Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franchi, Aurea Karpor [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86924
Resumo: Neste trabalho busco o entendimento de como se dá a relação dos professores das diretorias de ensino regiões de São José dos Campos e Jacareí (SP), participantes do curso “Estruturação da linguagem expressiva: o fazer e o saber criativo”, com as questões e metodologias voltadas para ensino de arte contemporânea e tecnológica. Este curso foi oferecido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus Presidente Prudente ao projeto de formação continuada de professores TEIA DO SABER da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O contato destes professores com arte contemporânea e tecnológica se deu por meio de visita ao Festival Internacional de Linguagens Eletrônicas 2005 (FILE), realizado na Galeria de Arte do Serviço Social da Indústria (SESI) e na Casa das Caldeiras, representando mais de 300 artistas deste segmento. A pesquisa se desenvolveu com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e em reflexões a respeito da arteeducação de Ana Mae BARBOSA (1984, 1988, 1998, 2004); e Fernando HERNÁNDEZ (1998, 2000). Sete questionários respondidos, 2 planos de aula e um retorno de resultados após o plano ter sido levado à prática, são apresentados e analisados.
id UNSP_6ed10278ed928d0e4c61097051d3d307
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86924
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educaçãoArte - EducaçãoProfessores - FormaçãoArte moderna - Séc. XXIEducação - BrasilArte contemporâneaContemporany artNeste trabalho busco o entendimento de como se dá a relação dos professores das diretorias de ensino regiões de São José dos Campos e Jacareí (SP), participantes do curso “Estruturação da linguagem expressiva: o fazer e o saber criativo”, com as questões e metodologias voltadas para ensino de arte contemporânea e tecnológica. Este curso foi oferecido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus Presidente Prudente ao projeto de formação continuada de professores TEIA DO SABER da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O contato destes professores com arte contemporânea e tecnológica se deu por meio de visita ao Festival Internacional de Linguagens Eletrônicas 2005 (FILE), realizado na Galeria de Arte do Serviço Social da Indústria (SESI) e na Casa das Caldeiras, representando mais de 300 artistas deste segmento. A pesquisa se desenvolveu com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e em reflexões a respeito da arteeducação de Ana Mae BARBOSA (1984, 1988, 1998, 2004); e Fernando HERNÁNDEZ (1998, 2000). Sete questionários respondidos, 2 planos de aula e um retorno de resultados após o plano ter sido levado à prática, são apresentados e analisados.In this academic work I look for the understanding of how it is the relationship of teachers of boards of education regions of São José dos Campos and Jacareí (SP), members of the course Structuring the expressive language: make and know creative, with issues and methodologies aimed at teaching of contemporary and technological art. This course was offered by Faculty of Sciences and Technology of Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus Presidente Prudente to the project of continuing education of teachers A WEB KNOWLEDGE of the Secretary of Education in the State of São Paulo.The contact these teachers with contemporary and technological art was made by visiting the International Festival of Electronic Languages 2005 (FILE) held in the Gallery of Art of Social Service Industry (SESI) and the House of Boilers, representing over 300 artists this segment. The survey was developed based on Parameters National Curriculum High School: Languages, Codes and their Technologies, and reflections about art-education of Ana Mae BARBOSA (1984, 1988, 1998, 2004); and Fernando HERNÁNDEZ (1998, 2000). Seven questionnaires answered, two plans of lesson and one feedback after the plan has been brought to practice, are presented and analyzed.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Franchi, Aurea Karpor [UNESP]2014-06-11T19:22:28Z2014-06-11T19:22:28Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 f. : il. color.application/pdfFRANCHI, Aurea Karpor. Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação. 2008. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.http://hdl.handle.net/11449/86924000584760franchi_ak_me_ia.pdf33004013063P467593574289196520881287710938442Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:12:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86924Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação
title Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação
spellingShingle Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação
Franchi, Aurea Karpor [UNESP]
Arte - Educação
Professores - Formação
Arte moderna - Séc. XXI
Educação - Brasil
Arte contemporânea
Contemporany art
title_short Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação
title_full Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação
title_fullStr Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação
title_full_unstemmed Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação
title_sort Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação
author Franchi, Aurea Karpor [UNESP]
author_facet Franchi, Aurea Karpor [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Franchi, Aurea Karpor [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Educação
Professores - Formação
Arte moderna - Séc. XXI
Educação - Brasil
Arte contemporânea
Contemporany art
topic Arte - Educação
Professores - Formação
Arte moderna - Séc. XXI
Educação - Brasil
Arte contemporânea
Contemporany art
description Neste trabalho busco o entendimento de como se dá a relação dos professores das diretorias de ensino regiões de São José dos Campos e Jacareí (SP), participantes do curso “Estruturação da linguagem expressiva: o fazer e o saber criativo”, com as questões e metodologias voltadas para ensino de arte contemporânea e tecnológica. Este curso foi oferecido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus Presidente Prudente ao projeto de formação continuada de professores TEIA DO SABER da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O contato destes professores com arte contemporânea e tecnológica se deu por meio de visita ao Festival Internacional de Linguagens Eletrônicas 2005 (FILE), realizado na Galeria de Arte do Serviço Social da Indústria (SESI) e na Casa das Caldeiras, representando mais de 300 artistas deste segmento. A pesquisa se desenvolveu com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e em reflexões a respeito da arteeducação de Ana Mae BARBOSA (1984, 1988, 1998, 2004); e Fernando HERNÁNDEZ (1998, 2000). Sete questionários respondidos, 2 planos de aula e um retorno de resultados após o plano ter sido levado à prática, são apresentados e analisados.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2014-06-11T19:22:28Z
2014-06-11T19:22:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCHI, Aurea Karpor. Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação. 2008. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/86924
000584760
franchi_ak_me_ia.pdf
33004013063P4
6759357428919652
0881287710938442
identifier_str_mv FRANCHI, Aurea Karpor. Uma teia do saber: linguagens contemporâneas e tecnológicas na arte-educação. 2008. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
000584760
franchi_ak_me_ia.pdf
33004013063P4
6759357428919652
0881287710938442
url http://hdl.handle.net/11449/86924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546413696483328