A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/103651 |
Resumo: | Considerando a perspectiva homológica que envolve as diferentes representações artísticas em Poética dos Cinco Sentidos – La Dame à La Licorne (1979), visamos tratar no presente estudo das correspondências interartísticas no processo de produção do texto O Ouvido, de José Saramago. A Livraria Bertrand (Lisboa) solicitou a contribuição de seis autores portugueses para que realizassem uma leitura de La Dame à la Licorne (séc. XV), série de seis tapeçarias francesas encontrada no século XIX no castelo de Boussac, e exposta no Musée National du Moyen Age - Thermes et Hôtel de Cluny (Paris) desde 1882. Os painéis, reproduzidos junto aos textos do volume, sugerem representar a alegoria dos sentidos humanos, e cada autor solicitado abordou, de forma particular, uma das peças. Assim, consecutivamente, Maria Velho da Costa escreveu sobre a visão em A Vista; José Saramago, a audição em O Ouvido; Augusto Abelaira o olfato em O Olfacto; Nuno Bragança o paladar em O Gosto; Ana Hatherly o tato em O Tacto; e, por sua vez, Isabel da Nóbrega, em A sexta, tratou sobre À Mon Seul Désir, título dado à tapeçaria que realiza o fechamento da série e ilustra a capa do livro. Diante desse contexto, passamos a investigar inicialmente a origem das questões interartísticas nas poéticas da Antiguidade Clássica, bem como o contiuum desses pressupostos teóricos nas reflexões e gêneros artísticos na Idade Média, na Idade Moderna e na Contemporaneidade. Em seguida, delineamos como a herança da tradição especulativa em torno da fraternidade entre as artes incide na arte decorativa da tapeçaria, e, posteriormente, refletimos sobre a tessitura poética dos painéis... |
id |
UNSP_6f6445bf5b61fedacd72feba255e37d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/103651 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José SaramagoArte e literaturaEstetica comparadaLiteratura comparadaIntertextualidadeLiteratura portuguesa - Século XXInterart PoeticsLiterature and Painting. engPoética dos Cinco SentidosO OuvidoJosé SaramagoConsiderando a perspectiva homológica que envolve as diferentes representações artísticas em Poética dos Cinco Sentidos – La Dame à La Licorne (1979), visamos tratar no presente estudo das correspondências interartísticas no processo de produção do texto O Ouvido, de José Saramago. A Livraria Bertrand (Lisboa) solicitou a contribuição de seis autores portugueses para que realizassem uma leitura de La Dame à la Licorne (séc. XV), série de seis tapeçarias francesas encontrada no século XIX no castelo de Boussac, e exposta no Musée National du Moyen Age - Thermes et Hôtel de Cluny (Paris) desde 1882. Os painéis, reproduzidos junto aos textos do volume, sugerem representar a alegoria dos sentidos humanos, e cada autor solicitado abordou, de forma particular, uma das peças. Assim, consecutivamente, Maria Velho da Costa escreveu sobre a visão em A Vista; José Saramago, a audição em O Ouvido; Augusto Abelaira o olfato em O Olfacto; Nuno Bragança o paladar em O Gosto; Ana Hatherly o tato em O Tacto; e, por sua vez, Isabel da Nóbrega, em A sexta, tratou sobre À Mon Seul Désir, título dado à tapeçaria que realiza o fechamento da série e ilustra a capa do livro. Diante desse contexto, passamos a investigar inicialmente a origem das questões interartísticas nas poéticas da Antiguidade Clássica, bem como o contiuum desses pressupostos teóricos nas reflexões e gêneros artísticos na Idade Média, na Idade Moderna e na Contemporaneidade. Em seguida, delineamos como a herança da tradição especulativa em torno da fraternidade entre as artes incide na arte decorativa da tapeçaria, e, posteriormente, refletimos sobre a tessitura poética dos painéis...Taking into consideration the homological perspective that involves the different artistic representations in Poética dos Cinco Sentidos / La Dame à La Licorne (1979), in this study we aim to deal with the interartistic correspondences in the text production process O Ouvido, by José Saramago. The Livraria Bertrand (Lisboa) requested the contribution of six Portuguese writers to perform a reading of La Dame à la Licorne (Sec. XV), a series of six French tapestries found in Boussac castle in the nineteenth century, and exposed in Musée National du Moyen Age - Thermes et Hôtel de Cluny (Paris) since 1882. The panels, reproduced along with the texts of the volume, suggest to represent the allegory of human senses, and each author invited approached, in his particularly way, one of the tapestries. Thus, consecutively, Maria Velho da Costa wrote about the sight in A Vista; José Saramago, the hearing in O Ouvido; Augusto Abelaira, the smell in O Olfacto; Nuno Bragança, the taste in O Gosto; Ana Hatherly, the touch in O Tacto; and Isabel da Nóbrega, in A sexta, wrote about À Mon Seul Désir, title given to the tapestry that ends the series and illustrates the cover of the book. In this context, we started by investigating the origin of interartistic matters in poetry of Classical Antiquity, as well as the continuum of these theoretical purposes in the reflection and artistic genres in Middle Age, Modern Age and Contemporaneity. Then, we outlined how the heritage of speculative tradition around fraternity among arts falls on tapestry decorative art. Later, we pondered over the poetical tessitura of La Dame à La Licorne’s panels... