Arte-educação, criatividade, percepções: um olhar sobre o programa escola da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sene, Marta Regina [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90338
Resumo: O Programa Escola da Família - Espaços de Paz foi implantado em 2003 nas escolas da Rede Pública Estadual, propondo a abertura das escolas aos finais de semana, tornando-as centros comunitários, a fim de atrair os jovens e suas famílias para o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e esportivas, vinculadas a quatro Eixos Norteadores: Cultura, Esportes, Saúde e Qualificação para o Trabalho. O presente estudo, de caráter exploratório, teve como principais objetivos: caracterizar o perfil dos protagonistas do Programa, identificar as concepções de arte implícitas no ensino das atividades artísticas do Eixo Cultura, conhecer o processo de ensino-aprendizagem das atividades do Programa, tendo em vista o fazer pedagógico dos educadores e as percepções dos usuários acerca de seu aprendizado; identificar relações entre arte-educação e o desenvolvimento cultural dos participantes. O estudo realizou a coleta de dados por meio de entrevistas em oito escolas do Município de Araraquara, selecionadas como campo da investigação. Os critérios para a coleta e para o tratamento dos dados estiveram baseados em critérios quanti-qualitativos e para a análise dos resultados foi adotada abordagem de natureza qualitativa. O aporte teórico esteve fundamentado em pressupostos do campo da Arte-educação, mediados pela Teoria da Perspectiva de Sistemas, de Mihaly Csikszentmihalyi, em contraponto às diretrizes oficiais às quais o Programa está subordinado. Os participantes da pesquisa foram selecionados dentre os protagonistas do Programa: Educadores Profissionais, Educadores Universitários, Voluntários e Público.
id UNSP_6bb15333bcb7ceee93d0d5c2a5c0483d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90338
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Arte-educação, criatividade, percepções: um olhar sobre o programa escola da famíliaEducação - BrasilEnsinoCriatividadeLazerO Programa Escola da Família - Espaços de Paz foi implantado em 2003 nas escolas da Rede Pública Estadual, propondo a abertura das escolas aos finais de semana, tornando-as centros comunitários, a fim de atrair os jovens e suas famílias para o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e esportivas, vinculadas a quatro Eixos Norteadores: Cultura, Esportes, Saúde e Qualificação para o Trabalho. O presente estudo, de caráter exploratório, teve como principais objetivos: caracterizar o perfil dos protagonistas do Programa, identificar as concepções de arte implícitas no ensino das atividades artísticas do Eixo Cultura, conhecer o processo de ensino-aprendizagem das atividades do Programa, tendo em vista o fazer pedagógico dos educadores e as percepções dos usuários acerca de seu aprendizado; identificar relações entre arte-educação e o desenvolvimento cultural dos participantes. O estudo realizou a coleta de dados por meio de entrevistas em oito escolas do Município de Araraquara, selecionadas como campo da investigação. Os critérios para a coleta e para o tratamento dos dados estiveram baseados em critérios quanti-qualitativos e para a análise dos resultados foi adotada abordagem de natureza qualitativa. O aporte teórico esteve fundamentado em pressupostos do campo da Arte-educação, mediados pela Teoria da Perspectiva de Sistemas, de Mihaly Csikszentmihalyi, em contraponto às diretrizes oficiais às quais o Programa está subordinado. Os participantes da pesquisa foram selecionados dentre os protagonistas do Programa: Educadores Profissionais, Educadores Universitários, Voluntários e Público.School Program of the Family - Spaces of Peace was established in 2003 in the schools of the State Public Network, proposing the opening of schools on the weekends, making them community centers, in order to attract young people and their families to the development of activities artistic, cultural and sports, linked to four axles directors: Culture, Sports, Health and Qualification for the Job. This study, exploratory in nature, had as main goals: to characterize the profile of the protagonists of the program, identify the conceptions of art implied in the teaching of artistic activities of the Axis Culture, know the process of teaching-learning activities of the program, taking into seen doing the teaching educators and users' perceptions about their learning, identify relationships between art and education and cultural development of the participants. The study conducted to collect data through interviews in eight schools in the city of Araraquara, selected as a field of research. The criteria for the collection and the processing of the data were based on quantitative and qualitative criteria in the analysis of the results was adopted approach of a qualitative nature. The contribution was based on theoretical assumptions of the field of art, education, mediated by the Theory of Systems Perspective, Mihaly Csikszentmihalyi, as opposed to official guidelines to which the program is tied. Participants of the survey were selected among the protagonists of the Program: Professional Educators, Educators University, Volunteers in Public.