos dados ocorreu a partir de transcrições das gravações de aulas remotas que compuseram a sequência didática, do diário de campo do professor pesquisador e do diário de aprendizagem dos alunos, cuja análise tomou como aporte teórico a Análise de Conteúdo, na perspectiva de Laurence Bardin. Os resultados revelaram que a sequência didática se caracterizou por um esforço permanente da construção de um cenário dialógico, por parte do professor, pelo papel crucial de um dos alunos da sala, devido à sua grande disposição de “pronunciar o mundo” (Paulo Freire) no viés matemático, científico e tecnológico, e pela identificação de elementos de aproximação entre a matemática financeira e as questões sociocientíficas. Do ponto de vista das temáticas emergidas do diálogo, são destacadas: a constatação da onipresença do celular na vida dos alunos; a extrema eficiência da indústria, suas relações com o comércio e o esforço de cooptação de consumidores; a dissonância entre a prática e as justificativas da Apple, baseada no argumento falacioso da proteção do meio ambiente; a honestidade discutível dos comerciais. Por fim, foram revelados alguns aspectos que devem ser cuidados por todo professor que assume essa abordagem.ABSTRACT In this work, the theme “consumption, indebtedness and quality of life”, approached in mathematics classes of the ninth grade of elementary school is considered, in the research, from two different theoretical perspectives: Critical Mathematics Education, proposed by Oli Skovsmose, who advocates for a critical consideration of mathematical structures identified in society and by valuing multiple existing mathematical knowledge; and the approach of socioscientific issues, which according to Leonardo Fábio Perez-Martinez and Washington Luiz Pacheco de Carvalho, is a “way of dealing, in the practice of teachers, with topics such as the nature of science and technology, ethical moral reasoning, socio-critical reconstruction, action responsibility and sustainability”. The justification of the research is based on the need to promote greater articulation between Financial Mathematics and significant recurring aspects in the lives of individuals at the present time. On the philosophical level, the pair of concepts, formation and semi-formation, by Theodor Adorno, ended up taking the place of more general theoretical beacons. In this context, the work aimed to understand the process of planning and development, in remote teaching, of a didactic sequence of a socio-scientific nature, from a perspective of Critical Mathematics Education, by a researcher teacher of his own practice, which sought to promote a training scenario for those involved. The constitution of the data occurred from transcriptions of remote class recordings that composed the didactic sequence, from the field journal of the researcher teacher and from the students' learning journal, which analysis took as theoretical contribution the Content Analysis, from Laurence Bardin's perspective. The results revealed that the didactic sequence was characterized by a permanent effort to build a dialogic scenario, from the teacher, by one of the students crucial role in the classroom due to their great willingness to "pronounce the world" (Paulo Freire) in mathematical, scientific and technological bias, and the identification of elements of approximation between financial mathematics and socio-scientific issues. From the point of view of the themes that emerged from the dialogue, the following are highlighted: the verification of the ubiquity of the cell phone in the students' lives; the industry extreme efficiency, its relations with commerce and the effort to co-opt consumers; the dissonance between Apple's practice and justifications, based on the fallacious argument of protecting the environment; the debatable honesty of the commercials. Finally, some aspects that should be taken care of by every teacher who takes this approach were revealed.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Luchetta, Marco Aurélio Silva2022-04-19T11:13:25Z2022-04-19T11:13:25Z2022-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21790533004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-20T06:29:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217905Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:28:35.716415Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática de caráter sociocientífico numa perspectiva da educação matemática crítica: consumo, endividamento e qualidade de vida.
Planning and development of a didactic sequence of a socio-scientific nature in a critical mathematics education perspective: consumption, indebtedness and quality of life.
title Planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática de caráter sociocientífico numa perspectiva da educação matemática crítica: consumo, endividamento e qualidade de vida.
spellingShingle Planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática de caráter sociocientífico numa perspectiva da educação matemática crítica: consumo, endividamento e qualidade de vida.