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, Odil José de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Sânderson Reginaldo de [UNESP]2014-06-11T19:32:48Z2014-06-11T19:32:48Z2010-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis379 f. : il.application/pdfMELLO, Sânderson Reginaldo de. A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago. 2010. 379 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.http://hdl.handle.net/11449/103651000631227mello_sr_dr_assis.pdf33004048019P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:23:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103651Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:46:58.722364Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago |
title |
A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago |
spellingShingle |
A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago Mello, Sânderson Reginaldo de [UNESP] Arte e literatura Estetica comparada Literatura comparada Intertextualidade Literatura portuguesa - Século XX Interart Poetics Literature and Painting. eng Poética dos Cinco Sentidos O Ouvido José Saramago |
title_short |
A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago |
title_full |
A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago |
title_fullStr |
A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago |
title_full_unstemmed |
A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago |
title_sort |
A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago |
author |
Mello, Sânderson Reginaldo de [UNESP] |
author_facet |
Mello, Sânderson Reginaldo de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Filho, Odil José de Oliveira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Sânderson Reginaldo de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte e literatura Estetica comparada Literatura comparada Intertextualidade Literatura portuguesa - Século XX Interart Poetics Literature and Painting. eng Poética dos Cinco Sentidos O Ouvido José Saramago |
topic |
Arte e literatura Estetica comparada Literatura comparada Intertextualidade Literatura portuguesa - Século XX Interart Poetics Literature and Painting. eng Poética dos Cinco Sentidos O Ouvido José Saramago |
description |
Considerando a perspectiva homológica que envolve as diferentes representações artísticas em Poética dos Cinco Sentidos – La Dame à La Licorne (1979), visamos tratar no presente estudo das correspondências interartísticas no processo de produção do texto O Ouvido, de José Saramago. A Livraria Bertrand (Lisboa) solicitou a contribuição de seis autores portugueses para que realizassem uma leitura de La Dame à la Licorne (séc. XV), série de seis tapeçarias francesas encontrada no século XIX no castelo de Boussac, e exposta no Musée National du Moyen Age - Thermes et Hôtel de Cluny (Paris) desde 1882. Os painéis, reproduzidos junto aos textos do volume, sugerem representar a alegoria dos sentidos humanos, e cada autor solicitado abordou, de forma particular, uma das peças. Assim, consecutivamente, Maria Velho da Costa escreveu sobre a visão em A Vista; José Saramago, a audição em O Ouvido; Augusto Abelaira o olfato em O Olfacto; Nuno Bragança o paladar em O Gosto; Ana Hatherly o tato em O Tacto; e, por sua vez, Isabel da Nóbrega, em A sexta, tratou sobre À Mon Seul Désir, título dado à tapeçaria que realiza o fechamento da série e ilustra a capa do livro. Diante desse contexto, passamos a investigar inicialmente a origem das questões interartísticas nas poéticas da Antiguidade Clássica, bem como o contiuum desses pressupostos teóricos nas reflexões e gêneros artísticos na Idade Média, na Idade Moderna e na Contemporaneidade. Em seguida, delineamos como a herança da tradição especulativa em torno da fraternidade entre as artes incide na arte decorativa da tapeçaria, e, posteriormente, refletimos sobre a tessitura poética dos painéis... |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-29 2014-06-11T19:32:48Z 2014-06-11T19:32:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELLO, Sânderson Reginaldo de. A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago. 2010. 379 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010. http://hdl.handle.net/11449/103651 000631227 mello_sr_dr_assis.pdf 33004048019P1 |
identifier_str_mv |
MELLO, Sânderson Reginaldo de. A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago. 2010. 379 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010. 000631227 mello_sr_dr_assis.pdf 33004048019P1 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/103651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
379 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129551812788224 |