Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc0Ng== http://hdl.handle.net/11449/147050 |
Resumo: | Introdução: O Cursinho Diferencial é o cursinho comunitário da UNESP campus Ilha Solteira, para alunos de escolas públicas e bolsistas em escolas particulares, é um projeto de inclusão social no qual envolve graduandos de vários cursos.Os jovens que procuram o Cursinho, possuem como característica comum, sérias dificuldades em conceitos básicos e não possuem hábito de leituras frequentes.Os recursos audiovisuais têm sido utilizados como ferramenta auxiliar para a apresentação de conteúdos e neste trabalho, foram utilizados visando despertar maior interesse dos jovens e facilitar a maneira de entender como se escreve uma Redação. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo despertar o interesse dos alunos para a disciplina utilizando ferramentas audiovisuais presentes no cotidiano dos mesmos de modo que venham a intermediar o entendimento do conteúdo a ser explorado nesta disciplina. Metodologia: Primeiramente foi ministrada uma aula expositiva com apenas o uso do quadro branco e material de apoio. No mês seguinte, a aula foi ministrada com recursos audiovisuais abordando o mesmo assunto, as aulas foram ministradas em quatro salas distintas.Com as ferramentas de áudio e vídeo foram incrementadas músicas que estavam relacionados a matéria, como por exemplo "O mundo é um moinho" interpretada por Cartola, "A Carta" de Renato Russo, "Diário de um detento" de Racionais Mc's, "Thank you for loving me" de Bon Jovi tais apresentam traços de carta. A música "Faroeste caboclo" e "Eduardo e Monica" de Legião Urbana, "Desculpa mãe" de Facção Central que contém traços de narração, apresentando a letra e o vídeo das mesmas, tais músicas são muito interessantes por serem dos gêneros Rap, MPB e Rock, muito popular entre os jovens. Resultados: Antes da implementação do método, a média da frequência analisada nas quatro classes, em quatro semanas, variou entre 67% e 75%, poucos alunos participavam das aulas retratando pouco comprometimento da sala com a matéria. Durante o mês da inserção do método, pode-se notar que a frequência dos mesmos variou de 88% e 94%, refletindo em um aumento de 27%.Observou se mais participação nas discussões e melhor comprometimento e entrosamento entre aluno e professor, melhora na parte estrutural dos textos narrativos e carta, Os mesmos elogiaram o método utilizado e pediram para que fosse feito mais vezes pois assim ficou mais fácil a compreensão do assunto. Conclusão: Com o método exposto, pode se observar que as letras as músicas em combinação ferramentas audiovisuais despertaram o interesse dos alunos, e complementaram os conteúdos ministrados durante as aulas fixando melhor a matéria proposta aos jovens e, como consequência, podemos observar também um aumento na presença durante as aulas, tornando de grande valia esse novo método. |
id |
UNSP_6b67df75b8e1bde022664005c7b99b9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/147050 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular DiferencialAudiovisualRedaçãoEnsinoIntrodução: O Cursinho Diferencial é o cursinho comunitário da UNESP campus Ilha Solteira, para alunos de escolas públicas e bolsistas em escolas particulares, é um projeto de inclusão social no qual envolve graduandos de vários cursos.Os jovens que procuram o Cursinho, possuem como característica comum, sérias dificuldades em conceitos básicos e não possuem hábito de leituras frequentes.Os recursos audiovisuais têm sido utilizados como ferramenta auxiliar para a apresentação de conteúdos e neste trabalho, foram utilizados visando despertar maior interesse dos jovens e facilitar a maneira de entender como se escreve uma Redação. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo despertar o interesse dos alunos para a disciplina utilizando ferramentas audiovisuais presentes no cotidiano dos mesmos de modo que venham a intermediar o entendimento do conteúdo a ser explorado nesta disciplina. Metodologia: Primeiramente foi ministrada uma aula expositiva com apenas o uso do quadro branco e material de apoio. No mês seguinte, a aula foi ministrada com recursos audiovisuais abordando o mesmo assunto, as aulas foram ministradas em quatro salas distintas.Com as ferramentas de áudio e vídeo foram incrementadas músicas que estavam relacionados a matéria, como por exemplo "O mundo é um moinho" interpretada por Cartola, "A Carta" de Renato Russo, "Diário de um detento" de Racionais Mc's, "Thank you for loving me" de Bon Jovi tais apresentam traços de carta. A música "Faroeste caboclo" e "Eduardo e Monica" de Legião Urbana, "Desculpa mãe" de Facção Central que contém traços de narração, apresentando a letra e o vídeo das mesmas, tais músicas são muito interessantes por serem dos gêneros Rap, MPB e Rock, muito popular entre os jovens. Resultados: Antes da implementação do método, a média da frequência analisada nas quatro classes, em quatro semanas, variou entre 67% e 75%, poucos alunos participavam das aulas retratando pouco comprometimento da sala com a matéria. Durante o mês da inserção do método, pode-se notar que a frequência dos mesmos variou de 88% e 94%, refletindo em um aumento de 27%.Observou se mais participação nas discussões e melhor comprometimento e entrosamento entre aluno e professor, melhora na parte estrutural dos textos narrativos e carta, Os mesmos elogiaram o método utilizado e pediram para que fosse feito mais vezes pois assim ficou mais fácil a compreensão do assunto. Conclusão: Com o método exposto, pode se observar que as letras as músicas em combinação ferramentas audiovisuais despertaram o interesse dos alunos, e complementaram os conteúdos ministrados durante as aulas fixando melhor a matéria proposta aos jovens e, como consequência, podemos observar também um aumento na presença durante as aulas, tornando de grande valia esse novo método.