O desenvolvimento sócio-moral no contexto escolar em crianças do ciclo I - ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colombo, Terezinha Ferreira da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91289
Resumo: O presente estudo tem como objetivo descrever situações vivenciadas no contexto escolar, tendo como foco principal, a análise do pensamento e do desenvolvimento moral de um grupo de crianças, frente aos dilemas reais emergidos desta convivência. Afim de possibilitar esta análise, foi proposto ao grupo (por meio de assembléias), discussões e reflexões acerca das hipóteses sugeridas pelo grupo para cada dilema. A obra, O Juízo Moral na Criança, de Jean Piaget (1932/1994), foi o alicerce no qual nos pautamos teoricamente a condução do trabalho. As crianças do grupo analisado, têm entre sete e oito anos e pertencem à uma classe de 1ª série de uma E.M.E.F. situada na periferia da cidade de Marília - SP. Como instrumento de coleta de dados (dilemas) e análise do grupo, utilizamos a Entrevista Clínica Piagetiana, descrita por Juan Delval. Os dilemas reais experienciados, são em primeiro plano, estímulos para os sujeitos, pois suscitam um conflito entre diferentes tipos de normas, expondo a forma de pensamento frente a eles. Os dilemas selecionados para este estudo abarcam temas referentes à Cooperação, Agressão física e verbal e Constituição e cumprimento de regras. As respostas dadas pelos sujeitos, durante as assembléias, foram agrupadas em categorias e a análise permitiu conhecer, através de suas explicações, o seu pensamento e as propriedades que atribuem à realidade. A participação das crianças, na busca de resolução dos conflitos, promoveu estímulos para o avanço em direção à autonomia moral do grupo.
id UNSP_6e9cef289c71a5dcd78d828e4448d5a3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91289
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O desenvolvimento sócio-moral no contexto escolar em crianças do ciclo I - ensino fundamentalDesenvolvimento moral - CriançasAutonomia nas criançasJulgamento (Etica)Ensino fundamentalMoral developmentAutonomyEthicsO presente estudo tem como objetivo descrever situações vivenciadas no contexto escolar, tendo como foco principal, a análise do pensamento e do desenvolvimento moral de um grupo de crianças, frente aos dilemas reais emergidos desta convivência. Afim de possibilitar esta análise, foi proposto ao grupo (por meio de assembléias), discussões e reflexões acerca das hipóteses sugeridas pelo grupo para cada dilema. A obra, O Juízo Moral na Criança, de Jean Piaget (1932/1994), foi o alicerce no qual nos pautamos teoricamente a condução do trabalho. As crianças do grupo analisado, têm entre sete e oito anos e pertencem à uma classe de 1ª série de uma E.M.E.F. situada na periferia da cidade de Marília - SP. Como instrumento de coleta de dados (dilemas) e análise do grupo, utilizamos a Entrevista Clínica Piagetiana, descrita por Juan Delval. Os dilemas reais experienciados, são em primeiro plano, estímulos para os sujeitos, pois suscitam um conflito entre diferentes tipos de normas, expondo a forma de pensamento frente a eles. Os dilemas selecionados para este estudo abarcam temas referentes à Cooperação, Agressão física e verbal e Constituição e cumprimento de regras. As respostas dadas pelos sujeitos, durante as assembléias, foram agrupadas em categorias e a análise permitiu conhecer, através de suas explicações, o seu pensamento e as propriedades que atribuem à realidade. A participação das crianças, na busca de resolução dos conflitos, promoveu estímulos para o avanço em direção à autonomia moral do grupo.The present paper is aimed at describing situations experienced in the school context, giving special attention to the thought and moral development analysis of a group of children faced with real dilemmas that arise from this sociability. In order to make such analysis possible, discussions and reflections on the hypotheses, suggested by the group for each dilemma, were proposed to the group by means of meetings. Jean Piaget's work, The children moral judgement was the theoretical base for the research conduction. The children in the analyzed group are seven/eight years old and they go into the first grade of an E.M.E.F. (municipal school of fundamental teaching) on the outskirts of Marília - SP. The work Piagetian Clinical interview described by Juan Delval, was used as an instrument for data collection (dilemmas) and group analysis. The real existing dilemmas are, first of all, motivations for the subjects because they give rise to a conflict among the different types of rules. The dilemmas selected for the present study approach topics related to cooperation, physical and verbal aggression, constitution and obeying of rules. The answers given by the subjects during the meetings were grouped into categories and, by means of the analysis, it was possible to know about their thoughts and the characteristics they attribute to the reality. The participation of the children, trying to solve conflicts, increased the motivation to the group moral autonomy.