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Secretaria de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Laura Beatriz Fonseca de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sene, Marta Regina [UNESP]2014-06-11T19:24:36Z2014-06-11T19:24:36Z2008-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis201 f. : il., gráfs.application/pdfSENE, Marta Regina. Arte-educação, criatividade, percepções: um olhar sobre o programa escola da família. 2008. 201 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.http://hdl.handle.net/11449/90338000549881sene_mr_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:53:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90338Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:47:51.541350Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte-educação, criatividade, percepções: um olhar sobre o programa escola da família
title Arte-educação, criatividade, percepções: um olhar sobre o programa escola da família
spellingShingle Arte-educação, criatividade, percepções: um olhar sobre o programa escola da família
Sene, Marta Regina [UNESP]
Educação - Brasil
Ensino
Criatividade
Lazer
title_short Arte-educação, criatividade, percepções: um olhar sobre o programa escola da família
title_full Arte-educação, criatividade, percepções: um olhar sobre o programa escola da família
title_fullStr Arte-educação, criatividade, percepções: um olhar sobre o programa escola da família
title_full_unstemmed Arte-educação, criatividade, percepções: um olhar sobre o programa escola da família
title_sort Arte-educação, criatividade, percepções: um olhar sobre o programa escola da família
author Sene, Marta Regina [UNESP]
author_facet Sene, Marta Regina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Laura Beatriz Fonseca de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sene, Marta Regina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Brasil
Ensino
Criatividade
Lazer
topic Educação - Brasil
Ensino
Criatividade
Lazer
description O Programa Escola da Família - Espaços de Paz foi implantado em 2003 nas escolas da Rede Pública Estadual, propondo a abertura das escolas aos finais de semana, tornando-as centros comunitários, a fim de atrair os jovens e suas famílias para o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e esportivas, vinculadas a quatro Eixos Norteadores: Cultura, Esportes, Saúde e Qualificação para o Trabalho. O presente estudo, de caráter exploratório, teve como principais objetivos: caracterizar o perfil dos protagonistas do Programa, identificar as concepções de arte implícitas no ensino das atividades artísticas do Eixo Cultura, conhecer o processo de ensino-aprendizagem das atividades do Programa, tendo em vista o fazer pedagógico dos educadores e as percepções dos usuários acerca de seu aprendizado; identificar relações entre arte-educação e o desenvolvimento cultural dos participantes. O estudo realizou a coleta de dados por meio de entrevistas em oito escolas do Município de Araraquara, selecionadas como campo da investigação. Os critérios para a coleta e para o tratamento dos dados estiveram baseados em critérios quanti-qualitativos e para a análise dos resultados foi adotada abordagem de natureza qualitativa. O aporte teórico esteve fundamentado em pressupostos do campo da Arte-educação, mediados pela Teoria da Perspectiva de Sistemas, de Mihaly Csikszentmihalyi, em contraponto às diretrizes oficiais às quais o Programa está subordinado. Os participantes da pesquisa foram selecionados dentre os protagonistas do Programa: Educadores Profissionais, Educadores Universitários, Voluntários e Público.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-28
2014-06-11T19:24:36Z
2014-06-11T19:24:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SENE, Marta Regina. Arte-educação, criatividade, percepções: um olhar sobre o programa escola da família. 2008. 201 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/90338
000549881
sene_mr_me_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv SENE, Marta Regina. Arte-educação, criatividade, percepções: um olhar sobre o programa escola da família. 2008. 201 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
000549881
sene_mr_me_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/90338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 201 f. : il., gráfs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128563114672128