Cuidado de si e a educação matemática: perspectivas, reflexões e práticas de atores sociais (1925-1945)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ronaldo Marcos [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102141
Resumo: As práticas de si, as táticas dos sujeitos, nos levam à autonomia. Somos conduzidos por Atena e Baco em direção à Autonomia. A necessidade dos exercícios sobre os quais nos fala Foucault, leva-nos à necessidade de tomar a vida como prova, como obra de arte. Ao realizar cada tarefa, por mais simples que seja, como se fosse a última, como se fosse necessário pintá-la como Caravaggio ou Da Vinci. Devemos nos apropriar dos discursos, nos apropriar de verdades. Esta investigação objetivou conhecer e explicitar práticas, táticas e estratégias para o cuidado de si, utilizadas por atores sociais, entre os anos de 1925 e 1945, na região da cidade de Jaú (SP). O método utilizado para registrar as vozes de 11 depoentes, com idades entre 79 a 93 anos, foi a História Oral, através de entrevistas semi-estruturadas, individualizadas, realizadas nas residências dos depoentes. Após transcrição, textualização e reorganização cronológica dos depoimentos, estes foram levados para obtenção da carta de cessão. Como resultado, foram extraídos desses depoimentos as práticas, táticas e estratégias do cuidado de si, empregadas por essas pessoas. A partir delas foram organizados e elaborados três caminhos de análise: Atenas, Baco e Em Busca da Autonomia. Estes fazem alusão aos pares: autonomia-submissão, felicidade-tristeza, sabedoria-ignorância. O referencial teórico para tanto foi a Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault. Essas análises buscam contribuir com o mapeamento da formação do professor de Matemática no Brasil e ainda, fomentar discussões sobre a utilização de novos métodos e abordagens nos domínios da produção científica em Educação Matemática.
id UNSP_6ef10113e7b469795fe34bd37480f0ae
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102141
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cuidado de si e a educação matemática: perspectivas, reflexões e práticas de atores sociais (1925-1945)Matemática - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoHistoria oralHermeneuticaEducação matemáticaOral historyHermeneutic of the subjectTeacher educationMathematical educationAs práticas de si, as táticas dos sujeitos, nos levam à autonomia. Somos conduzidos por Atena e Baco em direção à Autonomia. A necessidade dos exercícios sobre os quais nos fala Foucault, leva-nos à necessidade de tomar a vida como prova, como obra de arte. Ao realizar cada tarefa, por mais simples que seja, como se fosse a última, como se fosse necessário pintá-la como Caravaggio ou Da Vinci. Devemos nos apropriar dos discursos, nos apropriar de verdades. Esta investigação objetivou conhecer e explicitar práticas, táticas e estratégias para o cuidado de si, utilizadas por atores sociais, entre os anos de 1925 e 1945, na região da cidade de Jaú (SP). O método utilizado para registrar as vozes de 11 depoentes, com idades entre 79 a 93 anos, foi a História Oral, através de entrevistas semi-estruturadas, individualizadas, realizadas nas residências dos depoentes. Após transcrição, textualização e reorganização cronológica dos depoimentos, estes foram levados para obtenção da carta de cessão. Como resultado, foram extraídos desses depoimentos as práticas, táticas e estratégias do cuidado de si, empregadas por essas pessoas. A partir delas foram organizados e elaborados três caminhos de análise: Atenas, Baco e Em Busca da Autonomia. Estes fazem alusão aos pares: autonomia-submissão, felicidade-tristeza, sabedoria-ignorância. O referencial teórico para tanto foi a Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault. Essas análises buscam contribuir com o mapeamento da formação do professor de Matemática no Brasil e ainda, fomentar discussões sobre a utilização de novos métodos e abordagens nos domínios da produção científica em Educação Matemática.The practices of the self, the tactics of the others, lead us to the autonomy. We are conducted by Athena and Baco towards Autonomy. The necessity of the exercises in which Foucault tell us, take to the necessity to take life as proof, as a master piece. In realizing each task, as simpler as it can be, like if was the last, like if was necessary paint it like Caravaggio or Da Vinci. We must appropriate ourselves of the speeches, appropriate ourselves of the truth. This investigation objected itself to know and explicit the practices, tactics and strategies for the care of the self, used by social actors, between the years 1925 and 1945, in the region of Jau (SP). The method utilized to register the voices of this 11 statements, with ages varying from 79 to 93 years, was the oral history, through semi structured interviews, individualized, done at the speakers house. After the transcription, putting it to text and organizing the chronological statements, this were taken to obtain the authorization of writings . As a result, were extracted from these statements the practices, tactics and strategies of the care of the self employed by these persons. From them were organized and elaborated three ways of analysis: Athena, Baco and Socrates. These make an allusion to their pairs: autonomy submission, happiness- sadness, wisdom-ignorance. The theoretical reference for such was the hermeneutic of the subject by Michael Foucault. These analysis search to contribute with the mapping of the formation of the mathematics teacher in Brazil, like there are no specific formation in the period, and still, foment discussions about the utilization of new methods and approaches in the domain of scientific production in Brazil in Mathematical education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Antonio Carlos Carrera de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Ronaldo Marcos [UNESP]2014-06-11T19:31:43Z2014-06-11T19:31:43Z2007-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis304 f. : il., fots.application/pdfMARTINS, Ronaldo Marcos. Cuidado de si e a educação matemática: perspectivas, reflexões e práticas de atores sociais (1925-1945). 