Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafaela de Julio Bragotto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256104
Resumo: A violência contra a criança é uma presença constante na sociedade, manifestando-se de diversas maneiras. Uma das principais formas de expressão é a violência familiar, que ocorre entre membros de uma mesma família, unidos por laços de parentesco ou afetivos. Levando esse fato em consideração, o presente trabalho teve como objetivo investigar as percepções dos professores da Educação Infantil sobre a violência familiar cometida contra a criança, destacando o papel crucial desempenhado por esses profissionais na identificação e prevenção dos casos de abuso. Para isso, foram realizadas entrevistas individuais com cinco (5) professoras que atuam diretamente com a Educação Infantil. Os dados foram analisados segundo a proposta de Análise de conteúdo temáticas, desenvolvida por Bardin (2010) e utilizou-se como referencial teórico a perspectiva Histórico-Cultural desenvolvida por Vygotsky (1991). Os resultados demonstram que as professoras entrevistadas entendem sobre a importância da identificação e prevenção frente aos casos de abuso e a importância da escola como um espaço de proteção e acolhimento
id UNSP_6dda84115d2c935a7bcd7a639b4d02f7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/256104
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criançaViolence and education: early cildhood education teachers perceptions of family violence against childrenViolência familiarCriançaEducação infantilFamily violenceChildEarly Childhood EducationA violência contra a criança é uma presença constante na sociedade, manifestando-se de diversas maneiras. Uma das principais formas de expressão é a violência familiar, que ocorre entre membros de uma mesma família, unidos por laços de parentesco ou afetivos. Levando esse fato em consideração, o presente trabalho teve como objetivo investigar as percepções dos professores da Educação Infantil sobre a violência familiar cometida contra a criança, destacando o papel crucial desempenhado por esses profissionais na identificação e prevenção dos casos de abuso. Para isso, foram realizadas entrevistas individuais com cinco (5) professoras que atuam diretamente com a Educação Infantil. Os dados foram analisados segundo a proposta de Análise de conteúdo temáticas, desenvolvida por Bardin (2010) e utilizou-se como referencial teórico a perspectiva Histórico-Cultural desenvolvida por Vygotsky (1991). Os resultados demonstram que as professoras entrevistadas entendem sobre a importância da identificação e prevenção frente aos casos de abuso e a importância da escola como um espaço de proteção e acolhimentoViolence against children is a constant presence in society, manifesting itself in various ways. One of the main forms of expression is family violence, which occurs between members of the same family, united by kinship or actual side. With this mind, the aim of this study was to investigate the perceptions of early childhood education teachers about family violence committed against children, highlighting the crucial role played by these professionals in identifying and preventing cases of abuse. For this purpose, individual interviews were conducted with five (5) teachers who work directly with Early Childhood Education. The data was analyzed according to the Thematic Content Analysis proposal developed by Bardin (2010) and the Historical-Cultural perspective Vygotsky (1991) was used as a theoretical reference. The results demonstrate that the teachers interviewed understand the importance of identifying and preventing cases of abuse and the importance of the school as a protective and welcoming space.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Correr, Rinaldo [UNESP]Rafaela de Julio Bragotto2024-06-25T17:23:22Z2024-06-25T17:23:22Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/256104porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T06:11:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256104Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:53:51.508546Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criança
Violence and education: early cildhood education teachers perceptions of family violence against children
title Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criança
spellingShingle Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criança
Rafaela de Julio Bragotto
Violência familiar
Criança
Educação infantil
Family violence
Child
Early Childhood Education
title_short Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criança
title_full Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criança
title_fullStr Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criança
title_full_unstemmed Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criança
title_sort Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criança
author Rafaela de Julio Bragotto
author_facet Rafaela de Julio Bragotto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correr, Rinaldo [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafaela de Julio Bragotto
dc.subject.por.fl_str_mv Violência familiar
Criança
Educação infantil
Family violence
Child
Early Childhood Education
topic Violência familiar
Criança
Educação infantil
Family violence
Child
Early Childhood Education
description A violência contra a criança é uma presença constante na sociedade, manifestando-se de diversas maneiras. Uma das principais formas de expressão é a violência familiar, que ocorre entre membros de uma mesma família, unidos por laços de parentesco ou afetivos. Levando esse fato em consideração, o presente trabalho teve como objetivo investigar as percepções dos professores da Educação Infantil sobre a violência familiar cometida contra a criança, destacando o papel crucial desempenhado por esses profissionais na identificação e prevenção dos casos de abuso. Para isso, foram realizadas entrevistas individuais com cinco (5) professoras que atuam diretamente com a Educação Infantil. Os dados foram analisados segundo a proposta de Análise de conteúdo temáticas, desenvolvida por Bardin (2010) e utilizou-se como referencial teórico a perspectiva Histórico-Cultural desenvolvida por Vygotsky (1991). Os resultados demonstram que as professoras entrevistadas entendem sobre a importância da identificação e prevenção frente aos casos de abuso e a importância da escola como um espaço de proteção e acolhimento
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-25T17:23:22Z
2024-06-25T17:23:22Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/256104
url https://hdl.handle.net/11449/256104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129137307549696