A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Sânderson Reginaldo de [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103651
Resumo: Considerando a perspectiva homológica que envolve as diferentes representações artísticas em Poética dos Cinco Sentidos – La Dame à La Licorne (1979), visamos tratar no presente estudo das correspondências interartísticas no processo de produção do texto O Ouvido, de José Saramago. A Livraria Bertrand (Lisboa) solicitou a contribuição de seis autores portugueses para que realizassem uma leitura de La Dame à la Licorne (séc. XV), série de seis tapeçarias francesas encontrada no século XIX no castelo de Boussac, e exposta no Musée National du Moyen Age - Thermes et Hôtel de Cluny (Paris) desde 1882. Os painéis, reproduzidos junto aos textos do volume, sugerem representar a alegoria dos sentidos humanos, e cada autor solicitado abordou, de forma particular, uma das peças. Assim, consecutivamente, Maria Velho da Costa escreveu sobre a visão em A Vista; José Saramago, a audição em O Ouvido; Augusto Abelaira o olfato em O Olfacto; Nuno Bragança o paladar em O Gosto; Ana Hatherly o tato em O Tacto; e, por sua vez, Isabel da Nóbrega, em A sexta, tratou sobre À Mon Seul Désir, título dado à tapeçaria que realiza o fechamento da série e ilustra a capa do livro. Diante desse contexto, passamos a investigar inicialmente a origem das questões interartísticas nas poéticas da Antiguidade Clássica, bem como o contiuum desses pressupostos teóricos nas reflexões e gêneros artísticos na Idade Média, na Idade Moderna e na Contemporaneidade. Em seguida, delineamos como a herança da tradição especulativa em torno da fraternidade entre as artes incide na arte decorativa da tapeçaria, e, posteriormente, refletimos sobre a tessitura poética dos painéis...
id UNSP_6f6445bf5b61fedacd72feba255e37d4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103651
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José SaramagoArte e literaturaEstetica comparadaLiteratura comparadaIntertextualidadeLiteratura portuguesa - Século XXInterart PoeticsLiterature and Painting. engPoética dos Cinco SentidosO OuvidoJosé SaramagoConsiderando a perspectiva homológica que envolve as diferentes representações artísticas em Poética dos Cinco Sentidos – La Dame à La Licorne (1979), visamos tratar no presente estudo das correspondências interartísticas no processo de produção do texto O Ouvido, de José Saramago. A Livraria Bertrand (Lisboa) solicitou a contribuição de seis autores portugueses para que realizassem uma leitura de La Dame à la Licorne (séc. XV), série de seis tapeçarias francesas encontrada no século XIX no castelo de Boussac, e exposta no Musée National du Moyen Age - Thermes et Hôtel de Cluny (Paris) desde 1882. Os painéis, reproduzidos junto aos textos do volume, sugerem representar a alegoria dos sentidos humanos, e cada autor solicitado abordou, de forma particular, uma das peças. Assim, consecutivamente, Maria Velho da Costa escreveu sobre a visão em A Vista; José Saramago, a audição em O Ouvido; Augusto Abelaira o olfato em O Olfacto; Nuno Bragança o paladar em O Gosto; Ana Hatherly o tato em O Tacto; e, por sua vez, Isabel da Nóbrega, em A sexta, tratou sobre À Mon Seul Désir, título dado à tapeçaria que realiza o fechamento da série e ilustra a capa do livro. Diante desse contexto, passamos a investigar inicialmente a origem das questões interartísticas nas poéticas da Antiguidade Clássica, bem como o contiuum desses pressupostos teóricos nas reflexões e gêneros artísticos na Idade Média, na Idade Moderna e na Contemporaneidade. Em seguida, delineamos como a herança da tradição especulativa em torno da fraternidade entre as artes incide na arte decorativa da tapeçaria, e, posteriormente, refletimos sobre a tessitura poética dos painéis...Taking into consideration the homological perspective that involves the different artistic representations in Poética dos Cinco Sentidos / La Dame à La Licorne (1979), in this study we aim to deal with the interartistic correspondences in the text production process O Ouvido, by José Saramago. The Livraria Bertrand (Lisboa) requested the contribution of six Portuguese writers to perform a reading of La Dame à la Licorne (Sec. XV), a series of six French tapestries found in Boussac castle in the nineteenth century, and exposed in Musée National du Moyen Age - Thermes et Hôtel de Cluny (Paris) since 1882. The panels, reproduced along with the texts of the volume, suggest to represent the allegory of human senses, and each author invited approached, in his particularly way, one of the tapestries. Thus, consecutively, Maria Velho da Costa wrote about the sight in A Vista; José Saramago, the hearing in O Ouvido; Augusto Abelaira, the smell in O Olfacto; Nuno Bragança, the taste in O Gosto; Ana Hatherly, the touch in O Tacto; and Isabel da Nóbrega, in A sexta, wrote about À Mon Seul Désir, title given to the tapestry that ends the series and illustrates the cover of the book. In this context, we started by investigating the origin of interartistic matters in poetry of Classical Antiquity, as well as the continuum of these theoretical purposes in the reflection and artistic genres in Middle Age, Modern Age and Contemporaneity. Then, we outlined how the heritage of speculative tradition around fraternity among arts falls on tapestry decorative art. Later, we pondered over the poetical tessitura of La Dame à La Licorne’s panels... