Análise de um capítulo de um livro didático voltado para a EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maaz, Laíza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256101
Resumo: A Matemática é um assunto crucial e fundamental na vida de qualquer indivíduo e ela está presente em atividades dos seres humanos desde a antiguidade, sendo necessário saber usá-la e interpretá-la até os dias atuais. Com o avanço da tecnologia e das informações é importante que professores se mantenham atualizados também, para que o ensino seja contextualizado e, consequentemente, de compreensão mais acessível, lembrando que estes aspectos se aplicam também na Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino em que este trabalho está focado. Nesta modalidade, a duração do curso é menor, o conteúdo a ser trabalhado deve ser objetivo, claro e não infantilizado, fazendo com que o aluno sinta prazer em aprender, evitando-se (ou ao menos minimizando) a evasão escolar. Nesta perspectiva, é importante ressaltar, também, o uso de materiais didáticos adequados para este público. O presente trabalho visa estudar um dos mais importantes materiais didáticos na escola, o Livro Didático voltado para a Educação de Jovens e Adultos, dando ênfase ao capítulo “Você, Mídia e Matemática”, analisando seu conteúdo, contextualização, interdisciplinaridade e a contribuição para o ensino e a aprendizagem dos alunos da EJA. A metodologia qualitativa foi escolhida para oandamento da pesquisa, tendo a pesquisa documental como a principal fonte de pesquisa. Ao longo da análise, mais especificamente na lista para aplicar os conhecimentos deste capítulo, encontra-se três dos seis cenários para investigação que esclarece Ole Skovsmose, autor que embasa grande parte deste trabalho. Os desafios oferecidos aos alunos nas atividades apresentadas são limitados, o que reduz as oportunidades de aprendizado, pois não abrange diversas experiências e níveis de dificuldade, e também não permite que o aluno tenha espaço para explorar os mais variáveis assuntos. É crucial que os exercícios se envolvam em todos os cenários de investigação, a fim de aumentar a fundamentação intelectual e cognitiva do aluno, incentivando também uma abordagem que valorize a multiplicidade da sala de aula, isso ajuda a formar cidadãos mais críticos, reflexivos e habilidosos em pensar, raciocinar e resolver problemas.
id UNSP_6db806d440e9506f56e9503cccc516d7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/256101
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise de um capítulo de um livro didático voltado para a EJAAnalysis of a chapter from a textbook aimed at Adult and Youth Education (in Portuguese - EJA)MatemáticaLivro DidáticoEJA"Você, Mídia e Matemática"MathematicsTextbookYouth and Adult Education"You, Media and Mathematics"A Matemática é um assunto crucial e fundamental na vida de qualquer indivíduo e ela está presente em atividades dos seres humanos desde a antiguidade, sendo necessário saber usá-la e interpretá-la até os dias atuais. Com o avanço da tecnologia e das informações é importante que professores se mantenham atualizados também, para que o ensino seja contextualizado e, consequentemente, de compreensão mais acessível, lembrando que estes aspectos se aplicam também na Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino em que este trabalho está focado. Nesta modalidade, a duração do curso é menor, o conteúdo a ser trabalhado deve ser objetivo, claro e não infantilizado, fazendo com que o aluno sinta prazer em aprender, evitando-se (ou ao menos minimizando) a evasão escolar. Nesta perspectiva, é importante ressaltar, também, o uso de materiais didáticos adequados para este público. O presente trabalho visa estudar um dos mais importantes materiais didáticos na escola, o Livro Didático voltado para a Educação de Jovens e Adultos, dando ênfase ao capítulo “Você, Mídia e Matemática”, analisando seu conteúdo, contextualização, interdisciplinaridade e a contribuição para o ensino e a aprendizagem dos alunos da EJA. A metodologia qualitativa foi escolhida para oandamento da pesquisa, tendo a pesquisa documental como a principal fonte de pesquisa. Ao longo da análise, mais especificamente na lista para aplicar os conhecimentos deste capítulo, encontra-se três dos seis cenários para investigação que esclarece Ole Skovsmose, autor que embasa grande parte deste trabalho. Os desafios oferecidos aos alunos nas atividades apresentadas são limitados, o que reduz as oportunidades de aprendizado, pois não abrange diversas experiências e níveis de dificuldade, e também não permite que o aluno tenha espaço para explorar os mais variáveis assuntos. É crucial que os exercícios se envolvam em todos os cenários de investigação, a fim de aumentar a fundamentação intelectual e cognitiva do aluno, incentivando também uma abordagem que valorize a multiplicidade da sala de aula, isso ajuda a formar cidadãos mais críticos, reflexivos e habilidosos em pensar, raciocinar e resolver problemas.Mathematics is a crucial and fundamental subject in the life of any individual and it has been present in human activities since ancient times, being necessary to know how to use and interpret it right up to the present day. With the advance of technology and information, it is important for teachers to keep up to date too, so that teaching is contextualized and, consequently, more accessible to understand, remembering that these aspects also apply to Youth and Adult Education (in Portuguese - EJA), the teaching modality on which this work is focused. In this modality, the duration of the course is shorter, the content to be worked on must be objective, clear and not infantilized, making