As tecnologias móveis na escola e o trabalho docente: as contribuições de uma pesquisa intervenção na formação continuada de professores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Célia Regina de [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150457
Resumo: O presente estudo se vincula à linha de pesquisa “Processos formativos, Ensino e Aprendizagem” e tem como objetivo geral analisar e avaliar a implementação de uma proposta de formação continuada envolvendo professores do ensino fundamental de escolas da rede pública do município de Naviraí - MS sobre o uso de tecnologias móveis na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritivo-explicativa dentro da modalidade pesquisa intervenção que envolveu um grupo de dez professoras do ensino fundamental. O estudo foi desenvolvido em três etapas: a) análise documental referente às ações desenvolvidas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional do município; b) estudo exploratório junto a professores do ensino fundamental, na qual aplicamos um questionário semiestruturado a fim de identificar e analisar o nível de formação e o contato que apresentavam em relação ao uso de tecnologias móveis na escola, assim como a percepção deles sobre as possibilidades de emprego destes aparelhos em sua prática; c) implementação de uma proposta que interveio na formação continuada de um grupo dez professoras do ensino fundamental. A partir da participação no grupo, as docentes elaboraram, desenvolveram e avaliaram projetos e atividades que envolviam a utilização das tecnologias móveis na escola. Os dados evidenciam alguns elementos que demonstram o alcance da proposta em ressignificar a prática docente, tais como, a utilização das tecnologias móveis em situações pedagógicas; o acompanhamento das atividades e o constante diálogo com as professoras; a busca de contextualização das atividades conforme a realidade das escolas; a troca de experiências e a atitude colaborativa. O desenvolvimento do estudo corrobora a seguinte tese: A implementação de uma proposta que procura intervir na formação continuada de professores, a partir dos seus interesses e necessidades formativas, bem como da interação e colaboração entre eles contribui para potencializar o trabalho docente mediado pelas tecnologias móveis em situações pedagógicas. Enfatizamos, portanto, a relevância de iniciativas de formação continuada que emanem do lócus de atuação dos professores e das suas carências formativas por meio de parcerias entre escolas e universidades.
id UNSP_6b137c353d41ec944f1bd5bd1a6df523
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150457
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As tecnologias móveis na escola e o trabalho docente: as contribuições de uma pesquisa intervenção na formação continuada de professores da educação básicaMobile technologies in school and the teaching work: the intervention research contributions in elementary school teachers’ continuing educationCultura da mobilidadeEducaçãoTecnologias móveisFormação continuada de professoresIntervençãoMobility cultureEducationMobile technologiesContinuing teacher educationInterventionO presente estudo se vincula à linha de pesquisa “Processos formativos, Ensino e Aprendizagem” e tem como objetivo geral analisar e avaliar a implementação de uma proposta de formação continuada envolvendo professores do ensino fundamental de escolas da rede pública do município de Naviraí - MS sobre o uso de tecnologias móveis na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritivo-explicativa dentro da modalidade pesquisa intervenção que envolveu um grupo de dez professoras do ensino fundamental. O estudo foi desenvolvido em três etapas: a) análise documental referente às ações desenvolvidas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional do município; b) estudo exploratório junto a professores do ensino fundamental, na qual aplicamos um questionário semiestruturado a fim de identificar e analisar o nível de formação e o contato que apresentavam em relação ao uso de tecnologias móveis na escola, assim como a percepção deles sobre as possibilidades de emprego destes aparelhos em sua prática; c) implementação de uma proposta que interveio na formação continuada de um grupo dez professoras do ensino fundamental. A partir da participação no grupo, as docentes elaboraram, desenvolveram e avaliaram projetos e atividades que envolviam a utilização das tecnologias móveis na escola. Os dados evidenciam alguns elementos que demonstram o alcance da proposta em ressignificar a prática docente, tais como, a utilização das tecnologias móveis em situações pedagógicas; o acompanhamento das atividades e o constante diálogo com as professoras; a busca de contextualização das atividades conforme a realidade das escolas; a troca de experiências e a atitude colaborativa. O desenvolvimento do estudo corrobora a seguinte tese: A implementação de uma proposta que procura intervir na formação continuada de professores, a partir dos seus interesses e necessidades formativas, bem como da interação e colaboração entre eles contribui para potencializar o trabalho docente mediado pelas tecnologias móveis em situações pedagógicas. Enfatizamos, portanto, a relevância de iniciativas de formação continuada que emanem do lócus de atuação dos professores e das suas carências formativas por meio de parcerias entre escolas e universidades.The present study is linked to the research line "Formative processes, Teaching and Learning" and has as general objective to analyze and to evaluate the implementation of a continuing education proposal involving elementary school teachers of the public schools in the municipality of Naviraí – MS about the use of mobile technologies in school. This is a qualitative research with descriptive-explanatory nature and within intervention research modality which involved a group of ten elementary school teachers. The study was developed in three stages: A) documentary analysis referring to the actions developed by the Center of Educational Technology of the municipality; B) exploratory study with elementary school teachers, in which we applied a semi-structured questionnaire in order to identify and analyze the level of training and the contact they had in relation to the use of mobile technologies in school, as well as their perception about the possibilities of using these devices in their practice; C) implementation of a proposal which has intervened in the continuing education of a group Ten teachers of elementary