O currículo dos cursos de graduação em ciências biológicas da Unesp e a s necessidades formativas para professores do ensino médio do Estado de São Paulo: o início de um diálogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141806 |
Resumo: | Os cursos de graduação em Ciências Biológicas da UNESP passaram por uma reformulação e foi produzido um currículo básico comum que os articula. Em um Relatório deste processo está definida uma proposta curricular. Visando identificar se as licenciaturas prepararão o futuro professor frente às expectativas presentes no atual Currículo oficial do Estado de São Paulo para o Ensino Médio, buscamos analisar, em parte, tal documento e o Relatório. Propondo atender às necessidades dos alunos da Educação Básica no contexto da sociedade atual, o Currículo oficial mostra preocupação com a transversalidade, contextualização e interdisciplinaridade. Tal perspectiva apresenta-se como desafio para os futuros professores, pois o Relatório indica centralidade na descrição dos fenômenos da Biologia, não necessariamente próximos de temas presentes na vida dos estudantes; não há referência à maior articulação entre os conteúdos das disciplinas específicas ou destes com os de Fundamentos Sociais e Filosóficos e/ou das pedagógicas; há indicação da transversalidade e interdisciplinaridade, mas sem maiores delimitações e a responsabilidade de viabilização destas é atribuída aos professores do curso. Assim, entendemos serem necessários espaços, projetos e metodologias que viabilizem o diálogo entre os docentes e reflexões sobre a importância de ampliarem suas visões sobre variados temas, destacando-se questões relativas às necessidades formativas dos professores da Educação Básica na atualidade. Para tanto, o apoio da instituição e do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas da Unesp, bem como a previsão de ações nos Projetos Político Pedagógicos dos cursos são imprescindíveis. |
id |
UNSP_6c057c8223d3d6ae76c779d13f7d9854 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141806 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O currículo dos cursos de graduação em ciências biológicas da Unesp e a s necessidades formativas para professores do ensino médio do Estado de São Paulo: o início de um diálogoCompetência pedagógicaCurrículo do Estado de São PauloFormação contínua dos formadoresOs cursos de graduação em Ciências Biológicas da UNESP passaram por uma reformulação e foi produzido um currículo básico comum que os articula. Em um Relatório deste processo está definida uma proposta curricular. Visando identificar se as licenciaturas prepararão o futuro professor frente às expectativas presentes no atual Currículo oficial do Estado de São Paulo para o Ensino Médio, buscamos analisar, em parte, tal documento e o Relatório. Propondo atender às necessidades dos alunos da Educação Básica no contexto da sociedade atual, o Currículo oficial mostra preocupação com a transversalidade, contextualização e interdisciplinaridade. Tal perspectiva apresenta-se como desafio para os futuros professores, pois o Relatório indica centralidade na descrição dos fenômenos da Biologia, não necessariamente próximos de temas presentes na vida dos estudantes; não há referência à maior articulação entre os conteúdos das disciplinas específicas ou destes com os de Fundamentos Sociais e Filosóficos e/ou das pedagógicas; há indicação da transversalidade e interdisciplinaridade, mas sem maiores delimitações e a responsabilidade de viabilização destas é atribuída aos professores do curso. Assim, entendemos serem necessários espaços, projetos e metodologias que viabilizem o diálogo entre os docentes e reflexões sobre a importância de ampliarem suas visões sobre variados temas, destacando-se questões relativas às necessidades formativas dos professores da Educação Básica na atualidade. Para tanto, o apoio da instituição e do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas da Unesp, bem como a previsão de ações nos Projetos Político Pedagógicos dos cursos são imprescindíveis.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Talamoni, Jandira Lira Biscalquini [UNESP]Souza, Daniele Cristina de [UNESP]2016-07-19T13:00:32Z2016-07-19T13:00:32Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10904-10916application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10904-109162357-7819http://hdl.handle.net/11449/141806ISSN2357-7819-2014-10904-10916.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-23T15:24:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141806Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:44:22.627864Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo dos cursos de graduação em ciências biológicas da Unesp e a s necessidades formativas para professores do ensino médio do Estado de São Paulo: o início de um diálogo |
