Agressividade na educação infantil: um projeto de intervenção protagonizado pelos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passi, Adrielli Tolentino [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Wiezzel, Andréia Cristiane Silva [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/521
http://hdl.handle.net/11449/142288
Resumo: This work will address the project carried out with teachers of early childhood institution whose objectives were to enable a feeling outsourcing space, sharing of experiences and the possibility of continuing education, exploring with the working group practices with the aggressiveness in the classroom . This project was carried out from seven meetings with the group of teachers, providing opportunities for teachers knowledge of the actual condition of the aggressive child through the theory of D. Winnicott, and alerting them to the aid application that aggressiveness requests the middle. Each meeting had a specific goal, it facilitated the use of questionnaires, and collection of information through reports of teachers. At the completion of the work was concluded that there was involvement of educators to carry out the proposed activities by way of project to include children with aggressive behavior to the context of playing with other children. In addition, from the execution of the project realized the possibility of working in order to help the emotional development of children exhibited aggressive behavior and those who have not demonstrated, enabling both a pleasant, quiet and conducive to emotional development full and healthy.
id UNSP_cb08807751feb07e209b0b605d52e522
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142288
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Agressividade na educação infantil: um projeto de intervenção protagonizado pelos professoresAggressivenessTeachersInterventionAgressividadeProfessoresIntervençãoThis work will address the project carried out with teachers of early childhood institution whose objectives were to enable a feeling outsourcing space, sharing of experiences and the possibility of continuing education, exploring with the working group practices with the aggressiveness in the classroom . This project was carried out from seven meetings with the group of teachers, providing opportunities for teachers knowledge of the actual condition of the aggressive child through the theory of D. Winnicott, and alerting them to the aid application that aggressiveness requests the middle. Each meeting had a specific goal, it facilitated the use of questionnaires, and collection of information through reports of teachers. At the completion of the work was concluded that there was involvement of educators to carry out the proposed activities by way of project to include children with aggressive behavior to the context of playing with other children. In addition, from the execution of the project realized the possibility of working in order to help the emotional development of children exhibited aggressive behavior and those who have not demonstrated, enabling both a pleasant, quiet and conducive to emotional development full and healthy.Este trabalho abordará o projeto realizado com professores de uma instituição de educação infantil, cujos objetivos foram: possibilitar um espaço de externalização de sentimentos, trocas de experiências e possibilidade de formação continuada, explorando junto ao grupo práticas de trabalho com a agressividade em sala de aula. Este projeto foi realizado a partir de sete reuniões com o grupo de professores, oportunizando aos docentes o conhecimento da real condição da criança agressiva por meio da teoria de D. Winnicott, e alertando os para o pedido de ajuda que a agressividade solicita ao meio. Cada reunião possuía um objetivo específico, isso facilitou a aplicação de questionários, e recolhimento de informações por meio de relatos dos professores. Ao término do trabalho foi possível concluir que houve engajamento dos educadores para a realização das atividades propostas pelo projeto de forma a incluir a criança com comportamento agressivo ao contexto do brincar junto com as demais crianças. Além disso, a partir da execução do projeto percebeu-se a possibilidade de trabalhar de forma a auxiliar o desenvolvimento emocional das crianças que apresentavam comportamento agressivo e aquelas que não o demonstravam, possibilitando a ambas um ambiente agradável, tranquilo e propício para o desenvolvimento emocional pleno e saudável.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Passi, Adrielli Tolentino [UNESP]Wiezzel, Andréia Cristiane Silva [UNESP]2016-08-04T13:34:58Z2016-08-04T13:34:58Z2015-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-6application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/5218º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142288ISSN2176-9761-2015-01-06-passi.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:44:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142288Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T15:44:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Agressividade na educação infantil: um projeto de intervenção protagonizado pelos professores
title Agressividade na educação infantil: um projeto de intervenção protagonizado pelos professores
spellingShingle Agressividade na educação infantil: um projeto de intervenção protagonizado pelos professores
Passi, Adrielli Tolentino [UNESP]
Aggressiveness
Teachers
Intervention
Agressividade
Professores
Intervenção
title_short Agressividade na educação infantil: um projeto de intervenção protagonizado pelos professores
title_full Agressividade na educação infantil: um projeto de intervenção protagonizado pelos professores
title_fullStr Agressividade na educação infantil: um projeto de intervenção protagonizado pelos professores
title_full_unstemmed Agressividade na educação infantil: um projeto de intervenção protagonizado pelos professores
title_sort Agressividade na educação infantil: um projeto de intervenção protagonizado pelos professores
author Passi, Adrielli Tolentino [UNESP]
author_facet Passi, Adrielli Tolentino [UNESP]
Wiezzel, Andréia Cristiane Silva [UNESP]
author_role author
author2 Wiezzel, Andréia Cristiane Silva [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Passi, Adrielli Tolentino [UNESP]
Wiezzel, Andréia Cristiane Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Aggressiveness
Teachers
Intervention
Agressividade
Professores
Intervenção
topic Aggressiveness
Teachers
Intervention
Agressividade
Professores
Intervenção
description This work will address the project carried out with teachers of early childhood institution whose objectives were to enable a feeling outsourcing space, sharing of experiences and the possibility of continuing education, exploring with the working group practices with the aggressiveness in the classroom . This project was carried out from seven meetings with the group of teachers, providing opportunities for teachers knowledge of the actual condition of the aggressive child through the theory of D. Winnicott, and alerting them to the aid application that aggressiveness requests the middle. Each meeting had a specific goal, it facilitated the use of questionnaires, and collection of information through reports of teachers. At the completion of the work was concluded that there was involvement of educators to carry out the proposed activities by way of project to include children with aggressive behavior to the context of playing with other children. In addition, from the execution of the project realized the possibility of working in order to help the emotional development of children exhibited aggressive behavior and those who have not demonstrated, enabling both a pleasant, quiet and conducive to emotional development full and healthy.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-27
2016-08-04T13:34:58Z
2016-08-04T13:34:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/521
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142288
ISSN2176-9761-2015-01-06-passi.pdf
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/521
http://hdl.handle.net/11449/142288
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-06-passi.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-6
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650165982101504