Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/256104 |
Resumo: | A violência contra a criança é uma presença constante na sociedade, manifestando-se de diversas maneiras. Uma das principais formas de expressão é a violência familiar, que ocorre entre membros de uma mesma família, unidos por laços de parentesco ou afetivos. Levando esse fato em consideração, o presente trabalho teve como objetivo investigar as percepções dos professores da Educação Infantil sobre a violência familiar cometida contra a criança, destacando o papel crucial desempenhado por esses profissionais na identificação e prevenção dos casos de abuso. Para isso, foram realizadas entrevistas individuais com cinco (5) professoras que atuam diretamente com a Educação Infantil. Os dados foram analisados segundo a proposta de Análise de conteúdo temáticas, desenvolvida por Bardin (2010) e utilizou-se como referencial teórico a perspectiva Histórico-Cultural desenvolvida por Vygotsky (1991). Os resultados demonstram que as professoras entrevistadas entendem sobre a importância da identificação e prevenção frente aos casos de abuso e a importância da escola como um espaço de proteção e acolhimento |
id |
UNSP_6dda84115d2c935a7bcd7a639b4d02f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/256104 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criançaViolence and education: early cildhood education teachers perceptions of family violence against childrenViolência familiarCriançaEducação infantilFamily violenceChildEarly Childhood EducationA violência contra a criança é uma presença constante na sociedade, manifestando-se de diversas maneiras. Uma das principais formas de expressão é a violência familiar, que ocorre entre membros de uma mesma família, unidos por laços de parentesco ou afetivos. Levando esse fato em consideração, o presente trabalho teve como objetivo investigar as percepções dos professores da Educação Infantil sobre a violência familiar cometida contra a criança, destacando o papel crucial desempenhado por esses profissionais na identificação e prevenção dos casos de abuso. Para isso, foram realizadas entrevistas individuais com cinco (5) professoras que atuam diretamente com a Educação Infantil. Os dados foram analisados segundo a proposta de Análise de conteúdo temáticas, desenvolvida por Bardin (2010) e utilizou-se como referencial teórico a perspectiva Histórico-Cultural desenvolvida por Vygotsky (1991). Os resultados demonstram que as professoras entrevistadas entendem sobre a importância da identificação e prevenção frente aos casos de abuso e a importância da escola como um espaço de proteção e acolhimentoViolence against children is a constant presence in society, manifesting itself in various ways. One of the main forms of expression is family violence, which occurs between members of the same family, united by kinship or actual side. With this mind, the aim of this study was to investigate the perceptions of early childhood education teachers about family violence committed against children, highlighting the crucial role played by these professionals in identifying and preventing cases of abuse. For this purpose, individual interviews were conducted with five (5) teachers who work directly with Early Childhood Education. The data was analyzed according to the Thematic Content Analysis proposal developed by Bardin (2010) and the Historical-Cultural perspective Vygotsky (1991) was used as a theoretical reference. The results demonstrate that the teachers interviewed understand the importance of identifying and preventing cases of abuse and the importance of the school as a protective and welcoming space.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Correr, Rinaldo [UNESP]Rafaela de Julio Bragotto2024-06-25T17:23:22Z2024-06-25T17:23:22Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/256104porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T06:11:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256104Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:53:51.508546Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criança Violence and education: early cildhood education teachers perceptions of family violence against children |
title |
Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criança |
spellingShingle |
Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criança Rafaela de Julio Bragotto Violência familiar Criança Educação infantil Family violence Child Early Childhood Education |
title_short |
Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criança |
title_full |
Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criança |
title_fullStr |
Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criança |
title_full_unstemmed |
Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criança |
title_sort |
Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar conntra a criança |
author |
Rafaela de Julio Bragotto |
author_facet |
Rafaela de Julio Bragotto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correr, Rinaldo [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafaela de Julio Bragotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência familiar Criança Educação infantil Family violence Child Early Childhood Education |
topic |
Violência familiar Criança Educação infantil Family violence Child Early Childhood Education |
description |
A violência contra a criança é uma presença constante na sociedade, manifestando-se de diversas maneiras. Uma das principais formas de expressão é a violência familiar, que ocorre entre membros de uma mesma família, unidos por laços de parentesco ou afetivos. Levando esse fato em consideração, o presente trabalho teve como objetivo investigar as percepções dos professores da Educação Infantil sobre a violência familiar cometida contra a criança, destacando o papel crucial desempenhado por esses profissionais na identificação e prevenção dos casos de abuso. Para isso, foram realizadas entrevistas individuais com cinco (5) professoras que atuam diretamente com a Educação Infantil. Os dados foram analisados segundo a proposta de Análise de conteúdo temáticas, desenvolvida por Bardin (2010) e utilizou-se como referencial teórico a perspectiva Histórico-Cultural desenvolvida por Vygotsky (1991). Os resultados demonstram que as professoras entrevistadas entendem sobre a importância da identificação e prevenção frente aos casos de abuso e a importância da escola como um espaço de proteção e acolhimento |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-06-25T17:23:22Z 2024-06-25T17:23:22Z 2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11449/256104 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/256104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129137307549696 |