As crianças gostam de tudo-o-que-não-pode: crianças em novas relações com a monitora e a cultura no espaço da creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Singulani, Renata Aparecida Dezo [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91162
Resumo: Esta pesquisa surgiu de indagações referentes à forma como os espaços ocupados pelas crianças de zero a três anos são organizados na creche. Por meio de estudos sobre a Teoria histórico-cultural e relativos à organização dos espaços em escolas italianas, a hipótese levantada foi de que um espaço organizado intencionalmente para ampliar o contato das crianças com a cultura favoreceria seu desenvolvimento e possibilitaria uma nova relação entre criança e educadora. Com base nesses pressupostos e orientada por essa hipótese, a pesquisa teve como objetivo analisar, sob a ótica da teoria histórico-cultural, como o espaço da creche pode ser reorganizado, levando as crianças a ampliar seu contato com os bens culturais, realizar atividades significativas e estabelecer uma relação mais humanizadora com as educadoras, com seus pares e a cultura. A metodologia consistiu na observação do espaço da creche organizado inicialmente sem planejamento intencional, de conversas mensais realizadas entre a pesquisadora e as educadoras, intervenções pontuais no espaço das salas das turmas de zero a três anos e observações no processo de reorganização do espaço. Os resultados apresentados demonstram que quando o espaço da creche possibilita o acesso das crianças a brinquedos e objetos diversificados da cultura, favorecemos a realização de atividades significativas na creche, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das crianças, o enriquecimento de suas experiências, o desenvolvimento da autodisciplina e o envolvimento maior e intencional das educadoras nas atividades e brincadeiras das crianças. A reorganização dos espaços traz na perspectiva da teoria histórico cultural a possibilidade de um novo olhar para a educação das crianças pequenininhas
id UNSP_6c1fb42e987198fb5dba7926f7a7616d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91162
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As crianças gostam de tudo-o-que-não-pode: crianças em novas relações com a monitora e a cultura no espaço da crecheCreches - Organização e administraçãoCrianças - DesenvolvimentoEducação de criançasTeoria histórico-culturalCrianças/educadores/cultura - RelaçõesCreches - Organização dos espaçosSpaces for children from 0 to 3 years oldChildish development and historic-cultural theorySpace and child/educator/culture relationEsta pesquisa surgiu de indagações referentes à forma como os espaços ocupados pelas crianças de zero a três anos são organizados na creche. Por meio de estudos sobre a Teoria histórico-cultural e relativos à organização dos espaços em escolas italianas, a hipótese levantada foi de que um espaço organizado intencionalmente para ampliar o contato das crianças com a cultura favoreceria seu desenvolvimento e possibilitaria uma nova relação entre criança e educadora. Com base nesses pressupostos e orientada por essa hipótese, a pesquisa teve como objetivo analisar, sob a ótica da teoria histórico-cultural, como o espaço da creche pode ser reorganizado, levando as crianças a ampliar seu contato com os bens culturais, realizar atividades significativas e estabelecer uma relação mais humanizadora com as educadoras, com seus pares e a cultura. A metodologia consistiu na observação do espaço da creche organizado inicialmente sem planejamento intencional, de conversas mensais realizadas entre a pesquisadora e as educadoras, intervenções pontuais no espaço das salas das turmas de zero a três anos e observações no processo de reorganização do espaço. Os resultados apresentados demonstram que quando o espaço da creche possibilita o acesso das crianças a brinquedos e objetos diversificados da cultura, favorecemos a realização de atividades significativas na creche, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das crianças, o enriquecimento de suas experiências, o desenvolvimento da autodisciplina e o envolvimento maior e intencional das educadoras nas atividades e brincadeiras das crianças. A reorganização dos espaços traz na perspectiva da teoria histórico cultural a possibilidade de um novo olhar para a educação das crianças pequenininhasThis research has arisen with queries concerning to way of organizing the spacies in a Day nursery occupied by children from 0 to 3 years old. After studies about historic-cultural theory and readings about space organization in Italian schools, the hypothesis that has initially raised was that an intentionally organized space to enlarge contact of children with their culture would enhance their development and would enable a new relationship between child and educator. Based on this presuppositions and orientated by this hipothesis the research aims to analyse under a point of view of historic-cultural theory how the spaces of a day nursery can be organized to take the children to enlarge their contact with the cultural goods, performing meaningful activities and establishing one more humanizing relatation with the educators, their peers and culture. Methodology has consisted by formerly observating the spaces without an intencional planning and by monthly talks among educators and researcher as well as little changes in the classrooms and remarks about the process of reorganizating the space. Showed results demonstrate if the day nursery possibilities the access of the children to toys and diversified objets of culture, we’ll favour the achievement of meaningful activities in enrichment of their experiences, the development of auto-discipline and the involvement of educators in activities and games of the children. The organization of spaces in the perspective of the historic-cultural theory brings possibilities of a new look to toddler educationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Suely Amaral [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Singulani, Renata Aparecida Dezo [UNESP]2014-06-11T19:24:55Z2014-06-11T19:24:55Z2009-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis185 f. il.application/pdfSINGULANI, Renata Aparecida Dezo. As crianças gostam de tudo-o-que-não-pode: crianças em novas relações com a monitora e a cultura no espaço da creche. 