Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/86924 |
Resumo: | Neste trabalho busco o entendimento de como se dá a relação dos professores das diretorias de ensino regiões de São José dos Campos e Jacareí (SP), participantes do curso “Estruturação da linguagem expressiva: o fazer e o saber criativo”, com as questões e metodologias voltadas para ensino de arte contemporânea e tecnológica. Este curso foi oferecido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus Presidente Prudente ao projeto de formação continuada de professores TEIA DO SABER da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O contato destes professores com arte contemporânea e tecnológica se deu por meio de visita ao Festival Internacional de Linguagens Eletrônicas 2005 (FILE), realizado na Galeria de Arte do Serviço Social da Indústria (SESI) e na Casa das Caldeiras, representando mais de 300 artistas deste segmento. A pesquisa se desenvolveu com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e em reflexões a respeito da arteeducação de Ana Mae BARBOSA (1984, 1988, 1998, 2004); e Fernando HERNÁNDEZ (1998, 2000). Sete questionários respondidos, 2 planos de aula e um retorno de resultados após o plano ter sido levado à prática, são apresentados e analisados. |
id |
UNSP_6ed10278ed928d0e4c61097051d3d307 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/86924 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educaçãoArte - EducaçãoProfessores - FormaçãoArte moderna - Séc. XXIEducação - BrasilArte contemporâneaContemporany artNeste trabalho busco o entendimento de como se dá a relação dos professores das diretorias de ensino regiões de São José dos Campos e Jacareí (SP), participantes do curso “Estruturação da linguagem expressiva: o fazer e o saber criativo”, com as questões e metodologias voltadas para ensino de arte contemporânea e tecnológica. Este curso foi oferecido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus Presidente Prudente ao projeto de formação continuada de professores TEIA DO SABER da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O contato destes professores com arte contemporânea e tecnológica se deu por meio de visita ao Festival Internacional de Linguagens Eletrônicas 2005 (FILE), realizado na Galeria de Arte do Serviço Social da Indústria (SESI) e na Casa das Caldeiras, representando mais de 300 artistas deste segmento. A pesquisa se desenvolveu com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e em reflexões a respeito da arteeducação de Ana Mae BARBOSA (1984, 1988, 1998, 2004); e Fernando HERNÁNDEZ (1998, 2000). Sete questionários respondidos, 2 planos de aula e um retorno de resultados após o plano ter sido levado à prática, são apresentados e analisados.In this academic work I look for the understanding of how it is the relationship of teachers of boards of education regions of São José dos Campos and Jacareí (SP), members of the course Structuring the expressive language: make and know creative, with issues and methodologies aimed at teaching of contemporary and technological art. This course was offered by Faculty of Sciences and Technology of Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus Presidente Prudente to the project of continuing education of teachers A WEB KNOWLEDGE of the Secretary of Education in the State of São Paulo.The contact these teachers with contemporary and technological art was made by visiting the International Festival of Electronic Languages 2005 (FILE) held in the Gallery of Art of Social Service Industry (SESI) and the House of Boilers, representing over 300 artists this segment. The survey was developed based on Parameters National Curriculum High School: Languages, Codes and their Technologies, and reflections about art-education of Ana Mae BARBOSA (1984, 1988, 1998, 2004); and Fernando HERNÁNDEZ (1998, 2000). Seven questionnaires answered, two plans of lesson and one feedback after the plan has been brought to practice, are presented and analyzed.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Franchi, Aurea Karpor [UNESP]2014-06-11T19:22:28Z2014-06-11T19:22:28Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 f. : il. color.application/pdfFRANCHI, Aurea Karpor. Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação. 2008. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.http://hdl.handle.net/11449/86924000584760franchi_ak_me_ia.pdf33004013063P467593574289196520881287710938442Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:12:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86924Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação |
title |
Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação |
spellingShingle |
Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação Franchi, Aurea Karpor [UNESP] Arte - Educação Professores - Formação Arte moderna - Séc. XXI Educação - Brasil Arte contemporânea Contemporany art |
title_short |
Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação |
title_full |
Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação |
title_fullStr |
Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação |
title_full_unstemmed |
Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação |
title_sort |
Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação |
author |
Franchi, Aurea Karpor [UNESP] |
author_facet |
Franchi, Aurea Karpor [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franchi, Aurea Karpor [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte - Educação Professores - Formação Arte moderna - Séc. XXI Educação - Brasil Arte contemporânea Contemporany art |
topic |
Arte - Educação Professores - Formação Arte moderna - Séc. XXI Educação - Brasil Arte contemporânea Contemporany art |
description |
Neste trabalho busco o entendimento de como se dá a relação dos professores das diretorias de ensino regiões de São José dos Campos e Jacareí (SP), participantes do curso “Estruturação da linguagem expressiva: o fazer e o saber criativo”, com as questões e metodologias voltadas para ensino de arte contemporânea e tecnológica. Este curso foi oferecido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus Presidente Prudente ao projeto de formação continuada de professores TEIA DO SABER da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O contato destes professores com arte contemporânea e tecnológica se deu por meio de visita ao Festival Internacional de Linguagens Eletrônicas 2005 (FILE), realizado na Galeria de Arte do Serviço Social da Indústria (SESI) e na Casa das Caldeiras, representando mais de 300 artistas deste segmento. A pesquisa se desenvolveu com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e em reflexões a respeito da arteeducação de Ana Mae BARBOSA (1984, 1988, 1998, 2004); e Fernando HERNÁNDEZ (1998, 2000). Sete questionários respondidos, 2 planos de aula e um retorno de resultados após o plano ter sido levado à prática, são apresentados e analisados. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2014-06-11T19:22:28Z 2014-06-11T19:22:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FRANCHI, Aurea Karpor. Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação. 2008. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008. http://hdl.handle.net/11449/86924 000584760 franchi_ak_me_ia.pdf 33004013063P4 6759357428919652 0881287710938442 |
identifier_str_mv |
FRANCHI, Aurea Karpor. Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação. 2008. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008. 000584760 franchi_ak_me_ia.pdf 33004013063P4 6759357428919652 0881287710938442 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/86924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
127 f. : il. color. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546413696483328 |