Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias: análise de experiências no Brasil e em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92990 |
Resumo: | Este estudo descreve como as Bibliotecas Universitárias (BUs) do Brasil e de Portugal estão empregando a Gestão do Conhecimento (GC) para melhorar a qualidade de seus serviços e a produtividade de suas instituições. A GC representa uma nova visão da gestão para as organizações modernas, pois a informação e o conhecimento são os principais fatores de competitividade dos tempos atuais para pessoas, organizações e nações. A Biblioteca Universitária (BU) é um dos principais veículos de disseminação da informação científica e está inserida na Universidade, que por sua vez desempenha um papel fundamental, ao lado do governo e da indústria, na geração de inovações tecnológicas que podem auxiliar no desenvolvimento da sociedade. A BU promove a aprendizagem dos clientes externos (alunos, professores e pesquisadores), contribui para a geração do conhecimento científico e tecnológico e é, por natureza como uma organização do conhecimento. No entanto, ela deve também promover o processo de criação, armazenamento e compartilhando do conhecimento organizacional no desempenho da sua função gerencial, tendo como alvo a clientela interna. Os principais desafios impostos às organizações envolvidas com a GC concentram-se na gestão de mudanças culturais e comportamentais e na criação de um contexto organizacional favorável à criação, uso e compartilhamento de informações e conhecimento. Desenvolveu-se neste trabalho uma pesquisa quantitativa do tipo descritivo-analítica, usando o método de pesquisa de estudo comparativo, onde se estudou uma amostra de organizações dos dois países. A coleta de dados foi feita nos meses de novembro e dezembro de 2009, através da aplicação de questionários em um survey online, direcionado aos Diretores das BUs. Da mesma forma que o Portal de Periódicos da CAPES, no Brasil, o e-U Campus Virtual congrega... |
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Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias: análise de experiências no Brasil e em PortugalGestão do conhecimentoBibliotecas universitáriasEngenharia de produçãoKnowledge managementUniversity librariesDiagnosis of Knowledge managementProduction engineeringComparative studyEste estudo descreve como as Bibliotecas Universitárias (BUs) do Brasil e de Portugal estão empregando a Gestão do Conhecimento (GC) para melhorar a qualidade de seus serviços e a produtividade de suas instituições. A GC representa uma nova visão da gestão para as organizações modernas, pois a informação e o conhecimento são os principais fatores de competitividade dos tempos atuais para pessoas, organizações e nações. A Biblioteca Universitária (BU) é um dos principais veículos de disseminação da informação científica e está inserida na Universidade, que por sua vez desempenha um papel fundamental, ao lado do governo e da indústria, na geração de inovações tecnológicas que podem auxiliar no desenvolvimento da sociedade. A BU promove a aprendizagem dos clientes externos (alunos, professores e pesquisadores), contribui para a geração do conhecimento científico e tecnológico e é, por natureza como uma organização do conhecimento. No entanto, ela deve também promover o processo de criação, armazenamento e compartilhando do conhecimento organizacional no desempenho da sua função gerencial, tendo como alvo a clientela interna. Os principais desafios impostos às organizações envolvidas com a GC concentram-se na gestão de mudanças culturais e comportamentais e na criação de um contexto organizacional favorável à criação, uso e compartilhamento de informações e conhecimento. Desenvolveu-se neste trabalho uma pesquisa quantitativa do tipo descritivo-analítica, usando o método de pesquisa de estudo comparativo, onde se estudou uma amostra de organizações dos dois países. A coleta de dados foi feita nos meses de novembro e dezembro de 2009, através da aplicação de questionários em um survey online, direcionado aos Diretores das BUs. Da mesma forma que o Portal de Periódicos da CAPES, no Brasil, o e-U Campus Virtual congrega...This study describes how the University Libraries (UL) of Brazil and Portugal are employing knowledge management (KLM) to improve service quality and productivity of their institutions. The KM represents a new vision for management of modern organizations, because information and Knowledge are the main factors of competitiveness for individuals, organizations and nations. The University Library (UL) is a major vehicle for dissemination of scientific information and is inserted at the university, which in turn plays a key role, along with government and industry, in the generation of technological innovations that may help in the development of society. UL promotes learning from external customers (students, teachers and researchers), contributes to the generation of scientific and technological Knowledge and is, by nature, considered as a Knowledge organization. However, it should also promote the process of creating, storing ans sharing of organizational knowledge in the performance of its management function, targeting its employees. The main challenges to organizations involved with the KM focus on management of cultural and behavioral changes and creating an organizational context conducive to the creation, use and sharing of information and knowledge. It was developed i n this work a quantitative descriptive-analytical research method using a comparative study, where we studied a sample of organizations from both countries. Data collection was conducted during November and December of 2009 through the use of questionnaires in a survey online, aimed at Directors of BUs. Just as the Portal de Periódicos CAPES, Brazil, the e-U Virtual Campus unites the most important institutions of learning and research in Portugal and at UL offers digital access to scientific knowledge. From this link was selected, through voluntary reponses, a sample of 44 respondents from Brazil and 25 ... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albino, João Pedro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques Júnior, Euro [UNESP]2014-06-11T19:26:16Z2014-06-11T19:26:16Z2010-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 f. : il., gráfs., tabs.application/pdfMARQUES JÚNIOR, Euro. Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias: análise de experiências no Brasil e em Portugal. 2010. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/92990000638417marquesjunior_e_me_bauru.pdf33004056086P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-28T19:05:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92990Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:08:32.095615Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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