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, Odil José de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Sânderson Reginaldo de [UNESP]2014-06-11T19:32:48Z2014-06-11T19:32:48Z2010-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis379 f. : il.application/pdfMELLO, Sânderson Reginaldo de. A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago. 2010. 379 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.http://hdl.handle.net/11449/103651000631227mello_sr_dr_assis.pdf33004048019P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:23:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103651Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:46:58.722364Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago
title A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago
spellingShingle A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago
Mello, Sânderson Reginaldo de [UNESP]
Arte e literatura
Estetica comparada
Literatura comparada
Intertextualidade
Literatura portuguesa - Século XX
Interart Poetics
Literature and Painting. eng
Poética dos Cinco Sentidos
O Ouvido
José Saramago
title_short A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago
title_full A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago
title_fullStr A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago
title_full_unstemmed A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago
title_sort A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago
author Mello, Sânderson Reginaldo de [UNESP]
author_facet Mello, Sânderson Reginaldo de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, Odil José de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Sânderson Reginaldo de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e literatura
Estetica comparada
Literatura comparada
Intertextualidade
Literatura portuguesa - Século XX
Interart Poetics
Literature and Painting. eng
Poética dos Cinco Sentidos
O Ouvido
José Saramago
topic Arte e literatura
Estetica comparada
Literatura comparada
Intertextualidade
Literatura portuguesa - Século XX
Interart Poetics
Literature and Painting. eng
Poética dos Cinco Sentidos
O Ouvido
José Saramago
description Considerando a perspectiva homológica que envolve as diferentes representações artísticas em Poética dos Cinco Sentidos – La Dame à La Licorne (1979), visamos tratar no presente estudo das correspondências interartísticas no processo de produção do texto O Ouvido, de José Saramago. A Livraria Bertrand (Lisboa) solicitou a contribuição de seis autores portugueses para que realizassem uma leitura de La Dame à la Licorne (séc. XV), série de seis tapeçarias francesas encontrada no século XIX no castelo de Boussac, e exposta no Musée National du Moyen Age - Thermes et Hôtel de Cluny (Paris) desde 1882. Os painéis, reproduzidos junto aos textos do volume, sugerem representar a alegoria dos sentidos humanos, e cada autor solicitado abordou, de forma particular, uma das peças. Assim, consecutivamente, Maria Velho da Costa escreveu sobre a visão em A Vista; José Saramago, a audição em O Ouvido; Augusto Abelaira o olfato em O Olfacto; Nuno Bragança o paladar em O Gosto; Ana Hatherly o tato em O Tacto; e, por sua vez, Isabel da Nóbrega, em A sexta, tratou sobre À Mon Seul Désir, título dado à tapeçaria que realiza o fechamento da série e ilustra a capa do livro. Diante desse contexto, passamos a investigar inicialmente a origem das questões interartísticas nas poéticas da Antiguidade Clássica, bem como o contiuum desses pressupostos teóricos nas reflexões e gêneros artísticos na Idade Média, na Idade Moderna e na Contemporaneidade. Em seguida, delineamos como a herança da tradição especulativa em torno da fraternidade entre as artes incide na arte decorativa da tapeçaria, e, posteriormente, refletimos sobre a tessitura poética dos painéis...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-29
2014-06-11T19:32:48Z
2014-06-11T19:32:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELLO, Sânderson Reginaldo de. A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago. 2010. 379 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/103651
000631227
mello_sr_dr_assis.pdf
33004048019P1
identifier_str_mv MELLO, Sânderson Reginaldo de. A poética interartes na tessitura de “O Ouvido” de José Saramago. 2010. 379 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.
000631227
mello_sr_dr_assis.pdf
33004048019P1
url http://hdl.handle.net/11449/103651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 379 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129551812788224