Entendendo práxis educativa com o uso da metodologia da mediação dialética pelo desenvolvimento e aplicação de uma matriz no processo de inovação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passarini, Giuseppe Ricardo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253151
Resumo: Por meio das práticas docentes decorrentes dos trabalhos realizados em uma escola técnica de nível médio de São José do Rio Preto, gerou-se o que se denominou “matriz de desenvolvimento no processo de inovação”, a qual direcionou a geração de projetos inovadores para oportunidades de melhorias advindas da sociedade. Esta dissertação teve como objetivo o resgate e a teorização das ações desenvolvidas na atividade docente, a partir dos fundamentos da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), do materialismo histórico-dialético, da educação e formação humana no mundo capitalista, da atividade humana laborativa na perspectiva do trabalho universal de Marx, da atividade humana educativa na perspectiva da MMD e, por fim do que se denomina de currículo oculto, na perspectiva da sociedade contemporânea. Apresenta, por meio do estudo de um caso, observações sobre como o uso da matriz pôde impactar a práxis educativa no ensino técnico e gerar um conflito entre o professor e a coordenação da escola, o que culminou na demissão do primeiro antes do término do período letivo do ano de 2015.
id UNSP_6f7bf7b87daec2b0b0d7b6e23592e9ff
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253151
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Entendendo práxis educativa com o uso da metodologia da mediação dialética pelo desenvolvimento e aplicação de uma matriz no processo de inovação.Understanding educational praxis using the methodology of dialectical mediation through the development and application of a matrix in the innovation processMediaçãoDialéticaCurrículo OcultoMediationDialecticsHidden CurriculumPor meio das práticas docentes decorrentes dos trabalhos realizados em uma escola técnica de nível médio de São José do Rio Preto, gerou-se o que se denominou “matriz de desenvolvimento no processo de inovação”, a qual direcionou a geração de projetos inovadores para oportunidades de melhorias advindas da sociedade. Esta dissertação teve como objetivo o resgate e a teorização das ações desenvolvidas na atividade docente, a partir dos fundamentos da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), do materialismo histórico-dialético, da educação e formação humana no mundo capitalista, da atividade humana laborativa na perspectiva do trabalho universal de Marx, da atividade humana educativa na perspectiva da MMD e, por fim do que se denomina de currículo oculto, na perspectiva da sociedade contemporânea. Apresenta, por meio do estudo de um caso, observações sobre como o uso da matriz pôde impactar a práxis educativa no ensino técnico e gerar um conflito entre o professor e a coordenação da escola, o que culminou na demissão do primeiro antes do término do período letivo do ano de 2015.Through the teaching practices resulting from the work carried out at a technical high school in São José do Rio Preto, what is called the "development matrix in the innovation process" was created. This matrix guided the generation of innovative projects for opportunities for improvement arising from society. The objective of this dissertation was to rescue and theorize the actions developed in teaching activities, based on the principles of the Dialectical Mediation Methodology (DMM), historicaldialectical materialism, education and human formation in the capitalist world, human labor activity from the perspective of Marx's universal work, human educational activity from the perspective of DMM, and finally, what is referred to as the hidden curriculum, from the perspective of contemporary society. Through a case study, it presents observations on how the use of the matrix could impact educational praxis in technical education and generate a conflict between the teacher and the school coordination, leading to the teacher's dismissal before the end of the academic year in 2015.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Edilson Moreira de [UNESP]Passarini, Giuseppe Ricardo2024-02-02T14:11:25Z2024-02-02T14:11:25Z2023-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPASSARINI, Giuseppe Ricardo. Entendendo práxis educativa com o uso da metodologia da mediação dialética pelo desenvolvimento e aplicação de uma matriz no processo de inovação.. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2023.https://hdl.handle.net/11449/253151porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-03T06:02:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253151Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:50:13.202925Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entendendo práxis educativa com o uso da metodologia da mediação dialética pelo desenvolvimento e aplicação de uma matriz no processo de inovação.
Understanding educational praxis using the methodology of dialectical mediation through the development and application of a matrix in the innovation process
title Entendendo práxis educativa com o uso da metodologia da mediação dialética pelo desenvolvimento e aplicação de uma matriz no processo de inovação.
spellingShingle Entendendo práxis educativa com o uso da metodologia da mediação dialética pelo desenvolvimento e aplicação de uma matriz no processo de inovação.
Passarini, Giuseppe Ricardo
Mediação
Dialética
Currículo Oculto
Mediation
Dialectics
Hidden Curriculum
title_short Entendendo práxis educativa com o uso da metodologia da mediação dialética pelo desenvolvimento e aplicação de uma matriz no processo de inovação.
title_full Entendendo práxis educativa com o uso da metodologia da mediação dialética pelo desenvolvimento e aplicação de uma matriz no processo de inovação.
title_fullStr Entendendo práxis educativa com o uso da metodologia da mediação dialética pelo desenvolvimento e aplicação de uma matriz no processo de inovação.
title_full_unstemmed Entendendo práxis educativa com o uso da metodologia da mediação dialética pelo desenvolvimento e aplicação de uma matriz no processo de inovação.
title_sort Entendendo práxis educativa com o uso da metodologia da mediação dialética pelo desenvolvimento e aplicação de uma matriz no processo de inovação.
author Passarini, Giuseppe Ricardo
author_facet Passarini, Giuseppe Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Edilson Moreira de [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Passarini, Giuseppe Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação
Dialética
Currículo Oculto
Mediation
Dialectics
Hidden Curriculum
topic Mediação
Dialética
Currículo Oculto
Mediation
Dialectics
Hidden Curriculum
description Por meio das práticas docentes decorrentes dos trabalhos realizados em uma escola técnica de nível médio de São José do Rio Preto, gerou-se o que se denominou “matriz de desenvolvimento no processo de inovação”, a qual direcionou a geração de projetos inovadores para oportunidades de melhorias advindas da sociedade. Esta dissertação teve como objetivo o resgate e a teorização das ações desenvolvidas na atividade docente, a partir dos fundamentos da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), do materialismo histórico-dialético, da educação e formação humana no mundo capitalista, da atividade humana laborativa na perspectiva do trabalho universal de Marx, da atividade humana educativa na perspectiva da MMD e, por fim do que se denomina de currículo oculto, na perspectiva da sociedade contemporânea. Apresenta, por meio do estudo de um caso, observações sobre como o uso da matriz pôde impactar a práxis educativa no ensino técnico e gerar um conflito entre o professor e a coordenação da escola, o que culminou na demissão do primeiro antes do término do período letivo do ano de 2015.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-30
2024-02-02T14:11:25Z
2024-02-02T14:11:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASSARINI, Giuseppe Ricardo. Entendendo práxis educativa com o uso da metodologia da mediação dialética pelo desenvolvimento e aplicação de uma matriz no processo de inovação.. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/253151
identifier_str_mv PASSARINI, Giuseppe Ricardo. Entendendo práxis educativa com o uso da metodologia da mediação dialética pelo desenvolvimento e aplicação de uma matriz no processo de inovação.. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/253151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128423017578496