A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Célia Maria [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ79.htm
http://hdl.handle.net/11449/148504
Resumo: Introdução: Trata-se de um projeto vinculado ao Núcleo de Ensino da UNESP e direcionado à equipe docente e discente da rede oficial de ensino. Conta com a participação de dois alunos bolsistas do Curso de História.Distingue-se por trabalhar a disciplina história utilizando-se da linguagem cinematográfica ,como centro gerador e ou documento,o que significa a inclusão de novas fontes até então praticamente desconsideradas dentro da sala de aula.Alicerça-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais e busca atender aos objetivos dos Núcleos de Ensino da UNESP. Objetivos : Propiciar aos alunos do Curso de Licenciatura em História e aos do Ensino Fundamental e professores da rede pública de ensino o contato e exploração da linguagem cinematográfica como documento histórico e sua oportuna utilização como recurso didático-pedagógico. Objetiva ainda desmistificar a concepção e postura teóricas elaboradas pela historiografia conservadora em relação à memória e à história nacionais ,considerando-se , no mesmo viés, que o uso do filme , na mesma proporção em que ilustra uma aula, pode, sem a apreciação crítica do espectador ,conduzir à idéia de um fiel registro dos acontecimentos ou, na mesma ordem, ser rejeitado sob a ótica pré -estabelecida, de uma visão particularizada.Acrescente-se a proposta de se analisar e selecionar filmes que subsidiem o trabalho pedagógico do professor.Métodos: O projeto está sendo desenvolvido nas aulas de história, em uma 7ª série do ensino Fundamental na E.E.Mário D´Elia.No primeiro momento reuniu-se com os professores da sala para a apresentação da proposta, buscando formar-se um grupo de trabalho interdisciplinar.Em seguida passou-se a um trabalho semanal,diretamente na sala de aula.Junto com a professora de história da classe foram selecionados os temas a serem trabalhados.Procedeu-se à pesquisa e levantamento dos filmes que propõe-se sejam analisados individualmente e comparados em blocos com outras filmagens e fontes sobre o mesmo tema. Após a seleção dos filmes deu-se início às regências buscando explorar-se a linguagem cinematográfica e seus recursos. O desenvolvimento e desdobramentos dos assuntos levantados ficaram sob a responsabilidade da professora da classe. Resultados: Foram feitas as observações, a seleção de filmes e três regências. O tema selecionado foi a Revolução Industrial.Projetou-se na 1ª aula o filme “As aventuras de Oliver Twist ( Disney Vídeo) , uma produção de Steven North e direção de Tony Bill.Percebeu-se grande interesse dos alunos que participaram ativamente e fizeram questionamentos que sugerem resultados positivos, mormente em relação à reflexão e quebra da monotonia das aulas.
id UNSP_6be180ec52614b86c32615a33b2be339
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148504
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de históriaIntrodução: Trata-se de um projeto vinculado ao Núcleo de Ensino da UNESP e direcionado à equipe docente e discente da rede oficial de ensino. Conta com a participação de dois alunos bolsistas do Curso de História.Distingue-se por trabalhar a disciplina história utilizando-se da linguagem cinematográfica ,como centro gerador e ou documento,o que significa a inclusão de novas fontes até então praticamente desconsideradas dentro da sala de aula.Alicerça-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais e busca atender aos objetivos dos Núcleos de Ensino da UNESP. Objetivos : Propiciar aos alunos do Curso de Licenciatura em História e aos do Ensino Fundamental e professores da rede pública de ensino o contato e exploração da linguagem cinematográfica como documento histórico e sua oportuna utilização como recurso didático-pedagógico. Objetiva ainda desmistificar a concepção e postura teóricas elaboradas pela historiografia conservadora em relação à memória e à história nacionais ,considerando-se , no mesmo viés, que o uso do filme , na mesma proporção em que ilustra uma aula, pode, sem a apreciação crítica do espectador ,conduzir à idéia de um fiel registro dos acontecimentos ou, na mesma ordem, ser rejeitado sob a ótica pré -estabelecida, de uma visão particularizada.Acrescente-se a proposta de se analisar e selecionar filmes que subsidiem o trabalho pedagógico do professor.Métodos: O projeto está sendo desenvolvido nas aulas de história, em uma 7ª série do ensino Fundamental na E.E.Mário D´Elia.No primeiro momento reuniu-se com os professores da sala para a apresentação da proposta, buscando formar-se um grupo de trabalho interdisciplinar.Em seguida passou-se a um trabalho semanal,diretamente na sala de aula.Junto com a professora de história da classe foram selecionados os temas a serem trabalhados.Procedeu-se à pesquisa e levantamento dos filmes que propõe-se sejam analisados individualmente e comparados em blocos com outras filmagens e fontes sobre o mesmo tema. Após a seleção dos filmes