Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Giuliane do Nascimento [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc0Ng==
http://hdl.handle.net/11449/147050
Resumo: Introdução: O Cursinho Diferencial é o cursinho comunitário da UNESP campus Ilha Solteira, para alunos de escolas públicas e bolsistas em escolas particulares, é um projeto de inclusão social no qual envolve graduandos de vários cursos.Os jovens que procuram o Cursinho, possuem como característica comum, sérias dificuldades em conceitos básicos e não possuem hábito de leituras frequentes.Os recursos audiovisuais têm sido utilizados como ferramenta auxiliar para a apresentação de conteúdos e neste trabalho, foram utilizados visando despertar maior interesse dos jovens e facilitar a maneira de entender como se escreve uma Redação. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo despertar o interesse dos alunos para a disciplina utilizando ferramentas audiovisuais presentes no cotidiano dos mesmos de modo que venham a intermediar o entendimento do conteúdo a ser explorado nesta disciplina. Metodologia: Primeiramente foi ministrada uma aula expositiva com apenas o uso do quadro branco e material de apoio. No mês seguinte, a aula foi ministrada com recursos audiovisuais abordando o mesmo assunto, as aulas foram ministradas em quatro salas distintas.Com as ferramentas de áudio e vídeo foram incrementadas músicas que estavam relacionados a matéria, como por exemplo "O mundo é um moinho" interpretada por Cartola, "A Carta" de Renato Russo, "Diário de um detento" de Racionais Mc's, "Thank you for loving me" de Bon Jovi tais apresentam traços de carta. A música "Faroeste caboclo" e "Eduardo e Monica" de Legião Urbana, "Desculpa mãe" de Facção Central que contém traços de narração, apresentando a letra e o vídeo das mesmas, tais músicas são muito interessantes por serem dos gêneros Rap, MPB e Rock, muito popular entre os jovens. Resultados: Antes da implementação do método, a média da frequência analisada nas quatro classes, em quatro semanas, variou entre 67% e 75%, poucos alunos participavam das aulas retratando pouco comprometimento da sala com a matéria. Durante o mês da inserção do método, pode-se notar que a frequência dos mesmos variou de 88% e 94%, refletindo em um aumento de 27%.Observou se mais participação nas discussões e melhor comprometimento e entrosamento entre aluno e professor, melhora na parte estrutural dos textos narrativos e carta, Os mesmos elogiaram o método utilizado e pediram para que fosse feito mais vezes pois assim ficou mais fácil a compreensão do assunto. Conclusão: Com o método exposto, pode se observar que as letras as músicas em combinação ferramentas audiovisuais despertaram o interesse dos alunos, e complementaram os conteúdos ministrados durante as aulas fixando melhor a matéria proposta aos jovens e, como consequência, podemos observar também um aumento na presença durante as aulas, tornando de grande valia esse novo método.
id UNSP_6b67df75b8e1bde022664005c7b99b9a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/147050
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular DiferencialAudiovisualRedaçãoEnsinoIntrodução: O Cursinho Diferencial é o cursinho comunitário da UNESP campus Ilha Solteira, para alunos de escolas públicas e bolsistas em escolas particulares, é um projeto de inclusão social no qual envolve graduandos de vários cursos.Os jovens que procuram o Cursinho, possuem como característica comum, sérias dificuldades em conceitos básicos e não possuem hábito de leituras frequentes.Os recursos audiovisuais têm sido utilizados como ferramenta auxiliar para a apresentação de conteúdos e neste trabalho, foram utilizados visando despertar maior interesse dos jovens e facilitar a maneira de entender como se escreve uma Redação. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo despertar o interesse dos alunos para a disciplina utilizando ferramentas audiovisuais presentes no cotidiano dos mesmos de modo que venham a intermediar o entendimento do conteúdo a ser explorado nesta disciplina. Metodologia: Primeiramente foi ministrada uma aula expositiva com apenas o uso do quadro branco e material de apoio. No mês seguinte, a aula foi ministrada com recursos audiovisuais abordando o mesmo assunto, as aulas foram ministradas em quatro salas distintas.Com as ferramentas de áudio e vídeo foram incrementadas músicas que estavam relacionados a matéria, como por exemplo "O mundo é um moinho" interpretada por Cartola, "A Carta" de Renato Russo, "Diário de um detento" de Racionais Mc's, "Thank you for loving me" de Bon Jovi tais apresentam traços de carta. A música "Faroeste caboclo" e "Eduardo e Monica" de Legião Urbana, "Desculpa mãe" de Facção Central que contém traços de narração, apresentando a letra e o vídeo das mesmas, tais músicas são muito interessantes por serem dos gêneros Rap, MPB e Rock, muito popular entre os jovens. Resultados: Antes da implementação do método, a média da frequência analisada nas quatro classes, em quatro semanas, variou entre 67% e 75%, poucos alunos participavam das aulas retratando pouco comprometimento da sala com a matéria. Durante o mês da inserção do método, pode-se notar que a frequência dos mesmos variou de 88% e 94%, refletindo em um aumento de 27%.Observou se mais participação nas discussões e melhor comprometimento e entrosamento entre aluno e professor, melhora na parte estrutural dos textos narrativos e carta, Os mesmos elogiaram o método utilizado e pediram para que fosse feito mais vezes pois assim ficou mais fácil a compreensão do assunto. Conclusão: Com o método exposto, pode se observar que as letras as músicas em combinação ferramentas audiovisuais despertaram o interesse dos alunos, e complementaram os conteúdos ministrados durante as aulas fixando melhor a matéria proposta aos jovens e, como consequência, podemos observar também um aumento na presença durante as aulas, tornando de grande valia esse novo método.