A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo: um exame da década de 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins-Salandim, Maria Ednéia [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102107
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o movimento de criação de cursos de Matemática pelo interior do estado de São Paulo na década de 1960, período no qual uma expansão quantitativa destes cursos começa a intensificar-se. Além de fontes escritas – documentos e registros cartográficos, por exemplo – utilizamos quinze narrativas de professores envolvidos nesses cursos em seus primeiros anos (como alunos, professores e/ou gerenciadores). A criação das narrativas escritas a partir de entrevista com cada depoente deu-se segundo a metodologia da História Oral. Nossas análises foram conduzidas em dois momentos – uma análise de singularidades e uma análise de convergências –, como constituintes de uma operação historiográfica que alia um projeto propriamente historiográfico a um projeto memorialístico. Estas análises evidenciaram que estes diferentes cursos de Matemática receberam diferentes influências, e em diferentes ênfases, tanto de outros cursos já existentes, da demanda que buscavam atender, das reestruturações políticas, econômicas e educacionais efetivadas à época e dos profissionais que neles atuaram. Esta tese contempla também uma reflexão sobre concepções de formação de professores de Matemática que se manifestaram nos depoimentos coletados e nas legislações então vigentes
id UNSP_3e66a08f045aa8ab1b85be5c0841b669
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102107
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo: um exame da década de 1960Professores de matematica - FormaçãoMatematicos - FormaçãoMatemática - Estudo e ensinoMatemática - HistóriaSão Paulo (Estado) 1960-1969Esta pesquisa teve como objetivo analisar o movimento de criação de cursos de Matemática pelo interior do estado de São Paulo na década de 1960, período no qual uma expansão quantitativa destes cursos começa a intensificar-se. Além de fontes escritas – documentos e registros cartográficos, por exemplo – utilizamos quinze narrativas de professores envolvidos nesses cursos em seus primeiros anos (como alunos, professores e/ou gerenciadores). A criação das narrativas escritas a partir de entrevista com cada depoente deu-se segundo a metodologia da História Oral. Nossas análises foram conduzidas em dois momentos – uma análise de singularidades e uma análise de convergências –, como constituintes de uma operação historiográfica que alia um projeto propriamente historiográfico a um projeto memorialístico. Estas análises evidenciaram que estes diferentes cursos de Matemática receberam diferentes influências, e em diferentes ênfases, tanto de outros cursos já existentes, da demanda que buscavam atender, das reestruturações políticas, econômicas e educacionais efetivadas à época e dos profissionais que neles atuaram. Esta tese contempla também uma reflexão sobre concepções de formação de professores de Matemática que se manifestaram nos depoimentos coletados e nas legislações então vigentesThis research analyzes the movement of creation of undergraduate courses of Mathematics in the 1960s in São Paulo State, a decade in which the quantity of courses related to Mathematics teachers formation was amazingly intensified. In addition to written sources – documents and cartographic records, for example – fifteen narratives of teachers involved in these courses in their first year (as students, teachers and/or managers) were used as our methodological supports. Written narratives were created from interviews collected according to the Oral History methodological approach. Our analysis was conducted in two distinct but complimentary phases – an analysis of singularities and an analysis of convergences – both performing the whole of a historiographical operation that combines a historiographical project to a project based on the singularities of the memories of each of the respondents. This analysis showed that the different courses of Mathematics had different influences and emphases (from other existing courses, from the needs of the community in which they were criated, from the economic and eductional public policies, for instance). This thesis also includes some remarks on the conceptions about Mathematics and about Math teachers formation in that timeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins-Salandim, Maria Ednéia [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2012-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis379 p.application/pdfMARTINS-SALANDIM, Maria Ednéia. A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo: um exame da década de 1960. 2012. 379 p. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.http://hdl.handle.net/11449/102107000701082martinssalandim_me_dr_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-09T06:28:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102107Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:32:53.158115Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo: um exame da década de 1960
title A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo: um exame da década de 1960
spellingShingle A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo: um exame da década de 1960
Martins-Salandim, Maria Ednéia [UNESP]
Professores de matematica - Formação
Matematicos - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - História
São Paulo (Estado) 1960-1969
title_short A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo: um exame da década de 1960
title_full A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo: um exame da década de 1960
title_fullStr A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo: um exame da década de 1960
title_full_unstemmed A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo: um exame da década de 1960
title_sort A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo: um exame da década de 1960
author Martins-Salandim, Maria Ednéia [UNESP]
author_facet Martins-Salandim, Maria Ednéia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins-Salandim, Maria Ednéia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de matematica - Formação
Matematicos - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - História
São Paulo (Estado) 1960-1969
topic Professores de matematica - Formação
Matematicos - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - História
São Paulo (Estado) 1960-1969
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar o movimento de criação de cursos de Matemática pelo interior do estado de São Paulo na década de 1960, período no qual uma expansão quantitativa destes cursos começa a intensificar-se. Além de fontes escritas – documentos e registros cartográficos, por exemplo – utilizamos quinze narrativas de professores envolvidos nesses cursos em seus primeiros anos (como alunos, professores e/ou gerenciadores). A criação das narrativas escritas a partir de entrevista com cada depoente deu-se segundo a metodologia da História Oral. Nossas análises foram conduzidas em dois momentos – uma análise de singularidades e uma análise de convergências –, como constituintes de uma operação historiográfica que alia um projeto propriamente historiográfico a um projeto memorialístico. Estas análises evidenciaram que estes diferentes cursos de Matemática receberam diferentes influências, e em diferentes ênfases, tanto de outros cursos já existentes, da demanda que buscavam atender, das reestruturações políticas, econômicas e educacionais efetivadas à época e dos profissionais que neles atuaram. Esta tese contempla também uma reflexão sobre concepções de formação de professores de Matemática que se manifestaram nos depoimentos coletados e nas legislações então vigentes
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-08
2014-06-11T19:31:42Z
2014-06-11T19:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS-SALANDIM, Maria Ednéia. A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo: um exame da década de 1960. 2012. 379 p. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/102107
000701082
martinssalandim_me_dr_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv MARTINS-SALANDIM, Maria Ednéia. A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo: um exame da década de 1960. 2012. 379 p. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
000701082
martinssalandim_me_dr_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/102107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 379 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129435551924224