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Raul Aragão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Colombo, Terezinha Ferreira da Silva [UNESP]2014-06-11T19:24:58Z2014-06-11T19:24:58Z2004-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis98 f.application/pdfCOLOMBO, Terezinha Ferreira da Silva. O desenvolvimento sócio-moral no contexto escolar em crianças do ciclo I - ensino fundamental. 2004. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2004.http://hdl.handle.net/11449/91289000285883colombo_tfs_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:11:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91289Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:11:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento sócio-moral no contexto escolar em crianças do ciclo I - ensino fundamental
title O desenvolvimento sócio-moral no contexto escolar em crianças do ciclo I - ensino fundamental
spellingShingle O desenvolvimento sócio-moral no contexto escolar em crianças do ciclo I - ensino fundamental
Colombo, Terezinha Ferreira da Silva [UNESP]
Desenvolvimento moral - Crianças
Autonomia nas crianças
Julgamento (Etica)
Ensino fundamental
Moral development
Autonomy
Ethics
title_short O desenvolvimento sócio-moral no contexto escolar em crianças do ciclo I - ensino fundamental
title_full O desenvolvimento sócio-moral no contexto escolar em crianças do ciclo I - ensino fundamental
title_fullStr O desenvolvimento sócio-moral no contexto escolar em crianças do ciclo I - ensino fundamental
title_full_unstemmed O desenvolvimento sócio-moral no contexto escolar em crianças do ciclo I - ensino fundamental
title_sort O desenvolvimento sócio-moral no contexto escolar em crianças do ciclo I - ensino fundamental
author Colombo, Terezinha Ferreira da Silva [UNESP]
author_facet Colombo, Terezinha Ferreira da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Raul Aragão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Colombo, Terezinha Ferreira da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento moral - Crianças
Autonomia nas crianças
Julgamento (Etica)
Ensino fundamental
Moral development
Autonomy
Ethics
topic Desenvolvimento moral - Crianças
Autonomia nas crianças
Julgamento (Etica)
Ensino fundamental
Moral development
Autonomy
Ethics
description O presente estudo tem como objetivo descrever situações vivenciadas no contexto escolar, tendo como foco principal, a análise do pensamento e do desenvolvimento moral de um grupo de crianças, frente aos dilemas reais emergidos desta convivência. Afim de possibilitar esta análise, foi proposto ao grupo (por meio de assembléias), discussões e reflexões acerca das hipóteses sugeridas pelo grupo para cada dilema. A obra, O Juízo Moral na Criança, de Jean Piaget (1932/1994), foi o alicerce no qual nos pautamos teoricamente a condução do trabalho. As crianças do grupo analisado, têm entre sete e oito anos e pertencem à uma classe de 1ª série de uma E.M.E.F. situada na periferia da cidade de Marília - SP. Como instrumento de coleta de dados (dilemas) e análise do grupo, utilizamos a Entrevista Clínica Piagetiana, descrita por Juan Delval. Os dilemas reais experienciados, são em primeiro plano, estímulos para os sujeitos, pois suscitam um conflito entre diferentes tipos de normas, expondo a forma de pensamento frente a eles. Os dilemas selecionados para este estudo abarcam temas referentes à Cooperação, Agressão física e verbal e Constituição e cumprimento de regras. As respostas dadas pelos sujeitos, durante as assembléias, foram agrupadas em categorias e a análise permitiu conhecer, através de suas explicações, o seu pensamento e as propriedades que atribuem à realidade. A participação das crianças, na busca de resolução dos conflitos, promoveu estímulos para o avanço em direção à autonomia moral do grupo.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-16
2014-06-11T19:24:58Z
2014-06-11T19:24:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COLOMBO, Terezinha Ferreira da Silva. O desenvolvimento sócio-moral no contexto escolar em crianças do ciclo I - ensino fundamental. 2004. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2004.
http://hdl.handle.net/11449/91289
000285883
colombo_tfs_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv COLOMBO, Terezinha Ferreira da Silva. O desenvolvimento sócio-moral no contexto escolar em crianças do ciclo I - ensino fundamental. 2004. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2004.
000285883
colombo_tfs_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/91289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 98 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128210471223296