2009. 185 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/91162000620124singulani_rad_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91162Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As crianças gostam de tudo-o-que-não-pode: crianças em novas relações com a monitora e a cultura no espaço da creche
title As crianças gostam de tudo-o-que-não-pode: crianças em novas relações com a monitora e a cultura no espaço da creche
spellingShingle As crianças gostam de tudo-o-que-não-pode: crianças em novas relações com a monitora e a cultura no espaço da creche
Singulani, Renata Aparecida Dezo [UNESP]
Creches - Organização e administração
Crianças - Desenvolvimento
Educação de crianças
Teoria histórico-cultural
Crianças/educadores/cultura - Relações
Creches - Organização dos espaços
Spaces for children from 0 to 3 years old
Childish development and historic-cultural theory
Space and child/educator/culture relation
title_short As crianças gostam de tudo-o-que-não-pode: crianças em novas relações com a monitora e a cultura no espaço da creche
title_full As crianças gostam de tudo-o-que-não-pode: crianças em novas relações com a monitora e a cultura no espaço da creche
title_fullStr As crianças gostam de tudo-o-que-não-pode: crianças em novas relações com a monitora e a cultura no espaço da creche
title_full_unstemmed As crianças gostam de tudo-o-que-não-pode: crianças em novas relações com a monitora e a cultura no espaço da creche
title_sort As crianças gostam de tudo-o-que-não-pode: crianças em novas relações com a monitora e a cultura no espaço da creche
author Singulani, Renata Aparecida Dezo [UNESP]
author_facet Singulani, Renata Aparecida Dezo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Suely Amaral [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Singulani, Renata Aparecida Dezo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Creches - Organização e administração
Crianças - Desenvolvimento
Educação de crianças
Teoria histórico-cultural
Crianças/educadores/cultura - Relações
Creches - Organização dos espaços
Spaces for children from 0 to 3 years old
Childish development and historic-cultural theory
Space and child/educator/culture relation
topic Creches - Organização e administração
Crianças - Desenvolvimento
Educação de crianças
Teoria histórico-cultural
Crianças/educadores/cultura - Relações
Creches - Organização dos espaços
Spaces for children from 0 to 3 years old
Childish development and historic-cultural theory
Space and child/educator/culture relation
description Esta pesquisa surgiu de indagações referentes à forma como os espaços ocupados pelas crianças de zero a três anos são organizados na creche. Por meio de estudos sobre a Teoria histórico-cultural e relativos à organização dos espaços em escolas italianas, a hipótese levantada foi de que um espaço organizado intencionalmente para ampliar o contato das crianças com a cultura favoreceria seu desenvolvimento e possibilitaria uma nova relação entre criança e educadora. Com base nesses pressupostos e orientada por essa hipótese, a pesquisa teve como objetivo analisar, sob a ótica da teoria histórico-cultural, como o espaço da creche pode ser reorganizado, levando as crianças a ampliar seu contato com os bens culturais, realizar atividades significativas e estabelecer uma relação mais humanizadora com as educadoras, com seus pares e a cultura. A metodologia consistiu na observação do espaço da creche organizado inicialmente sem planejamento intencional, de conversas mensais realizadas entre a pesquisadora e as educadoras, intervenções pontuais no espaço das salas das turmas de zero a três anos e observações no processo de reorganização do espaço. Os resultados apresentados demonstram que quando o espaço da creche possibilita o acesso das crianças a brinquedos e objetos diversificados da cultura, favorecemos a realização de atividades significativas na creche, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das crianças, o enriquecimento de suas experiências, o desenvolvimento da autodisciplina e o envolvimento maior e intencional das educadoras nas atividades e brincadeiras das crianças. A reorganização dos espaços traz na perspectiva da teoria histórico cultural a possibilidade de um novo olhar para a educação das crianças pequenininhas
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-14
2014-06-11T19:24:55Z
2014-06-11T19:24:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SINGULANI, Renata Aparecida Dezo. As crianças gostam de tudo-o-que-não-pode: crianças em novas relações com a monitora e a cultura no espaço da creche. 2009. 185 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/91162
000620124
singulani_rad_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv SINGULANI, Renata Aparecida Dezo. As crianças gostam de tudo-o-que-não-pode: crianças em novas relações com a monitora e a cultura no espaço da creche. 2009. 185 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.
000620124
singulani_rad_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/91162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 185 f. il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128146459852800