Características dos enunciados dispersos de uma criança com diagnóstico fonoaudiológico de distúrbio de linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Natália Faloni [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86553
Resumo: Visando a uma maior compreensão de aspectos linguístico-discursivos do funcionamento da linguagem em contextos categorizados como patológicos, o objetivo do presente trabalho é verificar, no discurso, que tipos de elementos favorecem a dispersão de enunciados de uma criança (J) com diagnóstico fonoaudiológico de Distúrbio de Linguagem. A análise dos dados é fundamentada em subsídios provenientes de estudos de natureza enunciativo-discursiva, mais especificamente, sob o olhar da Análise do Discurso de orientação francesa. Trabalhos que abordam os processos de constituição do sujeito, como os de Authier-Revuz (1990), Pêcheux (1990a, 1990b, 1999), Pêcheux e Fuchs (1990) e Tfouni (2001, 2008), fornecem os alicerces teóricos mais essenciais de nossa pesquisa. Para o seu desenvolvimento, são utilizados dados de gravação de uma sessão de terapia fonoaudiológica da criança J, que, à época da filmagem, encontrava-se com dez anos de idade. Tendo em vista a proposta desta pesquisa, buscamos eventuais vínculos entre elementos linguísticos e/ou contextuais nos 410 enunciados de J produzidos durante uma sessão de terapia fonoaudiológica que pudessem indiciar possíveis mobilizações para a emergência de seus enunciados, uma vez que, grande parte destes se mostram, em primeira instância, como dispersos no discurso, uma vez que não apresentam amarração na superfície discursiva. Observamos, previamente, que essa não-amarração acontece em dois sentidos, já que os enunciados dispersos: (1) não se encadeiam com os enunciados do interlocutor (T); e (2) não se encadeiam entre si. Verificamos, ainda, que a mobilização desses enunciados obedece preferencialmente a duas tendências: (a) a conjugação de elementos verbais e contextuais no interior da situação imediata em que se...
id UNSP_6ddd7f70ced06c64c7f812091b91c660
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86553
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Características dos enunciados dispersos de uma criança com diagnóstico fonoaudiológico de distúrbio de linguagemFonaudiologiaAquisição da linguagemDistúrbios da linguagem nas criançasDisturbios da fala nas criançasCrianças - LinguagemLanguage acquisitionLanguage disorderVisando a uma maior compreensão de aspectos linguístico-discursivos do funcionamento da linguagem em contextos categorizados como patológicos, o objetivo do presente trabalho é verificar, no discurso, que tipos de elementos favorecem a dispersão de enunciados de uma criança (J) com diagnóstico fonoaudiológico de Distúrbio de Linguagem. A análise dos dados é fundamentada em subsídios provenientes de estudos de natureza enunciativo-discursiva, mais especificamente, sob o olhar da Análise do Discurso de orientação francesa. Trabalhos que abordam os processos de constituição do sujeito, como os de Authier-Revuz (1990), Pêcheux (1990a, 1990b, 1999), Pêcheux e Fuchs (1990) e Tfouni (2001, 2008), fornecem os alicerces teóricos mais essenciais de nossa pesquisa. Para o seu desenvolvimento, são utilizados dados de gravação de uma sessão de terapia fonoaudiológica da criança J, que, à época da filmagem, encontrava-se com dez anos de idade. Tendo em vista a proposta desta pesquisa, buscamos eventuais vínculos entre elementos linguísticos e/ou contextuais nos 410 enunciados de J produzidos durante uma sessão de terapia fonoaudiológica que pudessem indiciar possíveis mobilizações para a emergência de seus enunciados, uma vez que, grande parte destes se mostram, em primeira instância, como dispersos no discurso, uma vez que não apresentam amarração na superfície discursiva. Observamos, previamente, que essa não-amarração acontece em dois sentidos, já que os enunciados dispersos: (1) não se encadeiam com os enunciados do interlocutor (T); e (2) não se encadeiam entre si. Verificamos, ainda, que a mobilização desses enunciados obedece preferencialmente a duas tendências: (a) a conjugação de elementos verbais e contextuais no interior da situação imediata em que se...Aiming at a better understanding of linguistic-discursive aspects language functioning in contexts categorized as pathological, the objective of this study is to verify, in the discourse, what kinds of elements favor the dispersion of statements of a child (J) with the diagnosis of Language Disorder. Data analysis is based on subsidies from enunciative-discoursive studies, more specifically, under the gaze of French Discourse Analysis. Papers that focus on the processes of subject constitution, such as Authier-Revuz (1990), Pecheux (1990a, 1990b, 1999), Pecheux and Fuchs (1990) and Tfouni (2001, 2008), provide the most essential theoretic foundations of our research. For its development, are used data from a recorded speech therapy session with a child named J, which at the time was ten years old. Given the purpose of this research, we seek possible links between linguistic and /or contextual elements in 410 utterances of J produced in a speech therapy session that could indicate possible mobilizations for the emergence of the utterances, since most of these are shown in the first instance, as dispersed in discourse since there is no binding on the discursive surface. We observed, previously, that this non-binding occurs in both directions, since the scattered utterances: (1) are not interwoven with the utterances of the interlocutor (T) and (2) are not interwoven with each other. We also observed that the mobilization of these utterances followed preferably two trends: (a) a combination of verbal and contextual elements within the immediate situation that developed in the discourse, and (b) the recovery of elements from other discursive situations. We also observed that: (1) the dispersion happened in the direction of a more recurrent utterance, and that (2) although the utterances are dispersed, it can be found... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, Lourenço Chacon Jurado [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coelho, Natália Faloni [UNESP]2014-06-11T19:22:19Z2014-06-11T19:22:19Z2012-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis169 f. :application/pdfCOELHO, Natália Faloni. Características dos enunciados dispersos de uma criança com diagnóstico fonoaudiológico de distúrbio de linguagem. 2012. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.http://hdl.handle.net/11449/86553000696429coelho_nf_me_sjrp.pdf33004153069P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-27T06:12:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86553Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:11:40.439088Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Características dos enunciados dispersos de uma criança com diagnóstico fonoaudiológico de distúrbio de linguagem
title Características dos enunciados dispersos de uma criança com diagnóstico fonoaudiológico de distúrbio de linguagem
spellingShingle Características dos enunciados dispersos de uma criança com diagnóstico fonoaudiológico de distúrbio de linguagem
Coelho, Natália Faloni [UNESP]
Fonaudiologia
Aquisição da linguagem
Distúrbios da linguagem nas crianças
Disturbios da fala nas crianças
Crianças - Linguagem
Language acquisition
Language disorder
title_short Características dos enunciados dispersos de uma criança com diagnóstico fonoaudiológico de distúrbio de linguagem
title_full Características dos enunciados dispersos de uma criança com diagnóstico fonoaudiológico de distúrbio de linguagem
title_fullStr Características dos enunciados dispersos de uma criança com diagnóstico fonoaudiológico de distúrbio de linguagem
title_full_unstemmed Características dos enunciados dispersos de uma criança com diagnóstico fonoaudiológico de distúrbio de linguagem
title_sort Características dos enunciados dispersos de uma criança com diagnóstico fonoaudiológico de distúrbio de linguagem
author Coelho, Natália Faloni [UNESP]
author_facet Coelho, Natália Faloni [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, Lourenço Chacon Jurado [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Natália Faloni [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Fonaudiologia
Aquisição da linguagem
Distúrbios da linguagem nas crianças
Disturbios da fala nas crianças
Crianças - Linguagem
Language acquisition
Language disorder
topic Fonaudiologia
Aquisição da linguagem
Distúrbios da linguagem nas crianças
Disturbios da fala nas crianças
Crianças - Linguagem
Language acquisition
Language disorder
description Visando a uma maior compreensão de aspectos linguístico-discursivos do funcionamento da linguagem em contextos categorizados como patológicos, o objetivo do presente trabalho é verificar, no discurso, que tipos de elementos favorecem a dispersão de enunciados de uma criança (J) com diagnóstico fonoaudiológico de Distúrbio de Linguagem. A análise dos dados é fundamentada em subsídios provenientes de estudos de natureza enunciativo-discursiva, mais especificamente, sob o olhar da Análise do Discurso de orientação francesa. Trabalhos que abordam os processos de constituição do sujeito, como os de Authier-Revuz (1990), Pêcheux (1990a, 1990b, 1999), Pêcheux e Fuchs (1990) e Tfouni (2001, 2008), fornecem os alicerces teóricos mais essenciais de nossa pesquisa. Para o seu desenvolvimento, são utilizados dados de gravação de uma sessão de terapia fonoaudiológica da criança J, que, à época da filmagem, encontrava-se com dez anos de idade. Tendo em vista a proposta desta pesquisa, buscamos eventuais vínculos entre elementos linguísticos e/ou contextuais nos 410 enunciados de J produzidos durante uma sessão de terapia fonoaudiológica que pudessem indiciar possíveis mobilizações para a emergência de seus enunciados, uma vez que, grande parte destes se mostram, em primeira instância, como dispersos no discurso, uma vez que não apresentam amarração na superfície discursiva. Observamos, previamente, que essa não-amarração acontece em dois sentidos, já que os enunciados dispersos: (1) não se encadeiam com os enunciados do interlocutor (T); e (2) não se encadeiam entre si. Verificamos, ainda, que a mobilização desses enunciados obedece preferencialmente a duas tendências: (a) a conjugação de elementos verbais e contextuais no interior da situação imediata em que se...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-02
2014-06-11T19:22:19Z
2014-06-11T19:22:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COELHO, Natália Faloni. Características dos enunciados dispersos de uma criança com diagnóstico fonoaudiológico de distúrbio de linguagem. 2012. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/86553
000696429
coelho_nf_me_sjrp.pdf
33004153069P5
identifier_str_mv COELHO, Natália Faloni. Características dos enunciados dispersos de uma criança com diagnóstico fonoaudiológico de distúrbio de linguagem. 2012. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.
000696429
coelho_nf_me_sjrp.pdf
33004153069P5
url http://hdl.handle.net/11449/86553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 169 f. :
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128617133113344