Curadoria educativa e a videoarte no processo de mediação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Júlia Mussalam
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250607
Resumo: Trata-se de uma pesquisa que investiga o papel da curadoria educativa na atualidade e suas possíveis relações com abordagens educativas tendo a videoarte no processo de mediação. Para tanto, partimos de uma contextualização histórica que identifica a crítica institucional como disparadora das mobilizações que passam a solicitar as propostas pedagógicas nos espaços de arte, na medida em que os paradigmas da contemporaneidade se voltam para uma instituição revisionista, contra-hegemônica, inclusiva, acessível e alinhada à nova museologia. Assim colocado, dialogamos com autores, profissionais e pesquisadores da área para chegar à uma concepção comum do papel do curador pedagógico, buscando traçar a matéria com que esse profissional opera; e, por fim, deslocamos tais apontamentos para compreender como a mediação educativa pode potencializar a experiência com a videoarte, enquanto linguagem contemporânea de inserção recorrente nos espaços expositivos na atualidade. Para articular tais questões, nos baseamos nos trabalhos de Andrea Fraser (2008), Ana Gonçalves Magalhães e Helouise Costa (2021), Ana Mae Barbosa e Rejane Galvão Coutinho (2008), Mirian Celeste Martins e Gisa Picosque (2012), Mônica Hoff (2013), Luiz Guilherme Vergara (1996), Pablo Helguera (2011); entre outros autores referências para a área.
id UNSP_6b19925500b7855d3c88c9492cb3a332
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250607
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Curadoria educativa e a videoarte no processo de mediaçãoEducational curatorship and vidoart in the mediation processArte educaçãoCuradoria educativaMediação CulturalVideoarteArt educationEducational curatorshipCultural mediationVideoartTrata-se de uma pesquisa que investiga o papel da curadoria educativa na atualidade e suas possíveis relações com abordagens educativas tendo a videoarte no processo de mediação. Para tanto, partimos de uma contextualização histórica que identifica a crítica institucional como disparadora das mobilizações que passam a solicitar as propostas pedagógicas nos espaços de arte, na medida em que os paradigmas da contemporaneidade se voltam para uma instituição revisionista, contra-hegemônica, inclusiva, acessível e alinhada à nova museologia. Assim colocado, dialogamos com autores, profissionais e pesquisadores da área para chegar à uma concepção comum do papel do curador pedagógico, buscando traçar a matéria com que esse profissional opera; e, por fim, deslocamos tais apontamentos para compreender como a mediação educativa pode potencializar a experiência com a videoarte, enquanto linguagem contemporânea de inserção recorrente nos espaços expositivos na atualidade. Para articular tais questões, nos baseamos nos trabalhos de Andrea Fraser (2008), Ana Gonçalves Magalhães e Helouise Costa (2021), Ana Mae Barbosa e Rejane Galvão Coutinho (2008), Mirian Celeste Martins e Gisa Picosque (2012), Mônica Hoff (2013), Luiz Guilherme Vergara (1996), Pablo Helguera (2011); entre outros autores referências para a área.This research investigates the role of educational curatorship in the present and its possible relationship with educational approaches to videoart mediation processes. For that, we start from a historical context that identifies institutional criticism as triggering the mobilizations that start to request pedagogical proposals in art spaces, insofar as contemporary paradigms turn to a revisionist, counter-hegemonic, inclusive institution that is accessible and in line with the new museology. Thus, we dialogued with authors, professionals and researchers in the studied area to arrive at a common conception of the role of the pedagogical curator, seeking to outline the subject with which this professional operates; and, finally, we move these notes to understand how educational mediation can enhance the experience with videoart as a contemporary language of recurrent insertion in exhibition spaces today. To articulate such questions, we based ourselves on the works of Andrea Fraser (2008), Ana Gonçalves Magalhães and Helouise Costa (2021), Ana Mae Barbosa and Rejane Galvão Coutinho (2008), Mirian Celeste Martins and Gisa Picosque (2012), Mônica Hoff (2013), Luiz Guilherme Vergara (1996), Pablo Helguera (2011); among other authors references to the area.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Regilene Aparecida Sarzi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Júlia Mussalam2023-09-06T13:20:30Z2023-09-06T13:20:30Z2023-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250607porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-17T16:49:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250607Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:54:42.122056Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Curadoria educativa e a videoarte no processo de mediação
Educational curatorship and vidoart in the mediation process
title Curadoria educativa e a videoarte no processo de mediação
spellingShingle Curadoria educativa e a videoarte no processo de mediação
Silva, Júlia Mussalam
Arte educação
Curadoria educativa
Mediação Cultural
Videoarte
Art education
Educational curatorship
Cultural mediation
Videoart
title_short Curadoria educativa e a videoarte no processo de mediação
title_full Curadoria educativa e a videoarte no processo de mediação
title_fullStr Curadoria educativa e a videoarte no processo de mediação
title_full_unstemmed Curadoria educativa e a videoarte no processo de mediação
title_sort Curadoria educativa e a videoarte no processo de mediação
author Silva, Júlia Mussalam
author_facet Silva, Júlia Mussalam
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Regilene Aparecida Sarzi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Júlia Mussalam
dc.subject.por.fl_str_mv Arte educação
Curadoria educativa
Mediação Cultural
Videoarte
Art education
Educational curatorship
Cultural mediation
Videoart
topic Arte educação
Curadoria educativa
Mediação Cultural
Videoarte
Art education
Educational curatorship
Cultural mediation
Videoart
description Trata-se de uma pesquisa que investiga o papel da curadoria educativa na atualidade e suas possíveis relações com abordagens educativas tendo a videoarte no processo de mediação. Para tanto, partimos de uma contextualização histórica que identifica a crítica institucional como disparadora das mobilizações que passam a solicitar as propostas pedagógicas nos espaços de arte, na medida em que os paradigmas da contemporaneidade se voltam para uma instituição revisionista, contra-hegemônica, inclusiva, acessível e alinhada à nova museologia. Assim colocado, dialogamos com autores, profissionais e pesquisadores da área para chegar à uma concepção comum do papel do curador pedagógico, buscando traçar a matéria com que esse profissional opera; e, por fim, deslocamos tais apontamentos para compreender como a mediação educativa pode potencializar a experiência com a videoarte, enquanto linguagem contemporânea de inserção recorrente nos espaços expositivos na atualidade. Para articular tais questões, nos baseamos nos trabalhos de Andrea Fraser (2008), Ana Gonçalves Magalhães e Helouise Costa (2021), Ana Mae Barbosa e Rejane Galvão Coutinho (2008), Mirian Celeste Martins e Gisa Picosque (2012), Mônica Hoff (2013), Luiz Guilherme Vergara (1996), Pablo Helguera (2011); entre outros autores referências para a área.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-06T13:20:30Z
2023-09-06T13:20:30Z
2023-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250607
url http://hdl.handle.net/11449/250607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129473102479360