Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102121 |
Resumo: | Segundo os procedimentos metodológicos da História Oral (temática), partimos de depoimentos de professores de Matemática do ensino secundário, atuantes nas cercanias da década de 1960 na cidade de João Pessoa (PB), quanto ao ensino de Matemática. Os depoentes trouxeram à tona a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), os exames de suficiência ao exercício do magistério nos cursos secundários, o Movimento da Matemática Moderna (MMM), os Centros de Ensino de Ciências criados por todo Brasil, a atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) no âmbito educacional, bem como várias faces na formação de professores. A questão da educação nordestina, assim como em outras regiões, aparece entrecortada, sempre em meio a aspectos sociais, econômicos e políticos impossíveis de serem negligenciados, e ainda que muitos estudos já tenham sido feitos a esse respeito, a temática parece estar distante do esgotamento. O Nordeste é um palco de contradições significativas |
id |
UNSP_6d09c9f08ab33d905433edad1dbe2edb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102121 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB)Campanha de Aperfeicoamento e Difusao do Ensino Secundario (Brasil)SUDENEMathematics - Study and teachingMatemática - Estudo e ensinoProfessores - Formação - 1960Professores de matematicaHistoria oralMatemática - HistóriaJoão Pessoa (PB)Segundo os procedimentos metodológicos da História Oral (temática), partimos de depoimentos de professores de Matemática do ensino secundário, atuantes nas cercanias da década de 1960 na cidade de João Pessoa (PB), quanto ao ensino de Matemática. Os depoentes trouxeram à tona a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), os exames de suficiência ao exercício do magistério nos cursos secundários, o Movimento da Matemática Moderna (MMM), os Centros de Ensino de Ciências criados por todo Brasil, a atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) no âmbito educacional, bem como várias faces na formação de professores. A questão da educação nordestina, assim como em outras regiões, aparece entrecortada, sempre em meio a aspectos sociais, econômicos e políticos impossíveis de serem negligenciados, e ainda que muitos estudos já tenham sido feitos a esse respeito, a temática parece estar distante do esgotamento. O Nordeste é um palco de contradições significativasAccording to the methodological procedures given by Oral History, in this essay some depoiments of Math teachers was collected and interpreted in order to understand, in an historical landscape, aspects of teaching and learning Mathematics, in High Schools, in João Pessoa, Paraíba State, in the 60’s. The analysis showed some important elements that took part in that scenario: in the testimonies collected the focus was directed to the changes – political, sociological, educational – that occurred in that time, the CADES program (Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário), the New Math Movement, the Science Teaching Centers (Centros de Ensino de Ciências), the SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) – a Federal Department responsible for the development of Brazilian Northeast region – and its educational projects, among others. We conclude that this theme is far from be focused in a final way in this doctoral thesis, and we call other researchers to pay attention to this educational reality in order to bring more understandings to our efforts. Northeast is a Brazilian region full of contradictionsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Macena, Marta Maria Maurício [UNESP]2014-06-11T19:31:43Z2014-06-11T19:31:43Z2013-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis369 f. : il., fots., mapasapplication/pdfMACENA, Marta Maria Maurício. Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB). 2013. 369 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013.http://hdl.handle.net/11449/102121000716607macena_mmm_dr_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-09T06:09:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102121Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:29:15.028077Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB) |
title |
Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB) |
spellingShingle |
Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB) Macena, Marta Maria Maurício [UNESP] Campanha de Aperfeicoamento e Difusao do Ensino Secundario (Brasil) SUDENE Mathematics - Study and teaching Matemática - Estudo e ensino Professores - Formação - 1960 Professores de matematica Historia oral Matemática - História João Pessoa (PB) |
title_short |
Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB) |
title_full |
Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB) |
title_fullStr |
Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB) |
title_full_unstemmed |
Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB) |
title_sort |
Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB) |
author |
Macena, Marta Maria Maurício [UNESP] |
author_facet |
Macena, Marta Maria Maurício [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macena, Marta Maria Maurício [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campanha de Aperfeicoamento e Difusao do Ensino Secundario (Brasil) SUDENE Mathematics - Study and teaching Matemática - Estudo e ensino Professores - Formação - 1960 Professores de matematica Historia oral Matemática - História João Pessoa (PB) |
topic |
Campanha de Aperfeicoamento e Difusao do Ensino Secundario (Brasil) SUDENE Mathematics - Study and teaching Matemática - Estudo e ensino Professores - Formação - 1960 Professores de matematica Historia oral Matemática - História João Pessoa (PB) |
description |
Segundo os procedimentos metodológicos da História Oral (temática), partimos de depoimentos de professores de Matemática do ensino secundário, atuantes nas cercanias da década de 1960 na cidade de João Pessoa (PB), quanto ao ensino de Matemática. Os depoentes trouxeram à tona a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), os exames de suficiência ao exercício do magistério nos cursos secundários, o Movimento da Matemática Moderna (MMM), os Centros de Ensino de Ciências criados por todo Brasil, a atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) no âmbito educacional, bem como várias faces na formação de professores. A questão da educação nordestina, assim como em outras regiões, aparece entrecortada, sempre em meio a aspectos sociais, econômicos e políticos impossíveis de serem negligenciados, e ainda que muitos estudos já tenham sido feitos a esse respeito, a temática parece estar distante do esgotamento. O Nordeste é um palco de contradições significativas |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-11 2014-06-11T19:31:43Z 2014-06-11T19:31:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACENA, Marta Maria Maurício. Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB). 2013. 369 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013. http://hdl.handle.net/11449/102121 000716607 macena_mmm_dr_rcla.pdf 33004137031P7 |
identifier_str_mv |
MACENA, Marta Maria Maurício. Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB). 2013. 369 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013. 000716607 macena_mmm_dr_rcla.pdf 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
369 f. : il., fots., mapas application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128366797127680 |