Luchetta, Marco Aurélio Silva
Educação financeira
Matemática financeira
Crianças - formação
Formação
Semiformação
Indústria cultural
Formation
Semiformation
Cultural industry
Critical mathematics education
title_short Planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática de caráter sociocientífico numa perspectiva da educação matemática crítica: consumo, endividamento e qualidade de vida.
title_full Planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática de caráter sociocientífico numa perspectiva da educação matemática crítica: consumo, endividamento e qualidade de vida.
title_fullStr Planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática de caráter sociocientífico numa perspectiva da educação matemática crítica: consumo, endividamento e qualidade de vida.
title_full_unstemmed Planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática de caráter sociocientífico numa perspectiva da educação matemática crítica: consumo, endividamento e qualidade de vida.
title_sort Planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática de caráter sociocientífico numa perspectiva da educação matemática crítica: consumo, endividamento e qualidade de vida.
author Luchetta, Marco Aurélio Silva
author_facet Luchetta, Marco Aurélio Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Luchetta, Marco Aurélio Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Matemática financeira
Crianças - formação
Formação
Semiformação
Indústria cultural
Formation
Semiformation
Cultural industry
Critical mathematics education
topic Educação financeira
Matemática financeira
Crianças - formação
Formação
Semiformação
Indústria cultural
Formation
Semiformation
Cultural industry
Critical mathematics education
description Neste trabalho, o tema “consumo, endividamento e qualidade vida”, abordado em aulas de matemática do nono ano do ensino fundamental, é considerado sob duas perspectivas teóricas diferentes: a Educação Matemática Crítica, proposta por Ole Skovsmose, que advoga por uma consideração crítica de estruturas matemáticas identificadas na sociedade e pela valorização de múltiplos conhecimentos matemáticos existentes; e a abordagem das questões sociocientíficas que, segundo Leonardo Fábio Perez-Martinez e Washington Luiz Pacheco de Carvalho, é uma “forma de tratar, na prática dos professores, temas como natureza da ciência e da tecnologia, raciocínio ético moral, reconstrução sociocrítica, ação responsável e sustentabilidade”. A justificativa da pesquisa assenta-se na necessidade de se promover maior articulação entre a matemática financeira e aspectos significativos recorrentes na vida dos indivíduos no tempo atual. No plano filosófico, o par de conceitos, formação e semiformação, de Theodor Adorno, acabaram ganhando o lugar de balizadores teóricos mais gerais. Nesse enquadramento, o trabalho teve como objetivo compreender o processo de planejamento e desenvolvimento, no ensino remoto, de uma sequência didática de caráter sociocientífico, numa perspectiva da Educação Matemática Crítica, por um professor pesquisador da sua própria prática, o qual buscava promover um cenário formativo aos envolvidos. A constituição dos dados ocorreu a partir de transcrições das gravações de aulas remotas que compuseram a sequência didática, do diário de campo do professor pesquisador e do diário de aprendizagem dos alunos, cuja análise tomou como aporte teórico a Análise de Conteúdo, na perspectiva de Laurence Bardin. Os resultados revelaram que a sequência didática se caracterizou por um esforço permanente da construção de um cenário dialógico, por parte do professor, pelo papel crucial de um dos alunos da sala, devido à sua grande disposição de “pronunciar o mundo” (Paulo Freire) no viés matemático, científico e tecnológico, e pela identificação de elementos de aproximação entre a matemática financeira e as questões sociocientíficas. Do ponto de vista das temáticas emergidas do diálogo, são destacadas: a constatação da onipresença do celular na vida dos alunos; a extrema eficiência da indústria, suas relações com o comércio e o esforço de cooptação de consumidores; a dissonância entre a prática e as justificativas da Apple, baseada no argumento falacioso da proteção do meio ambiente; a honestidade discutível dos comerciais. Por fim, foram revelados alguns aspectos que devem ser cuidados por todo professor que assume essa abordagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-19T11:13:25Z
2022-04-19T11:13:25Z
2022-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217905
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/217905
identifier_str_mv 33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129524167081984