the student feel pleasure in learning, avoiding (or at least minimizing) school evasion. From this perspective, it is also important to emphasize the use of appropriate teaching materials for them. This paper aims to study one of the most important teaching materials in schools, the Textbook for Youth and Adult Education, with emphasis on the chapter "You, the Media and Mathematics", analyzing its content, contextualization, interdisciplinarity and contribution to the teaching and learning of Youth and Adult Education students. The qualitative methodology was chosen, with documentary research as the main source of this work. Throughout the analysis, more specifically in the list for applying the knowledge in this chapter, there are three of the six scenarios for investigation explained by Ole Skovsmose, the author behind much of this work is based. The challenges offered to students in the activities presented are limited, which reduces learning opportunities, since it does not cover diverse experiences and levels of difficulty, nor it does not allow students has more room to explore a wide range of subjects. It is crucial that the exercises engage in all scenarios of investigation in order to increase the student's intellectual and cognitive grounding, also encouraging an approach that values multiplicity in the classroom; this helps to form more critical, reflective citizens who are skilled at thinking, reasoning and solving problems.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schio, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP]Maaz, Laíza2024-06-25T16:26:56Z2024-06-25T16:26:56Z2024-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/256101porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T06:01:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256101Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:10:06.297469Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de um capítulo de um livro didático voltado para a EJA
Analysis of a chapter from a textbook aimed at Adult and Youth Education (in Portuguese - EJA)
title Análise de um capítulo de um livro didático voltado para a EJA
spellingShingle Análise de um capítulo de um livro didático voltado para a EJA
Maaz, Laíza
Matemática
Livro Didático
EJA
"Você, Mídia e Matemática"
Mathematics
Textbook
Youth and Adult Education
"You, Media and Mathematics"
title_short Análise de um capítulo de um livro didático voltado para a EJA
title_full Análise de um capítulo de um livro didático voltado para a EJA
title_fullStr Análise de um capítulo de um livro didático voltado para a EJA
title_full_unstemmed Análise de um capítulo de um livro didático voltado para a EJA
title_sort Análise de um capítulo de um livro didático voltado para a EJA
author Maaz, Laíza
author_facet Maaz, Laíza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schio, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Maaz, Laíza
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Livro Didático
EJA
"Você, Mídia e Matemática"
Mathematics
Textbook
Youth and Adult Education
"You, Media and Mathematics"
topic Matemática
Livro Didático
EJA
"Você, Mídia e Matemática"
Mathematics
Textbook
Youth and Adult Education
"You, Media and Mathematics"
description A Matemática é um assunto crucial e fundamental na vida de qualquer indivíduo e ela está presente em atividades dos seres humanos desde a antiguidade, sendo necessário saber usá-la e interpretá-la até os dias atuais. Com o avanço da tecnologia e das informações é importante que professores se mantenham atualizados também, para que o ensino seja contextualizado e, consequentemente, de compreensão mais acessível, lembrando que estes aspectos se aplicam também na Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino em que este trabalho está focado. Nesta modalidade, a duração do curso é menor, o conteúdo a ser trabalhado deve ser objetivo, claro e não infantilizado, fazendo com que o aluno sinta prazer em aprender, evitando-se (ou ao menos minimizando) a evasão escolar. Nesta perspectiva, é importante ressaltar, também, o uso de materiais didáticos adequados para este público. O presente trabalho visa estudar um dos mais importantes materiais didáticos na escola, o Livro Didático voltado para a Educação de Jovens e Adultos, dando ênfase ao capítulo “Você, Mídia e Matemática”, analisando seu conteúdo, contextualização, interdisciplinaridade e a contribuição para o ensino e a aprendizagem dos alunos da EJA. A metodologia qualitativa foi escolhida para oandamento da pesquisa, tendo a pesquisa documental como a principal fonte de pesquisa. Ao longo da análise, mais especificamente na lista para aplicar os conhecimentos deste capítulo, encontra-se três dos seis cenários para investigação que esclarece Ole Skovsmose, autor que embasa grande parte deste trabalho. Os desafios oferecidos aos alunos nas atividades apresentadas são limitados, o que reduz as oportunidades de aprendizado, pois não abrange diversas experiências e níveis de dificuldade, e também não permite que o aluno tenha espaço para explorar os mais variáveis assuntos. É crucial que os exercícios se envolvam em todos os cenários de investigação, a fim de aumentar a fundamentação intelectual e cognitiva do aluno, incentivando também uma abordagem que valorize a multiplicidade da sala de aula, isso ajuda a formar cidadãos mais críticos, reflexivos e habilidosos em pensar, raciocinar e resolver problemas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-25T16:26:56Z
2024-06-25T16:26:56Z
2024-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/256101
url https://hdl.handle.net/11449/256101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128327018348544