A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ79.htm http://hdl.handle.net/11449/148504 |
Resumo: | Introdução: Trata-se de um projeto vinculado ao Núcleo de Ensino da UNESP e direcionado à equipe docente e discente da rede oficial de ensino. Conta com a participação de dois alunos bolsistas do Curso de História.Distingue-se por trabalhar a disciplina história utilizando-se da linguagem cinematográfica ,como centro gerador e ou documento,o que significa a inclusão de novas fontes até então praticamente desconsideradas dentro da sala de aula.Alicerça-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais e busca atender aos objetivos dos Núcleos de Ensino da UNESP. Objetivos : Propiciar aos alunos do Curso de Licenciatura em História e aos do Ensino Fundamental e professores da rede pública de ensino o contato e exploração da linguagem cinematográfica como documento histórico e sua oportuna utilização como recurso didático-pedagógico. Objetiva ainda desmistificar a concepção e postura teóricas elaboradas pela historiografia conservadora em relação à memória e à história nacionais ,considerando-se , no mesmo viés, que o uso do filme , na mesma proporção em que ilustra uma aula, pode, sem a apreciação crítica do espectador ,conduzir à idéia de um fiel registro dos acontecimentos ou, na mesma ordem, ser rejeitado sob a ótica pré -estabelecida, de uma visão particularizada.Acrescente-se a proposta de se analisar e selecionar filmes que subsidiem o trabalho pedagógico do professor.Métodos: O projeto está sendo desenvolvido nas aulas de história, em uma 7ª série do ensino Fundamental na E.E.Mário D´Elia.No primeiro momento reuniu-se com os professores da sala para a apresentação da proposta, buscando formar-se um grupo de trabalho interdisciplinar.Em seguida passou-se a um trabalho semanal,diretamente na sala de aula.Junto com a professora de história da classe foram selecionados os temas a serem trabalhados.Procedeu-se à pesquisa e levantamento dos filmes que propõe-se sejam analisados individualmente e comparados em blocos com outras filmagens e fontes sobre o mesmo tema. Após a seleção dos filmes deu-se início às regências buscando explorar-se a linguagem cinematográfica e seus recursos. O desenvolvimento e desdobramentos dos assuntos levantados ficaram sob a responsabilidade da professora da classe. Resultados: Foram feitas as observações, a seleção de filmes e três regências. O tema selecionado foi a Revolução Industrial.Projetou-se na 1ª aula o filme “As aventuras de Oliver Twist ( Disney Vídeo) , uma produção de Steven North e direção de Tony Bill.Percebeu-se grande interesse dos alunos que participaram ativamente e fizeram questionamentos que sugerem resultados positivos, mormente em relação à reflexão e quebra da monotonia das aulas. |
id |
UNSP_6be180ec52614b86c32615a33b2be339 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148504 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de históriaIntrodução: Trata-se de um projeto vinculado ao Núcleo de Ensino da UNESP e direcionado à equipe docente e discente da rede oficial de ensino. Conta com a participação de dois alunos bolsistas do Curso de História.Distingue-se por trabalhar a disciplina história utilizando-se da linguagem cinematográfica ,como centro gerador e ou documento,o que significa a inclusão de novas fontes até então praticamente desconsideradas dentro da sala de aula.Alicerça-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais e busca atender aos objetivos dos Núcleos de Ensino da UNESP. Objetivos : Propiciar aos alunos do Curso de Licenciatura em História e aos do Ensino Fundamental e professores da rede pública de ensino o contato e exploração da linguagem cinematográfica como documento histórico e sua oportuna utilização como recurso didático-pedagógico. Objetiva ainda desmistificar a concepção e postura teóricas elaboradas pela historiografia conservadora em relação à memória e à história nacionais ,considerando-se , no mesmo viés, que o uso do filme , na mesma proporção em que ilustra uma aula, pode, sem a apreciação crítica do espectador ,conduzir à idéia de um fiel registro dos acontecimentos ou, na mesma ordem, ser rejeitado sob a ótica pré -estabelecida, de uma visão particularizada.Acrescente-se a proposta de se analisar e selecionar filmes que subsidiem o trabalho pedagógico do professor.Métodos: O projeto está sendo desenvolvido nas aulas de história, em uma 7ª série do ensino Fundamental na E.E.Mário D´Elia.No primeiro momento reuniu-se com os professores da sala para a apresentação da proposta, buscando formar-se um grupo de trabalho interdisciplinar.Em seguida passou-se a um trabalho semanal,diretamente na sala de aula.Junto com a professora de história da classe foram selecionados os temas a serem trabalhados.Procedeu-se à pesquisa e levantamento dos filmes que propõe-se sejam analisados individualmente e comparados em blocos com outras filmagens e fontes sobre o mesmo tema. Após a seleção dos filmes deu-se início às regências buscando explorar-se