title |
O currículo dos cursos de graduação em ciências biológicas da Unesp e a s necessidades formativas para professores do ensino médio do Estado de São Paulo: o início de um diálogo |
spellingShingle |
O currículo dos cursos de graduação em ciências biológicas da Unesp e a s necessidades formativas para professores do ensino médio do Estado de São Paulo: o início de um diálogo Talamoni, Jandira Lira Biscalquini [UNESP] Competência pedagógica Currículo do Estado de São Paulo Formação contínua dos formadores |
title_short |
O currículo dos cursos de graduação em ciências biológicas da Unesp e a s necessidades formativas para professores do ensino médio do Estado de São Paulo: o início de um diálogo |
title_full |
O currículo dos cursos de graduação em ciências biológicas da Unesp e a s necessidades formativas para professores do ensino médio do Estado de São Paulo: o início de um diálogo |
title_fullStr |
O currículo dos cursos de graduação em ciências biológicas da Unesp e a s necessidades formativas para professores do ensino médio do Estado de São Paulo: o início de um diálogo |
title_full_unstemmed |
O currículo dos cursos de graduação em ciências biológicas da Unesp e a s necessidades formativas para professores do ensino médio do Estado de São Paulo: o início de um diálogo |
title_sort |
O currículo dos cursos de graduação em ciências biológicas da Unesp e a s necessidades formativas para professores do ensino médio do Estado de São Paulo: o início de um diálogo |
author |
Talamoni, Jandira Lira Biscalquini [UNESP] |
author_facet |
Talamoni, Jandira Lira Biscalquini [UNESP] Souza, Daniele Cristina de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Daniele Cristina de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Talamoni, Jandira Lira Biscalquini [UNESP] Souza, Daniele Cristina de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência pedagógica Currículo do Estado de São Paulo Formação contínua dos formadores |
topic |
Competência pedagógica Currículo do Estado de São Paulo Formação contínua dos formadores |
description |
Os cursos de graduação em Ciências Biológicas da UNESP passaram por uma reformulação e foi produzido um currículo básico comum que os articula. Em um Relatório deste processo está definida uma proposta curricular. Visando identificar se as licenciaturas prepararão o futuro professor frente às expectativas presentes no atual Currículo oficial do Estado de São Paulo para o Ensino Médio, buscamos analisar, em parte, tal documento e o Relatório. Propondo atender às necessidades dos alunos da Educação Básica no contexto da sociedade atual, o Currículo oficial mostra preocupação com a transversalidade, contextualização e interdisciplinaridade. Tal perspectiva apresenta-se como desafio para os futuros professores, pois o Relatório indica centralidade na descrição dos fenômenos da Biologia, não necessariamente próximos de temas presentes na vida dos estudantes; não há referência à maior articulação entre os conteúdos das disciplinas específicas ou destes com os de Fundamentos Sociais e Filosóficos e/ou das pedagógicas; há indicação da transversalidade e interdisciplinaridade, mas sem maiores delimitações e a responsabilidade de viabilização destas é atribuída aos professores do curso. Assim, entendemos serem necessários espaços, projetos e metodologias que viabilizem o diálogo entre os docentes e reflexões sobre a importância de ampliarem suas visões sobre variados temas, destacando-se questões relativas às necessidades formativas dos professores da Educação Básica na atualidade. Para tanto, o apoio da instituição e do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas da Unesp, bem como a previsão de ações nos Projetos Político Pedagógicos dos cursos são imprescindíveis. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:32Z 2016-07-19T13:00:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10904-10916 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141806 ISSN2357-7819-2014-10904-10916.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141806 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10904-10916 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-10904-10916.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
10904-10916 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128411670937600 |