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Giuliane do Nascimento [UNESP]Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]2017-01-02T15:40:20Z2017-01-02T15:40:20Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09746application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc0Ng==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09778http://hdl.handle.net/11449/1470502013-09746-silva.pdf1094113791665412PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:08:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/147050Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:49:53.782499Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial
title Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial
spellingShingle Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial
Silva, Giuliane do Nascimento [UNESP]
Audiovisual
Redação
Ensino
title_short Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial
title_full Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial
title_fullStr Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial
title_full_unstemmed Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial
title_sort Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial
author Silva, Giuliane do Nascimento [UNESP]
author_facet Silva, Giuliane do Nascimento [UNESP]
Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]
author_role author
author2 Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Giuliane do Nascimento [UNESP]
Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Audiovisual
Redação
Ensino
topic Audiovisual
Redação
Ensino
description Introdução: O Cursinho Diferencial é o cursinho comunitário da UNESP campus Ilha Solteira, para alunos de escolas públicas e bolsistas em escolas particulares, é um projeto de inclusão social no qual envolve graduandos de vários cursos.Os jovens que procuram o Cursinho, possuem como característica comum, sérias dificuldades em conceitos básicos e não possuem hábito de leituras frequentes.Os recursos audiovisuais têm sido utilizados como ferramenta auxiliar para a apresentação de conteúdos e neste trabalho, foram utilizados visando despertar maior interesse dos jovens e facilitar a maneira de entender como se escreve uma Redação. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo despertar o interesse dos alunos para a disciplina utilizando ferramentas audiovisuais presentes no cotidiano dos mesmos de modo que venham a intermediar o entendimento do conteúdo a ser explorado nesta disciplina. Metodologia: Primeiramente foi ministrada uma aula expositiva com apenas o uso do quadro branco e material de apoio. No mês seguinte, a aula foi ministrada com recursos audiovisuais abordando o mesmo assunto, as aulas foram ministradas em quatro salas distintas.Com as ferramentas de áudio e vídeo foram incrementadas músicas que estavam relacionados a matéria, como por exemplo "O mundo é um moinho" interpretada por Cartola, "A Carta" de Renato Russo, "Diário de um detento" de Racionais Mc's, "Thank you for loving me" de Bon Jovi tais apresentam traços de carta. A música "Faroeste caboclo" e "Eduardo e Monica" de Legião Urbana, "Desculpa mãe" de Facção Central que contém traços de narração, apresentando a letra e o vídeo das mesmas, tais músicas são muito interessantes por serem dos gêneros Rap, MPB e Rock, muito popular entre os jovens. Resultados: Antes da implementação do método, a média da frequência analisada nas quatro classes, em quatro semanas, variou entre 67% e 75%, poucos alunos participavam das aulas retratando pouco comprometimento da sala com a matéria. Durante o mês da inserção do método, pode-se notar que a frequência dos mesmos variou de 88% e 94%, refletindo em um aumento de 27%.Observou se mais participação nas discussões e melhor comprometimento e entrosamento entre aluno e professor, melhora na parte estrutural dos textos narrativos e carta, Os mesmos elogiaram o método utilizado e pediram para que fosse feito mais vezes pois assim ficou mais fácil a compreensão do assunto. Conclusão: Com o método exposto, pode se observar que as letras as músicas em combinação ferramentas audiovisuais despertaram o interesse dos alunos, e complementaram os conteúdos ministrados durante as aulas fixando melhor a matéria proposta aos jovens e, como consequência, podemos observar também um aumento na presença durante as aulas, tornando de grande valia esse novo método.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:40:20Z
2017-01-02T15:40:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc0Ng==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09778
http://hdl.handle.net/11449/147050
2013-09746-silva.pdf
1094113791665412
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc0Ng==
http://hdl.handle.net/11449/147050
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09778
2013-09746-silva.pdf
1094113791665412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09746
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129363071205376