a linguagem cinematográfica e seus recursos. O desenvolvimento e desdobramentos dos assuntos levantados ficaram sob a responsabilidade da professora da classe. Resultados: Foram feitas as observações, a seleção de filmes e três regências. O tema selecionado foi a Revolução Industrial.Projetou-se na 1ª aula o filme “As aventuras de Oliver Twist ( Disney Vídeo) , uma produção de Steven North e direção de Tony Bill.Percebeu-se grande interesse dos alunos que participaram ativamente e fizeram questionamentos que sugerem resultados positivos, mormente em relação à reflexão e quebra da monotonia das aulas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas públicas, Franca, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas públicas, Franca, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)David, Célia Maria [UNESP]2017-01-18T18:12:24Z2017-01-18T18:12:24Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ79.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148504PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-25T19:39:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148504Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:15:21.536792Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de história |
title |
A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de história |
spellingShingle |
A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de história David, Célia Maria [UNESP] |
title_short |
A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de história |
title_full |
A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de história |
title_fullStr |
A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de história |
title_full_unstemmed |
A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de história |
title_sort |
A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de história |
author |
David, Célia Maria [UNESP] |
author_facet |
David, Célia Maria [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
David, Célia Maria [UNESP] |
description |
Introdução: Trata-se de um projeto vinculado ao Núcleo de Ensino da UNESP e direcionado à equipe docente e discente da rede oficial de ensino. Conta com a participação de dois alunos bolsistas do Curso de História.Distingue-se por trabalhar a disciplina história utilizando-se da linguagem cinematográfica ,como centro gerador e ou documento,o que significa a inclusão de novas fontes até então praticamente desconsideradas dentro da sala de aula.Alicerça-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais e busca atender aos objetivos dos Núcleos de Ensino da UNESP. Objetivos : Propiciar aos alunos do Curso de Licenciatura em História e aos do Ensino Fundamental e professores da rede pública de ensino o contato e exploração da linguagem cinematográfica como documento histórico e sua oportuna utilização como recurso didático-pedagógico. Objetiva ainda desmistificar a concepção e postura teóricas elaboradas pela historiografia conservadora em relação à memória e à história nacionais ,considerando-se , no mesmo viés, que o uso do filme , na mesma proporção em que ilustra uma aula, pode, sem a apreciação crítica do espectador ,conduzir à idéia de um fiel registro dos acontecimentos ou, na mesma ordem, ser rejeitado sob a ótica pré -estabelecida, de uma visão particularizada.Acrescente-se a proposta de se analisar e selecionar filmes que subsidiem o trabalho pedagógico do professor.Métodos: O projeto está sendo desenvolvido nas aulas de história, em uma 7ª série do ensino Fundamental na E.E.Mário D´Elia.No primeiro momento reuniu-se com os professores da sala para a apresentação da proposta, buscando formar-se um grupo de trabalho interdisciplinar.Em seguida passou-se a um trabalho semanal,diretamente na sala de aula.Junto com a professora de história da classe foram selecionados os temas a serem trabalhados.Procedeu-se à pesquisa e levantamento dos filmes que propõe-se sejam analisados individualmente e comparados em blocos com outras filmagens e fontes sobre o mesmo tema. Após a seleção dos filmes deu-se início às regências buscando explorar-se a linguagem cinematográfica e seus recursos. O desenvolvimento e desdobramentos dos assuntos levantados ficaram sob a responsabilidade da professora da classe. Resultados: Foram feitas as observações, a seleção de filmes e três regências. O tema selecionado foi a Revolução Industrial.Projetou-se na 1ª aula o filme “As aventuras de Oliver Twist ( Disney Vídeo) , uma produção de Steven North e direção de Tony Bill.Percebeu-se grande interesse dos alunos que participaram ativamente e fizeram questionamentos que sugerem resultados positivos, mormente em relação à reflexão e quebra da monotonia das aulas. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:12:24Z 2017-01-18T18:12:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ79.htm http://hdl.handle.net/11449/148504 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ79.htm http://hdl.handle.net/11449/148504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128488628027392 |