Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102112 |
Resumo: | Nesta pesquisa nos propomos a fazer uma leitura das falas de alunos do Ensino Fundamental II de escolas mantidas pelo município de Bagé-RS, produzidas em torno de questões que remetem à escola, à matemática e à aula de Matemática. Para tanto, nos valemos de noções como significado, objeto, legitimidade e espaço comunicativo, que compõem o Modelo dos Campos Semânticos (LINS, 1999, 2004, 2008; LINS; GIMENEZ, 1997) para criarmos um ensaio da história de Peter Pan, que nos permitisse falar dos significados que estavam emergindo das falas desses alunos. Tal ensaio, juntamente com as noções do Modelo dos Campos Semânticos e a leitura de outros trabalhos que têm como foco as falas de alunos e/ou de professores, possibilitou-nos compor uma leitura, permeada por excertos das falas dos alunos, na qual mostramos que muitos deles estão na escola e particularmente na sala de aula de Matemática, mas o mundo deles é diferente do mundo do professor. Por mais que eles produzam significados que vão em direção ao mundo dos professores de que a escola e a Matemática são importantes, os interesses deles são outros e muitas vezes se chocam com a lógica com que o professor entende a escola e a sala de aula de Matemática |
id |
UNSP_6eea3703195c00de470a99fb70451659 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102112 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemáticaMatemática - Estudo e ensinoSemântica - Modelos matemáticosNesta pesquisa nos propomos a fazer uma leitura das falas de alunos do Ensino Fundamental II de escolas mantidas pelo município de Bagé-RS, produzidas em torno de questões que remetem à escola, à matemática e à aula de Matemática. Para tanto, nos valemos de noções como significado, objeto, legitimidade e espaço comunicativo, que compõem o Modelo dos Campos Semânticos (LINS, 1999, 2004, 2008; LINS; GIMENEZ, 1997) para criarmos um ensaio da história de Peter Pan, que nos permitisse falar dos significados que estavam emergindo das falas desses alunos. Tal ensaio, juntamente com as noções do Modelo dos Campos Semânticos e a leitura de outros trabalhos que têm como foco as falas de alunos e/ou de professores, possibilitou-nos compor uma leitura, permeada por excertos das falas dos alunos, na qual mostramos que muitos deles estão na escola e particularmente na sala de aula de Matemática, mas o mundo deles é diferente do mundo do professor. Por mais que eles produzam significados que vão em direção ao mundo dos professores de que a escola e a Matemática são importantes, os interesses deles são outros e muitas vezes se chocam com a lógica com que o professor entende a escola e a sala de aula de MatemáticaIn this research we propose to have a reading of the students’ speech in the secondary schools supported by the municipality of Bagé-RS, produced around issues related to the school, the mathematics and the Mathematics class. Thus, we were based on notions such as meaning, object, legitimateness and communicative space which compose the Model of Semantic Fields (LINS, 1999, 2004, 2008; LINS; GIMENEZ, 1997) to create an essay of the Peter Pan’s story, so that we could speak about the meanings that were emerging from those students. Such essay, together with the notions of the Model of Semantic Fields and the reading of other works that have as a focus the students and/or teachers’ speech, permitted us to compose a reading permeated by excerpts from the students’ speech. This way we could show that a lot of them are at school and particularly in the Mathematics class, but their world is different from the teacher’s world. However much they produce meanings that go forward the teacher’s world with reference to the importance of the school and the Mathematics, their interests are others and many times they crashed into the logic the teacher understands the school and the Mathematics classUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lins, Romulo Campos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Angelo, Claúdia Laus [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2012-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis159 f.application/pdfANGELO, Claúdia Laus. Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática. 2012. 159 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.http://hdl.handle.net/11449/102112000700775angelo_cl_dr_sjrp.pdf33004137031P75779705454307719Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-15T06:10:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102112Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:42:25.504235Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática |
title |
Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática |
spellingShingle |
Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática Angelo, Claúdia Laus [UNESP] Matemática - Estudo e ensino Semântica - Modelos matemáticos |
title_short |
Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática |
title_full |
Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática |
title_fullStr |
Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática |
title_full_unstemmed |
Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática |
title_sort |
Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática |
author |
Angelo, Claúdia Laus [UNESP] |
author_facet |
Angelo, Claúdia Laus [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lins, Romulo Campos [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angelo, Claúdia Laus [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Semântica - Modelos matemáticos |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Semântica - Modelos matemáticos |
description |
Nesta pesquisa nos propomos a fazer uma leitura das falas de alunos do Ensino Fundamental II de escolas mantidas pelo município de Bagé-RS, produzidas em torno de questões que remetem à escola, à matemática e à aula de Matemática. Para tanto, nos valemos de noções como significado, objeto, legitimidade e espaço comunicativo, que compõem o Modelo dos Campos Semânticos (LINS, 1999, 2004, 2008; LINS; GIMENEZ, 1997) para criarmos um ensaio da história de Peter Pan, que nos permitisse falar dos significados que estavam emergindo das falas desses alunos. Tal ensaio, juntamente com as noções do Modelo dos Campos Semânticos e a leitura de outros trabalhos que têm como foco as falas de alunos e/ou de professores, possibilitou-nos compor uma leitura, permeada por excertos das falas dos alunos, na qual mostramos que muitos deles estão na escola e particularmente na sala de aula de Matemática, mas o mundo deles é diferente do mundo do professor. Por mais que eles produzam significados que vão em direção ao mundo dos professores de que a escola e a Matemática são importantes, os interesses deles são outros e muitas vezes se chocam com a lógica com que o professor entende a escola e a sala de aula de Matemática |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-26 2014-06-11T19:31:42Z 2014-06-11T19:31:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANGELO, Claúdia Laus. Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática. 2012. 159 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012. http://hdl.handle.net/11449/102112 000700775 angelo_cl_dr_sjrp.pdf 33004137031P7 5779705454307719 |
identifier_str_mv |
ANGELO, Claúdia Laus. Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de matemática. 2012. 159 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012. 000700775 angelo_cl_dr_sjrp.pdf 33004137031P7 5779705454307719 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
159 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128847711830016 |