Eliminação de barreiras arquitetônicas na APAE-Bauru: planejamento dos espaços educacionais e de uso múltiplo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, André Ribeiro de [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Alves, Silvana Aparecida [UNESP], Santos, Andréia Oliveira dos [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/253
http://hdl.handle.net/11449/143385
Resumo: Introdução: O ambiente construído, não pode constituir-se num espaço de exclusão social, ao contrário, devem representar um espaço de integração e convivência, permitindo a todos os indivíduos sua livre utilização. Projetar e construir ambientes sem Barreiras Arquitetônicas e oferecer a Acessibilidade é um conceito que deve abranger todo tipo de edificação e espaço urbano, além de dar respostas às necessidades de todos os cidadãos que tenham ou não qualquer tipo de deficiência física. Seguindo este raciocínio, o espaço educacional deve por princípio de igualdade ser acessível a todos, principalmente numa unidade educacional voltada ao atendimento de pessoas portadoras de múltiplas deficiências (mental e física). Portanto, este projeto busca identificar na APAE/ Bauru, as barreiras arquitetônicas, propondo as correções nos diversos ambientes existentes, de acordo com as Normas Técnicas da ABNT, e desenvolver os projetos das demais edificações solicitadas pela direção da Instituição promovendo a acessibilidade. Objetivos: Ampliar o entendimento sobre o tema, junto aos alunos do curso de Arquitetura e Engenharia Civil. Oferecer aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos adquiridos nas aulas, em um trabalho prático. Beneficiar todas as pessoas portadoras dos mais variados tipos de deficiência, proporcionando ambientes que atendam as Normas de Acessibilidade e principalmente as necessidades destes indivíduos, o bem estar, a segurança e, sobretudo, o direito de se locomoverem de modo independente. Métodos: Desenvolvimento de projetos arquitetônicos em etapas que abrange o Levantamento das Barreiras Arquitetônicas, Propostas para eliminá-las, Desenvolvimento de projetos para novos edifícios seguindo as Normas de Acessibilidade. Resultados: Foram desenvolvidos projetos arquitetônicos com propostas para reformas dos prédios implantados a fim de eliminar as Barreiras Arquitetônicas existente. Foi elaborado o projeto do novo Centro de Reabilitação, em fase de construção, que atenderá pacientes do SUS de Bauru e região, com estimativa para 300 pacientes/dia. Outros projetos estão em andamento e os beneficiários são todos os usuários da APAE: 400 alunos da escola, 111 funcionários, 300 pacientes/ dia, e demais portadores de deficiências física e motora que poderão usufruir do ginásio esportivo, do auditório, etc. que serão implantados a partir dos projetos arquitetônicos em desenvolvimento, e adaptados para promover a Acessibilidade e a inclusão social. Este Projeto permite aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos em pesquisas nesta área, em um trabalho prático, de cunho social, contribuindo para o crescimento acadêmico dos mesmos. Vale ressaltar, ainda que este projeto beneficia todos os usuários da APAE.
id UNSP_9a9e48eef66b8828e45cca85c50334d5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143385
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Eliminação de barreiras arquitetônicas na APAE-Bauru: planejamento dos espaços educacionais e de uso múltiploHumanasEspaços construídosIntrodução: O ambiente construído, não pode constituir-se num espaço de exclusão social, ao contrário, devem representar um espaço de integração e convivência, permitindo a todos os indivíduos sua livre utilização. Projetar e construir ambientes sem Barreiras Arquitetônicas e oferecer a Acessibilidade é um conceito que deve abranger todo tipo de edificação e espaço urbano, além de dar respostas às necessidades de todos os cidadãos que tenham ou não qualquer tipo de deficiência física. Seguindo este raciocínio, o espaço educacional deve por princípio de igualdade ser acessível a todos, principalmente numa unidade educacional voltada ao atendimento de pessoas portadoras de múltiplas deficiências (mental e física). Portanto, este projeto busca identificar na APAE/ Bauru, as barreiras arquitetônicas, propondo as correções nos diversos ambientes existentes, de acordo com as Normas Técnicas da ABNT, e desenvolver os projetos das demais edificações solicitadas pela direção da Instituição promovendo a acessibilidade. Objetivos: Ampliar o entendimento sobre o tema, junto aos alunos do curso de Arquitetura e Engenharia Civil. Oferecer aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos adquiridos nas aulas, em um trabalho prático. Beneficiar todas as pessoas portadoras dos mais variados tipos de deficiência, proporcionando ambientes que atendam as Normas de Acessibilidade e principalmente as necessidades destes indivíduos, o bem estar, a segurança e, sobretudo, o direito de se locomoverem de modo independente. Métodos: Desenvolvimento de projetos arquitetônicos em etapas que abrange o Levantamento das Barreiras Arquitetônicas, Propostas para eliminá-las, Desenvolvimento de projetos para novos edifícios seguindo as Normas de Acessibilidade. Resultados: Foram desenvolvidos projetos arquitetônicos com propostas para reformas dos prédios implantados a fim de eliminar as Barreiras Arquitetônicas existente. Foi elaborado o projeto do novo Centro de Reabilitação, em fase de construção, que atenderá pacientes do SUS de Bauru e região, com estimativa para 300 pacientes/dia. Outros projetos estão em andamento e os beneficiários são todos os usuários da APAE: 400 alunos da escola, 111 funcionários, 300 pacientes/ dia, e demais portadores de deficiências física e motora que poderão usufruir do ginásio esportivo, do auditório, etc. que serão implantados a partir dos projetos arquitetônicos em desenvolvimento, e adaptados para promover a Acessibilidade e a inclusão social. Este Projeto permite aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos em pesquisas nesta área, em um trabalho prático, de cunho social, contribuindo para o crescimento acadêmico dos mesmos. Vale ressaltar, ainda que este projeto beneficia todos os usuários da APAE.