Retratos sociológicos de estudantes de Pedagogia: o caso da FCL/Ar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suficier, Darbi Masson [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90273
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a trajetória social de oito estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP ingressantes em 2008. Embasado conceitualmente nos trabalhos de Pierre Bourdieu, foram utilizados, principalmente, os conceitos de espaço social, capital cultural, capital social, capital econômico, habitus e trajetória social. Na primeira fase da pesquisa foram coletados dados através de questionário de 60 estudantes concluintes do curso de Pedagogia no ano de 2011 visando à caracterização socioeconômica do grupo pesquisado. Conforme indicado por Schrader (2002), o questionário coletou dados através de indicadores sociais objetivos. Na segunda fase, após a elaboração de um roteiro de entrevistas baseado no trabalho de Muzzeti (2007), foram selecionados oito estudantes com diferentes trajetórias de escolarização para serem entrevistados. Após as entrevistas, elaborou-se um retrato sociológico individual dos agentes entrevistados através de um conjunto de variáveis (origem social, trajetória de escolarização e percurso universitário) conforme a metodologia empregada por Lahire (2004) e Costa e Lopes (2008). Cada retrato sociológico foi analisado como um estudo de caso. Verificou-se que, no grupo de oito agentes entrevistados, as singularidades de cada trajetória, as diferentes origens sociais e as diferentes quantidades de capitais, não tendem a representar grandes distâncias sociais. Por outro lado, mesmo com um grande número de regularidades, cada trajetória social é única
id UNSP_6cd3d83d7e768c429001bc2fbf85274e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90273
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Retratos sociológicos de estudantes de Pedagogia: o caso da FCL/ArUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara)EducaçãoEstudantes universitarios - Araraquara (SP)Ensino superiorSociologiaO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a trajetória social de oito estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP ingressantes em 2008. Embasado conceitualmente nos trabalhos de Pierre Bourdieu, foram utilizados, principalmente, os conceitos de espaço social, capital cultural, capital social, capital econômico, habitus e trajetória social. Na primeira fase da pesquisa foram coletados dados através de questionário de 60 estudantes concluintes do curso de Pedagogia no ano de 2011 visando à caracterização socioeconômica do grupo pesquisado. Conforme indicado por Schrader (2002), o questionário coletou dados através de indicadores sociais objetivos. Na segunda fase, após a elaboração de um roteiro de entrevistas baseado no trabalho de Muzzeti (2007), foram selecionados oito estudantes com diferentes trajetórias de escolarização para serem entrevistados. Após as entrevistas, elaborou-se um retrato sociológico individual dos agentes entrevistados através de um conjunto de variáveis (origem social, trajetória de escolarização e percurso universitário) conforme a metodologia empregada por Lahire (2004) e Costa e Lopes (2008). Cada retrato sociológico foi analisado como um estudo de caso. Verificou-se que, no grupo de oito agentes entrevistados, as singularidades de cada trajetória, as diferentes origens sociais e as diferentes quantidades de capitais, não tendem a representar grandes distâncias sociais. Por outro lado, mesmo com um grande número de regularidades, cada trajetória social é únicaThis work presents the results of a survey that analyzed the social trajectory of eight students from course of Pedagogy of Faculty of Sciences and Letters of Araraquara - UNESP freshmen of 2008. Conceptually grounded in the work of Pierre Bourdieu, we used mainly the concepts of social space, cultural capital, social capital, economic capital, habitus and social trajectory. In the first phase of the research data were collected through a questionnaire of 60 graduating students of Pedagogy in 2011 aimed at the socioeconomic characteristics of the studied group. As indicated by Schrader (2002), the questionnaire collected data through objective social indicators. In the second phase, after the preparation of an interview guide based on the work of Muzzeti (2007), we selected eight students with different trajectories of schooling to be interviewed. After the interviews, was elaborate a sociological portrait of individual agents interviewed through a set of variables (social origin, course enrollment and college course) according to the methodology employed by Lahire (2004) and Costa and Lopes (2008). Each sociological portrait was analyzed as a case study. It was found that in the group of eight agents interviewed, the characteristics of each trajectory, the different social and different amounts of capital are not likely to pose great social distances. Moreover, even with a large number of regularities, each social path is uniqueUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Muzzeti, Luci Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Suficier, Darbi Masson [UNESP]2014-06-11T19:24:22Z2014-06-11T19:24:22Z2013-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis103 p.application/pdfSUFICIER, Darbi Masson. Retratos sociológicos de estudantes de Pedagogia: o caso da FCL/Ar. 2013. 103 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.http://hdl.handle.net/11449/90273000710872suficier_dm_me_arafcl.pdf33004030079P25851335209487224Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:55:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90273Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:59:59.611251Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Retratos sociológicos de estudantes de Pedagogia: o caso da FCL/Ar
title Retratos sociológicos de estudantes de Pedagogia: o caso da FCL/Ar
spellingShingle Retratos sociológicos de estudantes de Pedagogia: o caso da FCL/Ar
Suficier, Darbi Masson [UNESP]
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara)
Educação
Estudantes universitarios - Araraquara (SP)
Ensino superior
Sociologia
title_short Retratos sociológicos de estudantes de Pedagogia: o caso da FCL/Ar
title_full Retratos sociológicos de estudantes de Pedagogia: o caso da FCL/Ar
title_fullStr Retratos sociológicos de estudantes de Pedagogia: o caso da FCL/Ar
title_full_unstemmed Retratos sociológicos de estudantes de Pedagogia: o caso da FCL/Ar
title_sort Retratos sociológicos de estudantes de Pedagogia: o caso da FCL/Ar
author Suficier, Darbi Masson [UNESP]
author_facet Suficier, Darbi Masson [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muzzeti, Luci Regina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Suficier, Darbi Masson [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara)
Educação
Estudantes universitarios - Araraquara (SP)
Ensino superior
Sociologia
topic Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara)
Educação
Estudantes universitarios - Araraquara (SP)
Ensino superior
Sociologia
description O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a trajetória social de oito estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP ingressantes em 2008. Embasado conceitualmente nos trabalhos de Pierre Bourdieu, foram utilizados, principalmente, os conceitos de espaço social, capital cultural, capital social, capital econômico, habitus e trajetória social. Na primeira fase da pesquisa foram coletados dados através de questionário de 60 estudantes concluintes do curso de Pedagogia no ano de 2011 visando à caracterização socioeconômica do grupo pesquisado. Conforme indicado por Schrader (2002), o questionário coletou dados através de indicadores sociais objetivos. Na segunda fase, após a elaboração de um roteiro de entrevistas baseado no trabalho de Muzzeti (2007), foram selecionados oito estudantes com diferentes trajetórias de escolarização para serem entrevistados. Após as entrevistas, elaborou-se um retrato sociológico individual dos agentes entrevistados através de um conjunto de variáveis (origem social, trajetória de escolarização e percurso universitário) conforme a metodologia empregada por Lahire (2004) e Costa e Lopes (2008). Cada retrato sociológico foi analisado como um estudo de caso. Verificou-se que, no grupo de oito agentes entrevistados, as singularidades de cada trajetória, as diferentes origens sociais e as diferentes quantidades de capitais, não tendem a representar grandes distâncias sociais. Por outro lado, mesmo com um grande número de regularidades, cada trajetória social é única
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-28
2014-06-11T19:24:22Z
2014-06-11T19:24:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SUFICIER, Darbi Masson. Retratos sociológicos de estudantes de Pedagogia: o caso da FCL/Ar. 2013. 103 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/90273
000710872
suficier_dm_me_arafcl.pdf
33004030079P2
5851335209487224
identifier_str_mv SUFICIER, Darbi Masson. Retratos sociológicos de estudantes de Pedagogia: o caso da FCL/Ar. 2013. 103 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
000710872
suficier_dm_me_arafcl.pdf
33004030079P2
5851335209487224
url http://hdl.handle.net/11449/90273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129570842345472