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Giuliane do Nascimento [UNESP]Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]2017-01-02T15:40:20Z2017-01-02T15:40:20Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09746application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc0Ng==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09778http://hdl.handle.net/11449/1470502013-09746-silva.pdf1094113791665412PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:08:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/147050Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:49:53.782499Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial |
title |
Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial |
spellingShingle |
Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial Silva, Giuliane do Nascimento [UNESP] Audiovisual Redação Ensino |
title_short |
Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial |
title_full |
Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial |
title_fullStr |
Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial |
title_full_unstemmed |
Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial |
title_sort |
Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial |
author |
Silva, Giuliane do Nascimento [UNESP] |
author_facet |
Silva, Giuliane do Nascimento [UNESP] Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Giuliane do Nascimento [UNESP] Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Audiovisual Redação Ensino |
topic |
Audiovisual Redação Ensino |
description |
Introdução: O Cursinho Diferencial é o cursinho comunitário da UNESP campus Ilha Solteira, para alunos de escolas públicas e bolsistas em escolas particulares, é um projeto de inclusão social no qual envolve graduandos de vários cursos.Os jovens que procuram o Cursinho, possuem como característica comum, sérias dificuldades em conceitos básicos e não possuem hábito de leituras frequentes.Os recursos audiovisuais têm sido utilizados como ferramenta auxiliar para a apresentação de conteúdos e neste trabalho, foram utilizados visando despertar maior interesse dos jovens e facilitar a maneira de entender como se escreve uma Redação. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo despertar o interesse dos alunos para a disciplina utilizando ferramentas audiovisuais presentes no cotidiano dos mesmos de modo que venham a intermediar o entendimento do conteúdo a ser explorado nesta disciplina. Metodologia: Primeiramente foi ministrada uma aula expositiva com apenas o uso do quadro branco e material de apoio. No mês seguinte, a aula foi ministrada com recursos audiovisuais abordando o mesmo assunto, as aulas foram ministradas em quatro salas distintas.Com as ferramentas de áudio e vídeo foram incrementadas músicas que estavam relacionados a matéria, como por exemplo "O mundo é um moinho" interpretada por Cartola, "A Carta" de Renato Russo, "Diário de um detento" de Racionais Mc's, "Thank you for loving me" de Bon Jovi tais apresentam traços de carta. A música "Faroeste caboclo" e "Eduardo e Monica" de Legião Urbana, "Desculpa mãe" de Facção Central que contém traços de narração, apresentando a letra e o vídeo das mesmas, tais músicas são muito interessantes por serem dos gêneros Rap, MPB e Rock, muito popular entre os jovens. Resultados: Antes da implementação do método, a média da frequência analisada nas quatro classes, em quatro semanas, variou entre 67% e 75%, poucos alunos participavam das aulas retratando pouco comprometimento da sala com a matéria. Durante o mês da inserção do método, pode-se notar que a frequência dos mesmos variou de 88% e 94%, refletindo em um aumento de 27%.Observou se mais participação nas discussões e melhor comprometimento e entrosamento entre aluno e professor, melhora na parte estrutural dos textos narrativos e carta, Os mesmos elogiaram o método utilizado e pediram para que fosse feito mais vezes pois assim ficou mais fácil a compreensão do assunto. Conclusão: Com o método exposto, pode se observar que as letras as músicas em combinação ferramentas audiovisuais despertaram o interesse dos alunos, e complementaram os conteúdos ministrados durante as aulas fixando melhor a matéria proposta aos jovens e, como consequência, podemos observar também um aumento na presença durante as aulas, tornando de grande valia esse novo método. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:40:20Z 2017-01-02T15:40:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc0Ng== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09778 http://hdl.handle.net/11449/147050 2013-09746-silva.pdf 1094113791665412 |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc0Ng== http://hdl.handle.net/11449/147050 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09778 2013-09746-silva.pdf 1094113791665412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
09746 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129363071205376 |