Crer, aprender e sentir: o tripé estratégico para transmissão de visão de mundo do casal Kalley, na inserção do protestantismo no Brasil no século XIX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/103079 |
Resumo: | No século XIX, após as frustrações das tentativas de franceses, na Bahia da Guanabara, e holandeses no Nordeste, o protestantismo paulatinamente inicia um processo de inserção no Brasil Monárquico, em uma nação, que pela lei do padroado, não diferenciava religião e Estado. Essa inserção de seu de muitas maneiras, por meio da imigração, de empreendimentos missionários, da implantação de escolas e também por iniciativas individuais. Uma dessas iniciativas foi o trabalho do casal Robert e Sarah Kalley. Robert Kalley, médico e missionário voluntário, financiado por fortuna pessoal, após sua expulsão da Ilha da Madeira e breve passagem pelos Estados Unidos da América, vem para o Brasil e fixa residência em Petrópolis. Funda a primeira Igreja Evangélica em solo brasileiro – A Igreja Evangélica Fluminense. Sarah Kalley, missionária e educadora, acompanhando seu marido, desenvolve um trabalho educacional religioso e secular no Rio de Janeiro, em um momento histórico em que o Estado Monárquico não valorizava a educação. Em seus escritos encontramos marcas de uma ideologia racional e moderna, divulgada em uma nação monárquica e escravocrata. Nesta tese, esses escritos são analisados a partir do conceito de ideologia como visão de mundo elaborado por Gramsci. Essas análises nos levam a pensar que, como intelectuais orgânicos, o casal Kalley se julga portadores de uma missão, a qual, a reboque da difusão do protestantismo, transmite também uma visão de mundo pautada na racionalidade e modernidade |
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Crer, aprender e sentir: o tripé estratégico para transmissão de visão de mundo do casal Kalley, na inserção do protestantismo no Brasil no século XIXProtestantismoJesuitasIdeologia e educaçãoCivilização modernaProtestantismo brasileiroAção missionária protestanteProtestantismo e educaçãoJesuitismo e protestantismoIdeologia como visão de mundoRacionalidade e modernidadeProtestantism BrazilianAction protesting missionaryProtestantism and educationJesuitism and protestantismIdeology by vision of worldRationality and modernityNo século XIX, após as frustrações das tentativas de franceses, na Bahia da Guanabara, e holandeses no Nordeste, o protestantismo paulatinamente inicia um processo de inserção no Brasil Monárquico, em uma nação, que pela lei do padroado, não diferenciava religião e Estado. Essa inserção de seu de muitas maneiras, por meio da imigração, de empreendimentos missionários, da implantação de escolas e também por iniciativas individuais. Uma dessas iniciativas foi o trabalho do casal Robert e Sarah Kalley. Robert Kalley, médico e missionário voluntário, financiado por fortuna pessoal, após sua expulsão da Ilha da Madeira e breve passagem pelos Estados Unidos da América, vem para o Brasil e fixa residência em Petrópolis. Funda a primeira Igreja Evangélica em solo brasileiro – A Igreja Evangélica Fluminense. Sarah Kalley, missionária e educadora, acompanhando seu marido, desenvolve um trabalho educacional religioso e secular no Rio de Janeiro, em um momento histórico em que o Estado Monárquico não valorizava a educação. Em seus escritos encontramos marcas de uma ideologia racional e moderna, divulgada em uma nação monárquica e escravocrata. Nesta tese, esses escritos são analisados a partir do conceito de ideologia como visão de mundo elaborado por Gramsci. Essas análises nos levam a pensar que, como intelectuais orgânicos, o casal Kalley se julga portadores de uma missão, a qual, a reboque da difusão do protestantismo, transmite também uma visão de mundo pautada na racionalidade e modernidadeIn 19th century, after attempts´ frustrations of Frenchmen, in Bahia of Guanabara, and Dutchman in the North-eastern, the Protestantism gradually initiates a process of insertion in Monarchical Brazil, in a nation, which by law called the padroado, didn’t differentiates religion and State. This insertion happened of lot ways, by immigration, missionaries enterprise, by establishment of schools and also by individual initiatives. One of these initiatives was the work of the couple Robert and Sarah Kalley. Robert Kalley, doctor and voluntary missionary, financed by personal richness, after its expulsion of Wood Island and passage by the United States of America, come for Brazil to live in Petrópolis. In the Rio de Janeiro city establishes the first Brazilian Gospel Church – The Fluminense Evangelic Church. Sarah Kalley, missionary and educator, following her husband, develops a religious and secular educational work in Rio de Janeiro, at a historical moment when the Monarchic State did not value the education.In their writings we found marks of the rational and modern ideology, revealed in a monarchical nation which allowed slave. In this thesis, these writings are analyzed starting from the concept ideology like vision of world worked out by Gramsci. These analyses make us to think that, like organic intellectuals, the Kalley couple judges conveyors a mission, which, the trailer of the diffusion of the Protestantism, transmit also a vision of world regulated in rationality and a modernityCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Whitaker, Dulce Consuelo Andreatta [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima Neto, Francisco de Paiva [UNESP]2014-06-11T19:32:22Z2014-06-11T19:32:22Z2010-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis164 f. : il.application/pdfLIMA NETO, Francisco de Paiva. Crer, aprender e sentir: o tripé estratégico para transmissão de visão de mundo do casal Kalley, na inserção do protestantismo no Brasil no século XIX. 2010. 164 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/103079000631085limaneto_fp_dr_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:09:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103079Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:43:53.410105Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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