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, André Ribeiro de [UNESP]Alves, Silvana Aparecida [UNESP]Santos, Andréia Oliveira dos [UNESP]2016-08-24T12:44:24Z2016-08-24T12:44:24Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject30-31application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/253Revista Ciência em Extensão, v. 2, suplemento, p. 30-31, 2006.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143385ISSN1679-4605-2006-02-30-31.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-16T19:24:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143385Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-16T19:24:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Eliminação de barreiras arquitetônicas na APAE-Bauru: planejamento dos espaços educacionais e de uso múltiplo
title Eliminação de barreiras arquitetônicas na APAE-Bauru: planejamento dos espaços educacionais e de uso múltiplo
spellingShingle Eliminação de barreiras arquitetônicas na APAE-Bauru: planejamento dos espaços educacionais e de uso múltiplo
Souza, André Ribeiro de [UNESP]
Humanas
Espaços construídos
title_short Eliminação de barreiras arquitetônicas na APAE-Bauru: planejamento dos espaços educacionais e de uso múltiplo
title_full Eliminação de barreiras arquitetônicas na APAE-Bauru: planejamento dos espaços educacionais e de uso múltiplo
title_fullStr Eliminação de barreiras arquitetônicas na APAE-Bauru: planejamento dos espaços educacionais e de uso múltiplo
title_full_unstemmed Eliminação de barreiras arquitetônicas na APAE-Bauru: planejamento dos espaços educacionais e de uso múltiplo
title_sort Eliminação de barreiras arquitetônicas na APAE-Bauru: planejamento dos espaços educacionais e de uso múltiplo
author Souza, André Ribeiro de [UNESP]
author_facet Souza, André Ribeiro de [UNESP]
Alves, Silvana Aparecida [UNESP]
Santos, Andréia Oliveira dos [UNESP]
author_role author
author2 Alves, Silvana Aparecida [UNESP]
Santos, Andréia Oliveira dos [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, André Ribeiro de [UNESP]
Alves, Silvana Aparecida [UNESP]
Santos, Andréia Oliveira dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Humanas
Espaços construídos
topic Humanas
Espaços construídos
description Introdução: O ambiente construído, não pode constituir-se num espaço de exclusão social, ao contrário, devem representar um espaço de integração e convivência, permitindo a todos os indivíduos sua livre utilização. Projetar e construir ambientes sem Barreiras Arquitetônicas e oferecer a Acessibilidade é um conceito que deve abranger todo tipo de edificação e espaço urbano, além de dar respostas às necessidades de todos os cidadãos que tenham ou não qualquer tipo de deficiência física. Seguindo este raciocínio, o espaço educacional deve por princípio de igualdade ser acessível a todos, principalmente numa unidade educacional voltada ao atendimento de pessoas portadoras de múltiplas deficiências (mental e física). Portanto, este projeto busca identificar na APAE/ Bauru, as barreiras arquitetônicas, propondo as correções nos diversos ambientes existentes, de acordo com as Normas Técnicas da ABNT, e desenvolver os projetos das demais edificações solicitadas pela direção da Instituição promovendo a acessibilidade. Objetivos: Ampliar o entendimento sobre o tema, junto aos alunos do curso de Arquitetura e Engenharia Civil. Oferecer aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos adquiridos nas aulas, em um trabalho prático. Beneficiar todas as pessoas portadoras dos mais variados tipos de deficiência, proporcionando ambientes que atendam as Normas de Acessibilidade e principalmente as necessidades destes indivíduos, o bem estar, a segurança e, sobretudo, o direito de se locomoverem de modo independente. Métodos: Desenvolvimento de projetos arquitetônicos em etapas que abrange o Levantamento das Barreiras Arquitetônicas, Propostas para eliminá-las, Desenvolvimento de projetos para novos edifícios seguindo as Normas de Acessibilidade. Resultados: Foram desenvolvidos projetos arquitetônicos com propostas para reformas dos prédios implantados a fim de eliminar as Barreiras Arquitetônicas existente. Foi elaborado o projeto do novo Centro de Reabilitação, em fase de construção, que atenderá pacientes do SUS de Bauru e região, com estimativa para 300 pacientes/dia. Outros projetos estão em andamento e os beneficiários são todos os usuários da APAE: 400 alunos da escola, 111 funcionários, 300 pacientes/ dia, e demais portadores de deficiências física e motora que poderão usufruir do ginásio esportivo, do auditório, etc. que serão implantados a partir dos projetos arquitetônicos em desenvolvimento, e adaptados para promover a Acessibilidade e a inclusão social. Este Projeto permite aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos em pesquisas nesta área, em um trabalho prático, de cunho social, contribuindo para o crescimento acadêmico dos mesmos. Vale ressaltar, ainda que este projeto beneficia todos os usuários da APAE.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2016-08-24T12:44:24Z
2016-08-24T12:44:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/253
Revista Ciência em Extensão, v. 2, suplemento, p. 30-31, 2006.
1679-4605
http://hdl.handle.net/11449/143385
ISSN1679-4605-2006-02-30-31.pdf
url http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/253
http://hdl.handle.net/11449/143385
identifier_str_mv Revista Ciência em Extensão, v. 2, suplemento, p. 30-31, 2006.
1679-4605
ISSN1679-4605-2006-02-30-31.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ciência em Extensão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30-31
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964749881933824