Conscientização ambiental através da interação com abelhas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY0Nw== http://hdl.handle.net/11449/146917 |
Resumo: | Introdução: As abelhas são fundamentais para a conservação da biodiversidade e para a produção de alimentos no mundo. Contudo, as ações antrópicas têm promovido a redução da população de abelhas, colocando em risco a perpetuação das florestas e a produção de alimentos. A utilização de trilhas ecológicas propicia a aproximação com a natureza de forma dinâmica, auxiliando na formação de cidadãos com consciência na preservação ambiental. Essa estratégia torna as crianças críticas nas tomadas de decisões perante a sociedade, em assuntos relacionados ao ambiente e sua preservação. Objetivos: Conscientizar os alunos do nono ano do ensino fundamental público de Dracena/SP sobre a importância das relações ecológicas e da preservação ambiental, destacando-se a importância ecológica das abelhas e os benefícios à população humana em decorrência da sua exploração racional. Métodos: Com o uso da trilha ecológica "Apiário Interativo", localizada no Campus da UNESP de Dracena, foi elaborado questionário, pelo qual se avaliou o conhecimento de 189 crianças que visitaram a trilha, sendo identificado o nível de conhecimento sobre o tema antes e após o percurso da trilha, no que diz respeito à importância das abelhas, preservação dos recursos naturais e produtos produzidos pelas abelhas. Resultados: Antes de percorrer a trilha, o guia perguntou se as plantas sobrevivem sem as abelhas e a maioria (97%) disse que não, pois já conhecia a importância das abelhas na polinização, fato esse desconhecido para o restante (3%) até o momento. Sobre a importância das abelhas para o homem, a maioria lembrou-se do mel (89%), tendo outras respostas como polinização (76%), tratamento com apitoxina (6%) e obtenção de outros medicamentos (5%). Após a visita, 96% responderam que as abelhas são úteis para a polinização, produção de mel (59%), elaboração de remédios (21%) e tratamento com apitoxina (5,82%). Também perguntou-se quais produtos as abelhas produzem, tendo como resposta o mel (100%), pólen (55%), própolis (53%), polinização (31%) e apitoxina (11%). Após os estudantes percorrerem a trilha, as respostas obtidas foram: mel (100%), própolis (89%), pólen (73%), geleia real (58%), cera (45%), polinização (42%) e apitoxina (22%). Sobre os produtos das abelhas que já foram consumidos por eles, (91,53%) disseram mel e 49,74% própolis. Sobre qual produto gostariam de experimentar, 93,12% disseram mel e 34,92% disseram própolis e geleia real. O processo de conhecimento dos visitantes sobre as questões abordadas antes e após a trilha foi significativo, podendo-se concluir que essa estratégia é eficaz para ampliar o conhecimento e comprometimento ambiental das crianças através da aproximação com o mundo das abelhas, inclusive estimulando o uso dos produtos das abelhas pelo homem. |
id |
UNSP_6fd7568968360f2c22fe7ce27e3ffda7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146917 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Conscientização ambiental através da interação com abelhasApiculturaEcologiaMeliponiculturaSustentabilidadeIntrodução: As abelhas são fundamentais para a conservação da biodiversidade e para a produção de alimentos no mundo. Contudo, as ações antrópicas têm promovido a redução da população de abelhas, colocando em risco a perpetuação das florestas e a produção de alimentos. A utilização de trilhas ecológicas propicia a aproximação com a natureza de forma dinâmica, auxiliando na formação de cidadãos com consciência na preservação ambiental. Essa estratégia torna as crianças críticas nas tomadas de decisões perante a sociedade, em assuntos relacionados ao ambiente e sua preservação. Objetivos: Conscientizar os alunos do nono ano do ensino fundamental público de Dracena/SP sobre a importância das relações ecológicas e da preservação ambiental, destacando-se a importância ecológica das abelhas e os benefícios à população humana em decorrência da sua exploração racional. Métodos: Com o uso da trilha ecológica "Apiário Interativo", localizada no Campus da UNESP de Dracena, foi elaborado questionário, pelo qual se avaliou o conhecimento de 189 crianças que visitaram a trilha, sendo identificado o nível de conhecimento sobre o tema antes e após o percurso da trilha, no que diz respeito à importância das abelhas, preservação dos recursos naturais e produtos produzidos pelas abelhas. Resultados: Antes de percorrer a trilha, o guia perguntou se as plantas sobrevivem sem as abelhas e a maioria (97%) disse que não, pois já conhecia a importância das abelhas na polinização, fato esse desconhecido para o restante (3%) até o momento. Sobre a importância das abelhas para o homem, a maioria lembrou-se do mel (89%), tendo outras respostas como polinização (76%), tratamento com apitoxina (6%) e obtenção de outros medicamentos (5%). Após a visita, 96% responderam que as abelhas são úteis para a polinização, produção de mel (59%), elaboração de remédios (21%) e tratamento com apitoxina (5,82%). Também perguntou-se quais produtos as abelhas produzem, tendo como resposta o mel (100%), pólen (55%), própolis (53%), polinização (31%) e apitoxina (11%). Após os estudantes percorrerem a trilha, as respostas obtidas foram: mel (100%), própolis (89%), pólen (73%), geleia real (58%), cera (45%), polinização (42%) e apitoxina (22%). Sobre os produtos das abelhas que já foram consumidos por eles, (91,53%) disseram mel e 49,74% própolis. Sobre qual produto gostariam de experimentar, 93,12% disseram mel e 34,92% disseram própolis e geleia real. O processo de conhecimento dos visitantes sobre as questões abordadas antes e após a trilha foi significativo, podendo-se concluir que essa estratégia é eficaz para ampliar o conhecimento e comprometimento ambiental das crianças através da aproximação com o mundo das abelhas, inclusive estimulando o uso dos produtos das abelhas pelo homem.