Agressividade Infantil no cotidiano escolar: recursos e estratégias para o professor da pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Larissa David [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/147129
Resumo: O presente estudo preocupou-se em pesquisar a agressividade infantil dando continuidade ao estudo realizado durante a graduação, destacando a influência do meio e do desenvolvimento emocional nas atitudes das crianças. Buscou investigar e pontuar recursos e estratégias para lidar e ou evitar as manifestações agressivas das crianças de Educação Infantil, analisando as possíveis causas da agressividade infantil do ponto de vista da psicanálise de Winnicott. Para isso foi realizado um estudo de casos múltiplos, onde observou-se três escolas em contextos diferentes (uma pública central, uma pública de periferia e uma particular) e entrevistou-se cinco professoras dessas escolas afim de compreender o fenômeno em diferentes variáveis. Os dados obtidos indicaram que a redução dos momentos de brincadeira e o excesso de preocupação com conteúdos pedagógicos na pré-escola influencia consideravelmente no aumento de manifestações agressivas das crianças, assim como técnicas de relaxamento e a presença de uma outra pessoa auxiliando a professora podem contribuir na amenização dos atos agressivos. Como produto desse estudo foi elaborado um guia de orientações para professores com o objetivo de propiciar a reflexão diante de recursos e estratégias que podem ser empregados diante da agressividade infantil pensando no desenvolvimento das crianças.
id UNSP_6ade5b2581c4d30647b65d858f5aface
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/147129
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Agressividade Infantil no cotidiano escolar: recursos e estratégias para o professor da pré-escolaChildhood Aggressiveness in the school routine: resources and strategies for the preschool teacherAgressividade infantilPré-escolaOrientação para professoresAggressiveness childrenPre-schoolO presente estudo preocupou-se em pesquisar a agressividade infantil dando continuidade ao estudo realizado durante a graduação, destacando a influência do meio e do desenvolvimento emocional nas atitudes das crianças. Buscou investigar e pontuar recursos e estratégias para lidar e ou evitar as manifestações agressivas das crianças de Educação Infantil, analisando as possíveis causas da agressividade infantil do ponto de vista da psicanálise de Winnicott. Para isso foi realizado um estudo de casos múltiplos, onde observou-se três escolas em contextos diferentes (uma pública central, uma pública de periferia e uma particular) e entrevistou-se cinco professoras dessas escolas afim de compreender o fenômeno em diferentes variáveis. Os dados obtidos indicaram que a redução dos momentos de brincadeira e o excesso de preocupação com conteúdos pedagógicos na pré-escola influencia consideravelmente no aumento de manifestações agressivas das crianças, assim como técnicas de relaxamento e a presença de uma outra pessoa auxiliando a professora podem contribuir na amenização dos atos agressivos. Como produto desse estudo foi elaborado um guia de orientações para professores com o objetivo de propiciar a reflexão diante de recursos e estratégias que podem ser empregados diante da agressividade infantil pensando no desenvolvimento das crianças.The present study was concerned in the research of child aggressiveness continuing the study performed during the graduation, highlighting the influence of the environment and emotional development in the attitudes of children. Sought to investigate and rate resources and strategies to address and prevent aggressive manifestations of children from Early Childhood Education, analyzing the possible causes of childhood aggression from the Winnicott's psychoanalysis point of view. For this, a study of multiple cases was performed, where three schools in different contexts were observed (a public school in the suburbs, a public school in the periphery zone and a private school) and five teachers in these schools were interviewed in order to understand the phenomenon in different variables. The data indicated that the reduction of playful moments and excessive concern with educational content in preschool greatly influences the increase of aggressive manifestations in children, as well as relaxation techniques and the presence of another person assisting the teacher can contribute the amelioration of aggressive acts. As a product of this study, a guide was prepared with guidelines for teachers in order to promote reflection on resources and strategies that can be applied on child aggression while thinking about the development of children.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lepre, Rita Melissa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Larissa David [UNESP]2017-01-11T13:44:29Z2017-01-11T13:44:29Z2016-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14712900087820433004056091P05593652376712829porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-24T06:22:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/147129Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-24T06:22:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Agressividade Infantil no cotidiano escolar: recursos e estratégias para o professor da pré-escola
Childhood Aggressiveness in the school routine: resources and strategies for the preschool teacher
title Agressividade Infantil no cotidiano escolar: recursos e estratégias para o professor da pré-escola
spellingShingle Agressividade Infantil no cotidiano escolar: recursos e estratégias para o professor da pré-escola
Ferreira, Larissa David [UNESP]
Agressividade infantil
Pré-escola
Orientação para professores
Aggressiveness children
Pre-school
title_short Agressividade Infantil no cotidiano escolar: recursos e estratégias para o professor da pré-escola
title_full Agressividade Infantil no cotidiano escolar: recursos e estratégias para o professor da pré-escola
title_fullStr Agressividade Infantil no cotidiano escolar: recursos e estratégias para o professor da pré-escola
title_full_unstemmed Agressividade Infantil no cotidiano escolar: recursos e estratégias para o professor da pré-escola
title_sort Agressividade Infantil no cotidiano escolar: recursos e estratégias para o professor da pré-escola
author Ferreira, Larissa David [UNESP]
author_facet Ferreira, Larissa David [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lepre, Rita Melissa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Larissa David [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Agressividade infantil
Pré-escola
Orientação para professores
Aggressiveness children
Pre-school
topic Agressividade infantil
Pré-escola
Orientação para professores
Aggressiveness children
Pre-school
description O presente estudo preocupou-se em pesquisar a agressividade infantil dando continuidade ao estudo realizado durante a graduação, destacando a influência do meio e do desenvolvimento emocional nas atitudes das crianças. Buscou investigar e pontuar recursos e estratégias para lidar e ou evitar as manifestações agressivas das crianças de Educação Infantil, analisando as possíveis causas da agressividade infantil do ponto de vista da psicanálise de Winnicott. Para isso foi realizado um estudo de casos múltiplos, onde observou-se três escolas em contextos diferentes (uma pública central, uma pública de periferia e uma particular) e entrevistou-se cinco professoras dessas escolas afim de compreender o fenômeno em diferentes variáveis. Os dados obtidos indicaram que a redução dos momentos de brincadeira e o excesso de preocupação com conteúdos pedagógicos na pré-escola influencia consideravelmente no aumento de manifestações agressivas das crianças, assim como técnicas de relaxamento e a presença de uma outra pessoa auxiliando a professora podem contribuir na amenização dos atos agressivos. Como produto desse estudo foi elaborado um guia de orientações para professores com o objetivo de propiciar a reflexão diante de recursos e estratégias que podem ser empregados diante da agressividade infantil pensando no desenvolvimento das crianças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-08
2017-01-11T13:44:29Z
2017-01-11T13:44:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/147129
000878204
33004056091P0
5593652376712829
url http://hdl.handle.net/11449/147129
identifier_str_mv 000878204
33004056091P0
5593652376712829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650075919908864