Sobre a formação do professor de música: o tempo fugidio entre a aurora, o crepúsculo e o silêncio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Makino, Jéssica Mami [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104022
Resumo: Este trabalho é um estudo de caso em recorte latitudinal desenvolvido no Instituto de Artes da UNESP e na E.E. Prof. Izac Silvério. Envolveu os alunos de ensino fundamental da referida escola estadual, os alunos do curso de Licenciatura em Educação Musical do Instituto de Artes, e professora de Arte da Rede Estadual de Ensino. A partir da situação em que se encontra o ensino de música nas escolas de Ensino Básico do Brasil e as mudanças necessárias para atender a lei 11.769/2008 e a falta de professores especializados, a pesquisa movimenta-se a partir das perguntas: como as ações dentro do ambiente escolar podem contribuir para a formação do docente de música? Como incentivar o licenciando de música a escolher a escola pública como local de trabalho apesar do baixo salário e más condições de trabalho? Como a Universidade poderia interagir com o Ensino Básico e a Educação Continuada de seus docentes? Como a Pós-Graduação poderia aproximar-se da Educação de Base e da Graduação? Como o professor que já está na rede de ensino poderia contribuir com as pesquisas da Universidade e o desenvolvimento de novos conhecimentos? O problema abordado nesta tese caracteriza-se pela questão: Qual seria a preparação do professor de música para atender à sala de aula? Para sustentar as ações e reflexões da pesquisa, são estudados os textos de Paulo Freire, Martin Heidegger, Gilles Deleuze e Felix Guattari, Silvio Gallo, Murray Schafer entre outros, nos conceitos de nada, entre (rizoma), discursos direto e indireto, advir e retrovir, o erro
id UNSP_6c5b82eadeb8aa474b06e084c8c3e8d6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104022
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sobre a formação do professor de música: o tempo fugidio entre a aurora, o crepúsculo e o silêncioMúsica - Formação de professoresEducação permanenteMusica - Instrução e estudoMusica na educaçãoMusic in educationEste trabalho é um estudo de caso em recorte latitudinal desenvolvido no Instituto de Artes da UNESP e na E.E. Prof. Izac Silvério. Envolveu os alunos de ensino fundamental da referida escola estadual, os alunos do curso de Licenciatura em Educação Musical do Instituto de Artes, e professora de Arte da Rede Estadual de Ensino. A partir da situação em que se encontra o ensino de música nas escolas de Ensino Básico do Brasil e as mudanças necessárias para atender a lei 11.769/2008 e a falta de professores especializados, a pesquisa movimenta-se a partir das perguntas: como as ações dentro do ambiente escolar podem contribuir para a formação do docente de música? Como incentivar o licenciando de música a escolher a escola pública como local de trabalho apesar do baixo salário e más condições de trabalho? Como a Universidade poderia interagir com o Ensino Básico e a Educação Continuada de seus docentes? Como a Pós-Graduação poderia aproximar-se da Educação de Base e da Graduação? Como o professor que já está na rede de ensino poderia contribuir com as pesquisas da Universidade e o desenvolvimento de novos conhecimentos? O problema abordado nesta tese caracteriza-se pela questão: Qual seria a preparação do professor de música para atender à sala de aula? Para sustentar as ações e reflexões da pesquisa, são estudados os textos de Paulo Freire, Martin Heidegger, Gilles Deleuze e Felix Guattari, Silvio Gallo, Murray Schafer entre outros, nos conceitos de nada, entre (rizoma), discursos direto e indireto, advir e retrovir, o erroThis thesis is a latitudinal case study developed at the Institute of Arts of the State University, Universidade Estadual Paulista- UNESP. It involved primary school students of public school, students of a Music Education Degree Program of the Institute of Arts, and a teacher of Arts from State School.Based on the teaching music situation of elementary schools in Brazil, the changes caused by the law 11.769 and the lack of music teachers necessary to attend this law, this research was draw to answer the following questions: how the actions inside the school contribute for the music teacher education? How should students of the Music Education Degree Program be encouraged to select a public school to teach despite of the low salary and poor work conditions? How could the University interact with the Basic Education and the Continuing Education of their teachers? How the Postgraduate program could approach to the Graduate and elementary courses? How could schoolteachers contribute to the University’s research and to the development of new knowledge? This thesis’ problem is: what would be the music teacher’s preparation to work in classroom? In order to justify the actions and questions raised by the research, texts by Paulo Freire, Martin Heidegger, Gilles Deleuze and Felix Guattari, Silvio Gallo, Murray Schafer, and others were studied to understand the meaning and concepts of nothing, between/among (rhizome), direct and indirect discourse, past and future, the errorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Makino, Jéssica Mami [UNESP]2014-06-11T19:32:56Z2014-06-11T19:32:56Z2013-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis194 f. : il.application/pdfMAKINO, Jéssica Mami. Sobre a formação do professor de música: o tempo fugidio entre a aurora, o crepúsculo e o silêncio. 