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Zootecnia, Faculdade de Ciência Agrárias e Tecnológicas de DracenaUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Zootecnia, Faculdade de Ciência Agrárias e Tecnológicas de DracenaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Balieira, Kamila Vilas Boas [UNESP]Almeida, Viviane do Nascimento Santana de [UNESP]Jeronimo, Gabriela Nunes [UNESP]Longhitano, Gabriela Cristina [UNESP]Nicodemo, Daniel [UNESP]2017-01-02T15:39:58Z2017-01-02T15:39:58Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09647application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY0Nw==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09771http://hdl.handle.net/11449/1469172013-09647-balieira.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-07T13:48:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146917Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:16:31.742498Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conscientização ambiental através da interação com abelhas |
title |
Conscientização ambiental através da interação com abelhas |
spellingShingle |
Conscientização ambiental através da interação com abelhas Balieira, Kamila Vilas Boas [UNESP] Apicultura Ecologia Meliponicultura Sustentabilidade |
title_short |
Conscientização ambiental através da interação com abelhas |
title_full |
Conscientização ambiental através da interação com abelhas |
title_fullStr |
Conscientização ambiental através da interação com abelhas |
title_full_unstemmed |
Conscientização ambiental através da interação com abelhas |
title_sort |
Conscientização ambiental através da interação com abelhas |
author |
Balieira, Kamila Vilas Boas [UNESP] |
author_facet |
Balieira, Kamila Vilas Boas [UNESP] Almeida, Viviane do Nascimento Santana de [UNESP] Jeronimo, Gabriela Nunes [UNESP] Longhitano, Gabriela Cristina [UNESP] Nicodemo, Daniel [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Viviane do Nascimento Santana de [UNESP] Jeronimo, Gabriela Nunes [UNESP] Longhitano, Gabriela Cristina [UNESP] Nicodemo, Daniel [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balieira, Kamila Vilas Boas [UNESP] Almeida, Viviane do Nascimento Santana de [UNESP] Jeronimo, Gabriela Nunes [UNESP] Longhitano, Gabriela Cristina [UNESP] Nicodemo, Daniel [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Apicultura Ecologia Meliponicultura Sustentabilidade |
topic |
Apicultura Ecologia Meliponicultura Sustentabilidade |
description |
Introdução: As abelhas são fundamentais para a conservação da biodiversidade e para a produção de alimentos no mundo. Contudo, as ações antrópicas têm promovido a redução da população de abelhas, colocando em risco a perpetuação das florestas e a produção de alimentos. A utilização de trilhas ecológicas propicia a aproximação com a natureza de forma dinâmica, auxiliando na formação de cidadãos com consciência na preservação ambiental. Essa estratégia torna as crianças críticas nas tomadas de decisões perante a sociedade, em assuntos relacionados ao ambiente e sua preservação. Objetivos: Conscientizar os alunos do nono ano do ensino fundamental público de Dracena/SP sobre a importância das relações ecológicas e da preservação ambiental, destacando-se a importância ecológica das abelhas e os benefícios à população humana em decorrência da sua exploração racional. Métodos: Com o uso da trilha ecológica "Apiário Interativo", localizada no Campus da UNESP de Dracena, foi elaborado questionário, pelo qual se avaliou o conhecimento de 189 crianças que visitaram a trilha, sendo identificado o nível de conhecimento sobre o tema antes e após o percurso da trilha, no que diz respeito à importância das abelhas, preservação dos recursos naturais e produtos produzidos pelas abelhas. Resultados: Antes de percorrer a trilha, o guia perguntou se as plantas sobrevivem sem as abelhas e a maioria (97%) disse que não, pois já conhecia a importância das abelhas na polinização, fato esse desconhecido para o restante (3%) até o momento. Sobre a importância das abelhas para o homem, a maioria lembrou-se do mel (89%), tendo outras respostas como polinização (76%), tratamento com apitoxina (6%) e obtenção de outros medicamentos (5%). Após a visita, 96% responderam que as abelhas são úteis para a polinização, produção de mel (59%), elaboração de remédios (21%) e tratamento com apitoxina (5,82%). Também perguntou-se quais produtos as abelhas produzem, tendo como resposta o mel (100%), pólen (55%), própolis (53%), polinização (31%) e apitoxina (11%). Após os estudantes percorrerem a trilha, as respostas obtidas foram: mel (100%), própolis (89%), pólen (73%), geleia real (58%), cera (45%), polinização (42%) e apitoxina (22%). Sobre os produtos das abelhas que já foram consumidos por eles, (91,53%) disseram mel e 49,74% própolis. Sobre qual produto gostariam de experimentar, 93,12% disseram mel e 34,92% disseram própolis e geleia real. O processo de conhecimento dos visitantes sobre as questões abordadas antes e após a trilha foi significativo, podendo-se concluir que essa estratégia é eficaz para ampliar o conhecimento e comprometimento ambiental das crianças através da aproximação com o mundo das abelhas, inclusive estimulando o uso dos produtos das abelhas pelo homem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:39:58Z 2017-01-02T15:39:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY0Nw== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09771 http://hdl.handle.net/11449/146917 2013-09647-balieira.pdf |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY0Nw== http://hdl.handle.net/11449/146917 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09771 2013-09647-balieira.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
09647 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128915285213184 |