Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passarini, Giuseppe Ricardo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Edilson Moreira de, Izola, Dawson Tadeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253205
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.21272
https://orcid.org/0000-0002-8313-1027
Resumo: Com a pandemia do COVID-19, ocorreram mudanças radicais na dinâmica social, com a restrição de acesso às instituições de ensino. As atividades passaram a ser remotas, surgindo oportunidades para ampliação de novas formas de trabalho, com características da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), bem como das Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEs). Buscando entender melhor o impacto deste cenário durante o primeiro semestre de 2021, realizou-se um estudo quanti-qualitativo para verificar como a forma de organização e desenvolvimento do plano de ensino influenciou o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que o docente procurou adequar suas atividades à nova realidade, introduzindo muitas das características das MAEs e das fases da MMD em seu planejamento e práticas. Os alunos surpreenderam quando o assunto foi o desenvolvimento de atividades diferenciadas para a prática de projetos longe dos laboratórios.
id UNSP_e6786a8346c6314fd6e12485ed51ff77
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253205
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19Analysis of the use of dialectical mediation methodology and active methodologies during the COVID-19 pandemicMediaçãoDialéticaEnsinoAprendizagemMediationDialectTeachingLearningCom a pandemia do COVID-19, ocorreram mudanças radicais na dinâmica social, com a restrição de acesso às instituições de ensino. As atividades passaram a ser remotas, surgindo oportunidades para ampliação de novas formas de trabalho, com características da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), bem como das Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEs). Buscando entender melhor o impacto deste cenário durante o primeiro semestre de 2021, realizou-se um estudo quanti-qualitativo para verificar como a forma de organização e desenvolvimento do plano de ensino influenciou o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que o docente procurou adequar suas atividades à nova realidade, introduzindo muitas das características das MAEs e das fases da MMD em seu planejamento e práticas. Os alunos surpreenderam quando o assunto foi o desenvolvimento de atividades diferenciadas para a prática de projetos longe dos laboratórios.With the COVID-19 pandemic, radical changes occurred in social dynamics, with restricted access to educational institutions. Activities became remote, creating opportunities to expand new forms of work, with characteristics of the Dialectical Mediation Methodology (MMD), as well as Active Teaching-Learning Methodologies (MAEs). Seeking to better understand the impact of this scenario during the first semester of 2021, a quantitative-qualitative study was carried out to verify how the way in which the teaching plan was organized and developed influenced the teacher's work and student learning. The results showed that the teacher sought to adapt his activities to the new reality, introducing many of the characteristics of MAEs and MMD phases into his planning and practices. The students were surprised when the subject was the development of different activities to practice projects away from the laboratories.Versão final do editorCadernos de Pós-graduação - UNINOVEUNINOVEPassarini, Giuseppe RicardoOliveira, Edilson Moreira deIzola, Dawson Tadeu2024-02-06T15:16:43Z2024-02-06T15:16:43Z2023-12-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Edilson Moreira de; IZOLA, Dawson Tadeu; PASSARINI, Giuseppe Ricardo. Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19. Cadernos de Pós-graduação, [S.l.], v. 22, n. 2, p. 299-306, jul-dez, 2023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/21272. Acesso em: data de acesso.2525-3514https://hdl.handle.net/11449/253205https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.21272https://orcid.org/0000-0002-8313-1027porCadernos de Pós-graduação - UNINOVEinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-07T07:00:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253205Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:46:15.145256Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19
Analysis of the use of dialectical mediation methodology and active methodologies during the COVID-19 pandemic
title Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19
spellingShingle Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19
Passarini, Giuseppe Ricardo
Mediação
Dialética
Ensino
Aprendizagem
Mediation
Dialect
Teaching
Learning
title_short Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19
title_full Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19
title_fullStr Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19
title_full_unstemmed Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19
title_sort Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19
author Passarini, Giuseppe Ricardo
author_facet Passarini, Giuseppe Ricardo
Oliveira, Edilson Moreira de
Izola, Dawson Tadeu
author_role author
author2 Oliveira, Edilson Moreira de
Izola, Dawson Tadeu
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNINOVE
dc.contributor.author.fl_str_mv Passarini, Giuseppe Ricardo
Oliveira, Edilson Moreira de
Izola, Dawson Tadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação
Dialética
Ensino
Aprendizagem
Mediation
Dialect
Teaching
Learning
topic Mediação
Dialética
Ensino
Aprendizagem
Mediation
Dialect
Teaching
Learning
description Com a pandemia do COVID-19, ocorreram mudanças radicais na dinâmica social, com a restrição de acesso às instituições de ensino. As atividades passaram a ser remotas, surgindo oportunidades para ampliação de novas formas de trabalho, com características da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), bem como das Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEs). Buscando entender melhor o impacto deste cenário durante o primeiro semestre de 2021, realizou-se um estudo quanti-qualitativo para verificar como a forma de organização e desenvolvimento do plano de ensino influenciou o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que o docente procurou adequar suas atividades à nova realidade, introduzindo muitas das características das MAEs e das fases da MMD em seu planejamento e práticas. Os alunos surpreenderam quando o assunto foi o desenvolvimento de atividades diferenciadas para a prática de projetos longe dos laboratórios.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-26
2024-02-06T15:16:43Z
2024-02-06T15:16:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Edilson Moreira de; IZOLA, Dawson Tadeu; PASSARINI, Giuseppe Ricardo. Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19. Cadernos de Pós-graduação, [S.l.], v. 22, n. 2, p. 299-306, jul-dez, 2023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/21272. Acesso em: data de acesso.
2525-3514
https://hdl.handle.net/11449/253205
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.21272
https://orcid.org/0000-0002-8313-1027
identifier_str_mv OLIVEIRA, Edilson Moreira de; IZOLA, Dawson Tadeu; PASSARINI, Giuseppe Ricardo. Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19. Cadernos de Pós-graduação, [S.l.], v. 22, n. 2, p. 299-306, jul-dez, 2023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/21272. Acesso em: data de acesso.
2525-3514
url https://hdl.handle.net/11449/253205
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.21272
https://orcid.org/0000-0002-8313-1027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos de Pós-graduação - UNINOVE
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cadernos de Pós-graduação - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Cadernos de Pós-graduação - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128274367250432