deu-se início às regências buscando explorar-se a linguagem cinematográfica e seus recursos. O desenvolvimento e desdobramentos dos assuntos levantados ficaram sob a responsabilidade da professora da classe. Resultados: Foram feitas as observações, a seleção de filmes e três regências. O tema selecionado foi a Revolução Industrial.Projetou-se na 1ª aula o filme “As aventuras de Oliver Twist ( Disney Vídeo) , uma produção de Steven North e direção de Tony Bill.Percebeu-se grande interesse dos alunos que participaram ativamente e fizeram questionamentos que sugerem resultados positivos, mormente em relação à reflexão e quebra da monotonia das aulas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas públicas, Franca, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas públicas, Franca, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)David, Célia Maria [UNESP]2017-01-18T18:12:24Z2017-01-18T18:12:24Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ79.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148504PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-25T19:39:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148504Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:15:21.536792Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de história
title A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de história
spellingShingle A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de história
David, Célia Maria [UNESP]
title_short A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de história
title_full A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de história
title_fullStr A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de história
title_full_unstemmed A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de história
title_sort A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de história
author David, Célia Maria [UNESP]
author_facet David, Célia Maria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv David, Célia Maria [UNESP]
description Introdução: Trata-se de um projeto vinculado ao Núcleo de Ensino da UNESP e direcionado à equipe docente e discente da rede oficial de ensino. Conta com a participação de dois alunos bolsistas do Curso de História.Distingue-se por trabalhar a disciplina história utilizando-se da linguagem cinematográfica ,como centro gerador e ou documento,o que significa a inclusão de novas fontes até então praticamente desconsideradas dentro da sala de aula.Alicerça-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais e busca atender aos objetivos dos Núcleos de Ensino da UNESP. Objetivos : Propiciar aos alunos do Curso de Licenciatura em História e aos do Ensino Fundamental e professores da rede pública de ensino o contato e exploração da linguagem cinematográfica como documento histórico e sua oportuna utilização como recurso didático-pedagógico. Objetiva ainda desmistificar a concepção e postura teóricas elaboradas pela historiografia conservadora em relação à memória e à história nacionais ,considerando-se , no mesmo viés, que o uso do filme , na mesma proporção em que ilustra uma aula, pode, sem a apreciação crítica do espectador ,conduzir à idéia de um fiel registro dos acontecimentos ou, na mesma ordem, ser rejeitado sob a ótica pré -estabelecida, de uma visão particularizada.Acrescente-se a proposta de se analisar e selecionar filmes que subsidiem o trabalho pedagógico do professor.Métodos: O projeto está sendo desenvolvido nas aulas de história, em uma 7ª série do ensino Fundamental na E.E.Mário D´Elia.No primeiro momento reuniu-se com os professores da sala para a apresentação da proposta, buscando formar-se um grupo de trabalho interdisciplinar.Em seguida passou-se a um trabalho semanal,diretamente na sala de aula.Junto com a professora de história da classe foram selecionados os temas a serem trabalhados.Procedeu-se à pesquisa e levantamento dos filmes que propõe-se sejam analisados individualmente e comparados em blocos com outras filmagens e fontes sobre o mesmo tema. Após a seleção dos filmes deu-se início às regências buscando explorar-se a linguagem cinematográfica e seus recursos. O desenvolvimento e desdobramentos dos assuntos levantados ficaram sob a responsabilidade da professora da classe. Resultados: Foram feitas as observações, a seleção de filmes e três regências. O tema selecionado foi a Revolução Industrial.Projetou-se na 1ª aula o filme “As aventuras de Oliver Twist ( Disney Vídeo) , uma produção de Steven North e direção de Tony Bill.Percebeu-se grande interesse dos alunos que participaram ativamente e fizeram questionamentos que sugerem resultados positivos, mormente em relação à reflexão e quebra da monotonia das aulas.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:12:24Z
2017-01-18T18:12:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ79.htm
http://hdl.handle.net/11449/148504
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ79.htm
http://hdl.handle.net/11449/148504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128488628027392