2007. 304 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.http://hdl.handle.net/11449/102141000500658martins_rm_dr_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-22T06:28:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102141Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:43:17.876678Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuidado de si e a educação matemática: perspectivas, reflexões e práticas de atores sociais (1925-1945)
title Cuidado de si e a educação matemática: perspectivas, reflexões e práticas de atores sociais (1925-1945)
spellingShingle Cuidado de si e a educação matemática: perspectivas, reflexões e práticas de atores sociais (1925-1945)
Martins, Ronaldo Marcos [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Historia oral
Hermeneutica
Educação matemática
Oral history
Hermeneutic of the subject
Teacher education
Mathematical education
title_short Cuidado de si e a educação matemática: perspectivas, reflexões e práticas de atores sociais (1925-1945)
title_full Cuidado de si e a educação matemática: perspectivas, reflexões e práticas de atores sociais (1925-1945)
title_fullStr Cuidado de si e a educação matemática: perspectivas, reflexões e práticas de atores sociais (1925-1945)
title_full_unstemmed Cuidado de si e a educação matemática: perspectivas, reflexões e práticas de atores sociais (1925-1945)
title_sort Cuidado de si e a educação matemática: perspectivas, reflexões e práticas de atores sociais (1925-1945)
author Martins, Ronaldo Marcos [UNESP]
author_facet Martins, Ronaldo Marcos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Antonio Carlos Carrera de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ronaldo Marcos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Historia oral
Hermeneutica
Educação matemática
Oral history
Hermeneutic of the subject
Teacher education
Mathematical education
topic Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Historia oral
Hermeneutica
Educação matemática
Oral history
Hermeneutic of the subject
Teacher education
Mathematical education
description As práticas de si, as táticas dos sujeitos, nos levam à autonomia. Somos conduzidos por Atena e Baco em direção à Autonomia. A necessidade dos exercícios sobre os quais nos fala Foucault, leva-nos à necessidade de tomar a vida como prova, como obra de arte. Ao realizar cada tarefa, por mais simples que seja, como se fosse a última, como se fosse necessário pintá-la como Caravaggio ou Da Vinci. Devemos nos apropriar dos discursos, nos apropriar de verdades. Esta investigação objetivou conhecer e explicitar práticas, táticas e estratégias para o cuidado de si, utilizadas por atores sociais, entre os anos de 1925 e 1945, na região da cidade de Jaú (SP). O método utilizado para registrar as vozes de 11 depoentes, com idades entre 79 a 93 anos, foi a História Oral, através de entrevistas semi-estruturadas, individualizadas, realizadas nas residências dos depoentes. Após transcrição, textualização e reorganização cronológica dos depoimentos, estes foram levados para obtenção da carta de cessão. Como resultado, foram extraídos desses depoimentos as práticas, táticas e estratégias do cuidado de si, empregadas por essas pessoas. A partir delas foram organizados e elaborados três caminhos de análise: Atenas, Baco e Em Busca da Autonomia. Estes fazem alusão aos pares: autonomia-submissão, felicidade-tristeza, sabedoria-ignorância. O referencial teórico para tanto foi a Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault. Essas análises buscam contribuir com o mapeamento da formação do professor de Matemática no Brasil e ainda, fomentar discussões sobre a utilização de novos métodos e abordagens nos domínios da produção científica em Educação Matemática.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-11
2014-06-11T19:31:43Z
2014-06-11T19:31:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Ronaldo Marcos. Cuidado de si e a educação matemática: perspectivas, reflexões e práticas de atores sociais (1925-1945). 2007. 304 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/102141
000500658
martins_rm_dr_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv MARTINS, Ronaldo Marcos. Cuidado de si e a educação matemática: perspectivas, reflexões e práticas de atores sociais (1925-1945). 2007. 304 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
000500658
martins_rm_dr_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/102141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 304 f. : il., fots.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129545858973696