Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/253205 https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.21272 https://orcid.org/0000-0002-8313-1027 |
Resumo: | Com a pandemia do COVID-19, ocorreram mudanças radicais na dinâmica social, com a restrição de acesso às instituições de ensino. As atividades passaram a ser remotas, surgindo oportunidades para ampliação de novas formas de trabalho, com características da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), bem como das Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEs). Buscando entender melhor o impacto deste cenário durante o primeiro semestre de 2021, realizou-se um estudo quanti-qualitativo para verificar como a forma de organização e desenvolvimento do plano de ensino influenciou o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que o docente procurou adequar suas atividades à nova realidade, introduzindo muitas das características das MAEs e das fases da MMD em seu planejamento e práticas. Os alunos surpreenderam quando o assunto foi o desenvolvimento de atividades diferenciadas para a prática de projetos longe dos laboratórios. |
id |
UNSP_e6786a8346c6314fd6e12485ed51ff77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/253205 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19Analysis of the use of dialectical mediation methodology and active methodologies during the COVID-19 pandemicMediaçãoDialéticaEnsinoAprendizagemMediationDialectTeachingLearningCom a pandemia do COVID-19, ocorreram mudanças radicais na dinâmica social, com a restrição de acesso às instituições de ensino. As atividades passaram a ser remotas, surgindo oportunidades para ampliação de novas formas de trabalho, com características da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), bem como das Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEs). Buscando entender melhor o impacto deste cenário durante o primeiro semestre de 2021, realizou-se um estudo quanti-qualitativo para verificar como a forma de organização e desenvolvimento do plano de ensino influenciou o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que o docente procurou adequar suas atividades à nova realidade, introduzindo muitas das características das MAEs e das fases da MMD em seu planejamento e práticas. Os alunos surpreenderam quando o assunto foi o desenvolvimento de atividades diferenciadas para a prática de projetos longe dos laboratórios.With the COVID-19 pandemic, radical changes occurred in social dynamics, with restricted access to educational institutions. Activities became remote, creating opportunities to expand new forms of work, with characteristics of the Dialectical Mediation Methodology (MMD), as well as Active Teaching-Learning Methodologies (MAEs). Seeking to better understand the impact of this scenario during the first semester of 2021, a quantitative-qualitative study was carried out to verify how the way in which the teaching plan was organized and developed influenced the teacher's work and student learning. The results showed that the teacher sought to adapt his activities to the new reality, introducing many of the characteristics of MAEs and MMD phases into his planning and practices. The students were surprised when the subject was the development of different activities to practice projects away from the laboratories.Versão final do editorCadernos de Pós-graduação - UNINOVEUNINOVEPassarini, Giuseppe RicardoOliveira, Edilson Moreira deIzola, Dawson Tadeu2024-02-06T15:16:43Z2024-02-06T15:16:43Z2023-12-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Edilson Moreira de; IZOLA, Dawson Tadeu; PASSARINI, Giuseppe Ricardo. Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19. Cadernos de Pós-graduação, [S.l.], v. 22, n. 2, p. 299-306, jul-dez, 2023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/21272. Acesso em: data de acesso.2525-3514https://hdl.handle.net/11449/253205https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.21272https://orcid.org/0000-0002-8313-1027porCadernos de Pós-graduação - UNINOVEinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-07T07:00:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253205Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:46:15.145256Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19 Analysis of the use of dialectical mediation methodology and active methodologies during the COVID-19 pandemic |
title |
Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19 |
spellingShingle |
Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19 Passarini, Giuseppe Ricardo Mediação Dialética Ensino Aprendizagem Mediation Dialect Teaching Learning |
title_short |
Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19 |
title_full |
Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19 |
title_fullStr |
Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19 |
title_sort |
Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19 |
author |
Passarini, Giuseppe Ricardo |
author_facet |
Passarini, Giuseppe Ricardo Oliveira, Edilson Moreira de Izola, Dawson Tadeu |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Edilson Moreira de Izola, Dawson Tadeu |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNINOVE |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passarini, Giuseppe Ricardo Oliveira, Edilson Moreira de Izola, Dawson Tadeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação Dialética Ensino Aprendizagem Mediation Dialect Teaching Learning |
topic |
Mediação Dialética Ensino Aprendizagem Mediation Dialect Teaching Learning |
description |
Com a pandemia do COVID-19, ocorreram mudanças radicais na dinâmica social, com a restrição de acesso às instituições de ensino. As atividades passaram a ser remotas, surgindo oportunidades para ampliação de novas formas de trabalho, com características da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), bem como das Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEs). Buscando entender melhor o impacto deste cenário durante o primeiro semestre de 2021, realizou-se um estudo quanti-qualitativo para verificar como a forma de organização e desenvolvimento do plano de ensino influenciou o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que o docente procurou adequar suas atividades à nova realidade, introduzindo muitas das características das MAEs e das fases da MMD em seu planejamento e práticas. Os alunos surpreenderam quando o assunto foi o desenvolvimento de atividades diferenciadas para a prática de projetos longe dos laboratórios. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-26 2024-02-06T15:16:43Z 2024-02-06T15:16:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Edilson Moreira de; IZOLA, Dawson Tadeu; PASSARINI, Giuseppe Ricardo. Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19. Cadernos de Pós-graduação, [S.l.], v. 22, n. 2, p. 299-306, jul-dez, 2023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/21272. Acesso em: data de acesso. 2525-3514 https://hdl.handle.net/11449/253205 https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.21272 https://orcid.org/0000-0002-8313-1027 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Edilson Moreira de; IZOLA, Dawson Tadeu; PASSARINI, Giuseppe Ricardo. Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19. Cadernos de Pós-graduação, [S.l.], v. 22, n. 2, p. 299-306, jul-dez, 2023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/21272. Acesso em: data de acesso. 2525-3514 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/253205 https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.21272 https://orcid.org/0000-0002-8313-1027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pós-graduação - UNINOVE |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pós-graduação - UNINOVE |
publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pós-graduação - UNINOVE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128274367250432 |