Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelo, Claúdia Laus [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102112
Resumo: Nesta pesquisa nos propomos a fazer uma leitura das falas de alunos do Ensino Fundamental II de escolas mantidas pelo município de Bagé-RS, produzidas em torno de questões que remetem à escola, à matemática e à aula de Matemática. Para tanto, nos valemos de noções como significado, objeto, legitimidade e espaço comunicativo, que compõem o Modelo dos Campos Semânticos (LINS, 1999, 2004, 2008; LINS; GIMENEZ, 1997) para criarmos um ensaio da história de Peter Pan, que nos permitisse falar dos significados que estavam emergindo das falas desses alunos. Tal ensaio, juntamente com as noções do Modelo dos Campos Semânticos e a leitura de outros trabalhos que têm como foco as falas de alunos e/ou de professores, possibilitou-nos compor uma leitura, permeada por excertos das falas dos alunos, na qual mostramos que muitos deles estão na escola e particularmente na sala de aula de Matemática, mas o mundo deles é diferente do mundo do professor. Por mais que eles produzam significados que vão em direção ao mundo dos professores de que a escola e a Matemática são importantes, os interesses deles são outros e muitas vezes se chocam com a lógica com que o professor entende a escola e a sala de aula de Matemática
id UNSP_6eea3703195c00de470a99fb70451659
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102112
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemáticaMatemática - Estudo e ensinoSemântica - Modelos matemáticosNesta pesquisa nos propomos a fazer uma leitura das falas de alunos do Ensino Fundamental II de escolas mantidas pelo município de Bagé-RS, produzidas em torno de questões que remetem à escola, à matemática e à aula de Matemática. Para tanto, nos valemos de noções como significado, objeto, legitimidade e espaço comunicativo, que compõem o Modelo dos Campos Semânticos (LINS, 1999, 2004, 2008; LINS; GIMENEZ, 1997) para criarmos um ensaio da história de Peter Pan, que nos permitisse falar dos significados que estavam emergindo das falas desses alunos. Tal ensaio, juntamente com as noções do Modelo dos Campos Semânticos e a leitura de outros trabalhos que têm como foco as falas de alunos e/ou de professores, possibilitou-nos compor uma leitura, permeada por excertos das falas dos alunos, na qual mostramos que muitos deles estão na escola e particularmente na sala de aula de Matemática, mas o mundo deles é diferente do mundo do professor. Por mais que eles produzam significados que vão em direção ao mundo dos professores de que a escola e a Matemática são importantes, os interesses deles são outros e muitas vezes se chocam com a lógica com que o professor entende a escola e a sala de aula de MatemáticaIn this research we propose to have a reading of the students’ speech in the secondary schools supported by the municipality of Bagé-RS, produced around issues related to the school, the mathematics and the Mathematics class. Thus, we were based on notions such as meaning, object, legitimateness and communicative space which compose the Model of Semantic Fields (LINS, 1999, 2004, 2008; LINS; GIMENEZ, 1997) to create an essay of the Peter Pan’s story, so that we could speak about the meanings that were emerging from those students. Such essay, together with the notions of the Model of Semantic Fields and the reading of other works that have as a focus the students and/or teachers’ speech, permitted us to compose a reading permeated by excerpts from the students’ speech. This way we could show that a lot of them are at school and particularly in the Mathematics class, but their world is different from the teacher’s world. However much they produce meanings that go forward the teacher’s world with reference to the importance of the school and the Mathematics, their interests are others and many times they crashed into the logic the teacher understands the school and the Mathematics classUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lins, Romulo Campos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Angelo, Claúdia Laus [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2012-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis159 f.application/pdfANGELO, Claúdia Laus. Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática. 2012. 159 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.http://hdl.handle.net/11449/102112000700775angelo_cl_dr_sjrp.pdf33004137031P75779705454307719Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-15T06:10:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102112Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:42:25.504235Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática
title Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática
spellingShingle Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática
Angelo, Claúdia Laus [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Semântica - Modelos matemáticos
title_short Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática
title_full Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática
title_fullStr Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática
title_full_unstemmed Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática
title_sort Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática
author Angelo, Claúdia Laus [UNESP]
author_facet Angelo, Claúdia Laus [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lins, Romulo Campos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelo, Claúdia Laus [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Semântica - Modelos matemáticos
topic Matemática - Estudo e ensino
Semântica - Modelos matemáticos
description Nesta pesquisa nos propomos a fazer uma leitura das falas de alunos do Ensino Fundamental II de escolas mantidas pelo município de Bagé-RS, produzidas em torno de questões que remetem à escola, à matemática e à aula de Matemática. Para tanto, nos valemos de noções como significado, objeto, legitimidade e espaço comunicativo, que compõem o Modelo dos Campos Semânticos (LINS, 1999, 2004, 2008; LINS; GIMENEZ, 1997) para criarmos um ensaio da história de Peter Pan, que nos permitisse falar dos significados que estavam emergindo das falas desses alunos. Tal ensaio, juntamente com as noções do Modelo dos Campos Semânticos e a leitura de outros trabalhos que têm como foco as falas de alunos e/ou de professores, possibilitou-nos compor uma leitura, permeada por excertos das falas dos alunos, na qual mostramos que muitos deles estão na escola e particularmente na sala de aula de Matemática, mas o mundo deles é diferente do mundo do professor. Por mais que eles produzam significados que vão em direção ao mundo dos professores de que a escola e a Matemática são importantes, os interesses deles são outros e muitas vezes se chocam com a lógica com que o professor entende a escola e a sala de aula de Matemática
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-26
2014-06-11T19:31:42Z
2014-06-11T19:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANGELO, Claúdia Laus. Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática. 2012. 159 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/102112
000700775
angelo_cl_dr_sjrp.pdf
33004137031P7
5779705454307719
identifier_str_mv ANGELO, Claúdia Laus. Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática. 2012. 159 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
000700775
angelo_cl_dr_sjrp.pdf
33004137031P7
5779705454307719
url http://hdl.handle.net/11449/102112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128847711830016