2013. 194 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.http://hdl.handle.net/11449/104022000718956makino_jm_dr_ia.pdf33004013066P3Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-16T06:27:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104022Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:07:56.529575Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a formação do professor de música: o tempo fugidio entre a aurora, o crepúsculo e o silêncio
title Sobre a formação do professor de música: o tempo fugidio entre a aurora, o crepúsculo e o silêncio
spellingShingle Sobre a formação do professor de música: o tempo fugidio entre a aurora, o crepúsculo e o silêncio
Makino, Jéssica Mami [UNESP]
Música - Formação de professores
Educação permanente
Musica - Instrução e estudo
Musica na educação
Music in education
title_short Sobre a formação do professor de música: o tempo fugidio entre a aurora, o crepúsculo e o silêncio
title_full Sobre a formação do professor de música: o tempo fugidio entre a aurora, o crepúsculo e o silêncio
title_fullStr Sobre a formação do professor de música: o tempo fugidio entre a aurora, o crepúsculo e o silêncio
title_full_unstemmed Sobre a formação do professor de música: o tempo fugidio entre a aurora, o crepúsculo e o silêncio
title_sort Sobre a formação do professor de música: o tempo fugidio entre a aurora, o crepúsculo e o silêncio
author Makino, Jéssica Mami [UNESP]
author_facet Makino, Jéssica Mami [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Makino, Jéssica Mami [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Formação de professores
Educação permanente
Musica - Instrução e estudo
Musica na educação
Music in education
topic Música - Formação de professores
Educação permanente
Musica - Instrução e estudo
Musica na educação
Music in education
description Este trabalho é um estudo de caso em recorte latitudinal desenvolvido no Instituto de Artes da UNESP e na E.E. Prof. Izac Silvério. Envolveu os alunos de ensino fundamental da referida escola estadual, os alunos do curso de Licenciatura em Educação Musical do Instituto de Artes, e professora de Arte da Rede Estadual de Ensino. A partir da situação em que se encontra o ensino de música nas escolas de Ensino Básico do Brasil e as mudanças necessárias para atender a lei 11.769/2008 e a falta de professores especializados, a pesquisa movimenta-se a partir das perguntas: como as ações dentro do ambiente escolar podem contribuir para a formação do docente de música? Como incentivar o licenciando de música a escolher a escola pública como local de trabalho apesar do baixo salário e más condições de trabalho? Como a Universidade poderia interagir com o Ensino Básico e a Educação Continuada de seus docentes? Como a Pós-Graduação poderia aproximar-se da Educação de Base e da Graduação? Como o professor que já está na rede de ensino poderia contribuir com as pesquisas da Universidade e o desenvolvimento de novos conhecimentos? O problema abordado nesta tese caracteriza-se pela questão: Qual seria a preparação do professor de música para atender à sala de aula? Para sustentar as ações e reflexões da pesquisa, são estudados os textos de Paulo Freire, Martin Heidegger, Gilles Deleuze e Felix Guattari, Silvio Gallo, Murray Schafer entre outros, nos conceitos de nada, entre (rizoma), discursos direto e indireto, advir e retrovir, o erro
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-28
2014-06-11T19:32:56Z
2014-06-11T19:32:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAKINO, Jéssica Mami. Sobre a formação do professor de música: o tempo fugidio entre a aurora, o crepúsculo e o silêncio. 2013. 194 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/104022
000718956
makino_jm_dr_ia.pdf
33004013066P3
identifier_str_mv MAKINO, Jéssica Mami. Sobre a formação do professor de música: o tempo fugidio entre a aurora, o crepúsculo e o silêncio. 2013. 194 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.
000718956
makino_jm_dr_ia.pdf
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/104022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 194 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129492387889152