Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macena, Marta Maria Maurício [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102121
Resumo: Segundo os procedimentos metodológicos da História Oral (temática), partimos de depoimentos de professores de Matemática do ensino secundário, atuantes nas cercanias da década de 1960 na cidade de João Pessoa (PB), quanto ao ensino de Matemática. Os depoentes trouxeram à tona a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), os exames de suficiência ao exercício do magistério nos cursos secundários, o Movimento da Matemática Moderna (MMM), os Centros de Ensino de Ciências criados por todo Brasil, a atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) no âmbito educacional, bem como várias faces na formação de professores. A questão da educação nordestina, assim como em outras regiões, aparece entrecortada, sempre em meio a aspectos sociais, econômicos e políticos impossíveis de serem negligenciados, e ainda que muitos estudos já tenham sido feitos a esse respeito, a temática parece estar distante do esgotamento. O Nordeste é um palco de contradições significativas
id UNSP_6d09c9f08ab33d905433edad1dbe2edb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102121
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB)Campanha de Aperfeicoamento e Difusao do Ensino Secundario (Brasil)SUDENEMathematics - Study and teachingMatemática - Estudo e ensinoProfessores - Formação - 1960Professores de matematicaHistoria oralMatemática - HistóriaJoão Pessoa (PB)Segundo os procedimentos metodológicos da História Oral (temática), partimos de depoimentos de professores de Matemática do ensino secundário, atuantes nas cercanias da década de 1960 na cidade de João Pessoa (PB), quanto ao ensino de Matemática. Os depoentes trouxeram à tona a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), os exames de suficiência ao exercício do magistério nos cursos secundários, o Movimento da Matemática Moderna (MMM), os Centros de Ensino de Ciências criados por todo Brasil, a atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) no âmbito educacional, bem como várias faces na formação de professores. A questão da educação nordestina, assim como em outras regiões, aparece entrecortada, sempre em meio a aspectos sociais, econômicos e políticos impossíveis de serem negligenciados, e ainda que muitos estudos já tenham sido feitos a esse respeito, a temática parece estar distante do esgotamento. O Nordeste é um palco de contradições significativasAccording to the methodological procedures given by Oral History, in this essay some depoiments of Math teachers was collected and interpreted in order to understand, in an historical landscape, aspects of teaching and learning Mathematics, in High Schools, in João Pessoa, Paraíba State, in the 60’s. The analysis showed some important elements that took part in that scenario: in the testimonies collected the focus was directed to the changes – political, sociological, educational – that occurred in that time, the CADES program (Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário), the New Math Movement, the Science Teaching Centers (Centros de Ensino de Ciências), the SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) – a Federal Department responsible for the development of Brazilian Northeast region – and its educational projects, among others. We conclude that this theme is far from be focused in a final way in this doctoral thesis, and we call other researchers to pay attention to this educational reality in order to bring more understandings to our efforts. Northeast is a Brazilian region full of contradictionsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Macena, Marta Maria Maurício [UNESP]2014-06-11T19:31:43Z2014-06-11T19:31:43Z2013-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis369 f. : il., fots., mapasapplication/pdfMACENA, Marta Maria Maurício. Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB). 2013. 369 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013.http://hdl.handle.net/11449/102121000716607macena_mmm_dr_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-09T06:09:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102121Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:29:15.028077Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB)
title Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB)
spellingShingle Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB)
Macena, Marta Maria Maurício [UNESP]
Campanha de Aperfeicoamento e Difusao do Ensino Secundario (Brasil)
SUDENE
Mathematics - Study and teaching
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação - 1960
Professores de matematica
Historia oral
Matemática - História
João Pessoa (PB)
title_short Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB)
title_full Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB)
title_fullStr Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB)
title_full_unstemmed Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB)
title_sort Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB)
author Macena, Marta Maria Maurício [UNESP]
author_facet Macena, Marta Maria Maurício [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Macena, Marta Maria Maurício [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Campanha de Aperfeicoamento e Difusao do Ensino Secundario (Brasil)
SUDENE
Mathematics - Study and teaching
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação - 1960
Professores de matematica
Historia oral
Matemática - História
João Pessoa (PB)
topic Campanha de Aperfeicoamento e Difusao do Ensino Secundario (Brasil)
SUDENE
Mathematics - Study and teaching
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação - 1960
Professores de matematica
Historia oral
Matemática - História
João Pessoa (PB)
description Segundo os procedimentos metodológicos da História Oral (temática), partimos de depoimentos de professores de Matemática do ensino secundário, atuantes nas cercanias da década de 1960 na cidade de João Pessoa (PB), quanto ao ensino de Matemática. Os depoentes trouxeram à tona a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), os exames de suficiência ao exercício do magistério nos cursos secundários, o Movimento da Matemática Moderna (MMM), os Centros de Ensino de Ciências criados por todo Brasil, a atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) no âmbito educacional, bem como várias faces na formação de professores. A questão da educação nordestina, assim como em outras regiões, aparece entrecortada, sempre em meio a aspectos sociais, econômicos e políticos impossíveis de serem negligenciados, e ainda que muitos estudos já tenham sido feitos a esse respeito, a temática parece estar distante do esgotamento. O Nordeste é um palco de contradições significativas
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-11
2014-06-11T19:31:43Z
2014-06-11T19:31:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACENA, Marta Maria Maurício. Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB). 2013. 369 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/102121
000716607
macena_mmm_dr_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv MACENA, Marta Maria Maurício. Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB). 2013. 369 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013.
000716607
macena_mmm_dr_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/102121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 369 f. : il., fots., mapas
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128366797127680