school. From the participation in the group, the teachers developed and evaluated projects and activities which involved the use of mobile technologies in school. The data show some elements that demonstrate the scope of the proposal to re-significate the teaching practice, such as: the use of mobile technologies in pedagogical situations; the monitoring of activities and the constant dialogue with the teachers; the search for contextualization of activities according to the reality of schools; the exchange of experiences and the collaborative attitude. The development of the study corroborates the following thesis: The implementation of a proposal that seeks to intervene in the continuing education of teachers, based on their interests and training needs, as well as the interaction and collaboration between them contributes to enhance the teaching work mediated by mobile technologies in pedagogical situations. We emphasize, therefore, the relevance of continuing education initiatives that emanate from teachers’ action locus and their formative needs that through partnerships between schools and universities.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Cláudia Maria de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Célia Regina de [UNESP]2017-04-26T14:41:43Z2017-04-26T14:41:43Z2017-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15045700088474333004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:00:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150457Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:05:47.500015Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias móveis na escola e o trabalho docente: as contribuições de uma pesquisa intervenção na formação continuada de professores da educação básica
Mobile technologies in school and the teaching work: the intervention research contributions in elementary school teachers’ continuing education
title As tecnologias móveis na escola e o trabalho docente: as contribuições de uma pesquisa intervenção na formação continuada de professores da educação básica
spellingShingle As tecnologias móveis na escola e o trabalho docente: as contribuições de uma pesquisa intervenção na formação continuada de professores da educação básica
Carvalho, Célia Regina de [UNESP]
Cultura da mobilidade
Educação
Tecnologias móveis
Formação continuada de professores
Intervenção
Mobility culture
Education
Mobile technologies
Continuing teacher education
Intervention
title_short As tecnologias móveis na escola e o trabalho docente: as contribuições de uma pesquisa intervenção na formação continuada de professores da educação básica
title_full As tecnologias móveis na escola e o trabalho docente: as contribuições de uma pesquisa intervenção na formação continuada de professores da educação básica
title_fullStr As tecnologias móveis na escola e o trabalho docente: as contribuições de uma pesquisa intervenção na formação continuada de professores da educação básica
title_full_unstemmed As tecnologias móveis na escola e o trabalho docente: as contribuições de uma pesquisa intervenção na formação continuada de professores da educação básica
title_sort As tecnologias móveis na escola e o trabalho docente: as contribuições de uma pesquisa intervenção na formação continuada de professores da educação básica
author Carvalho, Célia Regina de [UNESP]
author_facet Carvalho, Célia Regina de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Cláudia Maria de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Célia Regina de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura da mobilidade
Educação
Tecnologias móveis
Formação continuada de professores
Intervenção
Mobility culture
Education
Mobile technologies
Continuing teacher education
Intervention
topic Cultura da mobilidade
Educação
Tecnologias móveis
Formação continuada de professores
Intervenção
Mobility culture
Education
Mobile technologies
Continuing teacher education
Intervention
description O presente estudo se vincula à linha de pesquisa “Processos formativos, Ensino e Aprendizagem” e tem como objetivo geral analisar e avaliar a implementação de uma proposta de formação continuada envolvendo professores do ensino fundamental de escolas da rede pública do município de Naviraí - MS sobre o uso de tecnologias móveis na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritivo-explicativa dentro da modalidade pesquisa intervenção que envolveu um grupo de dez professoras do ensino fundamental. O estudo foi desenvolvido em três etapas: a) análise documental referente às ações desenvolvidas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional do município; b) estudo exploratório junto a professores do ensino fundamental, na qual aplicamos um questionário semiestruturado a fim de identificar e analisar o nível de formação e o contato que apresentavam em relação ao uso de tecnologias móveis na escola, assim como a percepção deles sobre as possibilidades de emprego destes aparelhos em sua prática; c) implementação de uma proposta que interveio na formação continuada de um grupo dez professoras do ensino fundamental. A partir da participação no grupo, as docentes elaboraram, desenvolveram e avaliaram projetos e atividades que envolviam a utilização das tecnologias móveis na escola. Os dados evidenciam alguns elementos que demonstram o alcance da proposta em ressignificar a prática docente, tais como, a utilização das tecnologias móveis em situações pedagógicas; o acompanhamento das atividades e o constante diálogo com as professoras; a busca de contextualização das atividades conforme a realidade das escolas; a troca de experiências e a atitude colaborativa. O desenvolvimento do estudo corrobora a seguinte tese: A implementação de uma proposta que procura intervir na formação continuada de professores, a partir dos seus interesses e necessidades formativas, bem como da interação e colaboração entre eles contribui para potencializar o trabalho docente mediado pelas tecnologias móveis em situações pedagógicas. Enfatizamos, portanto, a relevância de iniciativas de formação continuada que emanem do lócus de atuação dos professores e das suas carências formativas por meio de parcerias entre escolas e universidades.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-26T14:41:43Z
2017-04-26T14:41:43Z
2017-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150457
000884743
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/150457
identifier_str_mv 000884743
33004129044P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129159256342528